O porquê dos espigões de selim "recuados"?

Ricardo

New Member
Boa Tarde,


Gostava apenas de vos perguntar qual a finalidade / vantagem / desvantagem dos espigões com curva. Ou seja aqueles em que o assento acaba por ficar chegado ainda mais para trás.

Desculpem là a minha ignorância mas gostava de perceber quais as diferenças entre uns e outros.

Obrigado.


Ricardo
 

manicospic

New Member
Sinceramente tb não sei, pois eu com o meu selim fiz precisamente o contrário e adequa-se bem melhor pelo menos para mim e para o que mais gosto de fazer, que foi, cheguei-o para a frente.

Com ele chegado para trás suponho que é capaz de previligiar mais a capacidade de pedalar, ou seja, para fazer muita estrada é capaz de ser melhor, mas isto é que me parece, alguém que saiba mesmo que explique...
 
H

Hugo Carvalho

Guest
O porquê dos espigões de selim "recuados"?

Sinceramente, não vejo muitas vantagens! A questão de ser mais para estrada penso que nem se põe até porque tenho visto esse tipo de espigões mais em FS do que em Semi-rígidas...

Também é um tipo de espigão que não deve ser compatível com todo o tipo de quadros. Por exemplo no meu caso, seria impossível usar um espigão desses...

Em termos de resistência, também não estou a ver as vantagens e provavelmente até muito pelo contrário... não sei... digo eu...

Será mesmo só por uma questão de estética?...

Mas venham mais opiniões...

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 

Piphil

New Member
Ora deixem cá ver... acho que... não sei se... :-k

Penso que os espigões curvos têm como objectivo afastar-nos alguns cms mais para trás. É mais ou menos como os avanços.
Penso eu de que ...

Boas pedaladas
 

José Carlos

New Member
A curvatura para trás num espigão de selim serve para, em conjunto com alguns quadros,
conseguir um geometria do conjunto (quadro / espigão) mais adequada a cada um.

Traduzindo por miúdos, certos quadros têm geometrias em que o angulo do tubo do selim é maior ou menor
que outros, ora isso faz com que a nossa posição em cima da bike também seja diferente.

Medida "A" na fig. indica o ângulo do tubo de selim dso quadros.
soft.gif


Idealmente deveria existir um ângulo de 0º entre a parte da frente do nosso joelho,
e uma linha imaginária vertical que passa pelo eixo do pedal quando o crank está da horizontal.
Por outras palavras a nossa rótula devia estar "na prumada" do eixo do pedal.

Ora, como nós nem todos temos o fémur do mesmo tamanho, muitas vezes, em quadros com angulos maiores,
não é possível conseguir esta posição com um espigão direito, por isso uma alternativa é colocar um desses espigões recuados.

Também serve para casos em que o quadro é um pouco pequeno e em que não queremos aumentar o tamanho do avanço,
então um espigão desses pode-nos dar mais dois ou três centimetros.

Em qualquer das situações há sempre uma diferença no sentido em que, com os espigões recuados,
ficamos com o centro de gravidade mais atrás, ou seja, melhor para descer.

Para ilustras a coisa aqui fica:
Espigões direitos:
use%20cyclops%20carbon%20mtb.jpg
thomson%20seatpost.jpg


Espigão recuado:
SP_WCS_Carbon2.jpg
easton%20ec70%20carbon%20post%20mtb%2005.jpg


E espigão "torto" para trás: :lol:
thomson%20layback%20seatpost.jpg


Atenção que no caso destes ultimos, há certas marcas que em alguns dos seus modelos de quadros,
só recomendam a sua utilização precisamente por complementar a geometria do próprio quadro.

Estou naturalmente a falar da Specialized, e mais concretamente da Epic.
Por isso é que todos os quadros Epic vêm com aquele espigão da Thomson, e se não vêm,
deviam vir, pois é a própria marca a aconsekhar a sua utilização.
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Parti as mensagens, num novo tópico, pois considero que os assunto se encontrava um pouco desenquadrado com o tópico de compra de selins e espigões onde se colocou esta questão :wink:
 

Remi

New Member
Na specialized não é só a Epic que os trás, a minha Stumpjumper FSR também trouxe um desses thomsons tortos para trás.

A teoria: neste tipo de bike poderá haver vantagens a nivel de manobrabilidade comprar um tamanho de quadro abaixo do suposto e depois este tipo de espigão compensar a geometria?

Eu comprei o tamanho L (19") que é o indicado para a minha altura e é o que sempre usei e agora com este espigão tenho de chegar o banco muito prá frente ou fico com dores de costas e sinto que os pedais estão demasiado para a frente. Isto de certa forma valida a teoria.
 
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