On-One Carbon XC Whippet (iMiguel)

iMiguel

Well-Known Member
#1
Boas.

Apresento o elemento mais novo da familia. Esta foi concebida para a competição (não está bem no ponto, mas não há dinheiro para mais), deixando a minha atual para os treinos, inclusive os rolos.
Este quadro já andava na minha lista, entretanto tive indeciso entre outro quadro (até coloquei aqui a duvida), mas o primeiro amor é sempre "aquele", decidi ir para este.

Sem mais nada a acrescentar (por agora), deixo abaixo os specs da bike bem como uma foto para embelezar este post.

  • Marca / Modelo: On-One Carbon XC Whippet
  • Caixa Direção: FSA
  • Eixo Pedaleiro: Token Pressfit Bottom Bracket
  • Pedaleira: SHIMANO Deore XT crankset Hollowtech II FC-M780 (42-32-24)
  • Corrente: SRAM PC1091 10v
  • Desviador (Frente): SRAM X9 3x10 HDM Dual Pull
  • Desviador (Trás): SRAM X9 10v cx longa
  • Cassete: SRAM PC-1070 11-36 10v
  • Rodas: Mavic CrossRide (2011)
  • Chavetas: <por enquanto são as que vinham com a roda>
  • Suspensão: SR Suntour Epicon RLD 100-150mm (com bloqueio no guiador)
  • Avanço: <original da outra bike, mas é em Alumínio, 10º inclinação, aperto de 25.4mm>
  • Guiador: Guiador recto em alumínio, 610mm de largura, Marca Woodman
  • Punhos: Ritchey WCS Truegrips
  • Shifter (Direito): SRAM X9 3x10
  • Shifter (Esquerdo): SRAM X9 10v
  • Travões: Avid Elixir 9
  • Discos: Frente - HS1 180mm | Trás - HS1 160mm rotor
  • Espigão: DEDA RSX 31.6x400mm
  • Aperto Espigão: BBB Thestrangler
  • Selim: Specialized Phenom Comp Gel
  • Pedais: Shimano MD-520
  • Pneus: Frente - Maxxis Crossmark 2.1 | Trás - Maxxis Larsen tt 2.0
  • Grade bidon: Elite Custom Race
  • Peso: 11.7 kg


Aqui segue a foto:

(foto com aqualidade ruim, mas o telemovel so tem 1.3mp :p )

Da pequena volta que dei esta tarde (tava desnorteado por não a meter na lama) para ver o comportamento. Como nunca tinha andado em nenhuma bike de carbono adorei o andamento desta. Ao ser mais leve que a anterior não faço tanto esforço o que se traduz num ligeiro melhoramento de rendimento. Mas amanha faço um test-drive mais rigoroso :)

O que dizem desta montada?

cump
Miguel
 
#2
Esse quadro é mesmo bonito, nunca tinha visto um igual :)
Podias ir pensando em mudar os periféricos, espigão e avanço, com um bocado menos de inclinação.
Cumps
 

RTC

Super Moderador
#3
Bem bonito.
Gosto muito desse quadro. Também tenho um On-One mas 29er.

Não há mal nenhum nisso mas porquê misturares Shimano com Sram?
;)
 

iMiguel

Well-Known Member
#4
Só para não comprar outro pedaleiro. Aquele como ainda tem 1 ano de uso, é até estragar (daí ter shimano e SRAM). No entanto espero ter tudo SRAM.
 

tinric

Super Moderador
#6
Espetacular :)

Tive um igual todo em preto mas fosse hoje tinha vindo, como referes, "um primeiro amor", que era o branco e preto igual a esse.

Isso é uma maquina de guerra para correr... Racing até dizer chega.

Parabéns e boa sorte com ela.
 

iMiguel

Well-Known Member
#7
Thanks. Vamos ver como ela se porta. Os comments que tenho ouvido, o pessoal diz bem deste quadro para XCO. A partir de 3 de março logo digo qualquer coisa :p
 

iMiguel

Well-Known Member
#8
Boas.

Hoje fui dar uma voltinha de 40km como objectivo estipulado no plano de treinos. o treino em si não tenho muito de acumulado (467m), o vento forte é que foi o grande companheiro desta volta e principal "adversário" (a srª cãibra também foi à estrada apoiar o atleta :rotfl:).

Sendo assim, aqui vão umas notas sobre o quadro e a bike.

