O regresso

P

penarider

Guest
Boas, chamo-me Rui e sou do Porto! Estou a criar este tópico pela seguinte razão, comecei a fazer BTT muito cedo, com 14 anos, emagreci imenso e tinha um bom rendimento (era apenas amador), nas férias de verão andava todos os dias ao fim da tarde (30 quilómetros, sempre o mesmo percurso), aos Domingos de manhã também andava. Cheguei a ir do Porto a Guimarães, já vou a Fátima há 5 anos consecutivos...alguns quilómetros! Tenho uma KTM Ultra Sport e adoro a bicicleta, que na minha mão fez mais ao menos 10000 quilómetros. O problema é que...tirei a carta e deixei de a utilizar, voltei a engordar e apesar de ser novo...já não tenho 14 anos. Queria voltar a andar (até porque preciso de treinar, a ida a Fátima é em Junho/Julho), mas não sei como começar, ou melhor, não sei como começar de forma correcta. O que aconselham? A zona onde moro tem bons trilhos, assim como estradões, também tem boas estradas e sem trânsito. Queria fazer um treino gradual de forma a ir melhorando, neste momento estou com cerca de 100KG (tenho 1,80m de altura) e o meu objectivo é passar para 75kg (o peso que tinha com 16 anos).
 

Pedrorof

Member
Penarider... mete Km´s nas pernas e não penses mais nisso!!!

Começa de uma forma gradual a aumentar Km´s que com o bicho entranhado facilmente chegas lá...
Andas nas primeiras semanas sozinho e depois começas a ir com malta aí da zona a dar umas voltas maiores e a progredir na endurance.
 

Tininho_s

New Member
Vamos começar pelo principio, se tens peso a mais alguma coisa não está bem na tua alimentação, é por ai que tens de começar, fazer um bom regime alimentar. Depois entao vem o complemento de treino. Vai começando aos pouco e estabelece metas para manter a motivação, sejam elas marcares um determinado trajecto e por exemplo uma vez por semana medires o tempo, ou ires estabelecendo metas em termos de km's.
 

gsilvapt

New Member
Acho que independentemente do tipo de alimentação, a absorção de alimentos mantém-se apesar de nós pararmos o desporto (bem como o apetite...) e falo por experiência própria. Tinha feito ginásio 4 meses (cardio sobretudo) e, quando parei, também ganhei uns kilinhos facilmente. E no entanto não tenho uma péssima alimentação, embora também não seja o maior apaixonado de saladas.

Dou-te o meu exemplo que foi o que fiz: Fiz os tais 4 meses de ginásio e depois parei quase um ano. Engordei uns 4-5 kilos, o que também não é muito dado eu ser um tipo magro por natureza. Quando comecei a andar, suspeitava logo que não ia ter pulmão para aguentar e não ia ter pernas para aguentar grandes esforços (e não tinha... Depois de uma subida de 500 metros já me estava a borrar todo).
Traçei metas pequenas (muuiitooo pequenas), de mais, ou menos, 16 kilómetros e ia andar quase todos os dias para ganhar (ou recuperar) músculo e até pelo exercício cardiovascular. Posteriormente fui acrescentando e semanalmente fazia um percurso maior, de mais ou menos 40-60 kms. Claro, ficava todo o roto, as pernas doiam-me durante 2 dias e assim...
Com o tempo, e atenção que eu também não andava a puxar assim muito nem consecutivo, ganhei o hábito de fazer aquela quantidade de kms e, ao fim de 2 meses de treinos, andar 30 kms sabe a pouco. Os 60 kms de f-d-s não me deixam a pedir socorro tão pouco.

Como foi dito, vai traçando metas pequenas e vai subindo consoante te sentires bem. Não conheço os percursos para Fátima nem sei por qual vais, mas creio que quanto mais adaptares o teu treino àquilo que vais ter que enfrentar, melhor para ti, dado que vais melhor preparado.

