Novo Código da Estrada - Balanço - Melhorias ou não?

SeteGu

Active Member
nukez0r said:
O polícia tem razão mas podia ter ignorado
Porquê? Então qual é o papel da policia?

Uma vez também levei uma reprimenda de um e, sinceramente, achei muito bem. Aliás... se fosse multado não me podia queixar.
Na minha opinião o problema é precisamente a policia muitas vezes ver (quer bicicletas a passar vermelhos quer carros a não cumprirem a distancia de segurança) e fechar os olhos.

O policia avisou e, a meu ver, fez muito bem. Eu não sou nenhum santo e nem sempre cumpro todas as regras de transito... mas se as coisas fossem diferentes tínhamos todos a ganhar com isso: mais segurança na estrada.

Como é que podemos exigir que os carros cumpram a distância de 1,5m de segurança se depois nós não cumprimos regra nenhuma de transito?
 

Joseelias

Well-Known Member
O polícia tem razão mas podia ter ignorado ainda por cima pq depois passou ali um carro..!

O policia poupou-te uma multa e ainda te queixas? Se ele cumprisse a função dele não tinhas levado uma reprimenda. Levavas logo uma multa e nem te podias queixar.

Concordo com o Setegu. O mal é a policia ser pouco actuante. E à conta disso há centenas de mortos e milhares de feridos na estrada que seriam em muito reduzidos se a policia agisse de forma mais firme. Já me passaram razantes seguido de corte de trajectória a uns 10 metros de um policia que estava a olhar para nós e foi como se nada fosse. Tomara que tivesse sido diferente.
 

fabio viana

Well-Known Member
@nukez0r , o carro que passou lá foi chamado a atenção pelo policia? É porque caso tivesses levado uma multa e o carro não ai sim devias reclamar, mas mesmo assim terias de pagar a multa na mesma :)
 

nukez0r

Member
Sim, vocês têm razão. O polícia podia ter perfeitamente ter-me multado. Mas eu nem sequer ainda tinha passado o sinal! LOL!
Ainda bem que ele me alertou porque provavelmente eu teria continuado! :nsei:

Todos os que me conhecem, sabem que eu cumpro todas as regras de trânsito até melhor que alguns condutores. Nunca passo vermelhos e paro sempre nas passadeiras. Inclusive na 2ª feira, o autocarro ia sair da paragem e eu, podia ter perfeitamente tê-lo passado e não o fiz, dando-lhe prioridade, como manda a regra.
(Isto aqui foi uma tentativa de me desculpar! :yeah::tungas:)

Uma coisa que reparei foi que do outro lado do viaduto pedonal, tem um sinal de proibido a ciclomotores:

C3f.gif


A dúvida com que fiquei é: posso andar montado a partir dali? Ou tenho que desmontar?
(E já arranjei uma alternativa para não passar na ponte pedonal para não andar a estorvar as pessoas e elas a mim.)
 
Last edited:

SeteGu

Active Member
"Ciclomotor é o veículo dotado de duas ou três rodas, com uma velocidade máxima, em patamar e por construção, não superior a 45 km/h, e cujo motor no caso de ciclomotores de duas rodas, tenha cilindrada não superior a 50 cm3, tratando-se de motor de combustão interna ou cuja potência máxima não exceda 4 kW, tratando-se de motor eléctrico"

O sinal para velocipedes é este:


EDIT: "Velocípede é o veículo com duas ou mais rodas accionado pelo esforço do próprio condutor por meio de pedais ou dispositivos análogos.

Velocípede com motor é o velocípede equipado com motor auxiliar eléctrico com potência máxima contínua de 0,25 kW, cuja alimentação é reduzida progressivamente com o aumento da velocidade e interrompida se atingir a velocidade de 25 km/h, ou antes, se o ciclista deixar de pedalar."

Isto foi tirado da net mas mesmo que não seja exatamente assim anda lá perto.
 
Last edited:

M.Bike

New Member
Bom, de facto podia ter sido multado por passares no sentido proibido montado na bike. Todo e qql veículo está proibido de lá transitar excepto os transportes públicos. Sendo a bike um veículo, estás em incorrer numa infracções caso passes por um sinal desses montado na bike. Se circulares com a bike pela mão já não há problema pq essa situação é equiparada ao trânsito de peões.
quanto a segunda situação, tal como o SeteGu explicou e bem, podes circular com a bike. Aí só mesmo os ciclomotores estão proibidos de transitar.

