O tópico das Single Speed - Como tudo começou... e vai continuar!!

FDura

Utilizador Banido
Depois de juntar peças de várias “bikes” velhas que fui recolhendo aqui e ali e alguma engenhoca aqui está ela.



Não se assustem a olhar para ela, pois não meto mais nada (nem uma gota de tinta), até ver se ganho o bichinho ou se tenho pernas.



A relação está 34/20 (foi o que se arranjou, a roda dentada de trás era de uma Yé-Yé que me deram recentemente e está irrecuperável).

Ora agora passo ao rescaldo da primeira saída para o “monte”.

Foi uma saída muito curta com 10 km, pois o medo de ter algum furo ou avaria mecânica era muito e não dava para levar a caixa de ferramentas atrás (é tudo porcas de 10”, 11”, 13”, 15" e 17”).

Ressaltou logo a partir do inicio a falta do amortecedor atrás e da suspensão “meu rico conforto”.

Ao km 07 partiu-se a corrente do esforço, salvou-me um elo de engate rápido que levei, ao chegar a casa mudei logo a corrente para uma toda ferrugenta que lá tinha da Yé-Yé .

As subidas tem que ser iniciadas com algum balanço, a direito é esquisito querer pedalar e não dar a partir de certa velocidade, quanto ás descidas é deixar ir.

Gostei da 1ª experiência de SS, a ver vamos no futuro.
 
É assim mesmo. Não a deixes esquecida na garagem!
Gostei especialmente do "camuflado militar" :lol:

Já agora, só para não abrir uma nova mensagem e para aqueles que só costumam consultar este quadro, aproveito para informar que já podem ver o rescaldo do 1º Encontro SS do Norte aqui
 

max

Elos Rápidos
não sei se já tinham reparado mas eu nunca tinha visto, e fiquei um bocado intrigado e a chamar malucos :choneh: a estes gajos mas são capazes de ter alguma razão, vejam bem , o eixo tem um carreto de cada lado talvez 1x16 e outro 1x18 e assim penso que é só virar a roda e já tá :clap:
ah pois se tiverem discos nada feito :cheers:





 
Já tinha visto mas só em fotos também. Chamam-lhe um flip-flop, julgo.
No caso que eu vi julgo que tinham furado um carreto e aparafusado no sitio do disco. Singlespeed convencional dum lado e singlespeed pinhão fixo do outro.

De reparar nas fotos que colocaste que eles estão a usar cubos excêntricos para ajustar a tensão da corrente :)
 
Essa montagem costuma ser utilizada nas bikes de estrada single-speed mas com um objectivo ligeiramente diferente, de um lado entra um carreto com roda livre, de o outro entra um carreto fixo, ambos com o mesmo numero de dentes para evitar chatices devido ao comprimento da corrente. A Specialized Langster, (entre outras bikes) vem com este sistema:

http://www.alcester-racing-sevens.com/langster.htm

(Nota: Tentei comprar uma destas durante um ano... Mas foi impossível... o importador português não vende e as lojas inglesas, as únicas na Europa com este modelo, estão proibidas de exportar... :cry:)

Agora em BTT... gostava de conhecer o suicida que se lança monte abaixo com carreto fixo... deve haver alguém :roll:!
 
Boas
Isso é um "flip-flop". Tem origem nas "track bikes", usando geralmente uma roda livre de um lado e um carreto fixo do outro. Quanto ao fixo, diz quem tem que é a "ultimate bike experience" :D. Nos USA e comum fazerem btt com bikes sem roda livre, ou "fixies" como gostam de lhes chamar. Existe mesmo pessoal a fazer competiçao com elas. Vejam esta (http://denver.yourhub.com/Denver/Stories/Sports/General-Sports/Story~282745.aspx) reportagem sobre um tipo que se lançou para a maior corrida de resistencia americana com uma "fixie"...e so parou porque ficou sem bike...
:wink:
 
Essa da Pugsley confesso que ainda não conhecia... Suponho que seja um bocado excessivo! Mas para quem não tem espaço de arrumação em casa até deve ser boa ideia!! :lol:
 
andava a ver konas na web quando descubro esta que também tem um carreto fixo ao mesmo estilo dessa specialized, pelo menos é o que me parece na descrição:

