O que acham da minha escritura? :)

Saionap

New Member
O que acham da minha escrita? :)

Ontem, cerca das 04:00h, não tinha sono, mas também não tinha nada para fazer... Peguei numa folha e uma caneta e comecei a "escrever o que sinto" num papel e, ficou assim:

PORQUÊ O CICLISMO?
Porquê o ciclismo? Porquê o ciclismo e não o futebol? Porquê uma bicicleta e não uma bola? Muita gente pergunta: -A festa vai começar agora, por que te vais embora tão cedo? Eu respondo: - Porque amanha bem cedo vou pedalar, SOU CICLISTA! A bicicleta é como um cão, quando somos pequeninos todos queremos ter uma! O ciclismo é tão duro, tão desgastante que podes perder os sentidos a pedalar (o coração bate até 220puls), capaz de vomitar sangue. É preciso ter a cabeça no lugar para aguentar a prova e para preparares uma fuga que te leve à vitória. Alcatrão ou Terra, não interessa o piso em que andas porque de qualquer uma das formas tens q ganhar quilómetro a quilómetro. É um desporto que te dá um estilo de vida e uma forma de viver diferente… E mesmo só com o esforço do teu corpo consegues superar. Onde cada treino é uma superação pessoal e, se não tens garra, se não tens força de vontade, NÃO TENS VALOR. Levantar às 5,6,7 horas da manhã para correr dezenas de quilómetros! Um desporto tão duro onde cair faz parte do próprio espectáculo!!! ESTA É A PAIXÃO PELO CICLISMO Porque o sacrifício e o sofrimento que passamos faz-nos crescer. E quando já vais estourado e tens ainda uma serra para subir que aparenta não ter fim, vais buscar forças que nem sabem de onde vêem e consegues alcançar o objectivo. Quando sobes o maior degrau do pódio esse sentimento faz-te crescer como pessoa e aí sim, podes ver os problemas de forma diferente e solucioná-los de outra maneira. Seja amador ou profissional, um ciclista merece sempre reconhecimento, porque tu és o RIVAL de ti próprio e vais ser assim até à morte, porque és um desportista dos pés à cabeça, PORQUE ÉS UM SOFREDOR NATO E MERECES MUITOS APLAUSOS! APRENDI que quando tens que aguentar, mesmo que estejas quase a morrer e a sentir o próprio sangue na boca e te vem à cabeça a ideia de desistir, tens que ser ainda mais forte! Sou uma pessoa diferente, SOU CICLISTA, para mim não são importantes as recompensas, importa sim superar os desafios que nos são entregues custem eles o que custarem demorem eles o que demorarem e ter uma GRANDE EQUIPA onde todos se dão bem e são amigos! TENHO ORGULHO NAQUILO QUE FAÇO, PORQUE COM GARRA, SUOR, SANGUE A MUITAS VEZES LÁGRIMAS UM CICLISTA ESTÁ SEMPRE PRONTO PARA NOVOS DESAFIOS E NOVAS PEDALADAS! AndréPanoias®



O que acham do texto? Eu sou amador, tenho apenas 15 anos, mas penso ter razão...
 
Last edited:

bruno Duque

New Member
Muito interessante. tbm tenho 15 anos e nunca me passou isso pela cabeça.
Muito bom, mesmo. Qual o interesse pelo futebol ???
Correrem atrás daquela coisa redonda para tentar meter dentro de uma caixa, quadrado, etc..
Mas tbm é melhor que a malta ligue mais ao futebol, a que as competições tipo nacionais e regionais , pelo menos em cadetes, ja tem muita gente e ja é muito dificil.
Continua a bombar,

cumprimentos
 

kris

New Member
Nem mais

Ora boas pessoal
Aqui está um bom exemplo de quem sabe escrever português, sou filha de professora e habituada às lides da escrita (sempre escrevi muito além de ler) e é muito raro hoje em dia encontrar jovens de 15 anos a saberem como usar a língua maravilhosa que temos (mas que agora estão a estragar com esta história do acordo ortográfico), nem eu que tive a educação que tive e que andei na escola com um sistema educativo muito diferente do actual consigo escrever assim tão bem. Até muitos escritores conceituados ficariam envergonhados por não saberem escrever assim.
Os meus parabéns, além disso com este texto acho que apresentaste o sentimento de muitos de nós que adoram a sua "bike" e as alegrias de praticar ciclismo. Por mim falo, não pratico btt mas dou as minhas voltinhas de "bike" todos os dias e duas vezes por dia, a primeira volta do dia é quase sempre feita bem cedo ( levanto-me às 7h da manhã para poder estar em cima da minha bike antes das 8h e do maior movimento) e nunca é inferior a duas horas, salvo raras excepções, mas uma coisa é certa o que sinto é exactamente o que tu apresentas no teu texto. Há um ponto que tem para mim mais força no meio de tudo isto, quando falas de sermos rivais de nós mesmos.
Não me vou alongar mais só tenho a dizer Saionap continua assim, nunca percas esse dom que tens de escrita. Sim podes crer que é um dom.
Fiquem bem e boas pedaladas
 

