O que levar na mochila/Camelbak?!

Rui-ADR's

New Member
Comprei uma mochila camelback e não sei o que devo levar (indispensável) para uma volta normal.

Espero que me ajudem.
 

Miguel.RS

Member
(actualizado a 20-01-2012)
O QUE LEVAR NA MOCHILA?!

001xmt.jpg

FOTOGRAFIA 1. Preparação da mochila.

É comum, durante as incursões de bicicleta pelos montes, surgiram problemas que afetam o normal cumprimento do trajeto. Quantos de nós já ficaram apeados por falta de instrumentos adequados para resolver um problema? Regra geral, quando saímos para os nossos passeios saímos com o básico: água, alimento e, eventualmente, uma câmara-de-ar e uma bomba. Numa prova, normalmente, existe assistência ou o atleta prevenido que nos ajuda. Numa volta domingueira é por vezes o companheiro que nos safa. No entanto, existem sempre aqueles imprevistos que nos limitam quando menos necessitávamos. A experiência pessoal ensinou-me que mais vale sair de casa bem preparado, do que fazer o percurso de regresso a pé.
Quando preparo a mochila (FIGURA 1-5.), vulgarmente designado camelbak (marca registada, especializada em produtos de desportos outdoor, como mochilas de hidratação e bidons), tenho em mente dois vetores: a bicicleta e o ciclista. Nesta perspectiva, equaciono que problemas podem afetar este dois elementos. A bicicleta apresenta inúmeras partes que estão sujeitas a desgaste e como tal poderão, mais cedo ou mais tarde, ceder. O ciclista se tudo correr como planeado, chegará de qualquer volta incólume. No entanto, lesões derivadas do próprio esforço, ou mesmo de uma queda, poderão significar o encurtar de uma volta.
Assim, aquando de uma incursão pelos montes, devemos sempre acautelar o máximo de situações possíveis, sem sacrificar em demasiado o ciclista com o peso acrescentado.
A minha mochila é preenchida por elementos de três estojos/kits:


• Estojo de primeiros-socorros;
• Estojo de bicicleta;
• Estojo de sobrevivência;​


Cada um destes estojos possuiu um conjunto de produtos que penso serem indispensáveis para safar de muitas, não todas, situações desagradáveis. Seguidamente, para melhor entenderem o que prevê cada um destes estojos, descrevo o que contém cada um.

ESTOJO DE PRIMEIROS-SOCORROS

Este é aquele estojo que cada um menos vezes quererá usar, no entanto, uma queda poderá implicar a sua utilização. Já participei em voltas em que foi necessário assistir um colega que caiu, e a inexistência deste estojo implicou que os cuidados básicos não fossem bem prestados. Eu próprio já caí e tive que recorrer a este kit. Assim, considero que são fundamentais, para prestar os cuidados básicos, os seguintes elementos:


• Compressas;
• Ligaduras;
• Soro fisiológico;
• Eosina/betadine;
• Pensos rápidos/ Tiras de sutura;
• Adesivo/Ganchos;
• Luvas esterilizadas individuais;​

002kdy.jpg

FOTOGRAFIA 2. Estojo de primeiros-socorros.

Nenhum destes produtos prevê um curativo definitivo. Contudo, cair durante um passeio e retornar com as feridas por tratar poderá implicar graves problemas. Assim, a maioria destes elementos deverá ser utilizado em escoriações resultantes de quedas. O soro poderá ser utilizado ainda nos olhos, enquanto os pensos e as tiras nalgum corte.

ESTOJO DE BICICLETA

Neste estojo coloco os materiais essenciais para resolver os problemas que normalmente afetam a bicicleta. A maioria dos problemas de uma bicicleta podem ser evitados com uma revisão preventiva antes da saída. Contudo, furos, correntes quebradas, pneus rasgados, pastilhas gastas, entre outros, são problemas comuns nas incursões pelos montes. Assim, os elementos que se seguem são destinado a resolver temporariamente o problema de modo a permitir o regresso a casa.


• Conjunto de chaves com desencrava-correntes;
• Câmara-de-ar;
• Bomba de ar;
• Pastilhas;
• Desmontas;
• Cola e Remendos;
• Elos de engate rápido;
• Abraçadeiras de plástico (zip);​

003cw.jpg

FOTOGRAFIA 3. Estojo de bicicleta.


Estes elementos prevêem a resolução temporária dos problemas já citados anteriormente. As abraçadeiras de plástico têm um carácter multiusos, pois servirão para solucionar algum problema imprevisível.

ESTOJO DE SOBREVIVÊNCIA

Neste estojo estão alguns elementos mais tradicionais e outros que, realmente, se destinam a situações extremas. Assim, para sobrevivência básica estão presentes neste estojo:


• Alimento;
• Líquidos;
• Canivete;
• Cartão de identificação;
• Iluminação;
• Apito;
• Impermeável;
• Toalhitas/Lenços-de-papel;
• Manta de sobrevivência;​

72088443.jpg

FOTOGRAFIA 4a/b. Estojo de sobrevivência.


