O tópico das Single Speed - Como tudo começou... e vai continuar!!

indy

Member
pratoni said:
Dado o formato do dropout (parecido com os tais dropout's horizontais) a dúvida que tenho é se tenho o caso resolvido quanto à questão de esticar a corrente ou não?... :-K

Sim, tens o problema resolvido! :)
 

PedroPadinha

New Member
bem então é o seguinte..



acabei por comprar tudo ao rapaz por 40euros(quadro,desviador lx 2005,selim gel selle royal,suspensao sr suntour,espigao BBB Skyscraper, pedaleira acera 2005, eixo pedaleiro, caixa direcção, uns aros e uns pneus slicks novos)

acabou por baixar bastante o preço quando eu reparei que o quadro na escora(se repararem com atenção) tem uma amolgadela causada por um pedra, como o quadro é em Cr mo, ate fiquei naquela e como não vou abusar mesmo nada, provavelmente n terei problemas certo? ou estarei errado? ainda fiquei naquela..

cumps
 

pratoni

Active Member
40€ por isto tudo?!?!? :shock: :shock: :shock:

Granda negócio kalash!! :mrgreen:

Voltando à minha questão que falei no tópico acima fiquei com outras dúvidas...

Se o dropout é horizontal ou algo parecido (como está naquela foto que mostrei), o ajuste da tensão da roda faz-se chegando a roda mais para a frente ou mais para trás, certo?

Sendo assim isso não afecta a posição do aro em relação aos calços dos travões?
Se sim temos que andar a ajustar isso tudo sempre que a corrente vai esticando, certo?
E há o perigo de o aro ficar fora do alcance do calço?
É nessa altura que temos que mudar de corrente?

Espero que estas dúvidas não sejam completamente descabidas... :oops: :oops: :mrgreen:
 

PedroPadinha

New Member
acredita..ele chegou a pedir 30, e eu tive "pena" e dei 40. :wink:

Para ja vou montar com suspensao, c muito daquele equipamento, só para a ter a andar, depois a pouco e pouco vou montando-a, a pedaleira praja deixo o prato do meio, mas quero montar tudo com equipamento barato ou cenas em segunda mão, n pretendo gastar muito dinheiro em coisas muito xpto, quero manter a coisa simples mas eficiente q.b(ali com umas dicas do josé carlos :p) depois vou metendo fotos por ai, á medida que vai evoluindo :wink: cumps e boas pedaladas(em singlespeed :D)
 

Ratolas

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kochab said:
"Roubaste" o homem... :D
Realmente, por esse valor faz o que quiseres com a bike que é sempre bem empregue.
Voltando ao tema, ontem á noite tive oportunidade de experimentar a Kona do José Carlos(parabéns pelo trabalho efectuado!) mas apenas em plano.Durante o passeio ele foi sempre á frente a marcar o ritmo, e que ritmo...realmente nas subidas ingremes e no rolar final até Azeitão ele estava em desvantagem, mas divertiu-se tanto ou mais que os outros.
Acho o principio interessante, mas(sem ofensa aos puristas), já tive uma Singlespeed, aos 4 anos, apartir dai sempre tive bicicletas com mudanças e não as troco por nada. Há uns tempos atrás, apanhado pela onda revivalista, estive para comprar uma Orbita a imitar a Chopper da Raleigh(que fiquei sem saber onde é que ia andar com ela!?) e mais tarde estive para comprar uma Ye-Ye ou seja a pasteleira pura e dura, preta, selim grande em cabedal, guarda lamas, luzes com dinamo,etc, mas até essa vem com 3 mudanças.Como não arranjei ninguem para "roubar", tipo toma lá 40€ e o espaço em casa tambem não abunda, acabei por não me meter nisso, mas quem sabe um dia...
Quanto ao pessoal das SS, se forem todos como o José Carlos óptimo, têm o direito á diferença, curtem a deles, superam os seus desafios e não atrapalham os outros. Resumindo e concluindo, acho "boa onda" e só não entro na onda pelas razões anteriormente referidas.
Boas pedaladas, com ou sem carretos.
 

pratoni

Active Member
Boas a todos! :D

Ninguém tem nada a comentar às dúvidas que coloquei acima no meu último comentário? :cry: :cry: :cry:
 

indy

Member
pratoni said:
Boas a todos! :D
Ninguém tem nada a comentar às dúvidas que coloquei acima no meu último comentário? :cry: :cry: :cry:

:D
Se o dropout é horizontal ou algo parecido (como está naquela foto que mostrei), o ajuste da tensão da roda faz-se chegando a roda mais para a frente ou mais para trás, certo?
Sim, é assim que se faz o ajuste da tensão da corrente.

