Novo entusiasta - Finalmente :)

koiratu

Member
Boas,

Estou prestes a comprar finalmente uma bicicleta para começar neste 'coisinha' que é o BTT..

Já há uns meses que era para o fazer, depois de numas análises ver que o meu colesterol estava um pouco acima do desejável, ainda mais porque tenho apenas 30 anos, portanto é altura de me cuidar, mas também de me divertir claro! Em termos de saúde e para além dessas análises, sofro de rinite alérgica (a Primavera principalmente, é uma desgraça para mim!), e tenho bronquite, mas em toda a vida apenas tive 2 crises que me levaram ao hospital, e de resto nem bombas tenho sequer (embora agora com o inicio da actividade desportiva vou ao médico aconselhar-me, para alguma eventualidade).

Em termos de desporto no geral, até aos meus 20 anos fui bastante activo, pratiquei judo, joguei futsal federado, mas depois de me ter aleijado com alguma gravidade num joelho (a fazer de travão numa actividade de slide - basicamente fiquei sentado em cima da minha perna direita), fui deixando tudo, e enfim, digamos que à 10 anos que não faço nadinha nadinha!

Como é natural não espero grandes coisas nos primeiros tempos (porque não há milagres, e também sinto bem que isto vai ter de ser com muita calma!) mas lá vou tentar conseguir 'treinar' pelo menos 3 vezes por semana, com a duração que o cabedal deixar!

Em termos físicos, tenho 1.73m e peso cerca de 74kg (com uma boa percentagem de massa gorda - cujo objectivo passa também por fazer desaparecer, pelo menos parcialmente)...

Se me puderem sugerir um 'treino' para começar gradualmente a entrar nestas coisas agradeço, e digo gradualmente porque, para perceberem a questão, a última vez que tentei ir correr parei passados 10min porque me doia o joelho como tudo, e foi mais uma razão pela qual me virei para as bicicletas, pois, pelo que li, é uma actividade menos violenta para os joelhos (a não ser que se vá ao chão...haha). Seja como for, pelo menos é bem mais divertido que correr, portanto mesmo que tenha dores aguentam-se com outro ânimo.

De resto, a bicicleta que vou adquirir é uma BH Expert 870 (ou será Expert Country?), tamanho M, rígida, com suspensão RockShox Reba, desviador traseiro SRAM X9, Aros Mavic 317, pedaleira Deore, travões Deore também, avanço e guiador FSA. É, comparada com a grande maioria que aqui anda, um 'chaço', mas deverá mesmo ser o meu chaço, e pelo preço, também não encontrei nada por aí além (o orçamento é muito curto, razão pela qual esqueci as de suspensão total), e acho que para me iniciar serve bem!

É basicamente isto:


E pronto, para já é isto, vamos lá a ver se realmente fecho negócio (vou ver amanhã em príncipio)!

Já agora, alguém usa o Garmin Dakota 20 nestas coisas? Eu tenho um (vício do geocaching), e gostava de saber se o monitor de frequência cardíaca da Garmin funciona com o mesmo, poderia pensar em adquirir um mais para a frente (até porque agora é mais importante arranjar capacete, óculos (por causa das alergias, fico com os olhos irritados com alguma facilidade, portanto há que os proteger um pouco), e sapatos... pelo menos assim de forma mais "urgente" (o orçamento também não estica). Isso e claro, mandar fazer uma revisão à bicicleta num amigo meu que vai abrir uma casa muito em breve, e que também pratica (creio que ainda pratica) BTT, duma forma mais séria (corria pela Casa do Benfica de Tomar).

Desculpem esta parede :p
 

IceWolF

New Member
Eu digo-te que comecei em Dezembro de 2014 (estive anos longe do exercício físico), com objectivo principal de perder peso e depois manter a forma, ou seja, andar pela desportiva.... comecei com 125Kg, estou com 112Kg.... está a dar resultado.


Tenho bronquite asmática, usei bombas em miúdo, depois controlei, a primavera também me custa um pouco, andar sempre mais "atacado".... mas não tens com que te preocupar com o BTT, simplesmente porque tens bronquite, não convém abusar muito durante o calor, é importante uma boa hidratação (não só pela hidratação muscular, mas porque ajuda bastante na bronquite)....


