O prazer de ainda conseguir ver uma maravilha

#1
Desde que me conheço sempre me lembro,do meu gosto pelas becicletas.
Ainda não se sonhava com estea loucura das bicicletas e já eu gostava de pegar na minha bicicleta que tinha de 50 contos,que na altura pensava que era uma máquina e aventurarme a descer o monte do pé da minha casa.,oua aventurarme a fazer os imprecionantes 30 kl,para mim já era uma viagem.
O tempo foi passando,bicicletas melhores foram aparecendo,fiz passeios,maratonas,algumas viagens,fui conhecendo,a belesa do nosso pais,mas muinta coisa,ainda está para conhecer.

Há 3 anos atrás,o sinal que alguma coisa não estava bem,sabia que tinha uma doença dejenerativa,no que diz respeito há visão,nesse dia fiquei algumas horas sem ver.e lógico um grande susto,logo o oftomologista me diz,que a ia perder visão de uma forma galopante,e realmente perdi bastante visão.

O tempo foi passando e os trilhos tornaram-se mais perigosos,com a minha falta de visão,sempre tentei levar ao máximo de tempo possivel,os passeios,mas na edição de 2009 do Maria da Fonte ,nos primeiros kl,fiquei muinto aflito,desisti da prova,e pela primeira vez tive raiva.
para trás deixei a bicicleta,durante,alguns meses,nada quis saber do btt.

Em Agosto do ano passado nas minhas férias decidi fazer os caminhos de santiago a pé,contudo chego a altura não sei o que me deu fui na minha ss.nunca arrisquei nada,tudo o que era tecnico fiz a pé.demorei a fazer ida e volta uma boa porrada de dias.

Comecei de novo a ter gosto pelas bicicletas e pelo btt.pois nada me tira o prazer e o orgulho de ajudar a organizar alguns dos maiores eventos de btt.

nisso devo bastante a minha equipa AMIGOS DA MONTANHA DE BARCELINHOS,lá e o meu escape,ao trabalhar afincadamente na organização dos 5 CUMES ou TRILHO DOS MOINHOS,pouco ou nada trabalho nos trilhos,mas chego ao fim do dia da prova tenho o mesmo prazer,como se estivesse a pedalar.

aqui é onde sou feliz-(http://www.amigosdamontanha.com)

depois de um longo tratamento encontro-me estavelizado,há espera de vez para o transpelante de corneas.comecei a pedalar,embora só em estradões e estrada.

È certo que há mais de um ano não faço uma maratona ou qualquer raid sequer,mas nada me tira o prazer de fazer algumas ecopistas,ainda dia 27 e 28 de março fui a Fátima pela rota atlantica sozinho e em autonomia total.

este Verão vou tentar concretizar um sonho que é ligar as 21 Maravilhas de Portugal,contudo não tenho datas defenidas,será nas minhas férias.contudo nem me compremeto ou prometo em conseguir cumprir tudo.será ir indo pedalando e logo se vÊ.

espero com isto tudo conseguir:

-comprir o meu sonho
-conhecer pessoal e locais onde vivem aqui o pessoal do forum e ai peço que na altura quem me quiser acompanhar ou recever nas vossas cidades ,terei todo o prazer da vossa companhia.
-IMPORTANTE-quando nos toca a nós,começamos a ter uma visão diferente das coisas,quantos de nós já passamos por um cego,e pensamos coitadinho do ceguinho.e isto serve para outras defeciencias.
Não seremos nós os coitados,se eu com as minhas crises,ou final de tratamentos,fico arracasca sem ver por momentos,que seram essa pessoas que se movem no meio de nós com um abontade supreendentemente,mas tem que levar com a nossa arrogancia ou até despreso.
sabiam que na camera de Barcelos a central telefónica é gerida por um invisual

Pois eu ainda tenho o prazer de ver a maravilha do que é o meu sobrinho a brincar,de ver a minha familia,uma boa paisagem,eles teram um esforço acrescido,para conseguir imaginar.

eu sinto-me um sortudo por estar nas mãos de bons prefecionais do hospital de s.João,que me dão garantias que tudo ficará bem,mas quantos invisuais que voçes veem ficaram cegos com a doença que tenho,por não haver a tecnologia á poucos anos atrás,que me garante agora tranqualidade.a mim faz-me no minimo pensar.
e é para estas pessoas que trabalham as belissimas pessoas que trabalham na ACAPO-Associação de Cegos e Ambliopedes de Portugal.

tirem um pouco de tempo e visitem este exelente trabalho-(www.acapo.pt)

fiquem bem
José Figueiredo.
 
