Old School

helio69

New Member
Kaneças, como eu te compreendo!!!

Ludos, tu em 96 estavas muito mais avançado do que eu em 98... Ora cá vai!

A minha primeira Bicicleta de montanha foi comprada em 1993/94. Era em ferro e do bom... Preta com bolinhas verdes (anos 90, tipico). 18 velocides que depois uns anos depois aumentei para 21!

Marca? Não faço a minima... Marca dos componentes? Nada! Ontem peguei na minha roda da frente actual e lembrei-me do peso da minha primeira roda, dessa bicicleta, que pesaria no minimo o dobro!

Aos 14 anos mal conseguia colocar a bicicleta aos ombros, tal era o peso. Agora o meu primito com 11 carrega a minha sem grande dificuldade!

Suspensões? Capecetes? Pedais de encaixe? Rapid fire? Não havia nada disso e todos os dias, fizesse chuva ou sol, ondava pelo menos 7.5 km...

A única coisa boa que trazia a bicicleta eram os pneus que eram michelin...

Começei a namorar com a minha actual esposa (aos 16 anos) de bicicleta, andei atrás de raparigas com quem...? A bicicleta, pois claro!

A bichinha durou até aos 18 anos, altura em que já andava na faculdade! Aí a separação foi inevitável!

O saldo é muito positivo...

Curiosidades extra: em mais de quatro anos, parti o guiador, empenei as duas rodas, mas nunca tive um furo!!!! Até hoje não sei o que é um furo no mato! :mrgreen: Espero continuar assim! eh eh eh
 

Bravellir

New Member
Koizu,

Cantilever é um tipo de alavanca, uma estrutura, normalmente associada a arquitectura.

O cantilever é um tipo de construção apoiado em um só ponto. Uma tradução deste termo, ainda que inexata, seria apoiado pelo canto. Em português é braço de suporte, trave encastrada ou balanço, segundo o caso.Pontes, asas de avião e varandas em edifícios são exemplos deste tipo de construção, assim como a prancha das histórias de piratas e antenas de transmissão tipo torre (seguras apenas na base).

Para visualizar, imagine um guindaste: para ter o braço livre para erguer e mover as cargas, ele precisa ser pesado suficiente para não virar, combinando também uma largura de base conveniente. Assim, apenas uma ponta do braço é apoiada e a outra fica livre......

Antes dos v-brakes, existiam uns travões baseados no mesmo principio, dai o nome...

cantileversyi9.jpg
 
Eish ver este tópico lembra-me desse primeiros dias de btt. Tinha uma bike qualquer em aço, que o meu pai me comprou em 95. Nessa altura eu nem sabia o que era btt, e nem ligava a isso. Era cantilevers, sem suspensão, umas 7 mudanças que já nem me lembro quais eram... enfim, andou até 2000 com uns upgrades de v-brakes lx, um stx-rc, uma pedaleira alivio mas sempre sem suspenção :twisted: O que é certo é que fez milhares de km e foi onde ganhei o gosto ao btt.

Lembro-me de nessa altura sonhar com as tais Pro-flex, delirar com o quadro em termoplástico da Scott ou os Trek Y. As espectaculares sid's azuis dessa altura. O guia de passeios da Bike Magazine assim como a SportCycle. Lembro-me de não conseguir um autografo da Paola Pezzo :!: Enfim, foram grandes tempos :) Só tenho pena de não encontrar fotos minhas desses tempos.

Bem acho que vou ver as bike magazines de 98 para recordar!
 

Skotch

New Member
O tema fez-me avivar o quanto estou velho... 27 aninhos... Bolas, agora que olho para trás ainda me lembro da minha primeira bike, uma MontyBike em cromoly equipada com o tão afamado Shimano 200GS... Suspensão era coisa do outro planeta, pedais de encaixe, nem sabia o que era, Aros mavic? Era uma coisa que só alguns podiam obter... Entretanto tinha eu 14 anitos, e eis que surge a BIKE Magazine, com o seu primeiro número.

