O tópico das Single Speed - Como tudo começou... e vai continuar!!

Boas
Venho aqui comunicar algo de muito importante para mim, a minha conversao total ao SS.
De ha uns tempos para ca, na ideia de fazer umas travessias nos tempos que se avizinham, andava com a ideia de por a minha Zaskar a 1x9 (um so prato com mudanças atras). Mas como alguns devem saber, sofri um acidente na terça, o que me deixou a montada momentaneamente inactiva. Ora, como estou de ferias e ferias têm de ser passadas a pedalar, tratei logo de arranjar outra bike para andar. A minha mae emprestou-me a sua Trek Fuel 70, com mudanças e suspensao total como sabem. Fui dar uma volta de uns 30km com ela. Foi uma experiencia aterradora. As suspensoes nao me deixavam ler o terreno nem sentir a aderenca dos pneus. A forqueta com suspensao destruiu a precisao de direcçao e afundou-se nas travagens. As mudanças teimavam em nao entrar imediatamente, fazendo ruidos e obrigando-me a aliviar pressao nos pedais. A linha de corrente obrigava-me a trocar de pratos para que nao fosse a raspar no desviador frontal. Nas subidas mais dificeis tive sempre a tentaçao de baixar para relaçoes mais faceis, acabando por o fazer e quebrando logo o meu ritmo. Quando as tentava fazer em relaçoes mais pesadas, a corrente parecia querer saltar da cassete. Isto em subidas que faço bem em SS. A bike é pesada e quando olho para a frente vejo um emaranhado de cabos e manipulos. Cheguei ao fim do passeio muito mais cansado do que e costume com a SS. Conclusao, mal cheguei pedi emprestadas as rodas à minha mae e montei-as na Zaskar, pondo-a novamente operacional. Ontem fiz 50km com ela. Ela é leve, agil. Nao bombeia a subir nem afunda a travar. Permite-me ouvir a natureza à minha volta e sentir-me parte dela. Sei que tudo corre bem na transmissao, nada roça em nada, tudo é simples e eficaz. Subo praticamente tudo que subiria numa com mudanças. As que nao subo sao aquelas em que com ela as costas vou a mesma velocidade ou mais rapido do que o pessoal que vai montado a pedalar na avozinha. Em estrada nacional, usando boas tecnicas de spinning, consegui com a minha 32/16 ir picado com pessoal no prato grande.
Chamem-me maluco, irrealista, o que quiserem, mas eu encontrei o que quero.
:wink:
 

max

Elos Rápidos
ze_zaskar said:
Chamem-me maluco, irrealista, o que quiserem, mas eu encontrei o que quero.
:wink:
caro Ze estou a ver que estás completamente agarradinho, mas deixa lá que isso passa com o tempo :lol: :lol:
 
max said:
ze_zaskar said:
Chamem-me maluco, irrealista, o que quiserem, mas eu encontrei o que quero.
:wink:
caro Ze estou a ver que estás completamente agarradinho, mas deixa lá que isso passa com o tempo :lol: :lol:
Ja ando exclusivamente de SS desde dia 1 de Janeiro, posso dizer que este foi o meu tempo de adaptaçao. Se fosse uma coisa passageira ja tinha passado. O que passou com o tempo foi a vontade de ter os melhore desviadores ou as suspensoes cheias de regulaçoes.
:wink:
 
Single Speed..... Algo Brilhante.... Tira se peso mete-se uma mudança para o proprio ritmo e esta a andar.. ja ando a uns 2/3meses, mas ja antes kuandu tinha mudanças era sempre na mesma k andava....
 
