O 1º grande tombo

bb cunha

New Member
Lembram-se como foi o vosso 1º grande tombo da bike?
Eu ontem (sábado 13 julho 2013) dei o meu 1º grande malho em Monsanto (tinha dado um logo no 1º dia da bike mas foi mais pequeno e por falta de habituação aos pedais de encaixe).
Ia a baixa velocidade, numa pequena descida, com pouco declive mas com muita pedra solta. Cometi um pequeno erro: acho que ao travar pus-me de pé, transferindo todo o peso para a roda da frente (apesar de que equilibro a travagem com os 2 travões). Depois havia muita pedra solta e acho que o pneu da frente resvalou e o resultado foi a bicla ter empinado toda e eu caía pesadamente no chão e a bike em cima de mim. Lixei bem o cotovelo direito, a perna direita junto ao joelho e um pulso. Tenho mais uma nódoa negra na perna esquerda e outra no ombro direito, e arranhões vários. O mais importante, E É ALGO QUE NUNCA DEVEM ESQUECER, é que fui de cabeça ao chão mas felizmente LEVAVA CAPACETE.
Usem sempre capacete, evita males maiores!
E agora toca a revelarem os vossos primeiros tombos...
 

F4310

Member
Aqui está um tópico "engraçado"...
Não me lembro da minha primeira queda, já dei muitas, mas nada muito grave,:hehe::hehe: pois sempre que caia era porque me estava a habituar a andar de bicicleta sem as rodinhas...
Quando der uma grande e se me lembrar meto aqui :)
 

j_Fe

Member
Até tenho um meu filmado! Vou procurar e já aqui coloco. Foi na Arrábida, a descer uma descida brutal, que dá para a subida "do fim do mundo" que liga o alto das necessidades à estrada dos picheleiros.
 

j_Fe

Member
A primeira GRANDE queda que dei, devia ter uns 13 anos.
Parti um braço, escavaquei as costelas, e fiquei sem pele no lado direito da cara.

Parecia um autentico zombie.

Mas nessa altura, não fazia propriamente BTT. Agora este que falo, foi mais cómico que grave, mas teve direito a cambalhota... E o mais engraçado, está filmado. Mas não tenho aqui neste PC. Assim que encontrar, coloco aqui.

Quanto a quedas por causa dos pedais de encaixe, caí uma única vez.
Na rua principal de Azeitão. Em frente à drogaria, cabeleireiro, café, etc etc, com montes de pessoas a ver. Serviu de exemplo :)
 

bb cunha

New Member
pois, antes do btt e do cross country, dei um grande tombo tinha para aí 14 anos e ainda hoje tenho uma cicatriz no braço direito e uma outra num joelho à pala disso... só me espanto como não parti nada...
 

jginja

New Member
Há dois tipos de ciclistas...os que já caíram e os que ainda vão cair!
Já dei a minha contribuição para o SNS. Queda com bicicleta de estrada. Resultado: fractura no fémur.
 

MiGuEl_82

Active Member
Devia ter uns 11 ou 12 anos... foi numa descida em estrada, na terra dos meus avós... a pasteleira n aguentou a velocidade, o guiador torceu, sai disparado para a frente e só me lembro de ter acordado no chão uns minutos depois, com o meu avô a perguntar se tava td bem...

N sei como mas n parti nd (nc parti nenhum osso até hj) mas fiquei com a zona da omoplata esquerda, o braço esquerdo e no flanco esquerdo da barriga em carne viva... duas semanas a fazer pensos, os quais dps colavam às feridas :S

Em BTT a primeira queda foi mais ou menos no inicio da minha "carreira", à cerca de dois anos, em Monsanto... n usava ainda pedais de encaixe, ameninei numa descida e inclinei-me mt p a frente p ver o q tinha pela frente... resultado, p n ir contra a arvore mandei-me para o chão... umas pequenas escoriações e nd mais... ;)
 

SeteGu

Active Member
Já há uns anos meti-me a saltar um ponte romana em V (invertido). Aquela ponte é conhecida por ser um perigo... não tem qualquer apoio lateral, é estreita, irregular (feita de calhaus) e não é redonda mas sim em bico (o tal V) e passa por cima de uma ribeira... eu é que não sabia disso (que já tinha fama)...

Antes da ponte há uma descida em alcatrão lisinho e eu vou embalado para saltar (ainda por cima com a bicicleta de um amigo que estava a ver a cena) e salto... mas achei que não era o suficiente visto que mal tinha tirado as rodas do chão. Tentei uma 2ª vez, 3ª... (cada vez mais depressa) e já nem sei a que tentativa vou disparado e saio literalmente a voar. A bicicleta era daquelas com uma suspensão de 2,5 kg a frente... a frente começa a afundar e aterro literalmente virado ao contrário (de cabeça) mais à frente (sim, era um puto e faltou KU... aliás, provavelmente ainda hoje me aconteceria o mesmo). Aquela zona é só calhau mas felizmente aterrei num bocado de relva e, se não fosse isso, provavelmente não estaria aqui a contar a historia. Só me lembro de ter ficado tudo preto por breves segundos...