Claro que eu e os meus amigos de outras aventuras no mato, ficamos dislumbrados com tal revista... A nossa modalidade era agora uma estrela... Começamos a ler artigos e ver peças que só em sonhos. Rock Shox Mag21, a Gama Shimano tinha mais que o Deore 400LX... Havia travões que travavam e não eram ferraduras... BEM, havia marcas que nem o diabo imaginava... Suspensões totais, com borrachas amarelas (Pro-flex) foi um autentico extase!!!

Então tracei de imediato a minha primeira meta: QUERO UMA SUSPENSÃO!!!

Mas os preços eram para um miúdo de 14 anos proibitivos, 100 contos era coisa para custar quase um carro... LOL.

Aos 16 os meus pais conseguiram realizar o meu sonho e desejo... Ofereceram-me a minha primeira BIKE a sério, uma marin Palisades Trail, em alumínio, com suspensão RST 381, Shimano Alivio e STX, uma máquina infernal... E pronto, foi o começo duma época repleta de trilhos magnifícos, descidas vertiginosas, subidas tão dificeis, tão dificeis, que hoje são meros topinhos... Desde então que a minha paixão cada vez mais se acentuou. a febre do BTT é saudavel, mesmo quando as vezes as coisas correm menos bem, e vamos parar ao hospital internados 16 dias, com uma fractura de vertebras...

É bom recordar esses velhos tempos, em que ir até à mata da Machada aqui a 5 Km era um autêntico Everest.

Enfim... Já lá vão os tempos... BONS sem dúvida.


Um abraço prós OLD-SCHOOLers e outro prós NEW-Begginners.
 

Amukinado

New Member
Boas

Old School rula... ainda me lembro da velhinha Orbea com alivio que o meu pai tinha, da Giant Cadex e da Marin Bear Valley dos meus tios. Todas elas completamente rígidas com os ditos cornitos. As duas últimas já estavam todas LX e ainda continuam a ser boas máquinas :)

Um amigo meu tem uma bike que eu qualquer dia lhe compro. Uma Giant Boulder Shock das velhas... quadro em cromólio, uma suntour, acera e com uns belos 13,5 kg. Era grande máquina na altura.
 

koizu

New Member
Bravellir said:
Antes dos v-brakes, existiam uns travões baseados no mesmo principio, dai o nome...

cantileversyi9.jpg

hum.. obrigado bravellir... por acaso ja tive uns travoes desses, esse sistema não é assim tão velhinho como isso... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

fiquem bem...
 

Univega

New Member
Bons tempos esses quando as bicicletas eram Continente-made ou então compradas lá na loja do manel das bicicletas lá da terra, a primeira foi uma Orbita cor de laranja com suspenção de mola ao meio, máquina infernal :twisted: :twisted: ainda chegei a competir numa prova de bmx com ela :podio: . Depois mais tarde uma FS em ferro com amortecedor de mola e uma suspenção AKELA ( :ideia: penso que era esse o nome), na altura custou-me 50contos doh (dasss) pesada como um raio(uns 20 kg talvez), mas foi a que me levou a conhecer o PNSAC e a curtir os bons trilhos que por aí se encontram, enfim...bons tempos :!: :D :D :D
 
Tenho uma foto de uma bicicleta de três lugares feita quando tinha 14 anos portanto há já 35, que foi feita dizia eu para irmos de férias para o Algarve. Vou pedir a um companheiro para me introduzir a foto aqui. Vão ver aquilo é uma autêntica obra de arte.
 

Bruno Barcelos

New Member
ainda sou do tempo do rosa anodizado... tudo era rosa anodizado: guiadores, cubos, "cornichos" no guiador...
e lembro-me do grande dilema: v-brake (essa coisa nova) ou magura hs33??

faço agora 10 anos! o curso da minha suspensão cresceu de 30mm para 120! As mudanças de 21 para 27, e se não mo tivessem roubado, manteria otal quadro de cromoly em tubos fininhos!

já não uso fita-cola para impedir que as calças de fato de treino fiquem presas na corrente! Mas tenho saudades dos passeios do Malver serem em road-book!!!

enfim, a pergunta não é como vivi estes 10 anos, mas como sobrevivi nos 23 anteriores sem BTT!!

abraços,
B
 

Zé Furas

New Member
EIIISSSHHH! :shock:

Ao lêr aqui os posts da malta, lembrei-me da minha primeira bicla: Esmaltina azul brilhante, com mudanças Shimano :shock:, cantilevers, 18v, uns cornos que a fazia parecer uma vaca mirandesa, suspensão? isso era um luxo! :p... :lol: comprada numa grande superfície qualquer...já não me lembro qual.
Granda máquina! Ainda a tenho.

