Olha a luz ó ciclista...

luis biclas

Elos Rápidos
Pedia aos amigos dos nocturnos o favor de usarem "luzinhas" quando andam á noite, principalmente em estradas onde circulam outras viaturas.
E quando vão para a volta ao final dia (que pode prolongar-se até de noite) levem pelo menos uns reflectores.

Ontem as 21h passei (de carro) por 2 ciclistas (que iam de BTT) em Cacia, que nem uns reflectores levavam, hoje as 22h passei por um grupinho de 4 em que apenas o que ia á frente levava uma luz.
Se queremos ser respeitados também temos de respeitar, alem disso trata-se da nossa segurança.
 

ferra

New Member
Mais nessa onda de ficar mais seguro, comprei um kit de luzes barato na Decathlon de leds, e ontem mesmo um casaco tipo corta vento reflector na SportZone.
;)
 

Dano

New Member
Agora que já começa a anoitecer mais cedo nota-se mais desses casos, é que eu sou todo pikuinhas quando ando de bike na estrada, ando sempre encostado à direita, nunca ando lado a lado com outro ciclista não ser que a berma seja bastante larga. E tento nunca andar a noite, pois não tenho luzes, mas se andasse usava a táctica do colete reflector do carro, que já é uma boa ajuda.

É que isso que falas, já eu vi uns quantos e ainda há bocado quando fui tomar café, vi um, é um perigo, uma pessoa de carro só o vê quando já está em cima e pode ser tarde demais.
 

n_reis

New Member
Concordo plenamente com o Luis Biclas!! Agora como anoitece mais rápido e vou dar a minha voltinha ao final do dia, não dispenso a luz vermelha a piscar para estar visivel de quem vem atrás e a luz branca à frente para estar visivel para quem vem de frente, é claro que só as ligo quando começa a ficar escuro, mas estão lá instaladas para quando isso acontece e não ser apanhado desprevenido se a volta se prolongar ou se anoitecer mais rápido que o esperado!!

SEGURANÇA EM 1º LUGAR!!!

Nuno Reis
BTT Terrugem
 

KLUCA

New Member
citando : n_reis = "... é claro que só as ligo quando começa a ficar escuro"

é preciso tomar atenção a que para nós ciclistas a sensação de visibilidade vai até mais tarde do que aos automobilistas. Enquanto para nós ainda tudo é visível, para o automobilista mais cedo se torna difícil ver os obstáculos.

por isso não convém atrasar muito o ligar das luzes. se forem de led's então , que pouco gastam é ligar bem cedinho.
 
Boas

Na verdade à noite e por vezes em estradas e vias com grande movimento, encontram-se ciclistas sem qualquer sinalização (luzes/reflectores).
Também tenho reparado que à muitos ciclistas que em vez de circularem em fila, não circulam a par e por vezes ocupando quase por completo a faixa de rodagem (isto durante o dia).
Há que ter a noção e a responsabilidade de se circular em segurança.

Cump's
 

NSilvaXP

New Member
As luzes/reflectores são, de facto, essenciais para a segurança dos ciclistas nas vias publicas - mas mais do que isso são obrigatórias por lei!

Quanto à circulação, sim deve-se andar em fila e não a pares; mas não se devem encostar demasiado às bermas. As bicicletas são veículos com direito a circular nas vias publicas como os outros, para alem do perigo que pode representar para o ciclista ir demasiado próximo das bermas!

Cumpz
 

renatosilva

New Member
Viva,
Concordo com o que falam, eu já assisti ao contrário, os carros a fazerem sinais de luzes pela potencia das luzes que levavamos. Eu utilizo umas dos chineses com um Power Led ou Cree Led, garanto que é leve, simples e muito potente!

