29er Niner Air9 [29er]

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RTC

Super Moderador
#1
Boas.

Ainda não chegou mas está para breve a chegada da minha primeira 29er.
Depois de várias bicicletas, rigidas, suspensão total, aço, aluminio, carbono e titânio, arranjei um desafio de montar uma roda 29.
Como alguns me conhecem, já ando aqui pelo forum há algum tempo, leio e comento mas nunca tomei a iniciativa de abrir um tópico meu, com uma bicicleta minha.
No entanto, entendo que se trata de uma bicicleta diferente, que suscita paixões ou ódios mas acima de tudo faz-nos questionar o que é que a roda 29' tem de especial ou de diferente.

Irei-me debruçar apenas sobre factos relativos à montagem e não factos técnicos que deixarei, caso o entendam, para outros que sabem do que falam por conhecimento directo ou por pura empirica.
Obviamente que assim que começar a coleccionar quilometros me irei pronunciar sobre o que realmente é andar numa roda 29', mas do que pude experimentar há uns tempos, acho que vou adorar. Não saberei se será usada regularmente em competição, mas pelo menos será testada nessas condições.
A título de curiosidade, este ano, haverá pelo menos duas 29' a competir no XCM e que irão sair da linha da frente de cada prova, com toda a certeza. :p

A escolha:
Estudei a oferta no mercado das 29' no nosso país, dentro de algumas marcas (são cada vez mais) que trabalham por cá. Comprar o quadro online esteve sempre fora de hipótese.
Depois de alguma procura, surgiram 3 ou 4 marcas que coloquei na mesa: Gary Fisher (agora Trek 29' séries), Niner, Orbea (modelo Alma) e Focus. Há mais marcas por cá com modelos 29 mas como algumas dessas marcas nada me dizem, descartei-as de imediato.
Vi, perguntei, pesquisei varios feedbacks a nivel internacional, sobrou a Trek e a Niner, que apenas têm modelos 29'. Falei com a Bicimax que me disse logo que o modelo Supercaliber não teria este ano quadro em separado.
Também não me desiludi, pois o quadro não tem a beleza do modelo antecessor, a Gary Fisher Superfly. É bonito, mas não é aquela "coisa"...
Ora, ficou a Niner, de onde tive que escolher entre 2 modelos, dentro do meu orçamento. Independemente do preço, os de carbono também nunca foram opção.


EMD ou Air 9?
Ambos de aluminio, sendo o primeiro de um "normal" aluminio 7005, com o quadro a pesar cerca de 1700 gramas e outro de aluminio Scandium Easton, com um peso anunciado de 1500 gramas.
Como escolhi?
Mais umas pesquisas e leituras e foi fácil chegar à conclusao que o Air 9 adequava-se mais ao meu estilo de condução, que procuro um quadro leve q.b., que seja rapido e ágil. Decisão tomada, apenas dificultada pela diferença de preço entre o EMD e o AIR 9, que foi dificil de engolir.
Dentro do leque de cores, optei pelo tradicional cinza, denominado "Raw".



Só me resta-me é aguardar pela chegada do tão desejado quadro e começar a delinear uma montagem, que está praticamente definida.

Do que não está, posso adiantar que é:
-Suspensão
-Pedaleira, mais concretamente a dentição de pratos a serem usados. O setup será de 2 pratos.
-Espigão selim 31,6
Em termos de peso final do conjunto, gostava de montar algo com 9,5-10kgs.

A compra destes componentes será ponderada e discutida neste tópico, contando com a vossa colaboração, caso o entendam fazer.

O restante material será o que está montado numa outra bicicleta.
As rodas mais tarde falarei da minha opção, faltando apenas optar pelo diamentro do eixo que mais tarde decidirei. Mas vamos por partes :)

Espero deixar aqui um espaço de debate, de modo a que todos partilharmos ideias e duvidas sobre a roda 29 e se será este, o futuro do btt.

Abraço
;)
 
#3
Boas.
Interessante, muito interessante. Vou ficar atento.

