29er Niner Air9 [29er]

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#21
Tópico interessante, repito.

Rodas porque não umas com aros Notubes Crest e uns cubos Dt Swiss 240s ?? Acho que seria uma excelente opção. Não deve andar muito longe disso.

Quanto à questão da suspensão gostei da opinião do Hugo, embora eu optasse, lol, por uma Fox, talvez mesmo a Terralogic.


Fico a aguardar...

Abraço
Rui
 

RTC

Super Moderador
#22
Quanto às rodas, andas lá perto. :)

A suspensão é como já disse, irei ver o que o mercado tem para oferecer e dentro dos valores que pretendo dar tomarei a minha opção.
Uma coisa é certa, ou será uma Reba RLT 29 ou uma DT Swiss XMC 29 ou então uma Fox RLC FIT 29.

Hugo, a hipotese de colocar forqueta está posta de parte, aliás, nem nunca a ponderei, pelo simples facto que não alinhar nessas "historias" de forquetas rigidas, sejam elas de carbono ou aço.
Uma suspensão é sempre uma suspensão e tu sabes bem disso e mesmo que seja verdade que uma roda 29 até a pode dispensar por haver mais contacto de pneu no chão, não acredito que seja o suficiente para evitar uma suspensão, nem que seja de 80mm. E então da maneira como eu e tu andamos, muito menos ainda.
Por acaso, tem-se discutido muito a questão de uma roda 29 poder dispensar uma forqueta, especialmente se esta for uma boa forqueta de carbono, as respostas até divergem muito mas no final de contas, uma suspensão é sempre melhor. Penso eu de que...
 
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#24
Por acaso discordo csg RTC. Eu mesmo também era céptico em relação às forquetas de carbono até que instalei uma na 2ª bicicleta. Et voilá! Achei fantástico! A minha melhor bicicleta, com os melhores componentes, a mais leve, FICOU ARRUMADA! Agora ando sempre com o chaço (http://yfrog.com/0yimagem042lj) que tem 10/+ anos e com forqueta de carbono.
A subir é incrível. Chegas a acelerações incomparáveis a qualquer suspensão bloqueada, além de que a própria leveza da forqueta ajuda imenso no processo de subida.
A descer claro que é preciso ter mais cuidado, mas no meu caso só mesmo quando há muita pedra grande, pois tenho medo que a roda fique presa e faça um OTB. De resto recomendo.

Deixando o offtopic, acho mesmo que essa máquina merecia uma forqueta de carbono, mais especificamente a niner de carbono. E já que vais experimentar o 'fenómeno' 29, por que não experimentar 'forqueta'?
Não sei a palete de cores dessa forqueta niner, mas talvez uma branca ficasse bem na cor do teu quadro.
Vê este exemplo de uma air 9 de alu com a forqueta niner de carbono...
 
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RTC

Super Moderador
#26
Por acaso discordo csg RTC. Eu mesmo também era céptico em relação às forquetas de carbono até que instalei uma na 2ª bicicleta. Et voilá! Achei fantástico! A minha melhor bicicleta, com os melhores componentes, a mais leve, FICOU ARRUMADA! Agora ando sempre com o chaço (http://yfrog.com/0yimagem042lj) que tem 10/+ anos e com forqueta de carbono.
A subir é incrível. Chegas a acelerações incomparáveis a qualquer suspensão bloqueada, além de que a própria leveza da forqueta ajuda imenso no processo de subida.
A descer claro que é preciso ter mais cuidado, mas no meu caso só mesmo quando há muita pedra grande, pois tenho medo que a roda fique presa e faça um OTB. De resto recomendo.

Deixando o offtopic, acho mesmo que essa máquina merecia uma forqueta de carbono, mais especificamente a niner de carbono. E já que vais experimentar o 'fenómeno' 29, por que não experimentar 'forqueta'?
Não sei a palete de cores dessa forqueta niner, mas talvez uma branca ficasse bem na cor do teu quadro.
Vê este exemplo de uma air 9 de alu com a forqueta niner de carbono...
http://img197.imageshack.us/img197/1900/tang9er.jpg
Bruno, como sugeriste ficaria mais assim:

Obrigado pela tua opinião, gostei de ler mas de momento acho que não estou receptivo a uma forqueta rigida. :rolleyes:
 
#28
Hugo, a hipotese de colocar forqueta está posta de parte, aliás, nem nunca a ponderei, pelo simples facto que não alinhar nessas "historias" de forquetas rigidas, sejam elas de carbono ou aço.
Uma suspensão é sempre uma suspensão e tu sabes bem disso e mesmo que seja verdade que uma roda 29 até a pode dispensar por haver mais contacto de pneu no chão, não acredito que seja o suficiente para evitar uma suspensão, nem que seja de 80mm. E então da maneira como eu e tu andamos, muito menos ainda.
Eu também não vou nessas "histórias" pois tenho bem consciência da importância da suspensão na nossa segurança/saúde. Mas quando testei a primeira 29er em Portugal (tive o prazer de ser o primeiro vai fazer agora 2 anos), uma Gary Fisher Paragon também em alumínio com uma Fox F80RL 29 fiz inúmeras experiências e uma delas foi simplesmente bloquear a suspensão em alguns dos trilhos mais técnicos na Serra Mãe. Tenho para aqui umas fotos que depois posso mostrar e aliás, encontrei essa mesma análise e assim que publicar no meu site, aviso.

