Operação a hérnias Inguinais

ricardo_BH

New Member
Boa tarde,

Como todo pessoal do fórum sou um apaixonado pelo desporto em bicicleta, btt e ciclismo de estrada. Infelizmente à cerca de um ano e meio tive que deixar de pedalar pois tinha dores muito intensas nas virilhas. Aliás deixei de pedalar e de fazer qualquer outro tipo de desporto a não ser natação, e só mesmo croll.

Inicialmente tinha uma tendinite, segundo a opinião de dois médicos, e isso iria demorar muito a passar, meses, dado o esforço a que me sujeitava. Passado um ano vi que era impossível uma tendinite assim, pois a dor continuava. Decidi que tinha que arranjar um médico que fosse muito bom, habituado a lidar com todo o tipo de atletas, amadores e profissionais. Após várias pesquisas lá consegui.

Logo na primeira consulta disse-me que quase de certeza tinha uma hérnia inguinal em cada virilha, mas esperaríamos pelos exames que iria fazer. Após os exames ficou comprovado que tinha duas hérnias já num estado avançado.

Bem, o tratamento para estas hérnias passa pela operação e aqui residem as minhas dúvidas. Li neste fórum, datado de 2008, algo sobre a mesma operação, ou melhor sobre pessoal que também foi operado. Mas não falavam como foi a operação, qual o "processo" a que foram sujeitos.

Explicando-me melhor, segundo o médico existem várias operações para isto, mas existem duas que são as mais usadas, muito resumidamente:

1ª Coloca-se uma rede no canal inguinal

2ª Sutura-se o canal Inguinal.

Como tal, o médico aconselhou-se a 2ª hipótese, a mais usada em atletas. Na 1ª hipótese disse-me que por se tratar de um corpo estranho poderei sentir picadas desconfortáveis no momento em que treino.

O problema é que na 1ª hipótese a probabilidade de voltar a ter a hérnia é de 1% e na segunda é de 15 % (e isto depende do meu esforço). Como bem sabem por vezes na bicicleta o esforço é brutal!! Além de que a recuperação na 1ª hipótese é mais rápida e menos dolorosa.Agora estou num dilema dos grandes e não sei qual o método (hipótese) pelo qual deverei optar.

Alguém que já foi operado a hérnias inguinais poderá dar-me uma opinião?? Como se tem sentido? Qual o método usado?

Com os melhores cumprimentos,

Ricardo Rodrigues
 

spets_joao

New Member
Boas Ricardo!!

Olha eu fui operado no fim de Janeiro deste ano a 2 Hérnias inguinais, a minha cirurgia, foi colocar uma rede no canal inguinal, depois de 1 mês da operação começei a biclar, primeiro só estrada e no inicio de maio participei no 1º Passeio depois da cirurgia. Até agora ñ me tenh dado mal, tenh sempre sentido uma ligeira impressão, mas os médicos dizem k é normal, até o corpo se habituar, tb dizem que o mais eficaz é a 1º hipótese...
O melhor é resolveres isso o mais depressa possivel, a os primeiros 15 dias depois da operação, são os piores....mas depois leva-se bem....até hoje nada de especial, tenh treinado bem, e ñ me tenh poupado a esforço....

Cumprimentos
João Rodrigues.
 

ricardo_BH

New Member
Olá João,

Obrigado pela dica. Era mesmo esse tipo de informação que eu precisava.

Sim, eu vou resolver este problema já no inicio de Setembro.

Cumprimentos,

Ricardo Rodrigues
 

nasp

Member
Eu já fui operado há 6 anos a 1 herneia hinguinal enormissima, só já conseguia estar de pé apenas 5 minutos sem a juda da chamada funda (uma especie de cinta, com um enchimento que tapa o buraco), um verdadeiro sacrificio, muito por culpa minha com medo do médico, e da inevitavel operação. Estava errado, a operação é simples, a recuperação não é dolorosa, apenas tem de ter algum cuidado e passado 2 mesitos tas novo, onde o limite é a dor. Vai em frente sem medos, não tens outro remedio, se até lá nao aduentares as dores e o mal estar passa numa farmacia e fala nisso que há solução, podes continuar a praticar sem problemas, alguns medicos são contra, o meu era, mas o conforto é muito bom dentro dos possiveis.
 

ricardo_BH

New Member
Olá nasp,

Obrigado por teres respondido ao meu post, mas fiquei com algumas dúvidas. Passo a perguntar,

Qual foi o método que usaste? a tal rede a tapar o canal inguinal?

Passados estes anos todos, sentes algum desconforto quando fazes esforço?

Cumprimentos..
 