Boas pedaladas
 

Joseelias

Well-Known Member
Essa mensagem da multa é um absurdo total. O QI de quem a escreveu e de quem comenta é de bradar aos céus. Pergunto-me o que se anda a fazer nas escolas deste país.

O pior de tudo é que o pessoal anti-ciclismo já o está a usar nas mais inúmeras discussões por essa net fora para nos atacar, nivelando-nos todos pelo nível daquele pessoal.
 

Baba

Member
Não entendo porque é que é estranho ser multado por efetuar uma manobra que é proibida por lei.....
 

Hardskin

Well-Known Member
Assim como é proibido conduzir só com uma mão no guiador e com as duas rodas no chão... (com a excepção de quando se faz sinal de mudança de direcção):)
 

edununo

Well-Known Member
Concordo em absoluto com o Joseelias.

Foi multado e bem multado. Eu não digo que não seja chato porque é. Contudo está no código e é uma manobra não permitida. Eu também não cumpro tudo à risca e, se fosse comigo, que remédio teria em aceitar. Não fazia um barulho por causa disto, porque no fundo sabia que tinha transgredido a lei.
 

Joseelias

Well-Known Member
Assim como é proibido conduzir só com uma mão no guiador e com as duas rodas no chão... (com a excepção de quando se faz sinal de mudança de direcção):)


Epá não me lixes! E se eu quiser coçar a bunda?!!! Posso ser multado?!!! :D
 
Last edited:

SeteGu

Active Member
Uma coisa é conduzir com uma ou sem qualquer mão... outra é tirar a mão do guiador para fazer "pisca" ou coçar o que quer que seja... digo eu...
 

Jocas22

Active Member
concordo plenamente com a multa, nada a dizer. espero no entanto ver a 1ª multa por causa de nao guardarem o metro e meio. num calculo de probabilidades eu diria que qualquer policia arrisca-se a ver uma centena de infraccoes do metro e meio por dia se quiser e sem se esforçar muito... ao passo que um cavalinho vê um por ano mesmo a tentar catar quem o faz. E no entanto cá temos esta aberração estatística. :cool:

Continuo ansioso por ver a 1ª multa deste tipo e este novo codigo ja tem mais de 2 anos. Nao tenho duvidas que se alguem a levar a partilha ate porque participo em inumeros grupos do face sobre carros/radares e afins
 
Last edited:

fabio viana

Well-Known Member
Ui se eu fosse policia comprava uma bicicleta e ia dar uma volta pela estrada e quando acabasse era só passar multas 8)
 

Jocas22

Active Member
acho que nem era preciso isso. Basta circularem em meia duzia de estradas bem conhecidas de todos nos que sao autenticos viveiros de gajos de lycra. A certa altura um acaba por fazer ***** á frente deles. Seja como for já fui "raziado" por policias e já vi policias a assistirem a minha pessoa ser "raziada" e nao querem saber. E eu raramento ando no alcatrao, imagino o pessoal do outro forum.

A lei claramente nao é igual pra todos, nem todos os artigos pelos vistos têm a mesma importância. Fazer um estudo de quantos ciclistas falecem por carros que fazem razias/nao cumprem a distancia e quantos acidentes se causou por causa de cavalinhos. Deve ser outra estatistica engracada.
 
Last edited:

Joseelias

Well-Known Member
Em Portugal este tipo de operações é proibido. Nos EUA há até mesmo Bait Cars com sistemas de localização para apanhar os ladrões de automóveis. Segundo me lembro de ter lido um resposta há muito tempo, em Portugal isso não é permitido porque choca com a lei que pune o incentivo à criminalidade ou qualquer coisa parecida. Mas não era mal pensado.
 

Hardskin

Well-Known Member
Não vejo lógica nenhuma para a proibição deste tipo de operação em Portugal.
Para mim é o mesmo que meter um carro descaracterizado no meio do trânsito automóvel e esperar que se cometam infracções que possam atentar directamente ou não o veículo e respectivo agente da autoridade.
 
Top