Os elementos fundamentais como alimento e líquidos estão presentes em todas as voltas. A presença do impermeável depende da época do ano ou do clima que se faz sentir. Elementos como iluminação, manta de sobrevivência, toalhitas, apito são dispensáveis dependendo do trajeto e da companhia, ou ausência dela. O canivete é transversal a qualquer um dos estojos, pois possui elementos que podem ser utilizados nos primeiros-socorros (pinça ou tesoura) ou na resolução de problemas da bicicleta (tesoura ou canivete).

006.jpg

FOTOGRAFIA 5. Mochila preparada.

Naturalmente, que em cada um dos estojos existem elementos passíveis de serem retirados de acordo com o clima, com a distância do percurso, com a companhia (colegas de pedalada podem distribuir a carga) etc. Do mesmo modo, também alguns elementos podem ser acrescentados, como um pequeno recipiente de óleo, dinheiro, ou até, eventualmente, as chaves de casa e o telemóvel. Tudo depende das reais necessidades de cada um.
O caso que aqui vos apresento diz respeito aos cuidados que tenho quando preparo uma incursão pelos montes. Regra geral, recorro a todo este material para voltas superiores a 40km ou quando circulo sozinho. A mochila que preparo pesa pouco mais de 2kg, um peso que com uma boa distribuição da carga, pouco se nota e que compensa as chatices que se podem evitar. A falta de preparação já me fez retornar a pé, curar as feridas no meio do nada, apanhar frio e chuva quando não contava, até mesmo regressar em cima da bicicleta, mas sem poder pedalar.
Em suma, preparem bem uma incursão pelos montes, ponderem bem as condicionantes e adaptem às vossas necessidades. Obrigado pela paciência para lerem este discurso tão grande. Sinto-me feliz por poder partilhar com todos esta minha opinião.

Cumprimentos,
Miguel
Artigo completo no blogue dos Mem Gundar BTT
 

VilhenaLeitao

New Member
Para uma volta normal 30/40km:

Água (1Lt);
câmara de ar;
jogo de chaves e desmontas;
peça de fruta e barrita;
telefone.

O resto da tralha vai na bike. Bebida isotónica, luzes, bomba...
Isto tudo compensa a minha falta de peso :D
 
Last edited:

Arpeggio

New Member
Eu no Camelbak levo água, chaves de casa, carteira (por causa da identificação), telemóvel, e duas barras de cereais.
Na bolsa de selim levo duas câmaras de ar, remendos, 3 desmontas e o kit de chaves. A bomba vai no suporte respectivo, preso ao quadro. :D
De Verão, na força do calor, levo isto tudo e dois bidões de água no quadro, para ir "tomando banho" quando começo a ficar com calor. Vou pesadíssimo, mas feliz. :rolleyes:
 

KLUCA

New Member
havia um tópico sobre isto algures no forum....

levo o que a malta diz aí por cima e tb nunca falha o bom do papel higienico :)

se não servir para limpar as mãos depois de alguma intervenção mecânica, pode sempre servir para limpar o cagueiro :) :)
 

sniper00

New Member
No meu camelback para voltas mas longas,

1l na bolsa,
mais um bidon,
levo jogo de chaves,
tudo para mudar a camara, as chaves ,a bomba e claro 1 ou 2 camaras
telemovel sempre,
a carteira,
o belo do farnel, 1 ou 2 latas do atum, 2 peças de fruta, saqueta da bolacha ou uma sandes,
luzes, e é tudo.

Cump
 

Peixinhus

Active Member
Jasus :D tanta tralha. Eu vou acampar 15 dias e levo menos coisas :D
Normalmente levo a famosa bomba uma camara 2 desmontas 1 elo rápido e uma minuscula caixa com 2cm onde vão uns autocolantes de 1.5cm tapa furos e lixa, vai tudo embrulhado em saca plástica das transparentes e no bolso do meio do jersey, no esquerdo vai o telélé e no direito as chaves de casa + o famoso mp3. A vinhaça vai no bidão :D

Abraços
 

pintox

Member
-Bomba
-Camara de reserva (apesar das camaras serem de gel, podem levar um rasgão)
-Kit de Ferreamentas
-Alicate
-Oleo lubrificante
-Várias abraçadeiras de nylon
-Kit 1ºs socorros
-Lenços papel
-Reforço e água
E já me habituei ao peso extra ;)
No verão e quando rolo em estrada não levo nada "ás costas".
 

jlc

New Member
De tudo o já referido não há muito mais a acrescentar a não ser como diz um amigo meu 1 quadro insuflavel, enfim tudo o q nos possa fazer falta e dê jeito para o q der e vier...
 

luxor

New Member
boas!
eu levo:
2 camaras da ar, bomba, aperto de espigão, dropout, elo de corrente,
ferramentas e a respectiva agua e comida.
e o telemovel
 

danihardrock85

New Member
Depois de ler isto começo a achar que ando a arriscar demais...
Eu não levo camaras de ar e o que esteja relacionado para mudar um pneu... porque tenho nas camaras de ar, slim (liquido anti-furo) acham que não deva confiar muito???