P

pauloc

Guest
ola ricardo j´´a deu para que tens o mesmo mal que eu proprio, eu vou ser operado a uma ernia inguinal no dia 20 de outubro at´´e la ainda vou fazer umas maratonas e uns 24 horas .a minha ainda esta na fase inicial.
 

malena

New Member
Boas.
Está precisamente a fazer 3 anos que fui operado a uma inguinal. De inicio consultei um médico que utiliza o metodo da sutura (old Scholl) mas depois de consultar várias pessoas acabei por ir a outro médico que aconselhou-me a colocar a rede (protese). Enumerou-me como vantagens o tempo e facilidade de recuperação e, a redução da probalidade de reincidencia.
Acabei, em consonancia com o médico do trabalho também alvo duma intervenção semelhante, por optar pela protese.
A operação correu bem e sendo os primeiros 15 dias posteriores algo dolorosos principalmente quando mudamos de posição sentado/deitado; de resto e dentro dos condicionalismo, impecável.
Passado um mês voltei ao trabalho sem problemas.
Como grande desvantagem do metodo são efectivamente as picadas que vão desaparecendo mas mesmo hoje ainda as sinto. De qualquer forma são prefeitamente suportáveis.
Não havendo outro remedio para estas situações avança sem qualquer problema porque é extremamente simples e para se ter uma ideia é só a operação mais efectuada no Mundo.
 

Fourmag

Member
Boas,

Mais um que já foi operado a uma hérnia inguinal. Penso que já contei a minha experiência num outro tópico. A operação em si nada custa;-) A recuperação é bastante dolorosa na primeira semana em que qualquer movimento provoca dores mas é natural devido ao corte nos músculos abdominais. Então quando se dá um espirro... ui ui!
No meu caso, e depois de aprovação do médico, 15 dia depois da cirurgia sentei-me no rolo de treino e dei umas pedaladas. O médico disse-me que se não sentisse dores podia perfeitamente pedalar mas sempre com calma. Deu para matar o bichinho e sempre se fiz algum exercício. Passado um mês fui para a estrada e logo a rasgar porque não cheguei a perder a forma;-)
Agora é natural sentir sempre alguma coisa na zona inguinal. Não é dor mas é sempre uma sensação diferente e isso acontece sempre que forço essa zona. Já vai à 2 anos e até agora sempre a dar e sem problemas. Ainda bem que fui operado e vais ver que não custa nada... Só um bocadinho... lol
Espero ter ajudado.

Paulo Vides
 

José Batista

Administrator
Boas
Ricardo eu também fui operado a uma hérnia enguinal Há já quatro anos.
E o método utilizado foi o primeiro a que tu te referes no teu post,a colocação de uma rede no canal enguinal.
Quanto à recuperação é como já aqui foi dito os primeiros quinze dias sao tramados,mas depois torna-se pacifico.
E no meu caso passado um mês já tinha voltado a pedalar,sem qualquer tipo de problemas.
Espero que te corra tudo bem.


SAUDAÇÕES BETETISTAS
 
Boas. Eu também fui operado a 2 hérnias inguinais(tenho 20 anos) e quase nem conseguia c@gar:D. Aconselho-te a ir para a hipótese da prótese, a tal rede. O meu pai também já tinha sido operado e diz que sem a prótese é bem pior, eles puxam para tapar o buraco e ao tapar fica a fazer mais força do que quando tava normal, sem hérnia. Fui operado em Março, tamos em Agosto e agora neste momento está-me a doer... Tenho quase 10.000km's na minha bicicleta mas segui as recomendações do médico mas mesmo assim...vou parar mais uns tempos(como já fiz antes). Faz isso porque se não fizeres é pior e é sempre a aumentar. Boa sorte:D

METALLICA
 

nasp

Member
Devido ao tamanho que minha se transformou fiquei sem outra hipotese que não fosse a dita rede. Comparada com a operação ao quitos hermoide que fiz a 10 anos a recuperação desta é uma brincadeira.
 

P_SHARK

New Member
Óla companheiro de "vício".
Fui operado no dia 13 deMarço pelo métodos de aplicação de prótese. Comecei há cerca de duas semanas até ao inico desta a fazer indoorspining e senti-me lindamente. No inicio desta semana comecei a matar o vício ne minha btt e, como resultado,só posso estar satisfeitissimo. Tenho feito umas boas puxadas em estrada e monte, e quanto a dores ou mau estar, zero! Um mês depois de ser operado já fazia musculação (moderadamente) e fiu aumentando gradualmente. Só tenho que te aconselhar a operares as tuas hérnias e tens que te mentalizar para duas semanitas de algum sofrimento, pois são umas dores algo incomodativas. Depois disto é começar a fazer exercicio de forma gradual.
Boa sorte e recomeça em força, pois precisamos de muita gente a andar nas nossas biclas.
 