Dicas, atenção ao BikeFit (importante para evitar lesões e desconforto a pedalar).
Como estás a começar, não interessa gastar muito dinheiro numa bike, porque corres o risco de não gostar e o dinheiro fica empatado, eu ando com uma bike bem inferior a essa...

De resto, força nas pernas.... não tenhas medo/vergonha de desmontar quando te sentires mais cansado, não abuses demais agora no começo, se não desanimas..... vai com calma, escolhe percursos com pouco acumulado, treina velocidade. Depois aos poucos vai fazendo percursos com acumulado para treinar força.


Digo-te que em Dezembro foi assim meio a campeão na 1ª volta ao fim de cerca de +- 10 anos sem andar de bike..... fiz 10km muito a rasca, fiquei todo partido, não me sentei na bike durante 1 semana, não aguentava com as dores.... LOL

Neste momento, faço as tiradas de 50/60 Km de cada vez sempre com acumulado entre 900/1200.
 
Last edited:

koiratu

Member
Obrigado :)

Em relação ao Bikefit, até ontem, que andei a ler alguns tópicos aqui pelo fórum, sobre os mais diversos temas, nunca tinha ouvido falar! Mas já andei a ver como devem ser feitos os ajustes da bicicleta, e conto com a ajuda desse meu amigo que é praticante 'a sério' para me dar umas dicas também :)

Eu escolhi este desporto porque me agrada, torna-se mais fácil manter a motivação, e tenho vários amigos que se juntam ao fim de semana para umas voltinhas, e o objectivo passa, nos próximos tempos, por conseguir acompanhá-los (costumam fazer percursos de 30/50km ao domingo, mas é pessoal que faz ginásio e corrida durante a semana), pelo que, pelo menos estas primeiras semanas prefiro estar sozinho e fazer uma auto-avaliação da minha condição, conhecer o ritmo que me posso impor, e também, conhecer a bicicleta.
 

IceWolF

New Member
Yeap, o ideal para começar é preparar o corpo primeiro, se não vai-se andar a atrasar a malta, ou então levar apenas um amigo que já saiba para o que vai, só mesmo naquela de ir dando alguma motivação e ajudar se for preciso alguma coisa.....

Eu ando quase sempre sozinho, mas já fiz algumas voltas acompanhado, inclusive já me juntei a grupos enquanto pedalava, e parecendo que não, em voltas maiores o tempo passa mais rápido, o pessoal vai sempre no paleio e tal.... já conheci montes de pessoal na estrada....
 

SeteGu

Active Member
Koirato sê bem vindo ao mundo do BTT. :)

Se fizeres negócio e a bicicleta estiver em bom estado tens aí uma base muito boa para o que pretendes.

Eu pessoalmente gosto mais de andar acompanhado. Tenta arranjar alguém para ir pedalando de vez em quando... tanto pode ter pouco ritmo como ser mais experiente e, assim, até te pode dar dicas e ajudar a evoluir.
Eu, por vezes, ando sozinho mas, na minha opinião, é bastante mais motivante ter a companhia de alguém. O tempo passa mais depressa e acabamo-nos por divertir mais.

Eu tanto ando com pessoal que normalmente mal pega na bicicleta (ou que está parado há algum tempo) como com pessoal que acaba por fazer BTT dia sim dia não (durante a semana só uso a bicicleta como meio de transporte... o BTT, normalmente, fica reservado para o fds).
 

koiratu

Member
Sim, deve ser isso que vai acontecer, uma das pessoas que mais me 'chateou' já anda à algum tempo mas disponibilizou-se para darmos umas voltas mais relaxadas para me ir habituando também e conhecendo os trilhos aqui da zona. De resto depois de almoço lá vou eu ver a menina :)

Já agora, eu já quando fazia desporto (futsal), notava que os primeiros 15/20min eram quase de sofrimento, dores, quase que parecia queia cuspir os pulmoes, mas depois parecia que entrava no ritmo e aguentava bem! Alguém me sabe dizer o que poderia explicar isto? Ou como evitar esta situação?