Depois lá me recompus e o dono da bicicleta e outro rapaz que também assistia à cena vieram a correr em meu auxilio e lá me consegui levantar mas praticamente sem dizer uma palavra... meti a mão na cabeça e felizmente não havia sangue. Lá disse que estava tudo bem e feito parvo nem fui ao Hospital mas felizmente não me aconteceu nada... e não, não tinha capacete... :eish::choneh:
 
Last edited:

SeteGu

Active Member
Ah a única mazela do acidente foi uma dor de pescoço que ainda durou alguns meses e um ou outro arranhão mas, felizmente, nada de especial. A bicicleta ficou apenas com um arranhão no guiador visto que foi a minha cabeça/pescoço a amortecer a queda. :roll:
 

NVA

New Member
este tópico é engraçado. já me espalhei 3 vezes à grande, sempre em bmx. uma vez num relevê que a bike foi em frente deu em 1 mês com o braço todo queimado de cima a baixo a fazer o penso todos os dias, daqueles que vem a crosta toda atrás, outro num salto de jump bati com a roda de trás e enterrei a cabeça, outro a saltar um duplo fiz um mortal por cima da bike e aterrei como um gato. faz tudo parte, mas agora a bmx está arrumada que o risco muitas vezes não compensa.
 

sparky

New Member
nao me lembro bem do meu primeiro tombo mas do 1 que me lembro foi numa bmx a traz do meu irmao todos com bicicletas de btt e eu na minha pekenina a fazer uma curva espetei m com o carro do barbeiro la da rua partrilhe o farolin traseiro e levei uma sova do meu pai pk nao lhe disse nada e fiquei sem andar na minha bmx toda fixe durante 1 mes ficou pendurada nao andava porque nao lhe chegava para a tirar.....
 

Arpeggio

New Member
O meu maior tombo foi ter sido posto de parte de um grupo de bttistas por não ser nem querer ser campeão da minha rua.
 

Cjaneiro

New Member
O meu primeiro Grande Tombo, foi numa descida perto da minha casa contra a caixa aberta de uma camioneta que parou no meio da estrada e não dava para passar.
Bem tentei, na altura a minha BMX bateu com a manete do travão o que virou logo o volante por completo. Depois de voar uns 3 metros foi a lamber alcatrão, a minha T-shirt na altura ficou apenas uma fita à volta da cintura... desde queixo, peito, braços, pernas e mãos tudo ficou raspado com marcas de alcatrão. Ainda hoje tenho algumas dessas cicatrizes. Na altura tinha os meus 9-10 anos. Depois dessa..... nada me assusta porque não sou muito de quedas mas quando as dou, é a doer.
 

luisfoliveira

New Member
O meu primeiro grande tombo foi aí com 12 anos, na minha bmx orbita daquelas com uma mola no quadro. Havia acabado de ver um CR da Volta a Portugal 1996, ganha pelo Lelli, fui andar a fundo na minha bmx a tentar imitar a posição de CR, com as mãos fora dos punhos e sem acesso ao travão, não liguei (ia em competição!) a um STOP e atropelei um Opel Corsa que, felizmente, vinha muito devagar. Acho que o condutor ficou mais abalado que eu, que tive de levar 1 ponto no cotovelo. Ainda cheguei a fugir mas lá voltei ao local do acidente passado uns minutos, já lá estava o meu pai, que teve de pagar uns 30 contos de arranjo do carro... Tive muita sorte!
 

TeZz

New Member
o primeiro grande tombo!

são tantos primeiros!

o primeiro grande tombo.. ever.. foi com 11 anos, aqui á 23 anos , na costa da caparica com um bmx , vermelha com suspensão a tras , parti o radio do antebraço.

o primeiro grande tombo de BTT foi com 14 anos, fui contra um carro de frente, estava a olhar para os carretos, nao parti nada fora os garfos.

o primeiro grande tombo de mota foi com 18 anos na avenida do brasil a vir da expo a 160 a hora, parti umas costelas.

o primeiro grande tombo desde que voltei ao BTT agora já trintão (pouco tempo,vejam a minha data de inscrição no forum) foi sábado passado na pista de downhill de belas
 

valezim

New Member
Há cerca de vinte anos... Descida a grande velocidade da Serra da Estela, curva apertada à esquerda por cima do Parque de Campismo do Pião, devidamente enfaixado debaixo dos raills da estrada. Resultado: Osso do lado esquerdo da bacia à vista, 18 raios partidos na roda traseira e o orgulho ferido até ao dia de hoje.
 

deathmarine

New Member
Bem o meu primeiro grande tombo, foi quando os meus colegas decidiram fazer um buraco enorme nuns montes de terra que tinham sido colocados há pouco tempo no local.
Ia bem lançado subi o monte, assim que começo a descer vejo o buraco enorme, cai de costas e com a bike em cima.....

O outro já foi há algum tempo, um pouco ridiculo na realidade, o dia estava humido e a estrada tambem, estava a regressar a casa após uns trilhos, um carro faz uma manobra agressiva na minha frente, e eu nisto dou um cheirinho de travão da frente, o problema foi que eu estava em cima das listras da passadeira, fui ao chão e "só" queimei o joelho. Cuidado com as passadeiras :)
 
O 1º custa sempre mais, é a experiência nova e um gajo fica meio atordoado !

O meu 1º tombo foi numa descida num single track composto praticamente por rocha, levava a suspensão bloqueada, e quando tentei debloqueá-la já estava a voar !

Para além de um joelho raspado e as costas da lado direito junto ao ombro, o que mais me impressionou foi sentir a bike a voar por cima da minha cabeça.

Depois deste malho, passado pouco tempo deixei de andar com o bloqueio na suspensão.

Curiosamente não voltei a cair !
 
Top