Rene apenas por curiosidade, porque descartaste logo o quadro em carbono??

Acho que fizeste uma óptima escolha. Parabéns.

Grande abraço
Rui
 
#4
Boa iniciativa.

Que os americanos andam loucos com as 29er não é novidade, na europa não se liga tanto.
Gostava de compreender o porquê. Serão os trilhos? o tamanho dos homens? a maneira como encaram o btt mais ludica e menos competitiva?
Diz de tua justica e já agora quanto medes de altura?

O quadro é um espectáculo.

Parabens
Nuno Gonçalves
 
#5
Bem-vindo ao clube das 29' :)

Sinceramente em Portugal e mais concretamente no Algarve não se vêem 29'. Nas provas em que participei (não são muitas) nunca vi nenhuma 29. E até já estou habituado a ouvir certos comentários do tipo "Ehh tractor!!!" ou "Epá mais isso é muita grande pá" :lol: ou a tentarem meter conversas para sacarem informação empírica...

Não sei se tens o projecto decidido e vincado nas tuas escolhas de setup, mas por experiência própria aconselho-te a teres um setup leve, isto se fores para provas com ela.
A mim muitas das vezes a combinação de 22(frente)-36(atrás) não me chega..

A minha é uma FS e pesa cerca de 12kg, o que não acho mau de todo..

Boa sorte, e boa escolha nesses componentes :)

Abraço.
 
#7
Belo projecto RTC!
Eu adoro as Niner, seja ela qual for, mas a Air9 carbon com a forqueta em carbono a condizer tira-me o folgo. Pena é o preço proibitivo.
Por curiosidade que rodas vais montar? Algo leve abaixo das 1500gr?
A suspensão vi que ainda não tens definido o que comprar, mas as novas fox parecem um mimo e ficavam aí a matar, embora do que tenho visto apenas há com coluna tapered ou com eixo de 15mm, e sem uma ou outra coisa apenas a Reba.
Mas como o mundo das 29ers ainda é um pouco estranho para muitos de nós espero vir a aprender umas coisas com este tópico.
Cumprimentos e sorte com o novo projecto! ;)
 
#9
Ai este tópico... :lol:

Amigo Rene... então a SuperFly pah?!!!! :lol:

Mas compreendo a falta de opções, sobretudo de compra e ainda mais descartando compras on-line. Mas ainda se econtra por aí um ou outro bom negócio.

O que não compreendi muito bem foi a opção pelo alumínio. Vou aguardar com expectativa o desenrolar do tópico e sobretudo a restante montagem do quadro mas arrisco-me já a dizer que terás uma maquinão difícil de agarrar sobretudo a rolar e ainda mais a descer mas a trepar... vamos lá ver.

Já obtive algum feedback de amigos que têm feito maratonas com 29ers e as opiniões têm sido unanimes: perdem bastante a subir e em alguns casos mesmo com quadros em carbono mas as rodas...

Se é o futuro, penso que sim acima de tudo para Maratonas, travessias, provas épicas e tudo dentro deste género. Também quero ter uma um dia destes... :lol: Apesar de não ser nenhum maluquinho do peso, reconheço a importância do mesmo nestes quadros, suspensões, etc...

Por isso irei aguardar mais um tempo, e deixar aparecer mais variedade no nosso mercado, apesar de já existir muita p/2011 mas quero mais... :lol:

Dou-te para já os parabéns pela coragem e exclusividades deste projecto. Vou estar atento.

Abraço

Hugo
 
#10
Este rapaz não pára... Alguém que aumente o espaço da assinatura que ele está a ficar sem espaço para tantas bicicletas :p :D

Boa sorte com a nova montagem, se tiver a qualidade das outras vai ficar :yeah:
 
#11
RTC, sua doida :) vens para aqui largar mel. E deixas-me todo lambuzado....
O meu desejo das 29´ começou em Agosto deste ano. Quando o Surfas apareceu em Ponte de Lima com umas rodinhas 29´,e sem câmaras ar suplentes :)

Notei que a subir a 29´é pesadona. Mas a descer já é mais do tipo "saiam da frente"

Boa escolha, e vou ficar atento.