Boa sorte :)

Edit: Se fores do Porto e quiseres companhia para umas pedalas, passa ali no tópico de Rio Tinto/Baguim para combinarmos umas saídas :)
 
Last edited:

davi73

Member
Alem da bicicleta dou-te um conselho compra um gps de bicicleta e luzes das boas para andares á noite saca trajetos da net Wikiloc, gpsies etc regista todas as tuas voltas, vais descobrir caminhos e coisas perto de ti que não pensavas que existiam traça objetivos realistas e cumpre, quanto a mim resultou e sem isso não teria andado metade do que ando de certeza!
Quanto ao peso a conversa já é outra e tem de passar por uma mudança de mentalidade, ao começares andar já é uma mudança que poderá levar a outras, se estiveres a andar de bicicleta não estás sentado no sofá nem abrir a porta do frigorifico logo vais gastar mais energia e consumir menos, mas não chega tens mesmo de cortar na comida não há milagres, eu deixei de deitar açucar no café e cortei nos bolos mas mesmo assim só consegui perder 12 kg em 1 ano ainda tenho 7 a mais e não está fácil tenho muitas festas de aniversario na minha família!

Boas pedaladas
 

IceWolF

New Member
Perder peso é como tudo....

Eu quando parei com o desporto, pesava cerca de 80Kg, e estava impecável..... entretanto, abandonei tudo, casei, nasceu a minha filha... a alimentação é a mesma de sempre e foi parar aos 115Kg.... o que é perfeitamente normal, um desportista embora diga que não come muito, come mais do que o normal.... quando se deixa o desporto e se mantém o regime alimentar, é engordar pela certa... Um desportista tem necessidade de comer "bem" (não falo em exageros), logo, se a alimentação for saudável sem grandes exageros, nada disso de cortar aqui ou ali no que sabe bem... se não lá se vai a motivação, deve-se sim controlar melhor o que se ingere... café sem açúcar não é para todos, eu sempre tomei sem açúcar, mas há quem não consiga...

Movimentar não tem só a vantagem de naquele momento não estar sentado nem a comer, vai queimar calorias e maior importante do que isso, aumenta o metabolismo, é aí o principal segredo de emagrecer com exercicio.... melhor de tudo, depois de um treino de BTT (aerobico), fazer um pouco de musculação... era o que fazia quando andava no ginásio, acumulava cerca de 1 hora de cardio (tapete, remo, spinning, eliptica, etc....), depois musculação (sem exageros que nunca quis alargar muito, só para defenir), o pequeno aumento muscular leva a maior gasto de calorias, a reparação muscular gasta calorias, ajuda no aumento do metabolismo......

Com isto, ao fim de alguns meses, notam-se resultados muito bons..... O importante é não desanimar..... eu recomecei com BTT em Dezembro (meio +-), tenho andado pouco devido ao frio que se faz por estes lados e ando meio doente... mas já perdi 2.5Kg, o tempo começando a melhorar, é um tiro a perder os kg's a mais, passo a andar a cada 2 dias, em vezes de andar 1/2 vezes por semana....
 
P

penarider

Guest
Obrigado pelas respostas.
A minha alimentação não é a mais correcta. Não é que coma "lambarices", mas gosto de um bom prato de sopa e de um bom prato de comida...o maior problema é a quantidade, que é excessiva (estou a tentar reduzir lentamente). Resistência tenho, pois, ando muito a pé durante o dia, recentemente fui operado e constaram que está tudo óptimo com a minha saúde.
Quando me iniciei no BTT fiz como me estão a aconselhar, comecei sozinho, marquei percursos, comecei a cronometrar, ganhei mesmo gosto! Sempre cheguei a Fátima e bem, nessa altura tinha dias em que acordava, fazia 30 quilómetros e ao fim do dia voltava a repetir. Emagreci e estava em boa forma, aguentava muito bem e também andava em grupo, aos Domingos. Só que entretanto parei e voltei a engordar, confesso que o que mais me falta é motivação...mas ao fazer o esforço inicial queria apenas saber se há algo que deva fazer e que me esteja a escapar.
 

AF1980

New Member
O peso é essencialmente controlado pela alimentação, por isso se realmente queres perder peso tens que ter muita atenção com ela. Eu dantes nem sabia se estava a comer bem ou a comer mal, mas depois falei com um amigo meu e ele disse-me para primeiro começar por calcular quantas calorias é que tinha que comer por dia e só depois definir a alimentação.