Obrigado a todos :)
 
Fumas? Ou fumaste? Ou simplesmente o sistema respiratório ainda não está habituado a respirar enquanto se pedala, que é mais exigente do andar a pé ...

Uma das formas de evitar será fazer algum aquecimento antes de pedalar, suponho.
 

froids

Active Member
Viva, antes de mais bem vindo ;)

Em relação ao inicio de actividade, neste caso no BTT, começa devagar e progressivamente.
Tenta efectuar um aquecimento activo (a pedalar) a um ritmo que te mantenha entre as 100 e as 130ppm, durante cerca de 10 a 15 minutos. Depois podes começar a apertar gradualmente :)
Vais ver que tens um inicio de passeio muito mais tranquilo e vais acabar por notar mais rendimento durante a actividade (quando já vais a "apertar") e durante mais tempo.

O organismo precisa de algum tempo para se habituar à carga e ficar disponivel para esforço/actividade fisica. O "aquecimento" estático e alongamentos são coisas diferentes e nao servem bem o mesmo proposito...

Abraços
:xau:
 

koiratu

Member
trainzeiro, fumei, poucos anos (entre os 16 e os 21) mas larguei e não voltei a pegar...

froids, grato pelas dicas, vou fazer isso a ver :)

Fui hoje buscar a bicicleta, que deixei imediatamente com o meu amigo Joel Graça (não sei se alguém aqui o conhecerá de alguma prova), que já me disse que para além de bichas novas, está tudo ok e pronto a rolar...

Por ciumeira ou não, o carro deve ter ficado invejoso de ter ido buscar a bike, e ou muito me engano ou o motor de arranque entregou a alma ao criador (e logo quando a ia buscar, fiquei quase apeado na bomba de combustível!)... ou seja... querendo ou não, vou ter de de dar ao pedal nos próximos dias até arranjar o dito! Isto porque a 4L (sim, é o meu jipe, era do meu avô que a comprou nova em '68 - ainda pega à manivela) também tem a embraiagem a precisar de troca, portanto sobra essa opção mesmo!

Já agora de referir que provavelmente, quando começar a ir a algum passeio ou assim, deverei levar mesmo a 4L comigo, até porque é mais fácil conseguir umas barras para ela do que para o meu carro (tinha de substituir as calhas porque as minhas não têm os encaixes, e depois arranjar tudo, portanto vou optar por algo mais oldschool, e aproveitar para dar mais alguma rodagem à 4L) :cool:

Para já é isto...Agora, venha o bom tempo, com pouco calor de preferência!!!
 

tilui

Member
Boas Koiratu e bem vindo ao mundo do btt..tambem comecei com uma bike de gama muito baixa e aos poucos fui evoluindo..Até que chegou o momento de passar de 26 pra 29 mas nao penses nisso agora..
O importante é começares a pedalar ao teu ritmo durante a semana..Tambem comprei o gps dakota 20 por causa do Geocaching (adorei fazer as duas caches no Agroal..da chaminé e a outra perto)..Agora uso o gps no btt e tambem tenho sensor de cadencia..mas nao é da garmin..é da decat.. e funciona igual e a metade do preço..
Boas pedaladas..
 

koiratu

Member
Se tens um Dakota tens de me dizer qual o sensor de cadencia que usas, tudo o que é Garmin é caro já se sabe :p isso e a fita de frequência cardíaca era um must se fosse possível usar linhas 'brancas' :)
 

tilui

Member
peço desculpa porque enganei-te..só uso a banda de frequencia cardiaca..ainda pensei em comprar o sensor pra usar nos rolos mas com o dakota 20 nao iria funcionar porque nao tenho satelites dentro de casa..
 

koiratu

Member
Bem, venho só deixar um update da situação.. quando comprei a bicicleta, como disse, mandei fazer a revisão... levou bichas e cabos de mudanças novos, e só ainda não está comigo porque já tinha algumas esferas da caixa de direcção partidas, pelo que se optou por substituir as esferas (ou rolamento, agora já não sei bem!). Foi encomendado na 2ª mas o material só chega amanhã, portanto a ver se na 5ª já faço os primeiros 6/7km para a trazer para casa pelo menos (consoante a hora a que fique pronta) :p

