NX Eagle a caminho.

Discussion in 'Novidades e Notícias' started by edununo, 16 June 2018.

  1. edununo

    edununo Well-Known Member

    NX Eagle brevemente.


    https://www.bikeradar.com/mtb/gear/c...-review-52067/

    https://bttlobo.com/sram-nx-eagle-o-...el-do-mercado/

    Uma versão ainda mais barata que o GX Eagle. Como já esperava, a grande diferença é que usa uma cassete 11-50 ao invés da 10-50 dos restantes grupos 1x12 da Sram. Em vez dos 500% de range, baixa para uns +-455%. Tem a vantagem de usar o cepo HG convencional. Isto é o cepo que dá para 8,9,10 e 11v.
    Resta saber os preços reais pois os anunciados são normalmente mais elevados.


    Se for como o NX 1x11, brevemente temos bikes 1x12 por 1000 euros.
     
  2. m.r.f.

    m.r.f. Active Member

    Pois, mas a qualidade do NX deixa muito a desejar.
    Mesmo o GX não tem a melhor relação de qualidade/preço.

    Para 11-50 é preferível de 11 velocidade como a k7 da sunrace e um desviador Shimano XT.
     
  3. camponubla

    camponubla Well-Known Member

    Huummm, já tenho alguns exemplos entre amigos e conhecidos do que me parece "má" qualidade do GX.
     
  4. klaser

    klaser Well-Known Member

    Já tive a ver alguns preços, não do grupo completo,mas às peças, do NX , e fica quase o mesmo que o GX....a diferença vai ser na cassete, que sempre será mais barata que um monobloco para cepos XD....
     
    ct1ehm likes this.
  5. edununo

    edununo Well-Known Member

    Tenho amigos com gx Eagle e estão satisfeitos.
    Que género de problemas?
     
  6. m.r.f.

    m.r.f. Active Member

    Ninguém falou em problemas.
    O que falei foi na relação qualidade/preço.

    O Shimano XT oferece melhor qualidade ao mesmo preço.
     
    ct1ehm likes this.
  7. klaser

    klaser Well-Known Member

    Houve um problema grave a nível mundial com o desviador traseiro GX por causa da roldana de baixo, que principalmente nas velocidades mais baixas (carreto de 10 por exemplo) permitia que a corrente saísse em andamento e bloqueava o cage, partindo-o muitas vezes... Foi lançada uma roldana com uma aba para corrigir, e os novos kits já estão com esta nova roldana...comprei um há um mês e já vinha com esta nova...
     
    ct1ehm and edununo like this.
  8. edununo

    edununo Well-Known Member

    m. r. f., o camponubla falou em má qualidade. Se há má qualidade no GX, há problemas.
    Adiante, o Klaser já indicou um problema. Desconhecia essa situação.
     
  9. Insignia

    Insignia Active Member

    Corrigido o problema da roldana, parece-me justo dar 350€(probikeshop) por um grupo 1x12v quando comparado com o preço de outros grupos.
     
    ct1ehm and edununo like this.
  10. klaser

    klaser Well-Known Member

    Ainda deu pra comprar por 325 paus, tava com 10% de desconto e portes grátis como sabemos.....
     
  11. camponubla

    camponubla Well-Known Member

    Boas,

    Em relação aos problemas que tenho ouvido e visto, pode ter sido "azar", mas um amigo já partiu o desviador GX a meio....simplesmente ficou um pauzinho enfiado entre a caixa e uma das roldanas o que fez que a cadena encrava-se, ele não se apercebeu e continuo a tentar pedalar...o lógico seria ter partido dobrado o dropout (que está para isso!) ou a corrente, etc....mas partiu o desviador (numa Epic que tem 6 meses)

    [​IMG]

    Claro que pode ter sido defeito da liga/material.....

    Conheço mais um caso de partir o desviador (mas não sei o motivo...será a roldana?)
     
  12. m.r.f.

    m.r.f. Active Member

    Pelos mesmos 350€.
    Pedaleira com 34T, desviador, manete e corrente, tudo XT, mais a uma cassete 11-50 da sunrace.

    Pros: mais resistente, devido a ser de 11 velocidades (corrente mais grossa).
    (Melhor relação qualidade/preço).

    Contras: Menos velocidade de ponta, porque a cassete começa com 11 dentes em vez de 10.

    Ps: quanto ao peso é idêntico, uma cassete da sunrace pesa mais do que uma sram, mas em compensação a pedaleira e um desviador traseiro XT são mais leves do que sram.
     
    Last edited: 19 June 2018
  13. edununo

    edununo Well-Known Member

  14. m.r.f.

    m.r.f. Active Member

    Estás a comparar pesos com um ano de diferença.
    O Shimano é de 2016 o sram 2017.

    Tens razão na cassete sunrace 11-50 pesa 515g a sram gx 10-50 450g.

    Mas no resto um grupo shimano XT de 2017 ainda tem pesos mais leves do que esses que colocaste de 2016.

    No grupo Shimano tem o peso do movimento central, no do sram não tem.
    Uma pedaleira sram gx de (2016), pesa 720g com um prato de 32 (bike24), da Shimano xt (2016) também com prato de 32, pesa 695g.
    Um desviador traseiro XT de 2017 pesa 260g, o sram gx também de 2017 pesa 290g.


    Sobre o peso total em equipamentos do mesmo ano é equivalente, pelas minhas contas (retiradas do site bike24) o grupo shimano será mais leve 10gramas, mas isso não é certo, por isso não o vou considerar.
    Já emendado em cima.
     
    Last edited: 19 June 2018
  15. edununo

    edununo Well-Known Member

    Por isso mesmo.
    Por serem tão equivalentes o peso é algo irrelevante.
     
  16. davidream

    davidream Active Member

    ct1ehm likes this.
  17. pamoreira

    pamoreira Member

    Para os fabricantes este NX é muito interessante porque neste momento há 12 velocidades para todos os segmentos de bike - e isso é um grande argumento de vendas.

    Para a malta mais entusiasta e que gosta de andar sempre a trocar peças e fazer upgrades, o que eu considero mais interessante é a possibilidade acrescida de mix-and-match de componentes SRAM 12v. Componentes NX com cassete GX (e cepo XD) por exemplo.
     
    Last edited: 20 June 2018
    Pedro Barradas likes this.
  18. m.r.f.

    m.r.f. Active Member

  19. pamoreira

    pamoreira Member

    Não acho que seja de todo o NX que vá forçar a Shimano a fazer igual no resto da gama. Isso seria provocado pelo GX que já anda aí há bastante tempo.
    O NX era o lançamento final e esperado no ciclo de lançamentos da SRAM (fez o mesmo com as versões 11v) e aquele que permitia ao sistema Eagle abranger a esmagadora maioria do espectro de bikes.

    O facto é que independentemente do timing de lançamento dos produtos (novo XTR e NX) serem próximos, não há grande relação - a Shimano apenas reagiu tarde como de costume às 12v da SRAM. Os ciclos de lançamento dos sistemas mecânicos das duas marcas continuam claramente desfasados com a SRAM um pedaço à frente da Shimano desde há uns anos para cá.
     

Share This Page