O que levar para prova BTT!!

#1
Bom dia amigos,

Bem é o seguinte desde Agosto que estou apaixonado pelo BTT(amador né), já tenho ido a algumas provas e também passeios, até aqui tudo bem.
Este ultimo domingo fiz uma prova com cronometragem na 8º Raid Lagoas de Mira 35 km, e pensei desta vez vou dar o máximo de mim, até fique contente com o meu lugar 50º lugar em 300.
O que venho perguntar aqui é o que levam para a prova, em termos de líquidos e sólidos, digo isto porque por volta dos 25 km comecei a ter fadiga e os meus últimos 5 km custou ainda um bocado, que ate acabei por ser ultrapassado por 1 ciclista, salientar que só levei água da fonte, e não comi nada durante a prova, e o meu pequeno almoço foi cerca 2 horas antes da prova e foi um pão torrado com marmelada, água, e uma banana.
Podem dar uma dicas, ou até mesmo o nomes das marcas.

PS: Vejo muita gente a tomar tipo um gel antes da prova e durante(não sei o que é), mas também não sei o que levam no "bidom", já andei a pesquisar e sei que á pessoas que fazem a seu própria liquido(água-750 ml + 5 colheres de mel + umas gotas de sumo de limão + uma pitada de sal grosso).

Obrigado
 

camponubla

Well-Known Member
#2
No meu caso levo só o "bidom" com agua e um daqueles "tipo" comprimido para desfazer na agua. Levo outro desses no bolso e quando paro no meio da corrida no abastecimento encho o bidom, ponho o 2º comprimido e como algumas fatias de laranja / banana (por vezes levo alguma barra de chocolate e se tenho forma de comer-la sem parar o faço)....e siga.
 
#3
com o pequeno almoço duas horas antes e sem reposição (líquida ou sólida) durante o esforço é natural que essa ponta final tenha sido sofrida. na refeição que fizeste, teria substituído a marmelada e banana por um ovo mexido, levanto estes reforços para a prova, já que têm um efeito imediato. costumo fazer desta forma:

café/chá
torradas pão integral + ovo mexido + fiambre/presunto
fruta

antes do arranque: extreme bar + água
durante: bebida eletrolítica (água + pó solúvel)
após 1h: endurance bar + água
durante: bebida eletrolítica
após 2h: barra/gel/fruta + água
durante: bebida eletrolítica

o esquema é este, dependendo claro da extensão do evento. no final também é útil ingerir algo que promova a recuperação (sólido/líquido rico em proteínas).
 
#4
Boa Tarde,

Bem assim já começo a ter mais moção das coisas, para o próximo treino já irei experimentar assim, para ver como o meu organismo reage. Esse pó para fazer a bebida electrolítica também se vende no local da barras?
 

SeteGu

Active Member
#5
Com algum tempo vê isto. São algumas dicas de um nutricionista ligado à área do desportivo.

Eu não sou exemplo mas costumo levar camelbag, logo, bebo apenas água. Em tempos cheguei a levar chá (cuidado com o tipo chã) levemente adocicado e sinceramente acho que me ajudava (efeito placebo?).

Para ir comendo ao longo da prova/passeio/volta costumo levar bolachas. Tanto quanto já me disseram o ideal é que tenham frutose em detrimento da vulgar sacarose (teoricamente menos saudável, também) porque, supostamente assim, consegue-se manter por mais tempo os níveis de energia. Se é exatamente assim já não sei...
 
#6
convém também ter uma boa alimentação durante toda a semana. nos dias anteriores reforçar a ingestão de hidratos de carbono para criar reservas. apesar de haver a desculpa para doces é bom ter atenção às quantidades de açúcar.

a alimentação é realmente vital para este tipo de actividade. o SeteGu alertou e bem para o chá, mas também para as bolachas. há umas que anunciam libertação lenta de HC por isso parecem-me boa opção.
 
#8
Golddrink para por na água e uma barra ou gel.
Também existe uma coisa chamada "flapjack". É uma barra "maçuda" que podemos dividir em casa em 3 e embalar individualmente em prata. Dão para saciar a fome durante um bom tempo. Tambem tens um pacotes pequenos e meleáveis de frutas já desfeitas que é de facil ingestão.
 
#9
As flapjack, acho, como dissestes,e bem, muito maçudas. Para tomar ao longo das provas, não gosto. é bom por exemplo para aquelas saidas de dia inteiro... e esta barra substitui uma refeição ligeira, para-se para descontrari, e come-se a barra.

Para provas, tenho levado além do isotonico no bidon de 750ml, também uma barrinha VOLTAGE da NUTREND (65g), dá para duas tomas ;), e um cubo de marmelada ou de goiabada, uma banana pode dar jeito.. No entanto como nas provas existe zonas de abastecimento, consoante a coisa levo mais ou menos. A nivel de hidratação utilizo as aguas disponibilizadas ao longo do percurso.
 
#10
Vou falar o que um "MTB'er" ja com os seus 50anos faz quando vai para as maratonas de 70/80km... e a fazer dieta para perda de peso gradual

dias normais/treino -> evitar hidratos de carbono ou entao tomar durante o dia e evitar ao fim do dia;

-> apostar mais em proteina como ovos mexidos carnes brancas etc

dias de prova o pequeno almoço é ago assim:

cereais de preferencia corn flakes com pouca adição de açucar;
1 banana regada com 2/3 colheres de mel;
isto tudo 1:30h a 2h antes.. 30min antes da prova beber tipo compal, minute laid 2 a 3 embalagens e o bidon com bebida isotonica de preferencia pastilha do que por exemplo isostar e aquarius ou isso... ah e durante a prova comer a cada hora... ora banana ora barra de cereais.

bem acho demais para uma pessoa que vai fazer 50km por exemplo mas cada um tambem vai conhecendo os limites e necessidades...

o ciclista em causa tinha rem causa 85/90kg mas trepava com uma pinta dos "diabos" quase qualquer "parede" (transmissao 1x11 sram)

ja agora em relaçao ao raid das lagoas de mira tambem foi mt puxado... nao fui mas conheço quem foi e disse que aquilo estava pesado por causa do terreno emlameado e da chuva que caia.. hehe