Boas pessoal das SS também ja me pegaram o bicho das single speed; eu que estão abituado a bikes xpto etc. quero ver a censação o projecto começa ja esta semana vamos la ver se vou gostar da sensação...
Espero que sim, depois paço a fazer provas em single speed taça de portugal etc...
Devo de ser o 1º :D
 
Tchivalo said:
Bem, bem, cá para mim já está a haver muita gente no single speed... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
pois, tambem concordo que estamos a assistir a um pequeno boom destes grandes malucos dos single speeders, o que me parece excelente, assim o proximo grande encontro já tera muito mais gente...
nos ultimos tempos tenho dedicado algumas horas a esta parte do forum (single speed) e digo-vos uma coisa, estou a ficar viciadito :mrgreen: :mrgreen:

em breve terão mais um single speeder no norte, o projecto já começou... vamos ver quanto tempo demoro a construir a "moreninha" :twisted: :twisted:

PS: resolvi construir uma maquina destas sem nunca ter andado em nenhuma, nunca experimentei :twisted: será que vou gostar? :lol:
 
Experimenta dar uma voltinha na multispeed sem mexer nas mudanças e com uma das mudanças mais referidas por aqui (32x16 ou 32x18 ou 32x20) e aí já terás alguma noção... :wink:

Eu fiz isso e, sinceramente... não gostei... :s :oops:

No entanto, acho muita piada a tudo o que está à volta e, principalmente, à estética das SS, daí não largar este cantinho do fórum... :wink:
 
Eu antes de fazer a minha SS passei a andar sem mexer nas mudanças, consegue-se fazer tudo, depois fica a duvida da suspensão, será que vai fazer falta?
Só com a SS pronta é que ficamos esclarecidos, muito mais leve e ágil, a suspensão não faz falta, apenas tenho um gel para me sentar e dos mais baratos, e agora quando, raramente, levo a multispeed a passear penso sempre: que diferença, SS é melhor!
Além de que foi divertido fazer a SS e solucionar os pequenos problemas que foram surgindo.
 
pratoni said:
Experimenta dar uma voltinha na multispeed sem mexer nas mudanças e com uma das mudanças mais referidas por aqui (32x16 ou 32x18 ou 32x20) e aí já terás alguma noção...  :wink:
essas serão talvez as combinações mais comuns, mas no meu caso não será essa combinação uma vez que a minha single speed (como é a 1ª e é para experimentar, não sei se vou gostar ou não) será very low cost e estou juntamente com um amigo meu mecãnico de bikes a reciclar certas peças e a vasculhar no material parado...

o prato da pedaleira da minha single speed penso que ao invés de ser o prato do meio de uma pedaleira normal será o prato grande (foi o que se arranjou :oops: ) o que me vai obrigar a compensar no numero de dentes do carreto de trás... a ver vamos o que sai dali...

ainda estou a juntar e vasculhar material...

aceitam-se perifericos salvados a preços da chuva  :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl:

PS: GinaBike, gostava de ver mais fotos ao pormenor da tua bike, principalmente desse travão que me parece muito engraçado... :p

abraços
 
floopi, tenta ao menos manter a relação perto do 2:1, ou seja os dentes da pedaleira serem o dobro dos dentes do carreto, porque dizem que é a mais adequada, daí o 32x16 ser o mais popular... :wink:
 
Floopi, podendo coloco imagens, neste momento não as tenho á mão.
Mas o travão é normalissimo, a foto é que está tirada dum angulo que não o deixa ver bem!
 
Bem sou novo aqui e por o que tenho visto gosto do ambiente do forum :p

Bem eu tenho uma Banshee Morphine e uso SS.
Tenho tambem uma Banshee Scream com 8 mudanças e não gosto muito, por isso na Morphine decidi por SS.

As razões por eu ter metido foi.

Barulho
Não bater a corrente no quadro
Ter ponteiras horizontais
Porder uzar correntes mais grossas
Menos peso
Guiador com aspecto limpo
Menos cabos

Agora para XC acho que single é um pouco abusado, principalmente em serra. :twisted:
Algumas vezes vou a uns passeios de XC da loja 100% bikes e aquilo em SS ate se rola bem, mas nas grandes rectas perco pedalada e nas subidas esforço-me mais.
Mas tambem não tenho bike com angulos muito virados para fazer Kmh.
 
Sim para street são essas as vantagens que o SS tem, muitíssimo mais vantajoso, na minha ex de street/skatepark as mudanças saíram logo :mrgreen:
 
De facto, mas é sempre outra coisa... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
E isso é apenas um inconveniente no meio das vantagens, não há desviador a atrapalhar, nas quedas não há mudanças sem funcionar... :p :wink: