Novo GPS Garmin com TouchScreen - OREGON 300

RPires

Member
paulo_strike_ribeiro said:
Possuo um Oregon 300 adquirido há duas semanas e utiliazndo-o já 4 ou 5 vezes deu para concluir que a grande pecha é mesmo a retroiluminação:
Mesmo com a retroiluminação no máximo, a combinação de factores:
- sol a incidir no ecrã do aparelho
- usar os óculos escuros de BTT
- se a isso ainda acrescentarmos algum do pó que naturalmente existe em tempo seco;

vê-se quase nada....ou nada mesmo !!! :evil: :evil:

Será por isso um excelente produto para o Inverno em que aqueles factores de per si ou associados não existem.
Tirando isso, no Verão é sofrível.

Boas,
Existe sempre a possibilidade de desactivar os mapas e colocar o traço preto em cima de fundo branco, em casos extremos de falta de visualização... nunca experimentei mas alguém me disse que é boa opção...
 

froids

Active Member
RPires said:
paulo_strike_ribeiro said:
Possuo um Oregon 300 adquirido há duas semanas e utiliazndo-o já 4 ou 5 vezes deu para concluir que a grande pecha é mesmo a retroiluminação:
Mesmo com a retroiluminação no máximo, a combinação de factores:
- sol a incidir no ecrã do aparelho
- usar os óculos escuros de BTT
- se a isso ainda acrescentarmos algum do pó que naturalmente existe em tempo seco;

vê-se quase nada....ou nada mesmo !!! :evil: :evil:

Será por isso um excelente produto para o Inverno em que aqueles factores de per si ou associados não existem.
Tirando isso, no Verão é sofrível.

Boas,
Existe sempre a possibilidade de desactivar os mapas e colocar o traço preto em cima de fundo branco, em casos extremos de falta de visualização... nunca experimentei mas alguém me disse que é boa opção...

Podes explicar isso um pouco melhor?! Se desactivar os mapas nem sequer consigo visualizar os tracks guardados. Apenas consigo fazer isso numa situação de ir a gravar o track ou como trkback. De outra maneira nao consigo... Além de que me ocorreu outra questão. A cor do traço do track será sempre de cor que nao preto... Este só é uma linha preta aquando da gravação do track, ou nao?

Mas eu nao tenho grandes dificuldades em "ler" os tracks no gps. Mesmo nas condições que indicam como sendo as mais complicadas... O sol directo é fácil de resolver criando um pouco de sombra à frente do aparelho com uma mão, ou com o proprio corpo ou cabeça quando esta nas nossas costas, por exemplo...
Com os oculos escuros postos também encontrei maneiras. Normalmente baixo um pouco a cabeça e olho "por cima dos oculos". Os meus têm uma nesgazinha de espaço que permite essa "manobra". Outros mais fechados talvez nao dê.

Se o gps acumular pó em excesso é porque vamos devagar demais :mrgreen: :mrgreen: (estou na brincadeira ehehe)

Agora mais a sério. Não me parece que a visibilidade seja assim tão má. Durante a maioria das vezes nem uso a retroiluminação. Tenho por opção desactivar esta ao fim de 30s. Poupo bastante as baterias e sempre que preciso basta um tok e aí está ele perfeitamente iluminado e bem visivel...
 

RPires

Member
Froids, tal e qual afirmei não testei a hipótese de que falo, de qq forma segue o link da citação em baixo pode ser que ajude...

De resto, subscrevo o que dizes ou seja, nunca senti grande dificuldade em ler track's, embora numa ou outra situação extrema ter de ajustar e ajustar-me à "coisa"...



Noctal said:
...3 - Sigam este link http://garminoregon.wikispaces.com/Miscellaneous (ver ponto 5) que contém sugestões para melhorar a visibilidade do Oregon em situações em que o sol e o pó dificultam a leitura do ecran. Básicamente explica como por o fundo branco. Para melhor contraste eu ainda ponho o track a preto. Aproveitem para ler o resto da informação sobre o Oregon pois está de facto meticulosa...



Cumprimentos,

Noc
 

froids

Active Member
RPires said:
Froids, tal e qual afirmei não testei a hipótese de que falo, de qq forma segue o link da citação em baixo pode ser que ajude...

De resto, subscrevo o que dizes ou seja, nunca senti grande dificuldade em ler track's, embora numa ou outra situação extrema ter de ajustar e ajustar-me à "coisa"...



Noctal said:
...3 - Sigam este link http://garminoregon.wikispaces.com/Miscellaneous (ver ponto 5) que contém sugestões para melhorar a visibilidade do Oregon em situações em que o sol e o pó dificultam a leitura do ecran. Básicamente explica como por o fundo branco. Para melhor contraste eu ainda ponho o track a preto. Aproveitem para ler o resto da informação sobre o Oregon pois está de facto meticulosa...



Cumprimentos,

Noc

Thanks, vou ler.
:yeah:
 

bbaixo

Member
Viva,

Eu tive a testar a hipotese referida pelo Rpires.

Se desactivar todos os mapas o trajecto que pretendo seguir não aparece no ecrã.

Para resolver e minimizar activei só o mapa das curvas de nível.

432f.jpg


Aproveitei e fiz o update para a versão 2.97 beta.

Parece-me que o sistema está mais lento, nomeadamente a redesenhar os mapas e toda a informação mas só no fim de semana testarei convenientemente o dispostivo.

Cmpt
 

jlmoreira77

New Member
bbaixo said:
Viva,

Eu tive a testar a hipotese referida pelo Rpires.

Se desactivar todos os mapas o trajecto que pretendo seguir não aparece no ecrã.

Para resolver e minimizar activei só o mapa das curvas de nível.

432f.jpg


Aproveitei e fiz o update para a versão 2.97 beta.

Parece-me que o sistema está mais lento, nomeadamente a redesenhar os mapas e toda a informação mas só no fim de semana testarei convenientemente o dispostivo.

Cmpt

Sim é mais lento. Mas eu já tive um Legend HCX e era hiper-mega-lento. O pouco que se pode perder é insignificante tendo em conta a rapidez com que normalmente já redesenhava e as mais valias que trazem os updates... acho eu
 

zecarlos_vsc

New Member
No passado domingo com as pilhas a darem as últimas (a retroiluminação diminui) notei que com o sol directo se via melhor a linha magenta do track que estava a seguir do que com a retroiluminação no máximo. Já sem o sol directo não se via praticamente nada.
 
F

fontesp

Guest
Boas alguem me sabe dizer de algum sitio entre Aveiro e Porto onde eu consiga comprar o suporte para a bicla para o Oregon 300?
Precisava dele para Domingo...

Agradeço ajuda!
 

papcm

New Member
Olá,

Tenho algumas dúvidas para as quais solicito a vossa ajuda:
1. Alguém que tenha o 400T pode-me dizer quais são os mapas que vêm instalados de origem?
2. Quando ligo o GPS ele começa logo a gravar o track. Não existe uma forma de ele só começar a gravar o track quando eu quero?
3. Ligando um sensor cardíaco, é possível definir alarmes de acordo com a frequência cardíaca?

Saudações.
 

bbaixo

Member
papcm said:
Olá,

Tenho algumas dúvidas para as quais solicito a vossa ajuda:
1. Alguém que tenha o 400T pode-me dizer quais são os mapas que vêm instalados de origem?

Depende do local de compra, mas se o equipamento for comprado numa certa loja virá instalado o CityNavigator Ibérico(+França) e os mapas topográficos de Portugal.

papcm said:
2. Quando ligo o GPS ele começa logo a gravar o track. Não existe uma forma de ele só começar a gravar o track quando eu quero?

Depende do perfil. Se o perfil que estiver activo tiver a opção de gravar o trajecto a gravação é imediata. O que se pode fazer para contornar é colocar por defeito um perfil que não grave e quando desejarmos gravar mudar novamente de perfil.

papcm said:
3. Ligando um sensor cardíaco, é possível definir alarmes de acordo com a frequência cardíaca?

Que eu tenha conhecimento não e além disso os dados não são gravados no ficheiro GPX, a visualização é instantânea, se eu estiver enganado alguém que me corrija se faz favor.

