Nutrição desportiva

IceWolF

New Member
EU já tinha visto, aliás até comentei no video que anda por aí espalhado pelo Facebook....

Tem aí muitas irregularidades no que ele diz....

Sinceramente, parece-me um nutricionista a querer angariar clientes para consultas de nutrição....

Algo que acho estúpido....

Acabar o exercício desidratado (burrice).
20g de proteína com 750ml de leite (onde é que há desse leite), que deixo de comprar whey....
Cafeína é de EVITAR ao máximo.
Redbull, cocacola, e outros refrigerantes como se fossem alimentos (só por aqui deita tudo por água abaixo, um nutricionista a falar em refrigerantes, e dar a entender que se devem beber)....

Entre muitas outras coisas...
 
Last edited:

Mr.sa

Active Member
Eu não vi o vídeo, mas existe aí coisas que consoante o uso que dou e vejo dar, tem e não tem cabimento, ou então é o chamado efeito "placebo".

Cafeína pelo que sei é ótimo para quem faz desporto, idealmente para "renovar" as energias ao longo de uma prova, treino, etc

Bebidas tipo coca-cola e afins, por acaso acho que resultam, devido à quantidade de açucares e cafeína que fornecem, isto no caso da coca-cola, logo ajuda, e todos nos lembramos, pelo menos os que acompanham o ciclismo profissional, de ver latas de coca-cola(eles usam latas de 20cl), barras snickers e disso tudo nessas provas, para além dos já normais shots e barras e outros. Acaba tudo por depender de uma questão de equilíbrio, o que denoto nessas provas é que existe uma espécie de cronologia exata do que é que o atleta toma e deixa de tomar em certas alturas da prova.

Essa do leite e da proteína é que não sei, e desconheço, só sei é que se tomar leite antes de ir fazer algum exercício mais forte, parece que vou aos céus, é só vontade de vomitar, e eu adoro o meu galaozito de manhã :(

O exercício desidratado, também acho que é estupidez até certo ponto. Para quem faz corrida de longa distância, já ouvi falar que o ideal é fazer muita gestão da água que se bebe, pois é recomendável perder algum peso durante a prova, e que é muito fácil o fazer pela gestão da água que se ingere, ingerindo-se no final o que se perdeu. Mas o que se destina a meias e maratonas, não quer dizer que seja o ideal para os outros desportos, porém sempre ouvi dizerem-me que se deve beber, mas em quantidades muito controladas
 

SeteGu

Active Member
Mr.sa no video fala precisamente da cafeína... tal como o açúcar para aumentar a performance desportiva.
E não se fala de fazer exercício desidratado... apenas com a (suposta) quantidade correta de água.

Essa do leite também não é para mim.
 

froids

Active Member
Sem ver o video....

Tentei uma vez ir de Lisboa ao Porto com 1/3 de gasoleo no depósito. Não cheguei ao destino, fiquei a meio caminho...
O nosso corpo precisa de água como precisa de oxigénio. Alías, mais até, porque o O2 que consumimos pode ser artificial, a água não! Nenhum liquido a substitui...
Tenho para mim que nao irei longe se arrancar para uma Maratona ou Ultra de depósito vazio ou na mesma se nao for repondo a que o meu organismo consome.

Desde quando a perca de peso corporal é útil durante seja que desporto for? Esse tipo de perca de peso é momentanea e reflecte unicamente a perca de água durante o exercicio e a qual deve ser reposta. Em pequenas quantidades, certo, mas com elevada regularidade... Sobre prejuizo de começarmos a sentir problemas musculares, renais, etc
A desidratação severa é grave! Incapacitante e em última analise, mortal...

Quanto aos refrigerantes, as elevadas cargas de açucar são prejudiciais à saúde, certo. Mas podem ser úteis para repor valores glicémicos do sangue em esforços prolongados, e de forma "rápida" e por isso é que são usados por atletas de alta competição em mais desportos do que somente o ciclismo. E sim, em alturas concretas e super controladas.

Que mal tem um "snicker" ou um "mars" ?!?! São toneladas de açucares rápidos, sim. Alguns até têm alguns hidratos. E o que são as barras "proteicas" que a marioria papa?!
E meti entre parentesis, porque algumas sao realmente "proteicas" mas a maioria sao aglumerados pre-processados de acucares rapidos e hidratos (acucares lentos)...