Fourmag

Member
Boas,

Isto começou num exercício de agachamentos no ginásio. Durante o exercício senti uma coisa diferente na zona inguinal, uma sensação estranha e logo que fui toma banho reparei que ao fazer força na zona inguinal aparecia uma protuberância. Fiquei preocupado e fui logo a um médico que ao olhar para aquilo disse me logo que seria uma hérnia inguinal. Nunca tive dores nem coisa do género, apenas aquela sensação estranha.
Dores e muitas só depois da operação:)

Paulo Vides
 

isi

New Member
Boas

tambem ja fui operado. Na altura não andava de bike. O que eu sentia era um ardor na zona inguinal direita quando fazia um certo tipo de esforços(levantar pesos pesados). Agora so quando muda o tempo é que sinto..
 

bateefoge

New Member
Eu não quero parecer hipocondriaco, mas desde que li este tópico, que comecei a sentir uma "coisa" esquisita naquela zona.
E como no ginásio, já por duas vezes senti tipo caimbra nos abdominais baixos, agora parece que ando sempre com um peso a mais "naquela zona" lolol.
Provavelmente, não será nada, mas tenho de marcar uma consulta antes que piore.
Obrigado pelas dicas.
 

ricardo_BH

New Member
Olá bateefoge,

Inicialmente a minha dor era muito forte, incomodativa. Depois foi desaparecendo.

De momento vou sentido umas picadas desconfortáveis, caso treine é impossível porque volta a dor insuportável.

No inicio da dor vários médicos diziam-me que era uma tendinite, dado o esforço a que estava sujeito.

A dor que sinto é junto aos testículos, pois tenho dos dois lados.

Quem faz muito esforço está sujeito a este tipo de problema, hérnia inguinal.
Cumprimentos
 

nasp

Member
Isso das picadas e da dor insuportavel, é o tecido a rasgar, na minha acontecia normalmente á noite quando já estava a dormir, acordava com dores tao fortes que ate chorava, parecia que me estavam a queimar por dentro terrivel mesmo. Depois do buraco aberto era os intestinos que queriam sair cá para fora, é facil de imaginar o mal estar que isso provocava. Quando começou parecia aquela dor de quando nos acertavam nos testiculos, ia e vinha sem avisar.
 

MORIM

New Member
Também já fui operado, e o metodo usado foi a colocação da protese, até agora não tenho tido problemas passado 1 mês já estava a pedalar, o pós -operatorio também não foi muito mau....
O primeiro sintoma foi uma dor no adutor esquerdo que depois se generalizou para a zona abdominal e para os testiculos, os médicos classificaram a minha situação como uma pubalgia.

Como um mal nunca vem só agora tenho uma pequena hernia no lado direito.
 

ricardo_BH

New Member
Boa tarde,


A semana passada, dia 8, fui finalmente operado às hérnias inguinais que me impossibilitavam de treinar. Agradeço a todos aqueles que me responderam, pois através das vossas respostas foi possível chegar a um consenso com o médico. Sei que é um post já um bocado antigo, mas preferi esperar para dizer algo depois da operação e claro referir também a minha experiência para poder, quem sabe, esclarecer alguém que possa vir a estar na situação em que me encontrava.


Quanto ao método usado penso que é "relativamente novo”. Foi usada uma prótese do género da tradicional designada por prótese semi-absorvível. Possui umas pequenas alterações que podem trazer grandes vantagens, tal como a redução da dor no pós-operatório e redução de um possível incómodo no futuro, quando treinar.


Diferenças:
· -Não são precisos pontos internos;
· -O quadriculado da rede é mais espaçado;
· -Tal como o nome indica é parcialmente absorvível pelo corpo (ao contrário das outras próteses).


É claro que cada corpo é um corpo e como tal tem respostas diferentes, como foi possível ver nas respostas que gentilmente me forneceram.


A dor no pós-operatório “apenas” foi muito dolorosa sempre que me mexia, mais propriamente no lugar dos agrafos do lado direito, pois foi usado um bisturi eléctrico o qual me queimou um bocado a pele, friso, apenas do lado direito. No local das próteses por vezes sinto picadas, deito-me ou sento-me e isso passa mas nunca tive muita dor, graças à ausência de pontos. Passado uma semana sinto-me bem, embora ainda esteja muito limitado. Se o bisturi não me tivesse queimado do lado direito teria um pós-operatório cómodo.


Embora tenha muitas saudades, o regresso à bike vai ser lá para Novembro ou mais tarde, atenção que é uma opção minha. Até lá farei natação duas a três vezes por semana.


Caso precisem de saber algum pormenor, que não mencionei, estou ao dispor.


PS: Desculpem-me o tamanho do texto!!



Cumprimentos..
 
Top