Oito Municípios vão dinamizar 160 km do Caminho Português Interior de Santiago

Sérgio Favaios

New Member
Aqui deixo parte de uma boa notícia, retirada de: www.cm-vpaguiar.pt

Assinatura do Protocolo: 7 de Abril | Edifício da Assembleia Municipal de Vila Pouca de Aguiar

O território do Projecto de Marcação e Dinamização do Caminho Português Interior de Santiago a ser implementado no Interior de Portugal abrange 160 quilómetros (entre Viseu e Chaves) que integram a área geográfica dos Distritos de Viseu e Vila Real. Os concelhos que fazem parte desta rede que vai ser desenvolvida são os Municípios de Viseu, Castro Daire, Lamego, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Vila Pouca de Aguiar e Chaves. As entidades regionais de turismo e os bispados também integram esta parceria inter-regional.

Esta iniciativa inédita no território nacional surge sustentada pelas autarquias que vão conjugar esforços ao disponibilizar recursos próprios nas respectivas áreas de intervenção, e que vão desde as infra-estruturas aos recursos humanos necessários para a dinamização deste projecto de turismo religioso e de lazer. Os recursos próprios das autarquias e as sinergias com projectos locais em curso levam a que novos investimentos sejam ínfimos.

A par da marcação e dinamização no caminho, é de realçar a reconversão de edifícios públicos que estão a definhar, nomeadamente antigas escolas, casas florestais e apeadeiros, em futuros albergues de peregrinos que vão revitalizar as aldeias atravessadas.
Com a implementação da rede são esperadas milhares de pessoas que caminhem em segurança ao longo do percurso e, além de aproveitar a marca internacional Caminhos de Santiago, o projecto – como o caminho – tem duplo sentido que leva à utilização da via na Peregrinação a Fátima.

Ambas as situações vão reforçar as potencialidades transfronteiriças e de desenvolvimento social que advirão da implementação deste caminho no Interior de Portugal e que surge como uma vontade intra-concelhia de resiliência à desertificação e aos pacotes turísticos já massificados.

Ao rejuvenescer o caminho do interior, temos o Interior com vida.



Muitas e boas pedaladas pelo caminho...!
 

bipo

New Member
ola...
E pelo que vinha escrito nos jornais regionais "voz de Chaves e Transmontano" iria estar concluida já em junho, mas como neste país tudo se atrasa e sofre derrapagem, acredito que la pra finais de julho iremos ter o caminho de santiago pelo interior..
Boas pedaladas e bom camino..
abraços
 

helio69

New Member
Por acaso, estive presente nas primeiras reuniões, há já uns quatro anos ou pouco mais, representando a C.M. de Castro Daire. Pensava que era mais um dos projectos em que participei e que não teria continuação. Fico contente por ver que me enganei!
 

antoniojcramos

New Member
É verdade, dava tudo para ir pelo Caminho Central Português de Santiago e regressar pelo Caminho Português do Interior de Santiago. De e para Coimbra. É uma ideia em fermentação!
 

depinho

New Member
Lamento discordar, quando a vaca é gorda todos querem mamar, e ela depressa seca.
Não entendo esta falta de imaginação, ou inteligência. Não custava nada deixar o santo em paz e criarem trilhos de ligação para btt ou pedestres, para turismo rural, com apoios e tudo o mais. Imaginem uma Lousã a nível nacional, e não necessitam de desculpas com qualquer santo.
é isso que o pessoal quer e não comprar santinhos.
Começa a ser despropositado essa mania de criar rotas para Santiago.
Para Santiago só existe um caminho, - o Caminho primitivo Português, da Sé do Porto a Santiago, com variantes por Maia ou Braga.
O resto é invenção comercial com graves riscos de acabar com todos.
Caminhos
Itinerários em Portugal
Caminho Medieval


Etapas & Alojamento
(Página em Construção/ Actualização)

Porto → Santiago de Compostela = 238,1Km de Santiago de Compostela

1. Porto → Vilarinho = 25,3 km
Alojamento no Porto
Alojamento em Vilarinho

2. Vilarinho → Barcelos = 27,3 km
Alojamento em S. Pedro de Rates (11,8 km de Vilarinho; 37,1 km do Porto)
Alojamento em Barcelos

3. Barcelos → Ponte de Lima = 33 km
Alojamento em Ponte de Lima

4. Ponte de Lima → Rubiães = 18,2 km
Alojamento em Rubiães

5. Rubiães → Valença do Minho, 16,3 km
Alojamento em Valença do Minho

6. Valença do Minho → Porriño = 19,1 km
Alojamento em Tuy
Alojamento em Porriño

7. Porriño → Redondela = 15,0 km
Alojamento em Mós [Sta. Eulália] (5,2 km de Porriño; 24,3 km de Valença)
Alojamento em Redondela

8. Redondela → Pontevedra = 18,2 km
Alojamento em Pontevedra

9. Pontevedra → Brialhos (Portas) = 18,7 km
Alojamento em Barro [depois de San Amaro] (10,4 km de Pontevedra)
Alojamento em Brialhos