Mas claro levo bomba (na bike), agua, multi-tools, telemovel, carteira, chaves, barritas, etc...

As bombas de co2 não são um bom substituto para as camaras de ar e toda a "tralha" em caso de furo? o que acham?
 

pre_historico

New Member
eu levo o CO2 e a bomba. mesmo com doseador, 16g de CO2 enchem 1,5 um pneu. no domingo tive que encher o penu umas 6 vezes em 10 km. gastei duas bombas de co2 e ainda tive que dar à bomba. não me apeteceu trocar de camara de ar
 

pirilampo

Member
Eu levo:
Kit de primeiros -socorros;
spray frio;
desmontas;
câmaras de ar(duas);
2 elos de corrente;
drop-out;
Multi-tool;
Alicate de corte(pequenino de electrónica);
Canivete;
apito com bússola e lanterna incluída;
Barritas, marmelada;
àgua(cerca de 3l);
bracádeiras de serrilha;
lenços de papel;
bomba de CO2 e respectivas recargas (dá para ser manual também);
óleo lubrificante;
pilhas suplentes para a câmara de filmar e para o gps.
E mais alguma coisa ás vezes lá pelo fundo...
Telemóvel, documentos e chaves de casa.
O pessoal até me chama o "sport billy", habituei-me ao peso e agora não ligo nada., mas consigo andar 1 dia inteiro em autonomia total.
Enfim, sem o camelbak sinto-me nu em cima da bike....
 

GoTxA

New Member
Loooool

pirilampo quando andar sem bolsa levanta msmo voo :O

Eu levo nas costas

waterboy de 1,5 litros
1a camara de ar
remendos e respectivos utensilios
tool de ferramentas
e telele, carteira e chaves, e cadeado, nunca se sabe kande se tem de parar pa uma jola ;)
 

Paulo Oliveira

New Member
Eu, como gosto de andar em autonomia, e não gosto de depender de terceiros, levo:

=> Bomba de ar
=> 2 Camaras de Ar
=> Kit de reparação de furos
=> 2 Desmontas
=> Alicate multiusos
=> 2 Litros de Água
=> 2 ou 3 barras de cereais (ás vezes dispenso 1 a algum companheiro de trilhos)
=> Kit de chaves para a bike
=> Carteira
=> Chaves
=> Telemóvel
=> Casaco "corta-vento" (dobrado, quase não ocupa espaço)

E acho que não me esqueci de nada... Desde que me habituei a andar de Camelback, o peso deste não interfere nada nas minhas voltinhas de bike.
 

Kaiser Mafra

Elos Rápidos
No camelback levo 1 câmara de ar, a bomba de ar, o télélé, duas barras e água principalmente no Verão, porque não gosto muito de andar carregado, só o essencial, a burra carrega o resto, os bidons a ferramente e já é muito.
 
Olá
Como alguém já disse atrás também gosto de andar em autonomia com a excepção de haver algumas piadas como e pá tanto peso e pá eu não preciso nada disso pois como devido a andar muitas vezes sozinho tento ter o essencial
Bomba de ar
2 Câmaras
1 Multitool
1 Caixa de remendos
Fotocópia de documentos pois as vezes a agua entra por onde menos se espera
Barritas
2 Lt. agua
Telemóvel
1 Dropaut
1 Elo de engate da corrente
O habito e tal que não consigo sair sem o camelbag;);););)
 

rm6

Member
Boas,

Aproveito para agradecer ao autor deste tópico, pois já fiz a lista para o que vou passar a incluir no meu cameloáscostas :mrgreen:
Possivelmente irei colocar uma máquina fotográfica descartavel :mrgreen::mrgreen:
o telele ainda não é grande pistola

abç
 

João Roldão

New Member
Eu tb costumo levar muita coisa....

- 2 a 3 litros de agua
- 2 barras
- "desencravador" de corrente
- ele rápido
- kit primeiros socorros (já deu muito jeito)
- bomba
- camara de ar
- télemovel
- carteira
- multi-tool
- 2 ou 3 sextavadas extra
- uma pinça. (sim, dá bastante jeito quando se fura com tubless. é a melhor coisinha para tirar os picos)
- Desmontas
- adaptador de pipo
- chaves de casa

e acho que é tudo....
 

crocha

New Member
No meu caso, para voltas mais pequenas costumo levar a camara de ar, os desmonta, a multi tool e uns remendos na bolsa da ginga, nos bolsos do jersey é que levo a bela da barra chaves e telemovel...a água e a bomba de ar a ginga carrega.

Quanto a comida, se não estou a dizer nenhum disparate devemos hidratar cada 15min e comer pelo menos cada 1 hora....penso eu de q :cool:
 
Top