Cumprimentos,
 

pirilampo

Member
Boas
Nova actualização de software 2.98 Beta.
Em menos de um mês três novas actuallizações...
:eek:fftopic:
E para quem interessa o novo OREGON 550 e 550T(https://buy.garmin.com/shop/shop.do?pID=26876), agora sim...tudo em 1.
Máquina fotográfica de 3.2 Mpixels(suficiente para fotos), e resistente a tudo...e as mesmas caracteristicas do oregon 300 ou mesmo 400.
Impecável.
:back2topic:
De todas as actualizações que tenho feito ultimamente tenho vindo a constatar 3 coisas principais...
1.Tempo de bateria - aumentou significativamente, tendo já conseguido uma autonomia de 12h em btt e cerca de 7h em geocaching.
2.Tempo de aprendizagem dos satélites - muito mais rápido e faço sempre o teste no mesmo sitio e em situações climáticas idênticas e mais ou menos sempre à mesma hora.
3. O computador de viagem-até que enfim colocaram a hipótese de "large fields". Impecável mesmo com pouca luz no visor.
De resto tudo normal...desde a quedas em que ficou um pouco(muito riscado na carcaça exterior), provando o seu caracter de OFF-ROAD.
Cumps a todos e boas voltas
 

satch

New Member
Boas pessoal,

Estou interessado em comprar um Oregon 300!

Queria saber a vossa opinião quanto à sua utilização em automóvel.
Utilizam regularmente? Reparei que não tem indicações por voz. Acham que isso é muito importante ou é dispensável sendo suficiente ler as indicações no GPS?

Cumprimentos,
Nuno
 

fmike

New Member
Boas

Em perfil de automóvel ele navega com o mesmo aspecto que um qualquer Garmin de automóvel - ex: Nuvi's. A única diferença é que não tem indicações vocais, somente uns bips conforme tenhas de virar num determinado cruzamento. Ex: Um bip quando te aproximas e depois dois bips na altura de virares.

Pessoalmente acho suficiente uma vez que ,quer queiras quer não, a conduzir sempre lanças um olhar para o TFT e dá perfeitamente para seguires as indicações visuais acompanhadas dos bips.

É o ideal? Talvez não, sobretudo para quem esteja muito habituado aos normais GPS. Pessoalmente tenho um Tom Tom fixo num dos carros mas se tiver de utilizar o Garmin em outro carro, uso-o sem stress ou problemas. Do offroad, ao perfil de bicicleta de estrada passando pelo geocaching e acabando no automóvel, já o utilizei em todos estes perfis e é espectacular.

Se puderes experimenta antes de decidires. Mas que é um aparelho muito versátil e completo lá isso é!
 

satch

New Member
Ok fmike, obrigado pela resposta! :wink:

Penso que essa história dos bips também será suficiente para mim.

Cumps,
Nuno
 

ateixeira999

New Member
Boas pessoal.
Podem explicar-me como é que eu consigo fazer trackback. Já tentei com vários tracks mas ainda não consegui. Julgo que a funcção do trackback é indicar-nos (com um aviso sonoro) quando e onde virar, certo?
 

bbaixo

Member
Viva,

A função do trackback não é avisar-nos quando e onde virar...

Supostamente, trackback premite fazer um percurso em sentido contrário ao que foi originalmente realizado...

Se pesquisar no fórum encontrará mais informação sobre esta (inútil) função do GPS para o mundo do BTT...

Cmpt
 

froids

Active Member
bbaixo said:
Viva,

A função do trackback não é avisar-nos quando e onde virar...

Supostamente, trackback premite fazer um percurso em sentido contrário ao que foi originalmente realizado...

Se pesquisar no fórum encontrará mais informação sobre esta (inútil) função do GPS para o mundo do BTT...

Cmpt

Se estivermos a reconhecer trilhos e nos perdermos, por exemplo, a função trackback permite percorrer o caminho guardado em sentido inverso...
Se pensarmos numa zona remota que não conhecemos de todo esta função não é nada inútil já que nos permite não nos perdermos mais quando tentamos regressar ao ultimo local "conhecido"...
Em situações de visibilidade reduzida, como com nevoeiro por exemplo, é de uma ajuda precisosa.

No entanto ainda so utilizei em tracks que vou a gravar. A seguir tracks nunca usei pois é so seguir a linha... Nem sei se dá sequer.

Abraços
:xau:
 

ateixeira999

New Member
Quer dizer então que se estamos a seguir um track pré-gravado não existe forma de avisar onde virar? Penso que os etrex da garmin têm esta função!
 

alvarofonte

New Member
boas
comprei o novo oregon 300

ainda estou verde nestas andanças

por acaso nao tem ai um manual de instrucoes em portugues

na net???
 
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