Sendo assim isso não afecta a posição do aro em relação aos calços dos travões?
Se sim temos que andar a ajustar isso tudo sempre que a corrente vai esticando, certo?
E há o perigo de o aro ficar fora do alcance do calço?
É nessa altura que temos que mudar de corrente?
As correntes realmente "esticam" com a utilização e isso é visível a olho nu, se a colocares ao lado duma nova.

Mas não te preocupes demasiado com isso. Esse esticar da corrente ainda demora umas centenas de kms e se calhar nem te provoca a necessidade de mexer na roda. Mas se tal acontecer é tão pouco que os travões continuam numa posição aceitável... mas se fôr preciso também é fácil acertar a posição dos calços. Mas, repito, não te preocupes muito com essas eventualidades.
 

indy

Member
Bestrocker said:
Fora isso... onde é que elas (as singlespeed's) andam?
Ou ando muito distraído, ou vivo numa zona onde essa "moda" não pegou...
Por vezes vejo uns velhotes com umas pasteleiras daquelas antigas, pretas, com selins tipo sofá... será disso que falam?
Vou estar mais atento...

Olha, e eu a pensar que era o que utilizavas para ir aos encontros de "noémias".
Afinal, para fazer isso, mudanças para quê? :-K

:hahaha:
 

José Carlos

New Member
Hehehehe!!! Cada vêz há mais apanhadinhos pela simplicidade e fiabilidade destas coisas... :lol: :lol:

Ora vamos lá por partes:

Honda,
"Os Rohloff, a meu ver são a melhor solução."
Quem é amigo, quem é? :p Como o mundo é pequeno, não? :wink: Ainda bem que estás satisfeito.
De facto não fica tão bonito como num quadro com dropouts horizontais, mas o que interessa é ser funcional e não dar problemas. Além disso tens as vantagens que tu muito bem enumeraste.
Tens que ir ao próximo Encontro Nacional de SingleSpeed! Vamos lá ver quando será! :D


Pratoni,
"Dado o formato do dropout (parecido com os tais dropout's horizontais) a dúvida que tenho é se tenho o caso resolvido quanto à questão de esticar a corrente ou não?..."
Como disse o Indy, tens esse problema resolvido. Mas tens outro por resolver (ou não) :mrgreen:

Não sei qual o uso que pretendes dar à tua bike, mas qualquer que ele seja deves ter que subir algumas vezes com ela, certo?
O problema é que com esses dropouts horizontais não tens forma de impedir que a roda "deslize" para a frente quando fazes força, por exlº, ao pedalares de pé numa subida.
Por mais que apertes as porcas do eixo, é muito difícil segurares a roda no sítio. Acredita!!

Eu sei que já vi na net umas soluções para esse problema, mas agora não consigo encontrar.

Claro que se isso for para ir ao supermercado não tens problemas. :p
Os nossos avôs andaram/andam todos assim e com as correntes bem largas.

Quanto ás tuas outras dúvidas:
"Se o dropout é horizontal ou algo parecido (como está naquela foto que mostrei), o ajuste da tensão da roda faz-se chegando a roda mais para a frente ou mais para trás, certo?"
Certo!

"Sendo assim isso não afecta a posição do aro em relação aos calços dos travões?"
Afecta!

"Se sim temos que andar a ajustar isso tudo sempre que a corrente vai esticando, certo?"
É mais ou menos isso :mrgreen: Mas os ajustes são tão pequenos que passas muito tempo sem ter que lhe mexer! E são só duas porcas... :lol: :lol:

"E há o perigo de o aro ficar fora do alcance do calço?"
Não!

"É nessa altura que temos que mudar de corrente?"
Não!

Estou a dizer isto a pensar que vais usar uns travões deste século... é capaz de não ser bem assim com cantilevers do século passado. :D


Kalash,
"Acabei por comprar tudo ao rapaz por 40euros(quadro,desviador lx 2005,selim gel selle royal,suspensao sr suntour,espigao BBB Skyscraper, pedaleira acera 2005, eixo pedaleiro, caixa direcção, uns aros e uns pneus slicks novos)"
40€!!!!???Isso é um roubo!!!! Para o vendedor :mrgreen:

Realmente grande negócio. Só falta dizeres que é um tamanhho 19" para eu me começar a roer todinho por não ter sido eu a comprar e ir ali cortar os pulsos...

