O novo projecto do Biculas

Nuno Félix

Super Moderador
Se for um esticador "normal", a posição de repouso é a mudança mais pesada, o carreto menor.

Se for um esticador "invertido", a posição de repouso é a mudança mais leve, o carreto maior.


:back2topic:
 

KLUCA

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eu sem ir ver mais nada ainda estou com duvidas...

é então mais importante a mola que recua/avança as mudandas, do que a mola da caixa?

e donde vem esta noção do ponto de repouso?
 

Kamoes

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O ponto de repouso tem a ver com a mola estar ou não esticada!!

Se estiver esticada, é sinal que não está a repousar!
Se estiver comprimida (sem fazer força) está então na posição de descanso.

Abraço ;)
Marco Camoes.
 

KLUCA

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e qual a mola? é que não é só uma mola? e num invertido quando uma está esticada está a outra com menos tensão. e isto estou para aqui a falar sem olhar pois acho que são mais umas molinhas...
 

Kamoes

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É de mim, ou eu só conheço lá uma mola? :shock:
É a que está semi protegida pelo corpo do desviador:
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Agora baralhaste-me KLUCA :mrgreen:

Se há para lá para dentro mais molas, nunca vi, porque nunca abri nenhum!



Abraço ;)
Marco Camoes.
 
Last edited:

KLUCA

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aí estão pelo menos 3, a que está á vista, a mola da caixa, e a mola do eixo do desviador. BAralhado? :)
 

Kamoes

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Lá está, Lack of Culture :mrgreen:

Como nunca abri um desviador, não sabia quantas tinha realmente! ... (apesar de desconfiar que dentro do eixo havia para lá uma qualquer! :mrgreen:)

Sempre pensei que fosse daquela que está visível!
Alguém que explique por favor, porque o KLUCA baralhou-me :mrgreen:

Abraço amigo ;)
Marco Camoes.
 

KLUCA

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eu sem ver tou a desconfiar que isso da posição de repouso não tem grande aplicação. Bem que eu tb deixo o "ferro" em descanso com o menor da cassete e na avozinha, com a ideia de poupar o material.

mas o que não falta por aí são aplicações de molas que passam uma vida em tensão e aguentam bem sem problemas. E a malta preocupada com umas molinhas de desviador...eu incluido ;)
 

agirão

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A mola que pode pasmar (é assim que se chama, quando está muito tempo esticada) é a grande. No braço do desviador!

Cuidado com a mola muito tempo esticada..!!
 

KLUCA

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citando=agirão= Cuidado com a mola muito tempo esticada..!!

acho que um belga processou o médico e culpa-o de andar com a mola esticada 34 horas :) no caso se ele não aproveitou para "pasmar" alguem, mais burro foi :)
 

KLUCA

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Bee' cool.... não é bem assim, o tema das molas tem importância no teu tópico, pois realmente nesse teu sistema tiveste de escolher um tamanho de corrente e realmente o desviador nunca fica em "descanso". Porque a corrente desse tamanho e não menor ou maior?
 

biculas

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Pois é malta, mais uma vez o Biculas andou a mexer nos projectos.

A 1X9, que ultimamente estava assim:
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Agora, está assim:
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Pois é, deixou de ser uma 1x9, para se transformar numa estradeira. A chuva chegou e então nos dias de muita lama, dá para fazer alcatrão.

Apenas gastei dinheiro nos pneus e no trigger par as mudanças da frente, tudo o resto tinha na garagem.

Garfo Mosso em alumínio, pedaleiro Truvativ, trigger Sram X4, desviador dianteiro Shimano Deore.

Fiz um pequeno teste e a diferença a rolar é descomunal, os pneus fazem uma diferença enorme.

Para BTT, voltei a transformar a Kona...
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E claro a SS...
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Abraço

Biculas
 

biculas

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Boas..

Há sim, ainda hoje foi feito um bom teste com boas subidas e boas descidas, pois fomos fazer um troço da Via Algarviana.
Até agora só posso dizer uma coisa.... Brutal!!!

A subir notas uma grande, mas mesmo grande diferença para melhor, a geometria da bicicleta ficou muito mais agressiva o que permite uma boa aceleração a subir.
A descer, por incrível que pareça melhorou, como a dianteira ficou muito mais leve, ficou com menos um kilo e pouco, o que faz com que se controle melhor a bike e se ultrapasse melhor os obstáculos (pedras, regos e raízes).
O amortecedor traseiro continua a fazer a bicicleta muito confortável, pois a descer absorve bem os impactos e vai-se aliviando a frente o que permite umas descidas mais radicais e sem grande impacto nos braços.

Enfim, fiquei rendido a este "setup", e vai ser a minha bike para as maratonas e travessias mais agrestes.
Pontos a mudar, será o avanço e o guiador, que serão substituídos por uns de carbono. Mais tarde mudarei também as rodas por umas de rolamentos selados.

Abraço

Biculas
 
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