Tilui, se puderes diz-me a referência da banda que usas com o Dakota 20 :cool:
 

md90

New Member
tambem estou a começar no btt...e estou a fazer uma media de 20 km dia sim dia nao, com uma bicicleta antiga roda 26... no entanto brevemente pretendo adquirir uma nova, roda 27,5...


que é que acham deste tamanho de roda? meço 1,83.. e peso 75 kg...
 

SeteGu

Active Member
Isso dos tamanhos de roda é ao gosto do freguês... se puderes experimenta primeiro e decide qual gostas mais.
 

iMiguel

Member
Depende dos gostos de cada um. Eu tenho 1,84m e sito-me bem numa "29, tentei a "27.5 mas não gostei. Mas nada como testar antes de comprar
 
tenho 1,76, 80 kg, roda 26 tipo chasso e pelos vistos faço o que as outras fazem excepto saltos ;)

é possível que me sinta melhor numa bicla melhor com amortecedores.
 

koiratu

Member
Bem malta, agora sim, começou a festa :D

Estava complicado mas consegui ir hoje buscar a bicicleta depois de almoço, e regressei assim à actividade física depois de uns anos sem fazer ponta...

Inicialmente só queria sentir-me bem e fazer o trajecto Tomar - Cem-Soldos (4.5km), ou seja, da oficina para casa, mas como não me estava a sentir mal, fiz mais um bocadinho, embora em terreno praticamente plano!

Deixo no final o link para o mapa do Strava (usei a app do Android), e sim eu sei, é uma miséria, foram só 10km e quase 45min para os fazer mas foram feitos a um ritmo em que não precisei de forçar nem ficar com a língua de fora, fiz 2 paragens para beber um pouco de água (misturada com ice tea - era o que havia, e soube muito bem diga-se) nos topos das subidas, e fiz o percurso todo sem recorrer ao pedaleiro mais pequeno (usei o intermédio praticamente sempre, excepto em 2 descidas maiores que usei o maior para manter a pedalada), e nas subidas fui com calma, sem necessidade de me levantar do selim.

Depois de chegar a casa percebi que podia ter continuado, o corpo aguentava, mas como também fui de fato-treino (ainda não arranjei equipamento - só quando começar a trabalhar novamente), pensei "deixa cá descansar o cagueiro senão amanhã tens um andar novo" hahaha.

Seja como for o essencial, para mim pelo menos, é que me sinto bem, apesar de ter de afinar a bicicleta para mim (foi um pouco a olho), e arranjar uns pedais de encaixe, penso que podem melhorar bastante a pedalada.

Nota: o percurso acabou por ser todo feito em alcatrão, e assim deverá continuar pelo menos estes primeiros dias, até me habituar à bicicleta (já não sinto o mesmo à vontade em cima dela que sentia à uns anos, naturalmente). Esta semana vou tentar fazer todos os dias um percurso ligeiro deste género, sem forçar, e se sentir mais cansaço faço uma folga para aliviar.

Já agora uma questão... Eu depois da subida ao castelo de Tomar optei por bloquear a suspensão e pareceu-me sentir-me melhor assim, possivelmente por ser alcatrão, mas digam-me se estive bem ou se deve andar desbloqueada na mesma...

De resto, se puderem dar uma vista de olhos no link do Strava e dizerem-me o que acham bem ou mal (se é que é possível dizer algo num percurso tão curto...), agradeço desde já!

LINK: https://www.strava.com/activities/289130768

Obrigado a todos, e devo dizer, a motivação está em altas :p
 
Last edited:

Lanwolve

New Member
Pela descrição que fizeste da bicicleta, se chamas a isso um chaço havias de ver a minha... :D

Em alcatrão podes andar com a suspensão bloqueada, se te sentes melhor assim, mas devias tê-la bloqueado antes da subida, porque é a subir que se nota mais a vantagem do bloqueio.
 
Top