Quanto á mossa no quadro, não consigo ver muito bem, mas se fosse a ti não me preocupava muito, precisamente por ser em aço.


Esquilas,
"Alguem sabe onde se pode soldar uns drop-out's horizontais num quadro de aluminio?"
A Masil faz isso, mas a minha experiência não é muito boa com eles, mas acho que se lhe fizeres um boneco bem feitinho eles chegam lá!
O problema é encontrar dropouts já feitos em alumínio... :s


Ratolas,
...realmente nas subidas ingremes e no rolar final até Azeitão ele estava em desvantagem, mas divertiu-se tanto ou mais que os outros.
Nas subidas íngremes tinha que me "borrar" todo mas isso serve como treino, por isso é uma vantagem :lol: :lol:
A rolar até Azeitão só fiquei para trás porque as baterias das luzes derram o berro! :rotfl: :twisted:

Além disso, com tipos como o Gustavo sentimo-nos sempre "diminuídos" e em desvantagem :rotfl: :rotfl:


Vamos pedalar todos, e muito, com ou sem mudanças!

Abraços!!!
 

pratoni

Active Member
José Carlos, sim vou usar os cantilever do século passado, aliás a bike é toda do século passado, porque é que os travões haveriam de ser diferentes? :wink:

Sim estou a pensar de vez em quando ir "matar-me" para o monte com ela, caso faça a conversão... :D

Aliás durante oito anos, antes de ter €€ para a mondraker suspensão total, foi a minha companheira no monte e em todo o lado e não me parece que alguma vez a roda tivesse querido ficar para trás :lol: :lol: , mas como tem desviador não sei se isso influencia alguma coisa...
 

José Carlos

New Member
José Carlos, sim vou usar os cantilever do século passado, aliás a bike é toda do século passado, porque é que os travões haveriam de ser diferentes?
:lol: :lol: Bem visto!! Nada de misturas! :lol:

De qualquer maneira também dá para ajustar, mas não te preocupes com isso. :wink:

Quanto à roda traseira, o que faz diferênça não é facto de teres desviador ou não... é o facto de teres que fazer mais força nas subidas (muito mais força). :lol: :lol: :lol:

Quando tinhas desviador e muuuuuuitos carretos, escolhias aquele que mais se adaptava à inclinação da subida, a partir daqui vais adaptar o cérebro e as pernas já que a mudança é sempre a mesma! :twisted:

Como vais ter que arranjar um "compromisso" entre o demasiado leve e o demasiado pesado, (sugiro qualquer coisa como 32/18 para começar) depressa vais chegar à conclusão que em algumas subidas fazes muito mais força.

Mas o melhor mesmo é montares isso e ires curtir umas voltas, depois volta com perguntas :lol: :lol:

Abraço! :wink:
 

pratoni

Active Member
josé carlos,

tenho visto quase sempre a relação 32/16, tu estás a sugerir a relação 32/18 (mais leve) para uma adaptação mais suave ao estilo de andamento ou por outra razão qualquer, tipo "não te vá a roda querer saltar da bike por causa da força!!!" :lol: :lol: :lol:
 

Bravellir

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Uma solução para a roda não te sair para a frente é fazeres uns pequenos retentores. Qualquer serralheiro te faz isso. Em chapa não muito grossa, e podes fazer vários para se irem ajustando ao esticar da corrente.

Como sou pessimo a desenhar :) olha aqui o modelo em cartão. :oops:

imagem120ji8.jpg


O buraco central, onde vai passar o eixo é suposto ser redondo , cof..cof..

depois é só dobrar a 90 graus as duas "orelhas" superiores e tá feito.

imagem121oy1.jpg


é montado entre o dropout e a porca que aperta a roda, com as "orelhas" viradas para dentro de maneira a que batam na parte de trás do dropout.
 

MrLamb

New Member
Boas malta !!! :yeah:

Eu estou a montar uma SS (devo estar a arranjar lenha para me queimar :cadeirada: não é zé?)e tenho uma questão a colocar:
-A menina que eu estou a montar vai ter uma forqueta rigida,logo vai ser riga como os "cornos",que pressão devo utilizar nos pneus para atenuar a falta de molinha à frente?

Boas pedaladas e força nas pernas !!!
 
