NX Eagle a caminho.

edununo

Well-Known Member
#1
NX Eagle brevemente.


https://www.bikeradar.com/mtb/gear/c...-review-52067/

https://bttlobo.com/sram-nx-eagle-o-...el-do-mercado/

Uma versão ainda mais barata que o GX Eagle. Como já esperava, a grande diferença é que usa uma cassete 11-50 ao invés da 10-50 dos restantes grupos 1x12 da Sram. Em vez dos 500% de range, baixa para uns +-455%. Tem a vantagem de usar o cepo HG convencional. Isto é o cepo que dá para 8,9,10 e 11v.
Resta saber os preços reais pois os anunciados são normalmente mais elevados.


Se for como o NX 1x11, brevemente temos bikes 1x12 por 1000 euros.
 

m.r.f.

Active Member
#2
Pois, mas a qualidade do NX deixa muito a desejar.
Mesmo o GX não tem a melhor relação de qualidade/preço.

Para 11-50 é preferível de 11 velocidade como a k7 da sunrace e um desviador Shimano XT.
 

klaser

Well-Known Member
#4
Já tive a ver alguns preços, não do grupo completo,mas às peças, do NX , e fica quase o mesmo que o GX....a diferença vai ser na cassete, que sempre será mais barata que um monobloco para cepos XD....
 

klaser

Well-Known Member
#7
Houve um problema grave a nível mundial com o desviador traseiro GX por causa da roldana de baixo, que principalmente nas velocidades mais baixas (carreto de 10 por exemplo) permitia que a corrente saísse em andamento e bloqueava o cage, partindo-o muitas vezes... Foi lançada uma roldana com uma aba para corrigir, e os novos kits já estão com esta nova roldana...comprei um há um mês e já vinha com esta nova...
 

edununo

Well-Known Member
#8
m. r. f., o camponubla falou em má qualidade. Se há má qualidade no GX, há problemas.
Adiante, o Klaser já indicou um problema. Desconhecia essa situação.
 

camponubla

Well-Known Member
#11
Boas,

Em relação aos problemas que tenho ouvido e visto, pode ter sido "azar", mas um amigo já partiu o desviador GX a meio....simplesmente ficou um pauzinho enfiado entre a caixa e uma das roldanas o que fez que a cadena encrava-se, ele não se apercebeu e continuo a tentar pedalar...o lógico seria ter partido dobrado o dropout (que está para isso!) ou a corrente, etc....mas partiu o desviador (numa Epic que tem 6 meses)



Claro que pode ter sido defeito da liga/material.....

Conheço mais um caso de partir o desviador (mas não sei o motivo...será a roldana?)
 

m.r.f.

Active Member
#12
Pelos mesmos 350€.
Pedaleira com 34T, desviador, manete e corrente, tudo XT, mais a uma cassete 11-50 da sunrace.

Pros: mais resistente, devido a ser de 11 velocidades (corrente mais grossa).
(Melhor relação qualidade/preço).

Contras: Menos velocidade de ponta, porque a cassete começa com 11 dentes em vez de 10.

Ps: quanto ao peso é idêntico, uma cassete da sunrace pesa mais do que uma sram, mas em compensação a pedaleira e um desviador traseiro XT são mais leves do que sram.
 
Last edited:

m.r.f.

Active Member
#14
Estás a comparar pesos com um ano de diferença.
O Shimano é de 2016 o sram 2017.

Tens razão na cassete sunrace 11-50 pesa 515g a sram gx 10-50 450g.

Mas no resto um grupo shimano XT de 2017 ainda tem pesos mais leves do que esses que colocaste de 2016.

No grupo Shimano tem o peso do movimento central, no do sram não tem.
Uma pedaleira sram gx de (2016), pesa 720g com um prato de 32 (bike24), da Shimano xt (2016) também com prato de 32, pesa 695g.
Um desviador traseiro XT de 2017 pesa 260g, o sram gx também de 2017 pesa 290g.


Sobre o peso total em equipamentos do mesmo ano é equivalente, pelas minhas contas (retiradas do site bike24) o grupo shimano será mais leve 10gramas, mas isso não é certo, por isso não o vou considerar.
Já emendado em cima.
 
Last edited:
#17
Para os fabricantes este NX é muito interessante porque neste momento há 12 velocidades para todos os segmentos de bike - e isso é um grande argumento de vendas.

Para a malta mais entusiasta e que gosta de andar sempre a trocar peças e fazer upgrades, o que eu considero mais interessante é a possibilidade acrescida de mix-and-match de componentes SRAM 12v. Componentes NX com cassete GX (e cepo XD) por exemplo.
 
Last edited:
#19
A Shimano vai lançar um novo XTR de 12 velocidades (10-51)
http://reviews.mtbr.com/shimano-xtr-12-speed-what-you-need-to-know

Este NX da sram vai forçar a Shimano a fazer igual nas gamas mais baixas (XT, SLX) certamente.
Não acho que seja de todo o NX que vá forçar a Shimano a fazer igual no resto da gama. Isso seria provocado pelo GX que já anda aí há bastante tempo.
O NX era o lançamento final e esperado no ciclo de lançamentos da SRAM (fez o mesmo com as versões 11v) e aquele que permitia ao sistema Eagle abranger a esmagadora maioria do espectro de bikes.

O facto é que independentemente do timing de lançamento dos produtos (novo XTR e NX) serem próximos, não há grande relação - a Shimano apenas reagiu tarde como de costume às 12v da SRAM. Os ciclos de lançamento dos sistemas mecânicos das duas marcas continuam claramente desfasados com a SRAM um pedaço à frente da Shimano desde há uns anos para cá.