O Batuta, o Balizas, o Fonkas, o Luís, o Lisboa, e o Carlinhos vão a Compostela.

nfh

Member
Há um outro pormenor que me esqueci de referir (e que já não fui a tempo de editar na minha mensagem): uma bicicleta carregada com alforges tem um grande handicap nas subidas: a tendência para fazer cavalinho é muito grande e é quase obrigatório pedalar em pé (como o Joseelias referiu anteriormente) para transferir o peso para a frente, sob pena de ter de fazer subidas só sobre a roda de trás :).
 

nfh

Member
(raios parta o limite dos 3 minutos para editar posts :) ).

Também falta referir que o peso útil que referi antes (6 - 7KG), para além do material eletrónico, inclui a roupa (2 jerseys, 1 calção de ciclismo, 2 pares de meias, 2 buffs, 3 boxers, 1 casaco corta vento, 1 casaco impermeável, chinelos, 2 tshirts, 1 calção tipo de caminhada - tudo isto fora a muda de roupa de ciclismo que vai no corpo), material de higiene (sabonete, shampoo, pente, pasta e escova dos dentes, 2 toalhas pequenas), saúde (bolsa 1ºs socorros, protetor solar, comprimidos), ferramentas (1 Leatherman, kit multiferramenta, remendos, bomba suspensão, bomba pneus) e finalmente uma boa fatia do peso que vai para as barras energéticas e para os suplementos da Evo Nutrition (recuperador muscular para o fim do dia, whey para a manhã e pó para bebida isotónica) que rondava os 2.5KG (no ano passado dividimos os suplementos e as barras em 3, enviámos duas dessas partes por correio para os albergues a 1/3 e 2/3 do final da viagem e levámos a 3ª parte connosco logo de início).
 

Joseelias

Well-Known Member
@ nfh

Obrigado pelas dicas. São muito úteis pois não tinha valor de referência para o peso da mochila caso pretenda usar esse método.

Nas minhas experiência passadas o peso que carregava era substancialmente superior a esse, pois como disse era Btt em autonomia total e estar alguns dias quase sem acesso a água potável implica carregar com ela, mais tendas e mesmo pneus suplentes foram levados e usados (houve dois a rebentar no grupo!). Já não me recordo do peso total mas sei que tinha dificuldade em levantar a bicicleta com a carga montada. Também fiz parte dessas aventuras durante o mês de Dezembro o que significa que a roupa era volumosa e pesada.

Mas entre os cavalinhos das subidas (ou ir sentado na ponta do selim para o evitar) e as descidas onde se estava a conduzir um camião quase desgovernado são experiências fantásticas que gosto de relembrar em parte através dos relatos destes colegas.
 

Batuta

New Member
Boas Joseelias,

A resposta é tardia mas cá vai algumas infos;

  • Mochila mais leve cerca de 6,5kg
  • Mochila mais pesada cerca de 8,5kg
  • Água transportada em cantis no quadro
  • Ferramentas/câmaras-de-ar transportadas na bicicleta em bolsas para o efeito
  • Uns bons calções fazem milagres

O pessoal deste grupo sempre fez as viagens/peregrinações com mochila as costas, e o consenso é unânime.
Não me estou a ver em certas subidas ter de empurrar a bicicleta com o peso adicional dos alforges , e também a perca de manobrabilidade que se perde com o seu uso.
Mas claro cada rider tem de se adaptar ao que melhor se ajusta a si.
 
Top