A cafeína, alem de estimulante, também é diurético.
Pode ser usado para aquele pequenino Boost de energia devido à cafeína, mas com moderação, pois os seus efeitos diuréticos sao prejudiciais noutras áreas...

Quanto ao leite e à proteina...
A proteina Whey que a maioria de nós toma pode ser conseguida atraves do soro do leite em 20%. E nos ovos e em outros alimentos.
Os restantes 80% sao Caseina, também conhecida como proteina de efeito prolongado.
No entanto, para que se consiga consumos validos de proteina, teriamos que tomar grandes quantidades de leite e ovos. E mesmo assim nunca tão "pura" como aquela que é conseguida artificialmente.
Eu que não tolero leite, estava desgraçado. Minha rica Whey com águinha del cano ;)

Quem nao se lembra de ver o Rocky Balboa mandar aqueles batidos gigantes com 5 e 6 gemas de ovo ;) Eu lembro!


Mais a sério; Bebam agua nas quantidades necessárias, e em relação as questoes das proteinas e suplementos, tenham olho no vosso figado. Ele agradecer-vos-á no futuro!


Abraçorros
:xau:
 

Hardskin

Well-Known Member
A cafeína é um suplemento energético, assim como também é um potenciador ao aparecimento de câimbras.

Mr. Sa, leite com café (galãozito), nunca. É um combinação que nunca deveria ser feita, assim como outras que são prejudiciais ao organismo e não são para aqui chamadas, mas que não resisto a um exemplo: Salada de tomate temperada com vinagre é uma combinação altamente tóxica para o nosso organismo. Existem milhentas combinações alimentares que são altamente agressivas e das quais não existe uma consciência geral.

A questão da água é que ela só por si não é hidratante. Os sais minerais perdidos na transpiração, e necessários para o bom funcionamento muscular e não só, não são repostos pela simples ingestão de agua.
 

SeteGu

Active Member
O que foi dito foi o seguinte:

-Começar o exercício hidratado (ingerindo água 2 a 4h antes... a água demora 40 minutos a ir da boca ao sangue).

-Que o sobreconsumo de água faz diminuir a concentração de sódio (pelo que percebi faz diminuir a performance). Uma das formas de o evitar é beber bebidas desportivas.

-Que se o atleta perder 1 kg de água tem de repor, no máximo, com 1 litro de água (nunca se deve ganhar peso com o exercício). Idealmente até deve acabar ligeiramente desidratado (não mais do que 2% do seu peso).

Eu por acaso, principalmente a jogar futebol, sinto que se beber muita água fico mais mole e que não rendo tanto. Agora se esses valores estão corretos não faço ideia (nem obviamente me peso durante o exercício).
 
Last edited:

nuno da costa

New Member
Boas pessoal, eu vi o video e estive a ler os vossos comentários e cheguei a seguinte conclusão! Tem todos razão, e não tem!! Eu não sou nutricionista nem especialista, mas fui seguido por alguns, isto há uns anos atrás onde fui atleta profissional. Isto é muito bonito falar, mas não existe um corpo idêntico só parecidos. Todos os organismos são diferentes, logo as dietas e os suplementos variam de pessoa em pessoa. Eu dou vos um exemplo, se estiver a fazer circuito em ginásio de 1 hora seguida, tanto cardio como musculação e beber mais de meio litro de água nessa sessão fico com uma azia enorme.Agora se for o mesmo tempo de bike já não me faz azia. A hidratação deve ser feita consoante o nosso organismo precisa e o exercício que fazemos. Lá por que ouvi dizer que devo beber mais que um litro durante um exercício físico especifico, que isso seja o indicado para mim! Aos 37 anos foi me diagnosticado diabetes e lá tive que adaptar toda a minha alimentação, cargas físicas e suplementos. O medico de família dizia que tinha de ser assim o nutricionista assado, conclusão ouvi de um lado e ouvi de outros lados e lá consegui me adaptar ao diabetes sem me privar de nada! O médico do clube onde andei disse-me a coisa mais acertada que já ouvi ( ouve os conselhos de todos e caga-te neles todos, o piloto és tu! Tens de conhecer primeiro a máquina que conduzes e depois falas com os entendidos na matéria, que logo os dois chegam a uma conclusão o que é o melhor para ti! ). A saúde é uma coisa muito séria e não dá para inventar muito. Acena do feijão no dia anterior comigo resultava tinha energia com fartura e gases!! Agora com outros colegas da minha equipa uns não podiam porque ficavam com diarreia durante a noite, vinha tudo para fora, sem energia e ficavam muito distratados para o dia seguinte. O leite depende dos nossos organismos. Experimentem leite de soja que é bom em vitaminas e proteínas ( eu uso com o meu suplemento whey ) logo depois do exercício. E por final a cafeína para mim é muito importante pois dá-me um boost enorme para a primeira meia hora do exercício e depois é ir mantendo com fruta. Para a voltas maiores, o pequeno almoço com sopa de massa chinesa e um café e depois ir mantendo a energia com fruta ( fruta mesmo, nada de papas ). Bem isto é o que resulta comigo, logo por isso não quer dizer que seja o indicado para outras pessoas.
Um braço pessoal e boas pedaladas.:p
 