As pasteleiras tinham um esticador mas do tipo varão roscado com um olhal no ponta que enfiava no eixo da roda. Na outra ponta do varão existia uma chapa estampada de encaixava no dropout a roda era puxada para trás através de uma porca que apertava a dita chapa contra o dropout. Numa bicicleta de três lugares que fiz quando tinha quatorze anos "brevemente vai aparecer aqui a foto no forum" derivado á força exercida nas correntes e á pouca robustez das pedaleiras a única solução foi mesmo os esticadores, e olhem que ainda lá estão. Mas agora pergunto eu, se nem os carros têem uma só velocidade, que raio de falta é que faz uma singlespeed ?? :nsei:
 

José Carlos

New Member
Respondendo à qustão dos pneus, MrLamb, não te preocupes muito com isso.
Claro que um pneu mais largo e menos cheio trás mais conforto, mas isso é assim em todas as bikes, com ou sem suspensão.
O facto de usares uma forqueta rígida também vai fazer com que escolhas melhor as pedras onde vais acertar (é bom que assim seja),
e vais de certeza andar mais devagar nos pisos muito irregulares, por isso as pancadas nas pedras não vão ser iguais
como numa bike com amortecedor, em que normalmente aplica-se a regra: "por cima de toda a folha".

Tal como nas outras, cheio o suficiente para não trilhar, mas não demasiado que salte por todo o lado.
Eu diria que para o teu peso e estilo de condução, 35/40 (com câmara) é mais do que suficiente.


É preciso "re-aprender" a andar de bike e talvêz seja esse um dos fascínios que tem levado tanta gente a voltar ás forquetas sem suspensão.
Basta ver um prova de 24h em Inlaterra ou EU para perceber do que falo.

Atenção que há aqui um promenor curioso. Quase automáticamente associa-se uma SS a uma bike sem suspensão, mas isso é completamente errado.
O que acontece muitas vezes (quase 100%) é que as pessoas montam a sua 1ª SS por graça, para experimentar, com peças velhas que andam lá por casa,
e como nem todos temos fox's ou marz's a mais lá vamos ao baú, ou à loja mais perto, desenrrascar a tal forqueta que já ninguém quer.

Como aqui ninguém é masoquista nem maluquinho cedo nos apercebemos que uma suspensão à
frente é quase obrigatória,
pelo menos para quem pretende dar um uso mais intenso a essa bicicleta.

No entanto, para quem a SS é sinónimo de fiabilidade e despreocupação, o tal garfo rígido acaba por ser uma boa opção.

Uma SS completamente rígida não é para as voltas de 100km's no PNSAC (90% calhau), não é para as picardias (saudáveis) com os companheiros de pedalada,
não é para fazer "X" horas na maratona "XPTO", não é para mostrar o último grito em tecnologia no grupinho de amigos lá do bairro,
não é para fazer apostas sobre quem sobe a "tal" subida sem desmontar....

Para que é, então? Perguntam vocês.... Experimentem!!

Não neguem à partida uma ciência que desconhecem... ups!!! Isto era a Maya....
Não se riam quando alguém diz que o verde é mais verde....num SS

Desde o processo de montagem, com todas as contrariedades que ele tem, até à primeira voltinha, é sempre uma emoção.

Experimentem fazer uma lista do que precisam para construir uma SS. Depois começem à procura na net e junto a outros proprietários daquilo que vos falta.
Falem com importadores, lojas, enviem mails, esperem.... riam-se das respostas.
Entrem noutros "mundos" que não o vosso habitual (como o BMX ou o DH) à procura de um carreto de ... 21 dentes.

Quando conseguirem tudo isto, vão sentir uma satisfação enorme por terem conseguido.
Ou então vão à loja e comprem uma já feita. Já há muitas!

Depois vão dar uma volta sozinhos num dia e num local que saibam não encontrar muita gente.
Reparem no barulho (ou ausência do mesmo), esqueçam tudo o que normalmente levam na cabeça, mesmo incoscientemente:
"Tenho a pressão certa nas suspensãoes..."
"Deixa ver se o bloqueio funciona..."
"Será que a pedaleira pequena entra..."
"Acho que o dropout está ligeiramente torto..."
"Lá vem aquela subida... vou tentar fazer sem meter a mais leve..."

Esqueçam tudo isto, olhem à volta, apreciem as paisagens. Quando um desafio se aproximar, encham o peito de ar e encarem-no de frente,
bem nos olhos e talvêz se surpreendam no final quando chegarem a casa com uma média igual ou superior à que normalmente fazem na bike com mudanças.

Sejam felizes!! :wink:
 
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