O episódio mais caricato que tenho com ela foi quando numa subida, a roda traseira resvalou numa pedra e... tungas, boca ao chão, todo arranhado, lábios cheios de sangue e... dente partido!!! Fui a chorar para ao pé do meu pai e ainda levei uma malha por me andar a aventurar! :rotfl: Na altura não achei muita piada, mas agora... Andava para aí no 5º ou 6º ano!
Ainda sou um puto novo (21) mas já tenho algumas boas! :mrgreen:

Abraços
 

coelhone

New Member
meio:eek:fftopic:
por falar nisso...ninguem se lembra das "potentes" bmx (que potente tractor eu tinha e tenho)
agora é que eu vejo que tou a ficar velho quando chegava a certos sitios e subia na boa (sem ter que meter uma abaixo-nao havia dessas coisas)e agora passo la á arrasquinha
outros tempos malta
mas é bom também ver que se evolui e termos bike's que sao um espectaculo
...ou não são...
á segunda-feira devia ser obrigatorio andar de bike em vez de trabalhar
 

helio69

New Member
Claro que me lembro das BMX... Era a moda antes de comprar a BTT. Aliás, quando o meu pai foi ao Sr. Reinal lá a Castro Daire comprar a BTT a maioria das biclas que lá estavam eram ainda BMX com mola no meio do quadro!!!

Já agora, antes dessa, a minha primeira bike foi uma coisa com a roda pequenita (dois palmos), guiador e banco tipo harley!!! E dobrava-se ao meio!!! Um luxo, que me levou ao meio de um silvado por o único travão que ela tinha ter falhado! :mrgreen:
 
Presente!

Realmente parece que não... mas o tempo passa a voar... quem não se lembra das Parkpre, das míticas Cadex da Giant, das Marin, dos quadros Merlin... do tempo em que chegaram os v-brake, os pedais de encaixe... as suspensões... as suspensões totais... da primeira prova de XC do mundial em Portugal no Jamor. Atletas como o Tiago Semedo, Rhune Hotdal, John Tomac... eram verdadeiramente outros tempos...

Maratonas? Que é isso?

Um abraço,

Bruno Pereira.
 

Vitorzip

Member
Eu... vou ser deprimente e colocar uma foto algo antiga, tipo 94, com uma Checker Pig 6000, grande máquina, em pleno esforço de competição...

novaimagem1hq1.jpg
 
Last edited:

MrOrbea

New Member
eyyy o que voces se foram lembrar....que belos tempos esses, ainda hoje em dia em conversas com amigos recordamos esses tempos.Quando penso que havia uma subida na 1ª prova que fiz aqui em Ponte de Sor que nao era capaz de fazer montado e que passados uns 8 anos a faço em talega...e como essa situação muitas mais, descidas á mão tambem, sim porque tinha medo.

A minha 1ª bike foi uma Majori comprada em 2ª mao mas como nova, cheia daqueles apendices que todos dispensamos hoje em dia, como por exemplo luz de dinamo na roda da frente xD, com uma mudanças que nem sei dizer como se chamavam :oops: e com forqueta claro.
passado algum tempo comecei a equipar a bike com acera(pra mim era ganda topo de gama) e tambem meti uma suspensao top gun(parecia marca de pastilhas elasticas xD )

ahhh ja me ia esquecendo que tudo começou quando vi uma revista de bikes(sport cycle) aqui numa papelaria e fiquei encantado e comprei a revista, não é que passados estes anos todos ainda olho pra revista e encho o peito de ar e suspiro e recordo velhos tempos :D
 

