Nova pista XCO do Jamor

#21
Miguel, estás a brincar certo? estás mesmo a misturar na mesma frase abundância de trilhos com Lisboa (ou Portugal se quiseres)? E mesmo que assim fosse não dava para coexistir? Não há maneira de concordar com a tua opinião quando misturas 2 assuntos distintos:
1º o destruir algo que existia.
2º os prós de ter uma pista de XCO (bato palmas em pé para o facto de fazerem algo que beneficia muita gente e a modalidade em si)
E já agora, baseaste-te em que factos relativamente à quantidade de utilizadores? Tens essa opinião como dado adquirido, que deve ter a mesma de quem tomou a liberdade para destruir o que havia.
 

SeteGu

Active Member
#22
A zona de Lisboa, comparada com outras regiões do país, nem me parece estar muito mal servida. Têm Sintra e Monsanto (onde já pedalei) mas também Jamor, Belas, Mafra...

Independentemente disso claro que é pena que tenham destruído trilhos para construir a pista de XCO.

Já agora... alguém me sabe dizer se a suposta pista de DH ainda está de pé?
Ou o track da de XCO para comparar e ver onde fica.
 
#23
Isso a quantidade é discutível. Para mim nunca seriam demais, já para não falar que subsistem às custas do esforço de alguns e sem fins lucrativos. Que era o caso.
Essa pista que falas foi atravessada, aliás, como todas. Há troços que se mantêm os originais, mas a essência inicial acabou. Aliás, é para esquecer até porque não é seguro haver atravessamentos.

PS: nunca foram pistas de DH, mas isso já entramos no campo da opinião.
 

MiGuEl_82

Active Member
#24
Miguel, estás a brincar certo? estás mesmo a misturar na mesma frase abundância de trilhos com Lisboa (ou Portugal se quiseres)? E mesmo que assim fosse não dava para coexistir? Não há maneira de concordar com a tua opinião quando misturas 2 assuntos distintos:
1º o destruir algo que existia.
2º os prós de ter uma pista de XCO (bato palmas em pé para o facto de fazerem algo que beneficia muita gente e a modalidade em si)
E já agora, baseaste-te em que factos relativamente à quantidade de utilizadores? Tens essa opinião como dado adquirido, que deve ter a mesma de quem tomou a liberdade para destruir o que havia.
Sim, estou! É a minha opinião... É a opinião de alguém que pedala em Sintra, Belas e Monsanto... E em qualquer um desses locais, especialmente em Sintra, o que não falta são trilhos de AM/DH... Mas aceito e respeito que não aches o mesmo. Como disseste na resposta ao SeteGu, para ti nunca seriam demais... Acho que aí estaremos tds de acordo! Trilhos nunca seriam de mais...

Em tb frequento os trilhos do Jamor... E raras vezes vi malta nos trilhos que agora foram reaproveitados... Já em Sintra e Belas por exemplo, é rara a vez que não me cruze com malta de AM/DH/FR...

Atenção que eu não estou a dizer que me estou a "cagar" para os trilhos que existiam e que por mim podem destruir tudo... O que digo apenas é que não me parece que a quantidade de trilhos existentes justificasse o não aproveitamento do espaço para uma pista de XCO.

Obviamente que é a minha opinião e respeito que a tua seja diferente... Não posso é concordar quando dizes q destruíram o que existia só pq sim...
 

Jocas22

Active Member
#25
a minha opiniao é que deviam ter respeitado o trabalho de quem o teve. Ainda se fosse pra outro fim, agora tirar o trabalho de quem o teve numa modalidade pra dar a outra parece uma imbecilidade. E nao tem nada a ver com ser XCO vs Enduro, servia pra qualquer situação. Nao conheco mas pelo video estava ali muitas horas de trabalho.
 

SeteGu

Active Member
#26
Pois... é pena. Eu nunca lá cheguei a ir mas estava com vontade de ir este verão para conhecer.

O problema é que essas construções sendo "ilegais" não são reconhecidas por ninguém... mas este assunto também daria panos para mangas. Aliás já se discutiu bastante isso aqui no fórum em relação a Monsanto e não só...
É pena que assim seja...

Agora também não sei que alternativas poderiam haver para a construção de um circuito de XCO.
 

MiGuEl_82

Active Member
#27
Jocas, ng tira o mérito a quem teve o trabalho de fazer aqueles trilhos... Mas o problema é mm o q o SeteGu refere: são trilhos "ilegais", o que torna mt difícil qlqr tipo de tentativa de protecção dos mesmos...
 
#28
@Jocas22 Eu nunca falei em guerras porque não só é estúpido como ninguém ganha nada com isso.
@miguel já agora, 99% dos trilhos que falas são ilegais. e se calhar até estamos de acordo, mas a única coisa que há a reter do meus comentários é que "destruíram sem necessidade".
 