A certa altura na análise, sobre a suspensão cheguei a referir o seguinte: - Suspensão: Cumpriu muito bem a sua função mas a certas alturas, perguntei mesmo o que é que a mesma ali estava a fazer... Cheguei a imaginar por várias vezes, uma 29er totalmente rígida e amigo Vitor que me perdoe mas alguns singles mais técnicos fiz mesmo com a suspensão bloqueada e... adorei! Também encontrei robustez na suspensão e estética também muito bonita.

O amigo Vitor foi quem me convidou para testar a máquina... :lol: Foi um verdadeiro abuso... :lol:

Resumindo, já na altura tinha idealizado a minha 29er: Quadro em carbono e forqueta em carbono. Daí a minha paixão de há algum tempo pela Superfly...

Acredita que uma 29er totalmente rígida é pura da loucura e essa então que mostras na última foto, que espectáculo! Melhor mesmo só com tudo em carbono. Eu quando insisto no carbono não é por qualquer razão. É só porque aliado ao enorme conforto que já proporcionam as rodas, ficas com a HT mais confortável de sempre. Depois há a questão do peso. Vais ganhá-lo nas rodas e na suspensão. Mesmo que metas material do mais leve que exista (para o teu peso) de uma roda 26 vais sempre ganhar peso nas rodas e suspensão ao passares para uma 29er.

Eu acho que devias experimentar com uma forqueta mas como é óbvio, a máquina é tua e só tu é que sabes o que é melhor para ela e para ti. Uma suspensão é sem dúvida melhor que uma forqueta mas só acho que devias experimentar.

Pensa só onde estas máquinas perdem mais... em aceleração e a subir. ;) A descer... aquelas rodas fazem tudo ou quase...

Abraço

Hugo
 
#29
Foi uma coincidência engraçada, mas aqui na secção Thinkbikes acabamos recentemente o teste uma Air9 de alumínio.

Link Thinkbikes: Ensaio Niner Air9

Do contacto que tive com esta bicicleta, penso que a opção de usar uma boa forqueta de suspensão é a acertada. Eu sou apreciador de forquetas rígidas e tenho muitos quilómetros feitos assim, mas este quadro com suspensão apresenta um comportamento muito interessante, com capacidades técnicas bem longe do que é habitual numa hardtail de XC.
 

RTC

Super Moderador
#31
Foi uma coincidência engraçada, mas aqui na secção Thinkbikes acabamos recentemente o teste uma Air9 de alumínio.

Link Thinkbikes: Ensaio Niner Air9

Do contacto que tive com esta bicicleta, penso que a opção de usar uma boa forqueta de suspensão é a acertada. Eu sou apreciador de forquetas rígidas e tenho muitos quilómetros feitos assim, mas este quadro com suspensão apresenta um comportamento muito interessante, com capacidades técnicas bem longe do que é habitual numa hardtail de XC.
Por acaso! Grande coincidência!
Ler esse artigo soube a ginjas, eheheh.
Gostei bastante. Bom trabalho. ;)

O Niner era para vir hoje mas parece que terei que esperar mais uns dias.
 
#32
Rene,

O meu próximo projecto também é um quadro 29, em titânio, um Zion de 2011, com uma German A

Achos as Niner, muito interessantes ...

Quanto às rodas, pede ao Miguel para te mostrar as minhas, Ui !!
 
#33
Olá parceiros das 29 ers, tenho uma Gary Fisher HiFi deluxe 29er de 2008 que utilizo à 1 ano aproximadamente, infelizmente (ou não) partiu a escora e vou receber (já recebi) o quadro Trek HiFi Pro (não comercializado em Portugal). Infelizmente o quadro veio sem amortecedor, o que se tornou num problema, pois o da antiga é de 7.5 polegadas e o novo é de 7.25 polegadas (a Bicimax não consegui encurta-lo) e ainda estou à espera do sujeitinho.

As rodas que utilizo são as xt 29er, excelentes, mas as Bontrager comp de origem também são boas, só troquei pela cor.
Como utilizador aconselho a utilização da cassete 12-36, pois vai fazer muita diferença.
A quem nunca utilizou 29ers não inventem, utilizem primeiro e falem depois, pois nem sempre o que parece é.