Por isso o meu conselho é que primeiro fiques a saber quanto tens que comer e depois tentas perceber se não estás a comer de mais! Caso não saibas onde ver, podes calcular neste site:

http://www.bodyplus.pt/body-science/ferramentas-e-calculadoras
 

IceWolF

New Member
Isso não é tudo....

Passo a informar que sou formado na area da Saúde, embora neste momento sem exercer.... e calorias não é tudo, é alguma coisa, mas não chega....

É necessário verificar muito mais....

Se não, posso conseguir ingerir as calorias necessárias para emagrecer e continuar a engordar.... consigo fazer uma alimentação de "porcaria", e manter-me abaixo das 2000 calorias, e continuo a engordar, onde para mim, para engordar normalmente seria mais de 3500 calorias....


Importante...

Bom pequeno-almoço
Lanche a meio da manha
Almoço razoavel e aproveitar aqui para ingerir os hidratos de carbono (massa, arroz, pão, etc...)
Lanche a tarde
Jantar, isento de hidratos de carbono ou muito pouco
Seia, muito leve, tipo um chá e bolachas, ou algo do genero....

As doses devem ser de maior para menor, ou seja, deve-se comer pouco a noite e mais ao inicio do dia....

Deve-se comer alguma coisa de 2 em 2 horas para evitar aquela galga para comer (fome), nunca se deve ter fome.... o comer várias vezes ao dia queima calorias, obriga o aparelho digestivo manter-se a trabalhar, e para isso é necessário energia que provem das calorias, se não tivermos ingerido quantidade de calorias suficiente para esse processo, o próprio organismo começa a gastar as reservas...Gordura.

Agora aí tem um mal, quem leva uma dieta aos extremos, a queima da gordura em grandes quantidades é tóxico para o organismo, pode provocar graves problemas de saúde, começando com mal estar....


Dica, refeição equilibrada, se apetecer comer algo doce, deve-se comer, controlado claro, não se vai comer doces até dizer chega, algo bom para matar o apetite por algo doce, são as tâmaras por exemplo, e estas numa dieta equilibrada ajudam a aumentar inclusive o metabolismo.... têm muitos benefícios para a saúde, mas sem abusar claro.

Exercício, para começar, a cada 2 dias, dar preferência a aeróbico (corrida ou ciclismo com ritmos elevados na cadencia, mas com pouco esforço).... se der, no final de 1 hora de aeróbico, fazer um pouco de musculação, cuidado é com os exageros, 1 dia de descanso sempre, visto que para emagrecer, vai ser preciso músculos, o excesso de exercicio, pode levar a catabolismo (perda de massa muscular), o que queremos é anabolismo (aumento de massa muscular) para ter algo para ajudar no gasto calórico durante o dia.

Garanto que ao fim de uns tempos, começa-se a notar resultados.... o peso pode começar nos primeiros dias a aumentar um pouco (tipo algumas gramas), mas depois começa a descer queda livre, até chegar ao ponto onde se torna muito difícil de perder, mas aí as regras são outras.
 
Parece que as respostas que recebeste têm boas dicas para ti. Só para reforçar o aspecto da alimentação. Deverá ser adequada tanto a tipo de vida que tens (muito tempo sentado?) como ao tipo de exrcício que bicicleta exige.
grande parta do peso a mais sairá somente com alimentação durante o tempo que estamos quietos e sobretudo após o exercício de bicla (ou outro). O corpo tem aquela tendência nefasta para absorver tudo o que se come e bebe após o exercício. O qie faço é. logo após a volta de bicla como "qualquer coisa" para matar a fome (fruta ou tomate e ou iogurte simples). Somente algum tempo depois é que como uma refeição normal, mas sem excessos.
 

OPEN

Member
Parabéns pela decisão, só espero é que não desistas quando começarem as dores...

o melhor que me vem à cabeça é:

instala o strava ou algo do género e arranja companhia para andar!

o resto aparece (claro que a alimentação importa) com a evolução que vais sentir.
 
Top