Novo pedaleiro... 2 ou 3 pratos... Shimano, Truvativ, Aerozine...

fitty77

New Member
Bem, o meu XT M770 depois de muitos e bons km's, decidiu começar a chatear. Precisa de um prato 44 e não vai tardar muito para ter que levar o 32...

Por isso, chegou a hora de gastar dinheiro... Começo logo pela primeira duvida: Será que vale a pena passar para 2 pratos? Sempre fui reticente quanto a isto, mas é um facto que a onda pegou e hoje em dia muitas bikes de topo são vendidas assim, o que me faz pensar que se calhar estou errado.

O meu problema tem a ver com a amplitude das mudanças, será que a avozinha e a talega não fazem falta? No que toca à avozinha, sempre posso passar a cassete de 32 para 34 dentes e minimizar o problema. Mas isto tem um revés: esta passagem acarreta uma cassete mais pesada, anulando a supressão da avozinha... Por outro lado, a passagem de um prato de 44 para um 40, perde-se em velocidade. E aqui não dá para jogar com a cassete, porque não há com menos de 11 dentes... Por isso, a vantagem que os 2 pratos trazem, seria o peso, mas isso é anulado quase na totalidade pela necessidade de uma cassete mais pesada (ok pode haver diferença, mas pouca). Claro que podemos substituir o desviador da frente por um de estrada e ganhar mais alguma coisa, mas às tantas (ainda não vi bem) preciso de meter um desviador traseiro cx longa, metendo mais algum peso no cnjunto. Mas não será melhor continuar a contar com a amplitude dos 3 pratos, uma vez que em termos de peso, pouca diferença haverá?

Agora, as soluções:

3 pratos -
Truvativ Noir - barato (como quem diz, entenda-se que neste comparativo), fiável e tenho o problema resolvido
Shimano XTR - Fiável, mais caro que o Noir, mas não é de carbono, logo menos sensivel às "pedradas"
Aerozine ou Fun Works - Mais leve, mas aqueles cranks.... Aquilo deve vergar,ou não?
Shimano XT - Simplesmente, agarrar no meu pedaleiro, meter.lhe uns pratos TA e ficar com um peso proximo de um Noir ou XTR, fácil de manter (se há coisa que preso neste pedaleiro é desapertar 2 parafusos e ter tudo cá fora). Mes depois preciso de outro pedaleiro... mas não é prioritário

Nota: tenho outra bike à espera de um pedaleiro e a ideia era meter lá o XT... ou não

2 pratos
Aerozine ou Fun Works - os mesmos problemas, mais leve, não pode ser alterado posteriormente para 3 pratos
Noir - Pegar num Noir, tirar-lhe os pratos para o XT e meter na outra bike e comprar 2 pratos TA e um movimento pedaleiro mais leve e ficar com um conjunto engraçado e para além diso, posso passar mais tarde novamente para 3 pratos
Shimano XT - converter para 2 pratos e assunto arrumado. O mesmo problema, necessito depois de outro pedaleiro, sem ser urgente.

Outras opções, opinem por favor. Peso 80 e poucos, por isso o meu receio com a rigidez dos Aerozine (não mencionei o KCNC, mas é a mesma coisa). Desde já digo que o que gostava era de um Rotor, mas o preço.... :p
 

Barão Vermelho

New Member
Porque não compras simplesmente 2 pratos novos para o XT, mantendo 3 pratos à frente? E depois procuras um deore em
2ªmão e em bom estado para a outra bike. Ficava-te muito mais barato do que andar a comprar pedaleiros novos, desviadores para 2 pratos e sabes lá que mais. Mas se o dinheiro te está a fazer mal na carteira, e tás já a pensar no Natal, então eu ia para a solução do Noir com 2 pratos que aí apresentas. ou então, sempre podes vender um rim no mercado negro, e ir para um rotor completo, com pratos, pedaleiro e eixo :). E um Clavicula, não poderaste?
 
Olá amigo, em relação a usar-se dois pratos penso que depende do teu andamento.. Se achas que a avózinha não te faz falta, tira-la.
Eu pessoalmente acho que ela faz falta.. Imagina que vamos numa prova e já levas um empeno, podes ir sempre em modo de reserva com a avózinha..
Mas isto é como cada qual.
Em relação ás pedaleiras a rotor é simplesmente brilhante só experimentado-a.. Os pratos ovais pelo preço que pedem julgo que não faz muito sentido.. Mas se podes avança:)
Outras soluções mais baratas é manteres a XT mudares só os pratos..
Eu não iria para a Noir pelo sistema de encaixe da Sram, mas são opinioes. Alem de que já sabemos o que as pedaleiras sofrem e arrisca-se a danificar o carbono.
Cumprimentos amigo:)
 

fitty77

New Member
Porque não compras simplesmente 2 pratos novos para o XT, mantendo 3 pratos à frente? E depois procuras um deore em
2ªmão e em bom estado para a outra bike. Ficava-te muito mais barato do que andar a comprar pedaleiros novos, desviadores para 2 pratos e sabes lá que mais. Mas se o dinheiro te está a fazer mal na carteira, e tás já a pensar no Natal, então eu ia para a solução do Noir com 2 pratos que aí apresentas. ou então, sempre podes vender um rim no mercado negro, e ir para um rotor completo, com pratos, pedaleiro e eixo :). E um Clavicula, não poderaste?

Barão, tens que confiar na avaliação que faço... Compreendo que digas para colocar um Deore na outra bike, mas... a outra bike é uma Giant XTC carbono, com uma Sid World Cup, achas que uma Deore fica lá bem? Entendes? Contudo a opção THM Clavicula e a parte renal estão fora de interesse ;) Mas reparei que a tua opinião tende para o lado ponderado, e agradeço.

Rsilva, há quanto tempo tens o Aerozine? Recomendas?

João Maia, a minha opinião vai de encontro à tua, mas não só pela questão da avozinha, mas também do 44... E sim, o Rotor é espectacular, mas a ideia era com pratos TA, mas mesmo assim é cara, quanto mais com os Q-rings....
E percebo o que dizes em relação ao Noir... O XT é um mimo de se manter, desaperta-se 2 parafusos e está cá fora, o Noir não é assim, mas compensa com um preço mais baixo... Mas o XTR também necessita de uma ferramenta especifica para tirar o crank esquerdo, correcto?

E quando digo Aerozine, digo Fun Works, mais barato e sem o adaptador para alterar de 170 para 175mm (da qual também tenho receio)
 

sniper_pt

New Member
Desculpa a minha sinceridade mas se não tens restrições orçamentais mete dois claviculas em ambas as bikes.
Os 3 pratos são melhores e o resto é marketing.
 

Barão Vermelho

New Member
Epá, pensava k a "outra" bike era assim uma coisa mais para o desenrascanço! Assim admito que um deore fique a destoar do conjunto :). Ainda em relação ao Aerozine, já soube de um que partiu pelo eixo numa utilização normal de XC. Se foi caso unico ou não, não sei. Eu também ainda ponderei essa hipótese aí à 2 meses atrás quando decidi trocar o pedaleiro da minha bike, mas depois acabei por optar pelo XT. Fiável, com pouca manutenção, leve kb e até é engraçado. Até agora, tou satisfeito. Como disseste que o pedaleiro para a outra bike não é urgente, porque não substituis só os pratos que tens gastos, e daqui a uns meses talvez já tenhas feito um mealheiro um pouo maior. Assim, já podes mudar o XT para a Giant e aí comprares o tão desejado Rotor...
 

lpsferreira

New Member
E percebo o que dizes em relação ao Noir... O XT é um mimo de se manter, desaperta-se 2 parafusos e está cá fora, o Noir não é assim,...

Não percebi, no XT desapertas 2 parafusos, não, desapertas 3, no NOIR desapertas 1! O Carbono do NOIR é do melhor que existe, mesmo sem protecção esta impecável.

Quanto aos 2 pratos, para mim, não montarei mais nada novo com 3 pratos. Com uma pedaleira 42/28 e cassete 11/36 faço tudo (neste momento até estou com 11/34) de referir que é sistema de 10V, mas que suponho não ser assim tão diferente do sistema de 9V.
Para mim o melhor dos 2 pratos é o não ter que recorrer tanto à mudança de mudanças principalmente na frente, e os 42 para BTT chega perfeitamente, para fazer estrada também será bom pois acabas por fazer uns treinos de rotação.

Não penses que sou defensor do NOIR, pois além deste já tive o XT (que vendi e considero a melhor relação qualidade/preço), tenho um FSA K-Force Light, tenho um XTR 960 e um XX (ahh e tenho um DEORE 590)
 
Fifty, eu uso na relação dianteira pratos com 22,32,44 e até agora é a que mais gosto.
Tenho uma rotor com os pratos Ta e digo-te que é para a vida..
Eu aconselhava-te a usar a avozinha..
Acabas por usar nem que seja em recurso:)
A XT tive uma durante muitos e muitos km's agora passou para a minha namorada e continua lá a funcionar a 100% um espetaculo.
Abraço
 

fitty77

New Member
Desculpa a minha sinceridade mas se não tens restrições orçamentais mete dois claviculas em ambas as bikes.
Os 3 pratos são melhores e o resto é marketing.