Abraços e boas pedaladas
 

luis biclas

Elos Rápidos
Normalmente no mato, á frente, uso a mais potente Torch light de 9 leds, em estrada ando com uma da sportzone de 4,90€ que é mais fraca, a de traz é sempre a mesma, uma de 3 leds.
Alem disso tambem uso colete reflector.
 

filipe MERIDA

New Member
eu treino bastante a noite, e comigo luz nao falta (pareço uma arvore natal) :D
por isso pessoal, nem tentem sequer andar sem luzes, porque nunca sabemos quem vamos encontrar pelo caminho!
abraço
 

Mach 4

New Member
Infelizmente ainda se consegue ver muitas pessoas a correr sério risco de atropelamento, entre outras coisas, por não usarem qualquer tipo de luz. Certa vez ia eu de noite a circular de carro por uma daquelas ruas com fraca iluminação e vi um vulto junto ao passeio, algo a mexer-se. Era um individuo numa bicicleta estilo pasteleira sem nada a assinalar a sua marcha - nada, nem os reflectores nos pedais e ainda por cima de roupa escura dos pés á cabeça. Só me apeteceu parar e dizer-lhe umas boas....
Alguns para poupar 5,00€ numa simples luz traseira não pensam nas sérias consequências que podem advir desse seu acto inconsciente.
Os coletes reflectores e os quebra-vento (de cor amarelo ou laranja) são outras alternativas complementares, mas ainda assim nada chega a uma boa luz na frente e na rectaguarda de uma bike.
De noite ou em locais muito escuros (como em túneis) é indespensável a sua utilização, até porque a lei assim o dita como aqui já foi referido.
 

nasp

Member
É pá nao é nada disso, tem é tudo a ver com o peso, ja viram quanto pesa um kit de luzes.
Então e aqueles que usam o pirilampo trazeiro tao baixo que acaba por ficar tapado pelo pneu, parece que a maior parte desse pessoal nao anda de carro.
Normalmente quando vou á noite levo sempre o pirilampo, e as plataformas com reflectores, e por vezes quando vou para aqueles sitios mesmo muito escuros ainda levo colete reflector.
Sei bem o que paço e os sustos que já apanhei quando conduzo á noite, por causa destas habilidades.
 

DMPN

New Member
Eu por acaso não utilizo luzes, pois tambem nunca ando á noite,;), mas estou a pensar comprar umas para um dia me apeteçer ir dar uma volta e chegar já de noite a casa.
Eu no inverno ando menos vezes de bike, só quando trabalho á tarde é que vou dar uma volta e no dia de folga, porque o resto faço uma horita de rolos...
 

Arpeggio

New Member
Aproveito este tópico para dizer para os ciclistas que andam de noite se preocuparem menos com a aparência "racing" e porem uns reflectores cor-de-laranja nos raios. Nos cruzamentos tornam-se extremamente importantes e podem com certeza evitar muitos acidentes/sustos.
 

Tiago Custódio

New Member
E respondendo a este assunto eu ainda não uso luzes pois andar à noite mete um bocado de respeito, mas sim vou comprar pois vou participar no passei nocturno da sintra bike que penso que é dia 31 de Outubro noite das bruxas
 

tiago cunha

New Member
Boas
Ainda hoje na minha volta já ao fim do dia com um colega por volta das 8 e tal já era noite, eu levava a minha central electrica e estavamos quase a abandonar o monte, para meu espanto vejo um cromo sem luz nenhuma nem refletores ainda a ir em direção do monte. Só gostava de saber como consegui-a ver o trilho, devia ser pela luz do luar.
Já sabemos que agora os dias estão cada vez mais curtos, um azar ou imprevisto pode ditar a volta para horas nocturnas, por isso eu levo sempre luzes mesmo que a ideia é acabar ainda de dia.
Cumps
 

Helder Ventura

New Member
segurança acima de tudo.. alguns de nós também somos automobilistas e sabemos o perigo que é encontrar alguem sem qualquer tipo de sinalização durante a noite especialmente se nos cruzarmos com outro veículo.
Há pessoas responsaveis e outras nem tanto , devemos dar o exemplo utilizando luzes e sinalizaçao adequada para nossa segurança e dos outros...
boas pedaladas :p
 

jginja

New Member
Viva.
Andar à noite ou no lusco fusco deve ser sinónimo de luzes na bike. O importante é assinalarmos a nossa presença e marcha.
Comprei duas da BBB. Uma uso no capacete e outra no guiador. No espigão uso a luz vermelha no modo intermitente.
Nos trilhos esta dupla frontal já é suficiente para umas voltas.

A ideia dos reflectores laranja nas rodas é boa, por acaso não me tinha lembrado.

Boas pedaladas
 
Top