Last edited:
#2
José!

A tua vontade é fascinante! Acredita que a fé, a vontade, o querer, movem montanhas!

Nessa viagem que irás fazer, terei prazer em acompanhar-te na zona de Coimbra!

Força, Amigo!
 
#3
Força josé! muita força e confiança e vais superar essa etapa com relativa facilidade e como diz o Girão a fé e a vontade de querer movem montanhas!

Ao passares na zona de Aveiro avisa que terei todo o gosto em te acompanhar!
 

PBM

New Member
#4
Bom dia
Caro Amigo José...se esse seu projecto for para a frente...concerteza vai passar aqui na minha terra....moro em Vila Velha de Ródão e por cá temos uma das cadidatas as 7 maravilhas....que o amigo Cagareu já nos fez o favor de divulgar noutros sitios, e quase que aposto que tambem votou nelas eheheh (obrigado)...as Portas de Ródão....por isso quando passar por cá se necessitar de prenoitar ... uma visita guiada ao local ou qualquer outro apoio é só avisar...
aqui ficam os contactos...,
pbm1971@gmail.com
962706169

Quanto ao resto percebo-o perfeitamente, tb é um problema que me toca de perto...não pessoalmente mas a alguem muito proximo de mim....mas a fé move montanhas...

Boas Pedaladas
Paulo Martins
 
#5
Boas josé, assim é que é.
Força de vontade é meio caminho para concretizar um sonho.
Na zona de Redinha, Pombal se precisares de ajuda ou acompanhamento estou disponivel.
beja68@gmail.com
É só dizer alguma coisa.
Carlos Beja.
 
#6
Ora boas pessoal antes de mais obrigado,pela vossa atenção e desposição de me ajudar.
Como devem calcular,ainda estou longe de saber o trajecto que irei realisar.e estando de certa forma com o feturo inserto,torna-se dificil fazer projectos com alguma antecedencia.contudo optarei por uma destas soluções:
-começar na maravilha mais a sul,FORTALEZA DE SAGRES,e vir vindo visitar as outras conforme venha vindo para norte.
-fazer uma rota circular indo sempre encostado ao atlantico e voltar mais pelo interior.contudo estou mais enclinado para a primeira epotese.
escolhi este ano porque sei que pelo menos até agosto,dia 3,não serei operado,pois estou á espera de exames e depois no caso de ser trsplantado de seguida terei cerca de 2 ou 3 anos de recuperação

eu para fazer esta viagem vou dar preferencia a ecovias e estradas secundárias,deixando de lado percursos mais técnicos.se viverem perto de uma das 21 maravilhas e me poderem ajudar com informação relativas a esses locais tipo hora de visitas,contactos,e melhor caminho para a proxima maravilha agradecia.

e certo que já tenho muinta informação reunida tirada da net,mas cumo progamar uma viagem destas em que não há uma base,tipo traks de gps e afins,a vossa ajuda pode ser preciosa.

aqui fica o link da apresentação das 21 maravinhas-http://www.youtube.com/watch?v=AqtsrWE0C0o

mais uma vez obrigado pela vosso atenção

José Figueiredo
 
#7
Boas,

Amigo Zé tive o prazer de te conhecer, pois os nossos caminhos cruzaram-se nos meus caminhos de Santiago e a tua companhia foi do melhor que há.

Já sabes que podes contar comigo na zona de Lisboa.

Grande abraço amigo e força
 
#8
Boas,

Amigo Zé tive o prazer de te conhecer, pois os nossos caminhos cruzaram-se nos meus caminhos de Santiago e a tua companhia foi do melhor que há.

Já sabes que podes contar comigo na zona de Lisboa.

Grande abraço amigo e força
fico contente de vos ver já por cá.essas pernas devem ficar de molho,pelos proximos dias.como já te disse um minhoto em Lisboa de bicicleta é coisa para provocar amas dezenas de acidentes.temtem ver ai em lisboa umas boas ligaçoes das maravilhas.fiquem bem.estou de olho no vosso tópico.

ps.saiste-me uns amigos vós,então eu nas fotos apareço sempre de costas.
 
