Novos troços da Ciclovia (Vila Pouca de Aguiar)

vitor

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Já foram adjudicados os 16 km da Ecopista/Ciclovia do Corgo que vão permitir completar todo o traçado da antiga linha de comboio no concelho de Vila Pouca de Aguiar. Os troços a Norte (7 km) e a Sul (9km) do concelho foram adjudicados, através da Câmara Municipal, por 577. 486€ à empresa Socorpena. Pavimentação, iluminação e sinalética integram grande parte dos trabalhos desta empreitada.

São vários os pontos de interesse dos antigos troços ferroviários que vão ser convertidos em percursos ambientais e turísticos. O troço a Norte, de Pedras Salgadas ao limite de Sabroso de Aguiar, dá a conhecer melhor uma antiga e emblemática fonte termal. Já o troço a Sul, de Vila Pouca de Aguiar ao limite de Telões, é contíguo ao leito do rio Corgo. A pé ou de bicicleta, as pessoas poderão desfrutar dos percursos que também vão permitir conhecer aldeias rústicas, a lida no campo, os animais do mundo rural, elementos identificativos da antiga linha do Corgo e belas paisagens sobre os vales.

O edil Domingos Dias relevou a importância que este equipamento desportivo e de lazer tem para a comunidade local e que surge devidamente enquadrado com o projecto Aquanattur, em execução.

O troço já em funcionamento – 6,5 quilómetros – une as malhas urbanas das duas vilas por um corredor verde para desportistas e amantes da natureza que andam ou pedalam entre a sede de concelho e a vila termal, num percurso delimitado, sinalizado e em harmonia com as gentes das localidades.
 
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losted

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assim que tiver oportunidade procurarei percorrer esse percurso. obrigado pela informação
 

Narciso Magalhães

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Já tive o prazer de pedalar nessa ciclovia, com mais esses 16km o concelho de Vila Pouca vai ficar muito bem servido. Esperemos que em breve a antiga Linha do Corgo no Concelho de Chaves seja também realizada :!: :!: :!:
 
ou então Não... com as construções que já se fizeram à beira do Hospital... mas fora de cidade... no ano passado o meu objectivo era ir de Chaves até Vidago contudo um pouco mais à frente de Vilela do Tamega.. o Caminho de Ferro foi interceptado pela A24... e daí temos que subir à estrada... para engatar mais à frente.... senao ficaria uma extensão fantastica pelo menos até Vidago. Terreno muito plano... bonitas paisagens... enfim... seria mesmo fantastico!

Abraço amigos e Boas Pedaladas
 

Narciso Magalhães

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Dentro da cidade é efectivamente dificil... E até pouco antes de curalha também, devido a algumas construções edificadas bm em cima da antiga linha... A partir de Curalha é perfeitamente possivel, mesmo no troço onde passa a A24 é possivel pois existe um caminho "alternativo" aberto na altura pela construtura (e por onde passou o percurso da Rota do Presunto 2007).
 
Caros Confrades

Efectivamente é um passeio de eleição. Eu já o fiz desde Vila Pouca até Chaves e é muito bonita a paisagem circundante. Falta-me fazer Vila Real/Vila Pouca e que já me disseram ser mais selvagem.

Está na calha fazer isso.

1 abraço e um queijo da serra
Miguel K2 Sampaio
 

ZylmhuinVII

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Detalhando o percurso:

VPA - Pedras Salgadas: percurso sobre a antiga linha do comboio, em cimento, com sinalizações nos cruzamentos e mecos (alguns já arrancados) para evitar a entrada de veículos.
Alguma inclinação, mas sobe-se bem. Na descida é preciso cuidado, porque "embala-se" muito facilmente.

Pedras Salgadas - Vidago: à saída das Pedras, acaba-se o percurso arranjado (perto da rotunda da torneira), mas iniciar uns 300 metros mais à frente.
Essa parte tem de fazer em estrada.Da última vez que lá passei, estavam já em obras para finalizar o percurso.
Depois há outra vez percurso sobre a linha, em alcatrão, passando pela estação de Sabroso de Aguiar, até ao início da descida para Vidago.
Aqui podem optar por descer até Vidago na N2.
Caso sigam o percurso da linha, continua o alcatrão até ao limite do concelho de VPA (para quem conhece,na direção dos depósitos do gás).
Quando termina o alcatrão, passa a terra batida, e à esquerda surge um trilho (muito inclinado) que dá perto dos depósitos do gás (opção 1). Podem prosseguir, apanhando o antigo cascalho da linha do comboio, até uma primeira descida à esquerda (opção 2), até uma segunda descida à esquerda (opção 3) ou continuar pela linha (opção 4).