Jocas22

Active Member
muito bom o video, obrigado Setegu

Só dizer que tambem nao sou nutricionista, mas a maior parte de estudos sérios concorda com ele, o que já não se pode dizer dos curiosos que sustentam os mitos e a desinformação como ele diz e bem. São faceis de encontrar estudos serios e imparciais que defendem o mesmo que ele, suplementos raramente sao essenciais, muitas vezes têm doses exageradas de x ou y e só servem pra enriquecer quem os vende. Não são controlados ao contrario dos medicamentos e muitas vezes mentem nas quantidades e/ou substancias para mais ou menos, podendo incluir substancias perigossas ou o item x ou y em quantidades absulutamente disparatadas, o "60 minutes" apresentou um programa sobre isso. Então para mais para comuns mortais como os que aqui andam. Se precisássemos de tudo o que muitos tomam imaginem o que tomariam os atletas durante um tour, paletes de suplementos.

E por vezes, algo que raramente se diz, um suplemento com x ou y para um pode ser banal, mas para alguém com predisposição a um qualquer problema pode provocar consequências sérias a nivel de saude. Nada como uma alimentação saudavel.

Ou não... abraço
 
Last edited:

Mr.sa

Active Member
setegu, quando eu referi a questão da cafeina, estava-me a referir mais ao que se tinha dito aqui no tópico, nomeadamente o icewolf.

Hardskin, ninguém me tira o galaozito huehuehue, agora em dias de exercício mais duros, deixei de o fazer, aliás... só o fiz uma vez e tive 5horas a pedalar com vontade de vomitar xD desde aí nunca mais fiz isso :p
 

CLima

New Member
O vídeo está muito bem conseguido e é apenas mais um alerta para os bons e maus hábitos que temos e, muitas vezes, pensamos que são os melhores! ;)
 

SeteGu

Active Member
Certo Mr.sa. Eu é que não tinha visto a edição do Ice Wolf (que acrescentou essa informação). Daí ter interpretado mal.
 

IceWolF

New Member
Café é de evitar ao máximo!!!!

Sejam desportistas seja quem for....

Funciona, isso funciona, mas os efeitos a médio/longo prazo, sinceramente, não sabem tão bem quanto o café.... não pelo café, mas pela cafeína....

Problemas de pressão arterial, coração, rins, etc....


Eu já estive quase dependente de café.... hoje em dia bebo 2/3 por dia..... mas já bebi 5/6.... e se falta-se algum já não andava em mim.....


As bebidas tipo coca-cola e outras são de evitar pelos açucares..... existem suplementos que fazem muito menos mal, com o mesmo efeito ou talvez superior....
 

Mr.sa

Active Member
desculpa icewolf, mas estás errado a meu ver

O café faz mal em exagero, como tu fazias antes.

Um café ou dois por dia, à partida não prejudica ninguém, agora em exagero como tu falaste, aí claro... mas a velha máxima mantém-se: Tudo o que é exagero, faz mal.
 

Jocas22

Active Member
2 expressos por dia sao o suficiente para provocar o que Icewolf refere, se ouvirem com atencao um expresso ou um red bull vai dar á mesma cafeina e ninguem bebe 2 redbulls e diz que nao faz mal nenhum, os portugueses têm uma dependencia estupida dos expressos como têm do sal. Mas aqui estamos a falar de cafe num contexto concreto nao no dia a dia. A coca cola tem muito acucar mas tambem muitas das coisas que se ingerem durante as nossas voltas. Mas trocar o cafe natural por suplementos que nem se sabe o que pra lá ou em que quantidades ou misturado com o quê é contraproducente e vai de encontro ao que o video refere.
 

nuno da costa

New Member
Boas mais uma vez.
IceWolf, Mr.sa e Jocas22. Isso da cafeína depende do organismo de cada um, pois existem estudos que a cafeína faz bem e outros estudos que já dizem faz mal. Se ligar mos a tudo que ouvimos, já tínhamos morrido todos a muito tempo. O amendoim não faz mal, mas a pessoas que se comerem alguma coisa com amendoim vão com os porcos!! Tudo depende da nossa maquina!! :cool:

Boas pedaladas pessoal!!
 