#9
Bom dia
Caro Amigo José...se esse seu projecto for para a frente...concerteza vai passar aqui na minha terra....moro em Vila Velha de Ródão e por cá temos uma das cadidatas as 7 maravilhas....que o amigo Cagareu já nos fez o favor de divulgar noutros sitios, e quase que aposto que tambem votou nelas eheheh (obrigado)...as Portas de Ródão....por isso quando passar por cá se necessitar de prenoitar ... uma visita guiada ao local ou qualquer outro apoio é só avisar...
aqui ficam os contactos...,
pbm1971@gmail.com
962706169

Quanto ao resto percebo-o perfeitamente, tb é um problema que me toca de perto...não pessoalmente mas a alguem muito proximo de mim....mas a fé move montanhas...

Boas Pedaladas
Paulo Martins
olá Paulo,eu estou-me a referir,as maravilhas patrimoniais e não ambientais,mas fico desde já agradecido pela sua desponibilidade.

contudo estive a pesquisae na net esse local realmente é um paraiso deve ter orgulho de viver num sitio desses.pode rer que fique para uma proxima

mais uma vez obrigado pela sua atenção
 
Last edited:
#11
Amigo Zé, eu consigo ver, consigo pedalar (ainda) sem roturas, sem problemas (detectados) e ainda não fiz nada parecido com o que fazes. Sim, digo fazes, não digo "fizeste".
Claro que espero um dia poder participar nessas andanças, pois tenho vontade de o fazer; mas para já, vou arranjando prática, força nos garfos, destreza (veremos...), um passo de cada vez.
O teu contributo não só é enriquecedor como também é motivador.
Pessoas assim é que deviam aparecer na TV, mostrando aos jovens como fazer, em vez dos palhaços que a todos nós fazem de palhaços...
Boas pedaladas e, quem sabe, até um dia.
 
#12
Pois é pessoal,mal passaram 3 semanas da minha ultima viagem e já estou metido noutra.e ainda por cima a mesma viagem desta feita irei acompanhar,os meus amigos da PROPEDAL DE ESPOSENDE a FÁTIMA pela mesma rota que eu custumo fazer.mas desta vez não irei carregado e terei companhia.

amigo CAGARÉU amanhã passarei ai pelo seu quintal se tiver desponivilidade e nos quizer acompanhar ai um pouco pelas lindas terras de AVEIRO.teria todo o prazer da sua companhia.e ficaria a conhecer mais um dos aventureiros aqui do forúm.

faremos a ROTA ATLANTICA.partiremos de Esposende direção a Vila do Conde,Porto,Gaia,Espinho,Esmoris,S.Jacinto onde passaremos a ria de Aveiro no ferry,depois passaremos pelas lindas lagoas de Mira,apanhando depois a reta da Tocha até ao nosso descanso que será na Figueira da Foz.teremos 207 kl compridos,ficará para o segundo dia 80kl,começando na Figueira que nos levará até Leiria e fica a faltar a dificil subida até Fátima.

no caso d alguem nos quizer acompanhar nas suas cidades,aqui fica o meu contacto-967476065.

aqui ficará mais um treino para a minha aventura de Verão.meto-me em cada uma.

quanto há minha aventura em breve posterei aqui novidades.
mais uma vez obrigado por estarem a acompanhar os preparativos para a minha viagem
josé figueiredo
 
Last edited:
#15
boas pessoal,mais uma viagem comprida,desta vez não correu lá muinto bem,pois apanhamos muinta chuva,e hoje logo no inicio da etápa o pedal esquerdo resolbeu-me pregar uma partida.prendendo completamente.dando origem a um esforço maior valeu a camaradagem da equipa,para conseguir chegar a Fátima pela sétima vez de bicicleta e este ano já vão 2 vezes.
quanto aos meus parceiros foram impecáveis e com uma grande camaradagem.fomos 18 bravos,que partimos e conseguimos chegar todos.

ao CAGARÉU obrigado por sair de casa depois do esforço fisico,e no meio daquele temporal louco,para nos dar uma palavra de coragem.quanto há visita da sua linda cidade terá que ficar para uma próxima oportunidade pois no meio daquele temporal não se tornou possível.mas não faltaram opurtunidades.

obrigado-José Figueiredo
 
#16
Boas!
Tive o prazer de o conhecer embora muito despropositada-mente, pois foi hoje numa loja de bicicletas em barcelos, não tinha conhecimento do seu projecto até o ter mencionado hoje na loja.
É bom ver que existem pessoas com esta força de vontade e entrega. Força no seu projecto.

