O codigo da estrada e os velocipedes

M@go

New Member
Pois é pessoal mas. o grande problema é o seguinte; quem lê sobre estas alterações ao Código da Estrada somos nós (os maluquinhos das bikes), não os automobilistas, utilizadores diários das vias públicas. A questão principal é a cultura e civismo que não existe e, por muitas alterações que se façam ao código da estrada, vai demorar ANOS a entrar nas cabecinhas. mas esta é apenas a opinião de mais um maluco das 2 rodas ;)
 

Jocas22

Active Member
pra mim não muda nada. ponham-se a andar lado a lado e depois de estarem na valeta todos partidos chamem a policia. E essa do 1,5 metros, até podia lá estar 1km, ninguem vai ligar,nem a policia
 

Joseelias

Well-Known Member
Mach3,

Respeitar a lei, em Portugal, especificamente na estrada?! AHAHAHAHAHAHAHHAHAH

Experimenta ser atropelado por automobilista com "500g" de álcool no sangue, sem carta e com um carro roubado e mesmo que tenhas ficado quadraplégico ainda te arriscas, após 12 anos de julgamentos e tribunais a ter que indemnizar o pobre do condutor por o teres distraído com o teu jersey e bike coloridos enquanto ele estava numa situação de "fragilidade".

E ainda tens que pagar a reparação do carro porque o juiz vai considerar que o teu guiador de titânio é excessivamente forte e portanto desproporcionado para a prática do ciclismo porque o filho dele de 3 anos tem um de plástico no triciclo e até hoje não partiu. E, portanto, se fosse de outro material mais fraco e "apropriado" o emblema do carro não tinha sido arrancado no embate... Então arrota mais uns euritos para reparar o crácha da máquina...

Reza também para não reparem no risco deixado no muro da moradia do Shôôôr dôôôtor ao lado da estrada senão ainda te habilitas a ter que pagar a repintura deste e o arranjo do telhado por causa dos danos estruturais causados com o embate da tua cabeça...

Estás em Portugal, as leis não valem de nada especialmente comparadas com o dinheiro e as amizades com quem toma as decisões. E se falarmos de leis que visam o respeito, civismo e segurança, entre nós é com se nunca tivessem sido escritas, quanto mais aprovadas. O Tuga, depois de fugir aos impostos e queixar-se das dores dos calos o que mais gosta mesmo é de lixar o próximo. Pecado lavado com a compra de um quilo de arroz para a campanha do Banco Alimentar...

Caso não tenhas reparado já vivemos na bandalheira, porque a anarquia é outra coisa e não tem nada a ver com desorganização, muito pelo contrário.

A menos que haja uma campanha massiva, mas mesmo massiva para que 6 pessoas, com sorte 7 mas não quero exagerar, passe a cumprir as novas normas isto não vai mudar nada.

Todas as vezes que vou andar de bike tenho carros a passar-me a mim ou à minha mulher razias em situações em que nem carros de frente vêm, nem traços contínuos existem na estrada e até em situações com duas faixas em cada sentido!

Na última foi uma Ford Transit da construção-Civil, e na vez anterior uma ambulância que nem ia em marcha de urgência!!!:fpalm:
 
Last edited:

Mach3

New Member
Boas,

pois relativamente ao meu comentário de se respeitar as leis e anarquia era para responder ao Jocas22 que noutro tópico me disse isto:

"...lei é lei, ponto final. Respeita-se mesmo que não concordemos com ela. Nem percebo as duvidas. O contrário era a anarquia..."

Mais isto:

"...pois mas nestas coisas das leis, nao deve existir um "pra mim"..."



E aqui neste tópico diz isto:

"pra mim não muda nada. ponham-se a andar lado a lado e depois de estarem na valeta todos partidos chamem a policia. E essa do 1,5 metros, até podia lá estar 1km, ninguem vai ligar,nem a policia"



Cumps,

Mach3

P.S. Peço desculpa pelo offtopic
 
Last edited:

canuco

New Member
Boas,

pois relativamente ao meu comentário de se respeitar as leis e anarquia era para responder ao Jocas22 que noutro tópico me disse isto:

"...lei é lei, ponto final. Respeita-se mesmo que não concordemos com ela. Nem percebo as duvidas. O contrário era a anarquia..."

Mais isto:

"...pois mas nestas coisas das leis, nao deve existir um "pra mim"..."



E aqui neste tópico diz isto:

"pra mim não muda nada. ponham-se a andar lado a lado e depois de estarem na valeta todos partidos chamem a policia. E essa do 1,5 metros, até podia lá estar 1km, ninguem vai ligar,nem a policia"

Boa observação...
 

Joseelias

Well-Known Member
Mach3,

Ok, 'tá percebido.