Jocas22

Active Member
existe sempre um estudo a dizer que o tabaco não faz mal, que a gasolina mais cara é melhor, que o leite é o melhor alimento do mundo, que o aquecimento global é um mito, que o café só faz é bem.... geralmente suportados pelas industrias que se sustentam desses produtos. E depois ha estudos independentes, onde geralmente nunca é bem assim.
E não confundir cafe ou cafeina com expressos ou red bull, estes dois ultimos sao formas extremas de ingerir cafeina. Basta usar de moderação, mas 2 expressos por dia não é moderação no que diz respeito á cafeina nem nada que se pareça.
Mas eu até disse que preferia o cafe a suplementos (nao conheco suplementos com cafeina mas como falaram ai deve existir) de cafeina.
 

IceWolF

New Member
Aqui um estudo cientifi sobre a proteina Whey por exemplo, é só ver o que ele falou da proteína:

http://www.jissn.com/content/12/1/14



Chegaram a conclusão:
"Higher amounts of whey versus egg protein stimulate the greatest post-treatment anabolic skeletal muscle response, though test proteins with higher amounts of WPH more favorably affected post-treatment markers related to adipose tissue lipolysis."

E digo mais, a Proteína Whey, bem usada serve para ajudar na fase de seca (queima de gordura), juntamente com o exercicio, a Whey ajuda a reduzir a destruição de massa magra, o que faz com que se obtenha maior rendimento do exercício, e já se sabe quanto mais músculo, mais energia vão gastar.

Eu estou em fase de seca/queima, e o meu nutricionista aconselhou-me sempre o uso de Whey nos dias de treino, 2 doses diárias (isto quando faço treinos completos, tipo hoje, que vou fazer uns 40/50 Km's de Bike e depois treino HIIT...). Existem muitos estudos científicos sobre nutrição desportiva... é só procurar


Já agora um acerca da cafaína.... faz bem a muita gente ler....

http://www.jissn.com/content/11/1/2
 
Last edited:

Jocas22

Active Member
não acredito que a "international society sports nutrition" fale bem destes produtos ainda pra mais sendo patrocinado por alguns: http://www.sportsnutritionsociety.org/about-us.html :cool:

só relativamente á whey protein:
[h=2]Cost[/h] Whey protein drinks can be more expensive than whole foods containing an equivalent amount and quality of protein. According to sports nutritionist Nancy Clark, whole foods such as peanut butter, skim milk and tuna are economical compared to protein supplements, and the quality is every bit as good. Milk, in particular, is rich in branched-chain amino acids, and therefore whey protein drinks offer no advantage over milk in terms of their amino acid composition.
[h=2]Lactose[/h] The lactose content in some formulations of whey protein drinks can cause you digestive distress if you are intolerant to this milk sugar. Your body requires the enzyme lactase to digest lactose, but insufficient synthesis of this enzyme can lead to symptoms of abdominal pain, gas and diarrhea as the undigested sugar travels through your intestines. While consuming lactose does not cause permanent harm if you are lactose intolerant, the symptoms can be unpleasant.
[h=2]Lack of Nutrients[/h] Although they might contain some level of fat and carbohydrate, whey protein drinks contain fewer essential nutrients than many whole food sources of protein. For instance, a lean steak contributes zinc and iron to your diet, a slice of roasted turkey gives you several B vitamins, salmon adds heart-healthy fats and beans on a whole-wheat tortilla provides you with dietary fiber, and a whey protein drink may offer none of these nutrients. You may miss out on some of these nutrients if you rely on whey protein drinks as your primary protein source.
[h=2]Contaminants[/h] Unlike conventional foods, over-the-counter drugs and prescription drugs, dietary supplements do not undergo safety approval by the U.S. Food and Drug Administration prior to being sold on the market. Whey protein drinks might therefore expose you to contaminants or impurities that may be in the product you consume. Although buying from a reputable manufacturer can minimize this risk, it is a risk you may not want to take.

mas até já li ai que nao toleravam a lactose mas usavam a whey protein.... :fpalm:
 
Top