Se reparares bem, vais ver que as limitações orçamentais estão subjacentes... Se estou a ponderar entre pedaleiros a rondar os 200-300€ para uma bike, e recuperar um Xt para outra, penso que é representativo do que pretendo. 2 Claviculas, estás a ver a diferença no valor... Enorme. Não é opção, tanto pelo que custam, como pelo facto de não ter pernas que o justifiquem.

Lpsferreira, quando digo 2 parafusos no XT, refiro-me a isso mesmo, 2 para parafusos. Não contei com a "tampa" roscada, que sai com uma moeda... O Truvativ, se não me engano, desapertas um parafuso, é verdade, mas necessitas de um extractor para o tirar, ou estou enganado. Para além disso, o XT sai, o Noir (se estiver correcto) é extraido... Não sei se me faço entender, mas quero dizer que o XT, desapertando os parafusos fica liberto e saià mão, o Noir entra e sai pressionado.... É mais prático o XT, parece-me, embora seja relativo, porque não se mexe naquilo todos os dias.... E sim, concordo que o Noir é um bom pedaleiro, mas é natural que esteticamente venha a sofrer mais com os riscos, embora para mim, a parte visual seja secundária.

Barão, a compra da Rotor, não tem a ver com o mealheiro. Tem a ver com a duvida se eu consigo ou não justificar esse custo... É relativo eu sei, porque a bem da verdade, um XT era suficiente, mas a gente quer sempre melhor, mais leve, mais bonita, etc... Sabem como é...
 

lpsferreira

New Member
O Truvativ, se não me engano, desapertas um parafuso, é verdade, mas necessitas de um extractor para o tirar,...


O extractor já está incluído, ou seja, quando desapertas já está a sair o crank, ao efectuares a operação ele automaticamente sai, é autoextracção, com apenas uma operação resolves o problema. Quanto aos risco, desde que coloques uma protecção não tens qualquer tipo de problema.
 

Polegar

Active Member
Ola.

sinceramente aconselhava os 2 pratos com 11-36. a mim parece-me ser a melhor opção do momento, mas tudo vai da pedalada de cada um. Quanto ao facto de perderem velocidade com o prato de 40 ou 39 (já usei os dois) sinceramente parece-me falsa pois consigo rolar a mais de 40Km/h em recta sem pedalar em falso, e pensando agora quantas vezes andamos a mais de 40 a rolar numa maratona, resistência ou XCO?? Logo isso parece-me ser uma falsa questão.
Eu já usei 26/40 com 32 atrás e sinceramente aconselho, agora uso 26/39 com 11-36 e sinceramente parece-me a melhor relação que alguma vez tive.
quanto aos pedaleiros, optava pelo xtr ou pelo rotor com inclinação para este ultimo. Já tive o noir e é excelente mas por questões de fiabilidade ia para os dois anteriores.

Cumprimentos
Humberto
 

Jorge S

Member
Quanto aos risco, desde que coloques uma protecção não tens qualquer tipo de problema.

Desculpem o off-topic: lpsferreira, que tipo de protecção é que costumam pôr nos cranks? É que o meu ainda está quase incólume e gostaria de o manter assim. Ainda por cima a minha nova bike tem um trail menor e tenho o mau hábito de bater em tudo o que é obstáculo.
 

lefty

New Member
O aerozine é um pedaleiro fantástico, muito leve e bastante fiável , já tive dois um vermelho e um azul, fiz centenas de kms com ambos e nunca tive problema algum, agora tenho um rotor com q-rings dois pratos, com uma cassete 11-36 de 9 velocidades e garanto que não voltaria atráz na minha escolha.
Cumprimentos
 

Fitacola

New Member
Boas, aproveito o tópico para uma pergunta.
Sabem-me dizer se o prato de 44 dentes do truvativ noir funciona na pedaleira XT.

Obrigado desde ja.
 

makak0

New Member
Alguém pode indicar-me por favor, onde posso comprar os pratos TA? Tenho uma pedaleira XT e preciso de trocar os pratos todos...
Obrigado.
 
Top