Nipples em Aluminio...

Estou prestes a ter de trocar o cubo traseiro da burra e pensei que já que tinha que mexer, fazer-lhe uma dieta... :wink: Assim pesquisei e vi que podia com facilidade melhorar as rodas através da montagem de nipples em aluminio ( http://www.dtswiss.com/index.asp?fuseaction=nipples.bike ) e uns raios mais leves ( http://www.dtswiss.com/index.asp?fuseaction=spokes.bike ):D. Quanto aos raios pensei nos Aerolite, mas ao que parece são um pouco caros demais para o meu orçamento ( 3€ cada?! :shock: ) Assim se os AeroSpeed não forem muito mais baratos então desisto da ideia para já...A minha questão é a seguinte: Os nipples em aluminio são confiáveis para uma utilização médiamente dura? (Enduro).Ou serão mais para XC? E os raios? Serão realmente estes os preços ou estão muito inflacçionados? Valerão a pena?

Obrigado João
 

tkul

Utilizador Banido
Quanto aos nipples em alumínio não tens problemas! já tive rodas com nipples em al. E com uso bastante agressivo… por isso… “no problemo” em uso ENDURO!
Quanto aos raios aero… alguns cubos são difíceis de laçar (furos demasiado pequenos) o que pode trazer ainda mais trabalho. No que diz respeito ao ganho, só se for para Maratonas, ou provas de Resistência, onde se pedala durante muito tempo e kms.

Para uso XC/Enduro

Lado mais hardcore DT competition:

1.8 / 1.6 - frente
2.0 / 1.8 para trás

Para uso XC/Enduro

Lado mais light DT Revolution:

1.8 / 1.5 - frente
2.0 / 1.5 para trás

Em alternativa e para uma roda verdadeiramente indestrutível:

DT Super-comp (2.0/1.7/1.8 – 318gm/64) – frente
DT Alpine III (2.34/1.8/2.0 – 418grm/64) – Trás

Jante… à tua escolha, mas com pelo menos 450 grm de peso e com os furos reforçados (com os olhais).

Lançar… basicamente aqui são compromissos entre peso/rigidez.

Cruzar a 3 de um lado e radial de um outro…
Cruzar 2 de um lado e 3 do outro
Cruzar 3 e 4.

Isto tudo irá fazer com que um dos lados tenha sempre mais tensão que o outro. Daí ser fácil presumir o que pode acontecer.
Basicamente quanto mais cruzamentos tiveres, mais peso e rigidez tens – maior comprimento dos raios / maior inércia.
Nunca vi ao vivo uma roda laçada radialmente de um dos lados, mas na minha KULA uso um cubo shimano+717 com laçada radialmente, e até ao momento 0 problemas.
Um amigo com o mesmo set-up mas com uma jante Mavic… qq coisa, e um cubo RINGLE… partiu o cubo nas flanges…

Tanto eu como ele, andamos nos mesmos locais… por isso…

A mim, como o tempo é curto, prefiro ter uma bicicleta que seja indestrutível e com pouca manutenção! Não quer isto dizer que não afine/limpe, mas em vez de andar a afinar jantes dia sim, dia não… faço de vez em quando.
Se não quiseres ter tanto trabalho, experimenta ver este link:

http://www.bicimania.com/product_in...=2472&osCsid=3e6017564d0781f87dea2d290e9f621d
 
Top