As Niner são de sonho, boa escolha (mas atenção com as de suspensão total)

Boas pedaladas seja lá em que roda for...
 
#36
Ora aqui está um projecto que parece interessante...

De acordo com o teu objectivo, e apesar de já ter percebido que não estás nada para aí virado, a melhor opção será mesmo uma forqueta rígida de carbono (a EX-Pace seria a minha escolha). Tenho de concordar com o espigão e a sua análise:
Já testei 29ers e as suspensões não ultrapassaram (como é normal) os 80mm de curso. Cheguei a andar com as mesmas bloqueadas e a verdade é que mal dei por elas mesmo em alguns trilhos mais técnicos.

A minha questão é e olhando para a foto da SS (linda), até que ponto não se justifica retirar a suspensão e colocar uma forqueta?

Hugo
Para uso em Maratonas o ganho de tempo a subir será (quase sempre) maior do que o pouco tempo que poderás (eventualmente) perder em trilhos muito técnicos em relação a teres na frente uma suspensão (parto do princípio que tens "unhas" ;). Como é para experimentar, podias testar as duas opções, numa maratona que já conhecesses, para sentir as diferenças num mesmo terreno. Claro que isto complica tudo pois não há material deste para testes... terias de comprar as 2 (o que até pode ser uma opção: utilização de suspensão nos percursos que sabemos de antemão que serão muito técnicos... forqueta nos outros). Está lançada a confusão :D

Irei seguir este projecto atentamente.

Apenas só mais uma nota a este comentário do espigão:
Mas quando testei a primeira 29er em Portugal (tive o prazer de ser o primeiro vai fazer agora 2 anos), uma Gary Fisher Paragon também em alumínio com uma Fox F80RL 29 fiz

Hugo
Quando li isto percebi que a primeira 29er tinha chegado a portugal só há dois anos... mais abaixo é que percebi que foi a 1ª para "testes" :D
 
#37
Exacto! A 1ª para testes porque 29ers já andavam por cá há algum tempo...

O título da análise até é bem claro:

Quanto ao que se poderá perder a descer com uma forqueta quase nem se coloca devido à própria vantagem da roda 29 à frente. Só a mesmo a nível de algum conforto dos membros superiores porque de resto e até mesmo quando testei a Paragon nunca tive a sensação de perder nada, pelo contrário...

Mas também atenção, os pneus eram uns Bontrager 2.1 que mais pareciam de DH.... e isso também transmite muito conforto e segurança...

Cumprimentos

Hugo
 

RTC

Super Moderador
#38
Boas!

Ora bem, enquanto o quadro não vêm, venho aqui deixar a minha intenção de montagem, que poderá, claro está, sofrer alterações.
Então temos:

Quadro: Niner Air 9, tamanho L, cor Raw;
Suspensão: ?
Caixa direcção: Chris King No Threadset
Pedaleira: Rotor 3D 40/27 (ou Sram XX 39/26)
Movimento pedaleiro: Aerozine cerâmico
Manipulos mudanças: Shimano XTR
Travões: Hope Mini X2 Pro
Discos: Hope Flutuantes 160/140
Cassete: Shimano XTR 11/34
Corrente: MSC Ultralight
Desviador Tr: Shimano XTR (Caixa média)
Desviador Ft: Shimano XTR
Rodas (por confirmar): ZTR Crest29 + cubos American Classic + Sapim Laser
Pneus: ?
Guiador: FSA K-Force 31,6 x 600mm
Avanço: Bontrager Race X Lite -7º
Espigão selim: ?
Selim: Tune Speedneedle
Pedais: Exustar PM 25 Ti
Punhos: Esi Grips

Assim de repente, é tudo.
Suspensão "ando às aranhas" com o que meter lá. :confused: A razão fala-me numa Reba Race a 80mm mas o coração aponta-me para uma DT Swiss XMC 80, que até consegui encontrar na Europa, em promoção.:fpalm:
Espigão de selim é uma das peças que terei que comprar pois o que tenho é 27,2. Ou penso na estética e meto um de carbono ou então penso no peso e poupo mais umas gramas e coloco o KCNC, que não fica lá mal e não deixa de ser um espigão fiável.
Penso que já dá para fazer uma montagem bem interessante. :)
 
#40
Majorviriato, porque dizes para ter cuidado com as niner de suspensão total?
Li em vários sites que alguns modelos de suspensão total deram problemas, tendo a marca retirado um dos modelos do mercado e recolhido os vendidos. Eu sou um admirador da marca, não quero de forma alguma denegrir a sua imagem, mas apenas alertar para esse pormenor. De certeza que os novos modelos estarão nas perfeitas condições, mas como na net aparecem muitos modelos de anos anteriores, foi nesse sentido que fiz a afirmação.

Boas pedaladas, 29ers
 
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