Old School

nunix

New Member
Sempre que vejo fotos dessa Parkpre, não consigo evitar um sorriso. Para mim é o projecto mais interessante, dos conhecidos, do Sr. Vitorzip :)

Por curiosidade, que cassete está instalada nessa Parkpre?

nogueira.nuno,
penso que na Parkpre os travões são Proshift, com manetes Kooka, mas aguardemos pela informação do Vitorzip
 
Last edited:

Vitorzip

Member
Nunix,

Agradeço o elogio. Realmente, esta é uma das que mais foge à tendência "réplicas de competição". A cassete é uma Goldtec (vê foto de pormenor no post anterior), e os travões são mesmo Proshift (ver post anterior tb). Devo-te uma pm, mas peço-te paciência,porque respondo por ordem de chegada. Abraço.

Edit: Proshift, com manetes Kooka. Certissimo.
 
Last edited:

Vitorzip

Member
Semi-retro? (Kona Hei-Hei titânio, quadro de 97)

Não encaixa bem aqui com estes componentes, mas leva-nos a pensar se um quadro de topo com 14 anos, após a reciclagem de alguns componentes, não continuará a ser a base para uma boa bike de xc? Reparem na geometria...




030320111213.jpg

030320111218.jpg

030320111214.jpg

030320111221.jpg

030320111223.jpg
 

Qketz

New Member
Espectacular essa Kona Hei-Hei , deixa qualquer um sem palavras ! :D
Na minha opinião, quadros de topo como esse (ainda por cima de Ti material intemporal) que sempre tiveram um bom excelente comportamento, ao lhe serem aplicados componentes mais recentes com outras tecnologias só podem levar a um melhor comportamento da bicicleta. ;)

Aproveita-a bem Vitorzip !
 

nunix

New Member
Eu gosto muito de misturar quadros e componentes de épocas diferentes, desde que sejam de "qualidade equivalente". Esta Hei-Hei, está espectacular, sem dúvida alguma! :cool:

Ainda relativamente à Parkpre, é genial a montagem final, porque partindo de um quadro interessante mas relativamente "normal", sem fazer réplicas de nada, a escolha dos melhores componentes da época, com um cuidado extremo na conjugação de cores, tornaram-na numa bike única digna de um qualquer concurso de bicicletas Old-School.

Já agora, era interessante ver outras Parkpre da época, ninguem tem nada escondido aí pela garagem?
 

Nozes

Active Member
Epá que overdose de old school porn!!! :shock:

Para completar os meus sonhos de juventude,só faltam aqui fotos da Samantha Fox! :D
 

JNR

New Member
Malta , por favor, são nove e meia, se a minha chefe me vê a babar por isso...(pela Hei-Hei, deixem lá a Sra. D. Samantha)
 

St0ke

New Member
O que eu não dava para ter esse quadr Kona Hei Hei!!! É sem duvida um sonho de criança, desde a primeira kona - cinder cone 96 que penso nisso!! Pode ser que um dia...
 

engenheiro_

New Member
bem pessoal acho que encontrei ontem um quadro old school, foi deitar o lixo ao contentor perto de minha casa e vejo um quadro encostado ao lado.
tinha o quadro, pedaleira e desviador frontal.
olhem umas fotos: (ja tinha desmontado a pedaleira e desviador do quadro)
dscf4032.jpg

dscf4035.jpg

dscf4036o.jpg

dscf4029b.jpg

o pouco material que tinha coincide com o desta imagem:
shimano92xt.jpg

será boa ideia montar uma old school daqui? a coluna parece ser de 1/8 e deve ser da época de 90, que bike sera?
por curiosidade pesei a pedaleira com os pedais e tudo pesava 1kg e 50gramas.

cumprimentos...
 

Jepas

Super Moderador
O material Shimano tem sempre impresso/gravado o modelo. Se achas mesmo que é uma pedaleira XT, o crank terá escrito FC-M730 no seu interior (na zona do pedal).
 

Mach 4

New Member
No outro dia em Gaia vi numa loja uma "MASSI" em cromoly, bem old school. Estava com um pouco de ferrugem.
Quando fui a ver até conhecia o dono de vista. Razão da ferrugem foi explicada por ele a ter deixado um tempo arrumada no pátio da casa da sua mãe que mora á beira mar (salitre).
Ainda tentei entrar em negócio com ele, mas apesar de eu achar que ele não sabia muito bem o que tinha em mãos, percebi que havia ali um valor sentimental muito grande.
Só não tirei fotos porque ele não deixou, mas a bike era bem bonita.
Com o devido restauro ia encher os olhos a muita gente.
 
Last edited:

Luís Nunes

New Member
''Vi passar hoje junto ao rio. Está em bom estado e muito bonita, com a Judy SL, os Critical e os Michelin verdes''

Pois Victor, era eu mesmo. Onde estavas para conseguires ver esses pormenores?

Assim já sabes quem eu sou e eu ainda não sei quem és... Gostava de te conhecer pessoalmente, assim como a tua colecção!
 

engenheiro_

New Member
obrigado jepas, foi ver e diz FC-M500, mas o aspecto parece igual ao FC-M730
depois de uma procura descobri que é Shimano Exage 500 FC-M500 175 milímetros com Prata SuperGlide anéis 46/36/24
o desviador frontal também e um shimano exage 500

cumprimentos...
 

Nozes

Active Member
engenheiro,a marca pode não ser (re)conhecida,mas pelo que resta do autocolante no tubo de selim,dá para ver que é cromoly "db" (double butted,ou biconificado),o que significa que tens aí uma bike que na altura seria no minimo de gama média.

O equipamento Exage seria o equivalente ao SLX dos dias de hoje,e esse modelo foi fabricado de 1989 em diante (talvez uns 3 anos no máximo).

Na minha modesta opinião,esse quadro merece uma pintura decente e uma entusiasmante busca de material vintage para o equipar! ;)
 

engenheiro_

New Member
obrigado nozes, mas despejei o lixo e vi la este quadro veio-me logo a cabeça isso. de restaurar o quadro e equipa-lo com material vintage, material da época dela, não vou fazer uma replica mas vou fazer uma bike vintage que seja agradável a vista, ja pensei em quadro branco brilhante com os autocolantes em preto, e rodas pretas e restante equipamento preto, penso que deve sair algo...

cumprimentos...
 
Olá,

Não querendo ser desmancha prazeres... procura minuciosamente por rachas nas soldaduras e empenos na estrutura, pode ser bem mau teres gasto tempo e dibheiro num quadro que não pode andar.

VT
 

engenheiro_

New Member
sim rock shox portugal, obrigado pela dica quanto estiver a limpar o quadro vou procurar por isso, e também depois ao lixar.

cumprimentos...
 

Vitorzip

Member
Montana.

Isso é mesmo antigo. Provavelmente de 1990 ou 1991. Com 20 anitos, portanto.

Tem cuidado a desmontar o movimento pedaleiro, pois se estiver bom, terás de o montar novamente. Esse quadro é de rosca italiana, não há muita escolha em termos de eixo pedaleiro.

Luis Nunes,

Sou da Figueira, vivo mas não trabalho cá. Seguramente também me conheces, nem que seja de vista. O pessoal que pedala desde os tempos do João Mário conhece-se sempre. Um dia destes combinamos algo.
 

engenheiro_

New Member
ainda bem que me avisastes vitorzip, estive para desmontar o movimento pedaleiro, para verificar por dentro, mas como ele não tem folga nem nada se calhar e melhor não mexer não?

cumprimentos...
 
Top