Cumprimentos
 
#17
FORÇA GRANDE ZÉ MANEL! A TUA VONTADE CONCERTEZA QUE VAI PERMITIR REALIZAR O TEU SONHO.
EU ESTAVA PRESENTE NESSA DIFICULDADE QUE INFLIZMENTE PASSASTE NA POVOA DE LANHOSO, MAS AGORA, COM MAIS CALMA, TUDO VAI SER DIFERENTE.
VAIS CONSEGUIR ULTRAPASSAR TODAS AS MONTANHAS E DIFICULDADES COM A TUA BICLA.
LEMBRA-TE QUE A FORÇA DE VONTADE, É O FACTOR MAIS IMPORTANTE PARA CONCRETIZARES O TEU OBJECTIVO.
QUANDO SOUBERES AS DATAS AVISA, AQUI NA NOSSA ZONA TENS A MINHA COMPANHIA. UM ABRAÇO E FORÇA...
PIRES (Estive contigo na recepção dos dorsais em Esposende)
 
#18
boas
amigo ze que cai,afinal nao cai,tambem tive o prazer de te conhecer em abril no caminho de santiago,a tua companhia foi 1 maravilha.desculpa la a 1h30 de seca que levas-te,he he he.
espero que facas a cirurgia o mais rapido posivel e que recuperes rapidamente.
se eu poder ajudar em alguma coisa pelas terras de santa maria(santa maria da feira) e so dizer.
 
#19
olá juventude,o facto de ter estado na organização do LUSO GALAICO,não me tem dado o tempo preciso para ir respondendo aos vossos comentários.de certa forma aqui vai:

quanto ao meu projecto,neste momento estou a tratar da aquisição de um atrelado e de uma tenda,tenda esta que é montada em conjunto com a bicicleta,tornando assim dificil o roubo da bicicleta enquanto se está a acampar.

também já decidi que partirei de minha casa em direção da primeira maravilha que será o CASTELO DE GUIMARÃES,deregindo-me depois para o Porto onde encontrarei mais duas,a TORRE DOS CLÉRICOS e IGREJA DE S.FRANCISCO.Aqui entrará outro sonho meu que é a súbida do rio Douro,indo até há Régua,partindo depois até Vila Real onde se encontra o PALÁCIO DE MATEUS,a partir daqui ainda não está defenido.

ao pessoal que tem acompanhado o meu projecto,obrigado sendo assim ao:

CAGARÉU-obrigado pela simpatia que tem tido para comigo.

AGIRÃO-por ai por coimbra tenho duas maravilhas para visitar,já agora sabe-me dizer se é possivel visitar a universidade de Coimbra?,espero por isso ter o prazer de o conhecer.

PBM-depois de falar com o amigo CAGARÉU,o homem parece o adevogado de defesa das PORTAS DE RÓDÃO,tudo farei para as conseguir visitar,embora não esteja no grupo das minhas maravilhas já deu para percever que vale a pena visitar.

FILIPPUS E JORGECEM-foi um prazer ter pedalado com vós aquando a vossa passagem por Barcelos,na vossa viagem,por isso estais em divida para comigo,tereis que me acompanhar ai nas vossas cidades.

amigo PIRES,nunca esquecerei que naquele momento algo dificil,lá por terras de Maria da Fonte,pude contar com a tua amizade e do pessoal do Esavelinha btt,bem como da tua esposa,obrigado será pouco,tudo de bom para voces.que tal me acompanharem até Guimarães seria uma honra para mim.

BEIJIX68-Também conto passar ai por Pombal.terei todo gosto da sua companhia.

TUNAK-é bom conhecer jovens que gostam de btt,obrigado por vires dar aqui um salto ao cantinho do velhote,contigo não faltaram oportunidades de falarmos,pela cent'esima vez não é voçe é tu

KOTA2WHLEES-de que estás há espera para começares,olha que uma viagem de bicicleta é uma coisa única.

espero não me ter esquecido de ninguém

fiquem bem
 
Last edited:
#20
olá amigos do pedal.pensei em criar outro tópico mas vou faze-lo aqui para poupar recursos do fórum.
amanhã domingo.nós amigos da montanha vamos realizar um domingo desportivo em que as receitas reverteram a favor da associação AMA-amigos do autismo.
sendo assim teremos um passeio de btt,um de canoagem eum percurso pedestre.

estas actividades teram uma escrição minima que servirá de donativo que será:

-percurso pedestre-3€
passeio btt-5€
canoagem-6€
vinde passar o domingo com os amigos da montanha e ajudem estas crianças maravilhosas.

toda a informação em-www.amigosdamontanha.com