sam_pnunes

New Member
Excelente texto. Eu revi-me nesse texto , não só pela parte que toca ao ciclismo mas tambem na parte que toca a minha profissão. Sou trabalhador independente e se eu não me propuser a ultrapassar os meus objectivos, as dificuldades impostas no dia a dia , seja pelos clientes seja pelas circunstancias não coloco o "pão" em cima da mesa para a minha familia. Já o meu antigo chefe dizia " Dou preferencia ( a recrutar ) a quem pratica um desporto , pois esses tem espirito de sacrificio e numa semana em que seja necessário um objectivo mais alto eles vão saber lutar para o atingir" .
Continua assim Andre , PARABENS
 

agirão

New Member
Miúdo (deixa-me tratar-te assim, de forma carinhosa!)
O facto de gostares de escrever já é importante! O gostares de um desporto é motivante! O perguntares o que achamos é apaixonante!
Ainda só tens 15 anos! Mas que importa?
Irás desenvolvendo a predestinação de quem sabe escrever! Daqui a uns anos vais olhar para o que escreveste, vais ter a noção de que as tuas emoções estão lá, expressas de acordo com o momento! Algumas coisas modificarás mas, estás a partir de um patamar já elevado!
Continua, miúdo! Gostei de te ler!
António Girão! Professor há quase 30 anos...de Língua Portuguesa!

Parabéns, Jovem Promissor!

Um abraço!
 

guerras

New Member
Boas!
Realmente isso sao tudo coisas que tambem ja me passaram pela cabeça, e focaste aí factos que me revoltam. Continua assim, pode ser que vás escrever crónicas para a BikeMagazine x)
cumprimentos
 

Saionap

New Member
Obrigado, achei por bem "postar" aqui o meu texto, os meus sentimentos e além disso aquilo q mais gosto de fazer!
A questão do futebol veio porque eu, antes de me dedicar às bicicletas e antes de adquirir a minha "bruta" joguei futebol e o jeito para correr atrás da bola não era nenhum... Descobri este mundo e, para mim, é ESPECTACULAR!

Obrigado pelo incentivo amigos!
 

BriTTo

New Member
Bem foste tu que realmente escreveste isto????

Pois ja vi varias fontes deste texto...em brasileiro...espanhol... mas nao sei quem realmente escreveu!!!!!
 

NMFerreira

New Member
Não leves isto como uma critica destrutiva, mas sim construtiva.

Acho que o texto um pouco dramático, há por ai muito sofrimento e vomitar sangue etc...
Posso estar a interpretar mal a palavra "sofrimento e dor", mas acho-a demasiado forte para o desporto em causa! Talvez se a trocasses por desgaste físico e psicológico não fizesse parecer que praticas "sadocilismo".
O ciclismo é PRAZER DE PEDALAR mesmo que isso implique um grade desgaste a nível físico e psicológico até mesmo umas mazelas mas é o prazer de pedalar que nós faz voltar, volta a pós volta prova a pós prova aos trilhos e não a dor e sofrimento, porque no momento em que for pedalar e sentir dor e sofrimento o prazer já não estará presente.
Quanto a futebol é um desporto espectacular, agora não sou a favor dos ordenados que muitos jogadores recebem nem da quantidade de € que gira a volta desse desporto e talvez seja isso que faz alguns dos outros desportos parecerem ingratos.
Mas em havendo prazer naquilo que fazemos não há nada melhor que a nossa recompensa que é a satisfação que sentimos ao fazer aquilo que gostamos e nos diverte.

Saionap continua com esse espírito de luta e força de vontade que eu vou continuar a pedalar ;)
 

Rodasepedal

New Member
EU digo:

:exacto::exacto::exacto::exacto:
Qual bola qual quê, a malta quer é dar ao pedal

:clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap:

Muito bem escrito, revejo-me totalmente no teu texto.

Força nas canetas :mrgreen: as três as do pedal e a da escrita.

Cumps
RODAS
 

fernanrei

Member
Não importa a idade nem tão pouco a tua formação, mas o que escreveste tem valor e esse valor vem de dentro. Faz um favor a ti próprio, que se irá manifestar em todos nós. Não deixes de escrever nem de pedalar, porque irás muito longe com tanta emoção.
Um grande abraço
 

telmo gomes 23

New Member
Boas

Olha esse texto esta muito fixe! Para mim o futebol nao tem significado. Se os jogadores gostassem da bola rematariam para a baliza deles para ficarem com ela, logo se eles rematam para a baliza adversaria e porque nao gosta da bola...mas enfim gostos sao gostos!

o meu slogan e: BTTeVida!!!

Pessoal aproveitem bem a vida e pedalem sempre que possivel!
 
Top