FranciscoE

New Member
Descobri este tópico por acaso :) talk about old school:
Ainda hoje em dia ando na minha cadex cfm3, aos Domingos com os amigos.
A supensão ainda é uma Manitou Magnum 50mm, de aluminio maquinado, e tenho "apenas 27" velocidades.
Aros Mavic SUP, cubos LX dos fininhos (pré-parallax), etc...
Nunca me deixou mal. Nunca niguém do grupo se queixou do meu material.
Em 2008 espero mudar de montada. Mas não vendo esta :D
 

Vitorzip

Member
FranciscoE said:
Descobri este tópico por acaso :) talk about old school:
Ainda hoje em dia ando na minha cadex cfm3, aos Domingos com os amigos.
A supensão ainda é uma Manitou Magnum 50mm, de aluminio maquinado, e tenho "apenas 27" velocidades.
Aros Mavic SUP, cubos LX dos fininhos (pré-parallax), etc...
Nunca me deixou mal. Nunca niguém do grupo se queixou do meu material.
Em 2008 espero mudar de montada. Mas não vendo esta :D

Ehehe... também tenho uma CFM-2... incrivel o que duravam os quadros de carbono "colados" da altura...
 

nelson_r

New Member
E a velhinha pasteleira com cubo de três mudanças. Isso sim é que é Old School. Depois veio a mountain bike com componentes shimano e 15 velocidades e claro sem suspensão (já lá vão 14 anos).

Cumprimentos betetísticos...
 

Hetfield

New Member
Vitorzip said:
Eu... andei com uma suspensão Tioga, igual á do João, o Tomac.

Eu... andei com uma Rock Shox Quadra 21, e uma Mag 21.

Eu... travei com uns travões cantilever Critical.

Eu... comprava a solo bici, desesperando pela altura de sair uma revista portuguesa.

Eu... vou ser deprimente e colocar uma foto algo antiga, tipo 94, com uma Checker Pig 6000, grande máquina, em pleno esforço de competição...

novaimagem1hq1.jpg


Este tópico fez-me recordar o quanto as coisas eram diferentes há pouco mais de 10 anos. Comecei no BTT em 1991 com umas voltas na bicicleta do meu irmão mais novo (sim + novo, pq eu na altura queria era motos), uma GIANT Coldrock de cromoly, sem seuspensão, mas já com 21v, grupo Shimano exage 400 (salvo erro) e pedaleiras biopace da shimano (lembram-se...?). Depois como comecei a achar piada aquilo, lá juntei uns trocos e comprei uma Parkpre Alumax em 1995. Essa já era uma máquina razoável para a época, com o seu quadro em alumínio polido, Rock Shox Quadra 21R e grupo STX-RC :)

Esta foto chamou-me ainda mais a atenção, por um simple pormenor, é que o primeiro Jersey de ciclismo que tive era precisamente igual ao que levas vestido na foto. Desconfio até que poderá ter sido comprado no mesmo sítio que o meu :mrgreen:. Foi numa loja que hoje já nem existe, aí na Figueira.
 

ricsaraiva

New Member
Boas!
Realmente é uma delícia ler este os post's deste tópico...
Tive a minha primeira btt à cerca de 15 anos... depois de muito chatear os meus pais, que queriam que eu comprasse uma bicicleta de estrada, eles lá cederam e comprei uma btt... na altura qualquer bicicleta para fora de estrada era simplesmente uma btt... e foi com muita alegria que um dia fui buscar uma btt com um grande autocolante "Montana" (nunca soube se era a marca ou não) no quadro, vermelha e cinza escura, sem suspensão, cheia de material Shimano Altus A20, um Selle Bassano (duro como pau!!!) uns aros C.S. Colombo (grande aros!), guaidor em Ergal (fiquei todo maluco quando descobri que os guiadores das motas de cross eram feitos no mesmo material!). E com uns cantilever, claro! Tinha um grande problema: o diâmetro interior do quadro era de 29mm, e os espigões existentes eram de 27mm ou 30mm.
Hoje, e apesar de ter uma menina nova com meio ano, de vez em quando ainda pego na velhinha nem que seja para dar uma volta lá na rua ou ir ao café!
Abraço a todos.
 
Top