10. Brialhos → Padron = 23,4 km
Alojamento em Caldas de Reyes (5,1 km de Brialhos; 23,8 km de Pontevedra)
Alojamento em Hebrón (km de Brialhos; km de Padron)
Alojamento em Padron

11. Padron → Santiago de Compostela = 23,6 km
Alojamento em Teo (10,5 km de Padron; 13,1 km de Santiago)
Alojamento em Santiago de Compostela






Caminhos Topo Albergues

Copyright (c)2009 APF Design
 
Last edited:

helio69

New Member
Depinho, dizer que existe apenas um caminho português para Santiago é o mesmo que dizer que apenas existe um caminho para Fátima, ou para Lourdes ou para Roma! Aliás, para melhor informação, é bem provável que de todos os caminhos que existiam em Portugal (e não eram apenas um ou dois, mas dezenas, que ramificavam em muitos mais) o do interior (este que agora falamos) fosse dos mais utilizados até à baixa idade média, na medida em que na altura o povoamento do território e a sua densidade populacional era bem diferente da que hoje se verifica.

Concordo que muitos mais caminhos e trilhos se podem fazer... Mas isso não depende apenas das câmaras. As pessoas gostam de descarregar muito em cima do estado, mas o estado não pode, nem deve fazer tudo. Dou um exemplo sobre o que falaste: o meu grupo de BTT tem o projecto de abrir todos os anos ou recuperar, para BTT ou caminhadas, alguns metros de caminhos rurais. Tem sido adiado devido a falta de tempo, mas vamos ver se é agora que a coisa arranca. Este é um trabalho que qualquer pessoa pode fazer, sem necessidade de apoio do estado. Parece que em Portugal não se consegue dar um passo sem que o estado ponha a mão por trás.

Quantos aos caminhos de Santiago, acho muito bem que reabilitem este e os outros! Não são, nem nunca serão demais. Olha se o pessoal que reabilitou o caminho do litoral (não gosto e discordo da designação "primitivo") pensasse como estás a pensar, apenas porque em Espanha já existiam uma série deles devidamente marcados?
 
Last edited:

helio69

New Member
Já pedi a uma das câmaras municipais... Estou À espera. Quanto tiver disponibilizo. Tenho é a parte que estava prevista, na altura, prevista para fazer entre Viseu e Bigorne (entrada no concelho de Lamego). Não sei se entretanto já alteraram essa parte do percurso!
 

antoniojcramos

New Member
De facto, por se dinamizar diversos caminhos de Santiago, não significa que outras obras não se façam, principalmente no que concerne aos trilhos de BTT.
A propósito, cada Caminho de Santiago começa à porta de cada um, e não no Porto, esse sim, uma versão comercial massificada. É uma visão redutora dizer que só há um caminho de Santiago, quando, pelo que foi dito acima, resulta o contrário.
Para mim, fazer o Caminho de Santiago pelo Caminho Central e regressar pelo Caminho do Interior é um desafio pessoal, mas também uma oportunidade de conhecer Portugal e a Galiza e, acima de tudo, de conviver com a cambada pedalando!

Fico a aguardar por desenvolvimentos na marcaçõo do Caminho do Interior, pois em Maio de 2012 lá vamos nós!!
 

nmcs

New Member
Boa noite

Estava a pensar organizar uma peregrinação Vila Real - Fátima em btt.
Será que alguém conhece tracks gps para o efeito?

De Vila Real a Viseu tinha pensado no caminho de Santiago interior, no sentido inverso, mas não encontro tracks em lado nenhum...

Cumprimentos
 

Aires

New Member
A intenção parece-me boa.
E em época de troika é uma iniciativa baratinha, como convém; umas latas de tinta amarela, e está a andar.
;)
Afinal de contas o mais difícil está feito, o caminho.
Aguardarei com expetativa.
 

bttmf

Member
Boas,

Os primeiros 16 kms (Farminhão - Viseu) estão percorridos :)
As marcações não estão perfeitas, mas vão desenrascando, com o tempo devem melhorar.
 

bttmf

Member
Boas para todos,

Será que alguém já tem os mapas do percurso Viseu - Chaves?
Pois a malta está a planear fazê-lo no final do mês de Junho, e queremos planear o melhor possível.

Agradecia a ajuda.

Obrigado
Miguel
 

helio69

New Member
À partida não precisam de mapas... No concelho de Castro Daire está todo marcado, e sem falhas detectadas até ao momento. No primeiro dia são capazes de conseguir ir até Lamego sem problemas.
 

bttmf

Member
Obrigado Hélio!

Pois em Viseu também já está, mas dava jeito ter a noção do caminho, para planear, a ideia era fazer em 2 dias, dormindo no Peso da Régua.
Mas sem saber os kms e mais ou menos o relevo é complicado definir, daí o meu pedido de ajuda.

Abraço
Miguel
 
Top