Quadro: O quadro é de "20, sendo ligeiramente maior que o anterior e isso a mim, ajuda um pouco (não tenho que andar com malabarismos de andar a ajeitar o avanço e o recuo do selim). As cores para mim são suberbas (estou farto de quadros pretos e brancos, ou onde a cor predominante seja o preto). O acabamento também é 5*. Outro ponto que achei curioso (se calhar até há outros quadros com isso) são os dropouts... No lado esquerdo a pinça do travão não está presa ao quadro, mas sim ao dropout, o que faz com que não estraguemos o quadro com a fixação do travão :D

Condução: Como nunca tinha andado numa bike de carbono, esta consegue absorver bem os impactos das irregularidades do(s) terreno(s), o que não acontecia bem com o meu quadro anterior em aluminio. Bastante agil e o peso (no seu conjunto) ajuda à "festa".

Transmissão: Antes tinha tudo Shimano, e como tinha ouvido falar bem da SRAM (e o bichinho já andava a morder há muito tempo) decidi arriscar e instalei a transmissão toda SRAM X9. Realmente aquilo é como dizem, um autêntico relógio suiço... Um toque no shifter e a mudança muda e nem ouvimos os estalidos da corrente a saltar entre carretos... simplesmente salta e não se ouve nada. O "problema" que encontrei foi o facto da corrente andar a saltitar entre os carretos 7-8-9 da cassete, mas o próprio mecânico alertou-me para isso porque os cabos são novos e têm que acamar. Mas tirando isto, uma transmissão pronta pra "guerra".

Conclusão: Como já estava à espera, estou a adorar a bike, tanto a nivel estético como a nivel de condução. Tem um peso porreiro, sei que posso baixar um pouco mais, mas para já não vou esturrar mais dinheiro nisto (a não ser que alguma coisa se parta ou mudança de pneus). Estou certo que fiz a escolha certa quando adquiri este quadro. Quem pensa em adquirir um quadro novo, pondere esta opção.




Portem-se bem/mal.
Miguel.
 

tinric

Super Moderador
#11
Posso eu dizer-te, que já tive um desses e já estive com o 8XC na mão... não tem nada a ver.

Do ponto de vista de ser "tal e qual" só se for do mesmo ponto de vista que são todos os outros... uns tubos verticais, outros horizontais e outros ainda oblíquos :)
 

iMiguel

Well-Known Member
#12
No sábado passado fiz uma prova de XCO e a máquina portou-se à altura. Nervosa, ágil e ao mesmo tempo confortável.

Após uns belos pares de km feitos, começo a ter 100% de certezas que foi uma excelente aposta.
 

iMiguel

Well-Known Member
#14
Boas.

A única alteração que houve, por enquanto, foram os km acumulados nela. No passado sábado fiz um treino de 60kms, com 1100m de acumulado e a bike portou-se a altura.

Mas os próximos investimentos estão pensados, um par de rodas ou uma suspensão nova (a que tenho dá para o gasto, mas é muito pesado, e aliado ao peso das rodas, faz disparar o peso total da bike, mas como não tenho pressa em trocar, vai com calma).
 

iMiguel

Well-Known Member
#15
Boas.

Pequeno upgrade à máquina: travões.
Os Avid que tinha partiram uma peça, e para substituir era um castigo, então tive que comprar uns travões novos, opção que recaiu para uns Shimano XT. Bem... isto trava que se farta!!

O próximo upgrade já está pensado (e comprado), mas ainda não o fiz porque falta ainda comprar uns punhos para substituir os já desgastados.
 

iMiguel

Well-Known Member
#17
Ta fixe. Este fim de semana vou-lhe comprar uns punhos (esi) e o cokpit ganha um guiador de carbono, punhos novos. Ando a negociar umas SLR também pra máquina. No fim, tenho que pesar a maquina
 

iMiguel

Well-Known Member
#18
Boas.

Ao fim de uns anos e emprestada a uma amiga, eis que o meu cão (whippet) voltou a rolar mas... Roda "26 neste momento para mim, que estou habituado às 29, parece que vou de triciculo, e mais, o guiador tao pequeno (580mm ou 620mm) faz-me muita impressão. Parece que há falta de espaço, não sei bem.

A bike está porreira, no entanto está num processo de estudo de desmantelamento para criar uma nova bike para deslocações diárias para o trabalho e/ou criar uma nova versão da "Chaimite Alentejana".