Pensei que fosse um comentário geral ao tópico, e nem sequer propriamente destinado a mim.

Cptos.
 

ric2009do

New Member
hoje vi um "colega":choneh: nosso com a sua bike de btt em pleno ic19:wtf:, sera que as novas alteraçoes ao codigo da estrada prevê isso???:hmmm:doh:fpalm:
 

Jocas22

Active Member
http://www.biclanoporto.org/?p=1382

se isto é verdade que perola:



Artigo 90.º Regras de condução
1- Sem prejuízo do disposto no n.º 2, os condutores de motociclos, ciclomotores ou velocípedes não podem:

e) Seguir a par, salvo se transitarem em pista especial e não causarem perigo ou embaraço para o trânsito.


2 – Os velocípedes podem circular paralelamente numa via, exceto em vias com reduzida visibilidade ou durante engarrafamentos, desde que não circulem em paralelo mais que dois velocípedes e tal não cause perigo ou embaraço ao trânsito. [na redação anterior, era proibido seguir a par. Note-se a contradição entre a alínea e) do n.º 1 e º n.º 2]
 

canuco

New Member
2 – Os velocípedes podem circular paralelamente numa via, exceto em vias com reduzida visibilidade ou durante engarrafamentos, desde que não circulem em paralelo mais que dois velocípedes e tal não cause perigo ou embaraço ao trânsito

Ou seja, sempre que se aproxime um veiculo pela retaguarda tem que voltar a fila única...

Atenção que ainda nada disto entrou em vigor!!!!!
Foram aprovadas estas medidas, agora falta passa-las para o papel...o que ainda vai demorar um bocadito...
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Boas

Como disse e bem o amigo canuco, o novo código da estrada, só entra em vigor em Novembro deste ano

Foi aprovado no dia 24 Julho 2013, só 120 dias depois é que entrará em vigor

De qualquer modo, os ciclistas podem circular a par, sim, mas quando houver viaturas a circular no mesmo sentido, terão de se colocar em fila única :)
 

easy

New Member
Havia propostas de alteração à lei que diziam especificamente que os ciclistas deveriam colocar-se em fila assim que aparecesse um veículo atrás de si mas essas não passaram para a lei final.
Assim sendo parece-me que pode haver casos em que os ciclistas mesmo continuando a andar a par não causem perigo ou embaraço ao trânsito. Por exemplo numa estrada com duas vias no mesmo sentido o condutor pode perfeitamente passar para a via mais à esquerda e ultrapassar. Mesmo havendo uma só via naquele sentido o condutor pode fazer ultrapassagens usando temporariamente a via do sentido contrário tal como o faria se estivesse a ultrapassar um trator ou outro qualquer veículo. É pelo menos esta a minha interpretação mas admito que o assunto vá dar pano para mangas...

Uma adenda, a lei só entra em vigor após aprovação do presidente da república e consequente publicação em diário da república. É a partir dessa data que contam os 120 dias.
 
Last edited:

m.r.f.

Active Member
Boas, só é pena não ser obrigatorio o uso do capacete.
Principalmente para as crianças.
Vê-se muitos pais desnaturados que saem com os filhos de bicicleta e sem capacetes.
Quanto aos pais se usam ou não é me indiferente, agora com as crianças deviam de usar.
 

jackyl

New Member
tudo tretas.
no fim reina a regra:
"o maior tem prioridade, e como os maiores são os veiculos motorizados... "

muito giro, caso não tivessem a nova lei equipara as bicicletas a carros em questão de prioridades, certo, mas também exige que as bicicletas cumpram as regras dos carros, ou seja, parar nos semaforos.
quando 99% dos ciclistas não vai cumprir esta regra como querem que sejam respeitados.

imaginem o seguinte cenario.
rotunda, vem um ciclista a circular na rotunda, segundo o novo codigo, tem prioridade, e está a aproximar-se de uma entrada para a rotunda.
os automobilistas vêem o ciclista mas como dá tempo, começam a entrar, e são varios, acham que quando o ciclista chegar à entrada, os carros vão parar para o ciclista passar... não me parece, nem com carros às vezes param.

novamente a tecla do civismo.
coisa em extinção cá em portugal.

não há civismo de parte a parte.

podem circular a par quando não estorvar o transito. estou a imaginar um grupinho de mais de 3 ciclistas a cumprir... vai tudo lado a lado e que se lixe o resto.
depois queixam-se quando sofrem razias e até toques e malham.

isto eu já vi, ciclistas a circular em plena estrada com uma ciclovia de mais de 2 metros vazia ao lado (com piso em perfeitas condições) - caminho da zona industrial das caldas para a foz.

malta a andar a pé na estrada com o passeio vazio ao lado (comum ver em lisboa).

de que servem as regras quando não há fiscalização nem civismo ????
 
Top