OPINIÕES RODA 27.5 (FIM PARA BREVE?)

#22
Creio que a indústria chegou a um ponto de equilibrio e não acho que os standards voltem a mudar... isto apenas em termos de diâmetro dos aros.
A indústria foi bastante criticada aquando do aparecimento das 27.5 porque acrescentava muito pouco ao tamanho já existente (o 26) e não me parece que queiram voltar a passar por isso.
No entanto, porque as marcas têm de vender para poderem subsistir, assiste-se hoje a novas redefinições de standards mas desta vez de uma forma menos explícita. Veja-se a introdução de novas medidas de cubos. Passou-se de 9/10x135, 12x142, agora (praticamente) todas as marcas abandonaram o 142x12 para adoptarem o standard boost - 148x12 e 110x15. Fala-se já, inclusivamente, noutro standard a ser lançado nos próximos anos, o super boost. Isto tudo com argumentos de aumento da rigidez e melhoria das linhas de corrente principalmente em transmissões 1x.

Portanto, não creio que em termos de diâmetro se assista a uma alteração. Creio mesmo que as 650b serão as "novas" 26. Não esquecer a este propósito que os tamanhos plus estão em grande ascenção.
O que poderá alterar - e de certeza que vai acontecer - serão aspectos mais discretos mas que obrigarão a alterar todos os principais componentes de uma bicicleta.
 
#24
Uso 27,5" e estou super contente. Faço AM/Trail/Enduro e gosto de "brincar" com a bike, e acho as 27,5" mais ageis.
Dou voltas com pessoal de 29" e não vejo nenhuma vantagem ou desvantagem, apenas um estilo de bicicleta/condução ligeiramente diferente.

Eu experimentava (se possivel) uma 27,5" e uma 29" e ficavas a perceber com qual te sentes melhor.

Para mim o mais importante é sentir-me bem em cima da bicicleta, e se perco o efeito "camião" da 29" de certeza que ganho noutros aspetos com a 27,5" ;)
 

klaser

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#26
Ainda mais com a largura dos pneus que se usam hoje....muitas destas bikes quase têm um diâmetro final de uma roda de 29" pra XC......
 
#27
Uso roda 29 com aro de 30mm de largura interna onde uso pneu 2.4 (maxxis ardent) e tenho outro par de rodas 27.5 com aro de 35mm internos que neste momento também uso com pneus 2.4 (continental TK/MK). As 29 são notóriamente maiores.

A ideia é, no futuro, equipar as minhas 27.5 com pneus plus size e aí sim... aproximar-se-ão das 29.
 

Pedro Barradas

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#28
Para as minhas voltas, percursos e provas, não estou a pensar ter pneus superiores a 2.25... Sendo que utilizo sem qq tipo de problemas 2.10... em aro 29.
Ainda não entendi qual a vantagem para quem pratica XC/Maratona, ter grandes balões.. palavra que não entendo. Para praticantes AM ou em locais com bastante pedregulho/ areia, percebo...
 

Pedro Barradas

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#30
Certo.. mas depois é uma arrastadeira ;) em percursos rolantes!!! estradoes em terra batida... Lá está não vejo vantagem, para mim... depende muito do que se faça e por onde se anda...
 
#31
Isso já depende do tipo de pneus que usas. Se têm tacos muito espaçados ou mais juntos. Há pneus com perfil mais agressivo que priveligiam a tracção e pneus mais rolantes. Os meus ardent, por ex, apesar de serem 2.4 são pneus relativamente rolantes e que por outro lado dão segurança em curva. Era incapaz de andar com uns ardent race, por ex., principalmente na frente.
 

Pedro Barradas

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#32
também.... tenho MAXXIS crossmark atras e Ignitor á frente... tras rolante, frente com grip... Este domingo no Alvalade porto-covo Alvalade (123km) não sento problema de maior nas zonas de areia, por exemplo. e e um tipo de terreno que nao estou de todo habituado a rolar. pressão dos pneus estava nos 2.00Bar ( tubeless)
 

Pedro Barradas

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#38
e já não consigo adaptar-me à 26 que ainda tenho... o quadro é em alumínio, mas está muito bem equipada... (REBA, Rodas DTswiss tricon XM1550; transmissão XT, travoes SLX, espigão carbono)