#29
Ainda não vi "in loco" que parte das pistas destruíram, por isso não vou tecer conjunturas. No entanto, por um lado é excelente que se tenha feito o circuito de XCO a pensar num futuro. Só espero que não lhe aconteça o mesmo que ao de Rio de Mouro. Toda a gente tem muita tesão na altura das provas, mas depois fecha e lá se vão os trilhos.

Já agora, para existirem, os trilhos têm de ser mantidos. Os de Belas são-nos pelos Maus Caminhos, Sintra por vários grupos, onde se incluem os clássicos Milita e Jamor eram-no pelos Illegal Crew. Agora quero ver, quem dos 99,99999% dos utilizadores dos trilhos de XC vai perder tardes ou manhãs para ir cortar o mato.

EDIT:

- deem já razão ao zerplon, senão ele não se cala.
 

MiGuEl_82

Active Member
#30
Miguel, o circuito de Rio de Mouro não era permanente... Este por ser permanente e estar sob a alçada da FPC-UVP creio que deverá ser mantido por iniciativa desta entidade.

Eu creio que já percebi onde o Zerplon quer chegar e se assim for até concordo ;)
 
#31
Eu conheço bem o responsável e autor do circuito, bem como o funcionamento da FPC ;) Vamos ver se daqui a um ano ainda pensas assim.
Espero que sim, como sabes gosto de XCO. Acho que só não há mais circuitos porque os interessados (também) não se unem.
 
#32
Como pessoalmente, associo estas pistas e alguns trilhos de btt a uma certa noção de efemeridade... Também não estou muito optimista com a manutenção do circuito, que ainda não conheço. Mas pode ser que, pelo sítio onde está localizado e pela crescente visibilidade que a modalidade tem vindo a ter, esteja enganado!
 
#34
Ainda bem que estamos todos descansados então :D

Vamos deixar as questões dos calendários competitivos da FPC nas várias vertentes, especialmente do Enduro, para continuarmos em estado de graça, ehehehe.
 

Jocas22

Active Member
#35
nada tem de ser uma discussao preto branco. Só acho pena nao terem respeitado o que ali estava e feito a nova pista noutro lado qualquer. Fomenta-se assim mais o desporto, havia dois locais em vez de só haver um.
Até se calhar fora de Lisboa, nao moro longe mas até a mim me enjoa o centralismo, com um pais tão grande, Jamor. Ok.
 
#36
O problema do ser fora de Lisboa é mesmo o da manutenção, esta pista pela sua localização, quase de ser certeza que vai ser praticamente auto-mantida pela afluência do pessoal.

Eu moro em Belas e é a zona onde faço 90% das minhas voltas de BTT e digo-te que existem trilhos onde passo com alguma frequência que praticamente fecham durante o período de inverno/inicio da primavera quando o mato cresce mais rápido.

Eu compreendo ambos os lados, pois já fiz manutenção e criação de alguns trilhos e sei o que custa não respeitarem o nosso trabalho.
 

Jocas22

Active Member
#37
existem varios centros de btt pelo pais fora e criados e mantidos pelos concelhos, e pelo que sei vao sendo mantidos. Faziam a obra e entregavam a uma qualquer camara municipal, penso que varias diriam que nao se importavam.

as vezes o pessoal tambem anda nos trilhos nao é capaz de cortar umas silvas e contra mim falo porque tambem nao o faço, nao podemos querer que nos façam a papa toda. :(
 

MiGuEl_82

Active Member
#38
Jocas, a centralização em Portugal é uma realidade sem dúvida mas por acaso até acho que o BTT e ciclismo são excepções. A esmagadora maioria das infraestruturas existentes e provas organizadas não são na zona de Lisboa. Este circuito encontra-se inserido no Complexo Desportivo Nacional, onde de resto existem infraestruturas para um sem-numero de modalidades... Como tal, não acredito que a escolha do local para criação desta pista tenha sido de todo aleatória.

Miguel, já vi que têm existido uns problemas com a não divulgação do calendários das provas da Taça de Enduro mas desconheço a forma de trabalhar da FPC. Espero sinceramente que apostem na manutenção deste circuito. Tb acho que por se encontrar às portas de Lisboa, irá ter uma grande afluência. Ontem cruzei-me com mais pessoal de que alguma vez tinha cruzado para aqueles lados. Tb será normal que a curiosidade faça com que nos primeiros tempos seja mais frequentada...
 
#40
lindo, a bestas em todo o lado se em Monsanto achava que isto ia acontecer no jamor nunca pensei,depois queixem-se que não tem infraestruturas e espaços para a pratica de desporto,Quem se preocupa com a natureza fez um excelente trabalho este deve ser daqueles que são contra as touradas mas depois vai ao mcdonald's pedir uma hamburger.

Fiz a travessia da aldeias o xisto em btt e vi espaços de manutenção rápida que nunca na vida iam aguentar em Lisboa