Operação stop

tiago ferreira

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Quando estava a andar de bike na estrada à noite e passei por um carro da GNR, o que estava no lugar do condutor fez-me sinal para parar e avisou-me que devia usar luz traseira e reflectores nas rodas e depois também me pediu o BI, que só assim por sorte, tinha na mochila... Sei que é aconselhável levar sempre o BI (no meu caso já é o CC) pelos motivos já mencionados em posts anteriores, mas não sabia que era obrigatório e que a sua infracção está sujeita a uma multa.
 

JoaoCarreira

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Soulsilent - a policia trabalha mal... ate pode ser verdade, mas faltam meios... faltam homens... e quanto ao facto de ser rijo, nos tempos em que vivemos, ser rijo depende da situaçao, a sociedade actual exige muito mais das forças de segurança, do que as forças de segurança dos cidadaos...
e com pouca gente tem de haver uma triagem das ocorrencias.... o estado corta no que nao deve... e depois isto anda como anda...
 

Mach 4

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Para quem levar o telémovel consigo deixo esta dica.
Em caso de terem um acidente a primeira coisa que o pessoal do INEM ou da Cruz Vermelha vão procurar é o vosso telémovel e registo sanguíneo, e não o BI.

E vão procurar o nrº associado a esta palavra > AA Emergência.
Ou seja, escolham um nrº da vossa lista de contactos, a pessoa que acham mais indicada para ser contactada em caso de urgência e depois escrevam AA Emergência. Este fica a ser automáticamente o 1º nome da vossa lista.
Podem ainda fazer > AA Emergência1; AA Emergência2 e por aí fora. E isto não é válido só para quem faz btt mas para TODA a gente, por isso informem os vossos amigos e familiares. Não custa nada e pode facilitar a poupança de tempo.
 

GTAS

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Obrigado pela informação!!

Mas para quem usa código de protecção isso já não funciona. Eu ainda aposto num cartão com todos os dados necessários.
 

JNR

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Tiago, e outros users, além da necessidade de um documento identificativo, obrigatório pelo codigo da estrada, o código civil tb obriga, ou seja, não temos outra opção se não andarmos com ele, as fotocópias...bom, se os agentes da autoridade não quiserem implicar ;)
 

Filipe

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Todas as infracções do código da estrada aplicadas aos condutores de velocipedes são sempre aplicadas pela metade, Artº 96 do C E.

Artigo 96.º
Remissão

As coimas previstas no presente Código são reduzidas para metade
nos seus limites mínimo e máximo quando aplicáveis aos condutores
de velocípedes, salvo quando se trate de coimas especificamente
fixadas para estes condutores.
 

lmtc16

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E o comprovativo de que a bicicleta é nossa? Pois é o PSP/GNR leva-a para a esquadra e nós ficamos a pé. parece que não tem grande lógica mas com tanta bicicleta roubada que anda por ai como é que as autoridades vão saber se a bicicleta é nossa ou não? Bom censo e confiança na palavra de um desconhecido? Quantos de nós é que têm a factura ou recibo da bicicleta? e se alguém se lembra de ir a esquadra e dizer que a bicicleta que o vizinho têm é dele, cabe-nos a nós provar que a compramos e é nossa ou não?
Já vi que há aqui alguns entendidos na matéria podiam esclarecer algumas das minhas duvidas?
Boas pedaladas.
 
Boas

O post do user Bruno diz tudo, eu ando muitas vezes sozinho e apesar de pesar 100kg e a minha bike 14kg levo sempre o telemóvel e uma bolsa pequena com a carta de condução ( sempre é mais pequena que o BI ) uns trocos e alguns acessórios (alem de toda a ferramenta necessária).
 

JNR

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Oh, Adilson, Cartão de Cidadão ;) (a unica coisa boa, mas enfim...)

E sim, eu tenho a factura da bike, mas não a levo, mas está em casa. e dos upgrades, quando os fizer ;)
 

efenor

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Eu ando sempre com o cartão da Federação de Ciclismo Portuguesa, além de informação a repeito da minha pessoa contem o nº da apólice do seguro.
 

DMPN

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O policia apenas fez o seu trabalho, o ciclista só tem que parar e mostrar o B.I , não consegui ver o problema! A única coisa que se poderia queixar, é a abordagem, se não foi de forma educada. Porque o resto é tudo normal, vem nos livros., é só ler e fica-se a saber das leis.
Mas a PSP / GNR são sempre os maus da fita.
Mas na hora de aperto sabemos logo quêm chamar!!!
 

cyber

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bem tambem nao vejo o mal disto tudo, vejo ,al sim e na forma como se calhar o militar o abordou, que se calahr nao foi da forma mais bem educada! mas a cena do B.I. esta correcta, qualquer cidadao portugues, va para onde va, tem que ter na sua posse o seu B.I.!! ate mesmo quando se vai na rua a fazer um passeio qualquer, e se um agente da autoridade lhe abordar e pedir os documentos, esta correcto!! e isto nao e para desculpar ninguem!!

luis silva
 

Filipe

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Até na abordagem tenho duvidas que tenha sido da maneira como foi escrita no post. Neste tipo de situações normalmente de um dedo fazem um braço.
 
Não vejo qualquer problema no facto de mandarem parar o pessoal da bicicleta. Para além do mais, também circulamos na via pública e estamos obrigados a respeitar a sinalização existente e as regras de trânsito.
Já me mandaram parar em Lisboa junto à Alfândega. E porquê? Circulava com os dois headphones colocados e foi-me dito que não poderia fazer, apenas com um e ainda me explicou o porquê. Para além disso, referiu o facto e circular na faixa do BUS. Cordialmente respondi, perguntando onde é que se circulava com menor incómodo para o trânsito e com mais segurança para mim.
Finalizando relembrou-me as coimas aplicadas. Se foi bruto na abordagem, um pouco, mas prefiro assim do que andarem a caçar às escondidas. Pelo menos não tenho nada a esconder...
 

zribeiro

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quanto a paragens pela policia, só tenho a dizer que aqui na minha terra há um sítio onde costumam por o radar, e ainda não o consegui fazer disparar de bicicleta xD o limite é 50 mas deve disparar prai aos 60 ou mais... já agora, será que nesse caso me iriam mandar parar e passar uma multa? LOL

quanto ao que aqui descreves, ele até procedeu bem, e como até estava a ver que não estavas a respeitar o que era uma obrigação para toda a gente, fez o dever dele. é a mesma coisa que ires de carro, ele manda-te parar e tu segues, não estás à espera que ele te deixe seguir sem fazer nada..
 
"tens por obrigação ter refelectores e luzes a indicar a tua presença na via assim como o uso do capacete é obrigatório,,,enfim"
@ rickyjorge: Os reflectores são obrigatórios, assim como um kit de luzes mas o capacete (por estúpido que pareça) não é obrigatório.
 

valezim

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Artigo 4.º do Código da Estrada
Ordens das autoridades
1 - O utente deve obedecer às ordens legítimas das autoridades com competência para regular e fiscalizar o trânsito, ou dos seus agentes, desde que devidamente identificados como tal.

Artigo 85.º do Código da Estrada
Documentos de que o condutor deve ser portador
1 - …..
2 - …..
3 - Tratando-se de velocípede ou de veículo de tracção animal, o respectivo condutor deve ser portador de documento legal de identificação pessoal.
4 - ….
5 - Quem infringir o disposto no n.º 3 é sancionado com coima de € 30 a € 150.


Seis páginas? Oh meus amigos!
 
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