Opção 1: trilho inclinado e muito estreito, com silvado de um lado e nada do outro, com muitos regos de água. Termina nas traseiras dos depósitos de gás.
Opção 2: descida em estradão, utilizada por jipes. Termina no mesmo sítio da opção 1.
Opção 3: descida em estradão, utilizada por jipes, mais inclinada que a opção 2. Termina perto de um apeadeiro.
Opção 4: Apanha-se muita gravilha...

Depois destas opções, e estando no trajeto da linha do comboio, é só seguir a mesma até Vidago, passando por Oura e pelo apeadeiro de Salus. Percurso todo em terra batida, bom para rolar.

Vidago - Curalha: Entrando em Vidago pela ponte, segue-se pelas traseiras da igreja, e passa-se ao apeadeiro de Carvalhelhos (se não me engano). Segue-se pelo meio de prédios, passa-se por propriedade privada, e cruza-se em túnel a entrada da A24. Continua-se no trilho e cruza-se a R311 (Boticas), seguindo até à estação de Vilarinho das Paranheiras.
Aqui a trajeto da linha continua, mas não tem saída.
Deve-se atravessar a A24 para o outro lado, seguir por trás da Estação de Serviço, e atravessar novamente a A24 por baixo do viaduto até encontrar o trajecto da linha.

Agora é só seguir a linha até à Curalha, com uma envolvente espectacular.

Curalha - Chaves: Na Curalha, a linha volta novamente para propriedades provadas (fechadas), pelo que temos de ir para a N103 até Chaves.

Nalgumas partes existe ainda o trajeto da linha, mas não está ciclável, muitas pedras, vegetação e algum lixo.

E chegando a Chaves, aconselho uma voltinha pelas pistas do novo parque, atravessar a ponte romana, e escolher um belo sítio para o abastecimento, que não pode deixar de ser o belo do pastel de Chaves.

Cumprimento, e em caso de mais questões, apitem.
 

Medroso#78

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Boas caros camaradas do pedal :)

.....Muito obrigado pelo esclarecimento (melhor impossível). Deve ter paisagens do melhor. :)
 

ZylmhuinVII

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Viva,

Obrigado. Sim, tem paisagens fenomenais, principalmente entre Sabroso de Aguiar e Vidago (lateral do monte, com umas vistas até Espanha) e Vilela do Tâmega e Curalha (sempre junto ao rio, por vezes metido bem no meio de penedos e vegetação).

Dá ainda para ver a central elétrica de Peneda, junto a Vilela do Tâmega.

Coias mais recentes, tens a vista para a A24 e todos os seus viadutos, a partir de VPAguiar, e o viaduto sobre o Tâmega (passas mesmo por baixo).
 

ZylmhuinVII

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Bem, este Verão foi altura de mais umas voltas na antiga linha do Corgo...

Relativamente ao post #8, apenas quero juntar a seguinte informação: que segue na direcção Vidago - Sabroso de Aguiar, na zona dos depósitos do gás (logo após Oura), apanha algumas pedras no percurso, mas por pouco tempo.
Depois a linha passa a ser bem ciclável, até à zona do "U". Aí já não dá, mas tem um atalho que corta caminho, e vem ter perto do antigo apeadeiro de Loivos.

Daí tem um trilho que sobe, e que ramifica em vários outros, com ligações a Vila do Conte (e depois a Loivos), Soutelinho ou Valoura, permitindo depois encontrar trilhos que nos levem às eólicas.

Próximas etapas:
- Linha do Corgo entre Vila Real e Vila Pouca de Aguiar
- Caminho de Santiago entre Vila Pouca de Aguiar e Chaves
 

ZylmhuinVII

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Caminho de Santiago entre Vila Pouca de Aguiar e Chaves, ainda não o fiz, mas a parte entre Vidago e Chaves está feita...

Nesta parte, podemos dividir em duas fases: sempre a subir até Ventuzelos, e sempre a descer até Chaves.

Ia fazer a parte entre Sabroso de Aguiar e Vidago, mas devido à falta de uso, a vegetação não deixava pedalar à vontade.
 
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