"Just to confirm that Paddy White is still not dead, we have this year's Paddy Wagon.
A perfect blend of simplicity and functionality for any urban setting.
A flip flop fixie to freewheel hub makes it culturally correct."

http://www.konaworld.com/08_paddywagon_w.htm

350plus, experimenta contactar a bikezone(importador), pode ser que eles tenham ou venham a ter...
 
pratoni said:
350plus, experimenta contactar a bikezone(importador), pode ser que eles tenham ou venham a ter...
Já contactei à algum tempo atrás... Não me souberam dizer. É um modelo novo para 2008 e as datas ainda tão um bocado indefinidas. Com uma fracção do dinheiro, acabei por construir uma singlespeed para BTT que também me vai servir para o que queria fazer com a Specialized.
 
ahhh... doh doh doh

fiz confusão... :tungas: :tungas: :tungas: :tungas: :cadeirada: :cadeirada: :cadeirada: :cadeirada: :cadeirada: :greg: :greg: :choneh:

desculpa... :sorry: :sorry:
 
Voltando ao tema das "Fixies" de uns posts atrás, deixo aqui o site de um indivíduo que tá a fabricar uns carretos para montar nos apoios dos discos.

http://tomicog.blogspot.com/

25 dolares mais portes

Pelos vistos a Boone também fabrica uns em titânio mas são bastante mais caros e muito raros.

Este conceito deixa-me algumas duvidas relativamente ao alinhamento da corrente.Devem precisos alguns espaçadores nos parafusos dos discos e suponho que com alguns cranques nem seja possível fazer a montagem.
 
Pessoal já tenho quadro para montar a minha Single Speed :mrgreen:

Vou começar hoje a montar, só me falta o essencial o extensor e kit de alteração para ss, :cry:
Vou tentar montar sem o tensor entretanto! a ver se dá!

Ainda não sei ao certo qual dos quadros ficará para a single speed (o preto foi a pintar de azul bebe)





Vamos lá ver o que sai daqui! :shock:
 

jm

New Member
Olá a todos,

Eu ainda não tenho uma SS, mas a vontade de ter está a crescer.
Não queria desmontar a minha velhinha Giant Bronco 100% cromoly :D de 91. Até porque o quadro é alto demais para o que pretendo, que é uma com um tubo superior mais inclinado.
Tenho viajado bastante pelo outro lado do atlântico (cabo do computador), e parece que a tendência agora é roda 29 com SS.
Noutro dia dei uma volta na bicla de corrida do meu sogro e gostei de andar naquilo, especialmente por causa do diâmetro das rodas que em btt ficam como sabem (e melhor do que eu) com 29".
Se juntarmos a isto uma só velocidade e pra mais uma forqueta rígida. mais próximo do básico será difícil.

Com tempo e €€ pode ser que consiga arranjar qualquer coisa 29er-SS antes gostaria de experimentar, pode ser que alguém já meio ensonado, lá para as 4 da manhã nas 24 horas de Lisboa me deixe dar umas pedaladas numa :lol:

Gostei bastante do post do José Carlos.
Falou no valor deste Forum, que também muito valorizo e realço também a sua importância essencial no panorama BTTistico de Portugal.
Eu também acho possível gostar tanto de uma bicicleta Suspensão Total como apreciar uma SS sem suspensão (até aprendemos a andar melhor na ST).

Agora faço um pedido aqui ao pessoal.

Façam blogs, descrevam as vossas voltas postem fotos das bicicletas, doa passeios, não custa nada e acho que todos nós quando nos sentamos à frente do computador, gostamos de vir aqui ver o que se passa, mas também gostamos de ver fotos e relatos deste ou daquele.
Eu comecei o meu blog o ano passado e tem até sido engraçado. Também me serve de lista de favoritos e dá para ir reunindo as informações que vou colhendo nestas minhas viagens.

Gostava de ver as fotos da Kona e os relatos do José Carlos, das bicicletas do VitorZip, dos projectos que aqui vão aparecendo.
(voltei atrás nos posts e já vi a bicla do José Carlos adoro aquela forqueta, mas ainda assim gostava que tivesses um blog)


Parabéns ForumBTT , por juntar pessoal com gostos iguais aos meus.

JM

http://asminhaspedaladas.blogspot.com