MY
 
#12
Confesso que a mim as 29" ainda não me conveceram. Ainda nunca andei em nenhuma.
Aceito e reconheço os factos de que:
- rolam melhor
- ultrapassam melhor obstáculos presentes no trilho
- têm um andamento mais confortável

Uma coisa que me ficou gravado na ideia, não sei se será um mito, é o facto de que em trilhos mais apertados e/ou técnicos quando se vira o guiador o pé que estiver mais à frente pode bater na roda. Confirma-se?

Realmente nos USA as 29'ner têm tido um crescimento enorme. Havia alguns números da MBAction em que praticamente só se falva deste tamanho de roda.

Mesmo não sendo adepto, até à data, concordo que a Niner com forqueta em carbono é linda.

Parabéns pela compra.


Boas pedaladas
 
#13
Uma coisa que me ficou gravado na ideia, não sei se será um mito, é o facto de que em trilhos mais apertados e/ou técnicos quando se vira o guiador o pé que estiver mais à frente pode bater na roda. Confirma-se?
Não. Esse mito e o mito que só pessoas com "2.34m" é que são capaz de manusear rodas grandes é uma grande estupidez. Então faz algum sentido os construtores venderem bicicletas que ao virares roçavas com os pé na roda? A não ser que tenhas 1.50m e calces o numero 78 :lol:
 
#14
A questão da altura do ciclista faz alguma diferença, pelo menos para a MSC, que só tem os quadros 29'ner nos tamanhos maiores por achar que a bike fica mais equilibrada.
De certeza que é mais fácil explicar as coisas do que simplesmente aquilo que se houve dizer é uma estupidez.

Também não faz sentido nenhum a Sram vender tantos e tantos travões Avid quando os mesmos têm tanta queixa ao nível de vibrações parasitas e ruídos. Basta fazeres uma pesquisa e encontras n relatos desfavoráveis sobre os Juicy.

Relativamente ao "toe overlap":
Issues with fit have been reported, such as toe overlap and high standover height, especially with smaller riders.
http://www.mountain-bike-buzz.com/29er-mountain-bikes.html

How big of a deal is toe overlap?
http://forums.mtbr.com/showthread.php?t=381290

Concordo que é preciso uma coincidência de factores:
- cleatmuito atrás no sapato
- crank's de 175mm
- pés grandes
mas a questão existe e não é uma estupidez.
 
#15
Sinceramente não me parece que a altura seja problema algum, a não ser para a tal MSC... Tenho 1.70m e sinto que se fosse mais alto ai sim, ia ficar desequilibrado. Quanto mais alto fosse mais difícil seria para manusea-la, como sou "pequeno" sinto que é mais ágil assim. Colegas meus já experimentaram e o que dizem logo é "Epá fico muito alto nisto..." pois realmente a posição de condução é mais alta e ai torna-se difícil em descidas técnicas..

Não percebo que relação têm os Avid com a geometria dos quadros 29'.

Issues with fit have been reported, such as toe overlap and high standover height, especially with smaller riders.
Como já disse tenho 1.70m e calço o 41 e ao virar o meu pé está mais ou menos a 10 cm da roda, e os cleats estão mais ou menos a meio... Mas sim admito pela lógica, que algumas marcas possam ter problemas com isso principalmente em quadros pequenos que não são longos o suficiente.

Já chega de offtopic, existem n tópicos por ai a falar disto.
 
#16
azulen, dei o exemplo dos Avid Juicy como um produto que tem notoriamente problemas e é vendido em grande escala. Como digo, um exemplo de produto que não faria sentido ser vendido tendo em conta os problemas relatados, ou pelo menos serem resolvidos. Entretanto os Juicy sairam de cena.

:back2topic:

 

RTC

Super Moderador
#17
Olá.

Pelo menos já começo a ver aqui debater-se assuntos que foi exatamente esse o proposito de ter aberto este tópico: os mitos nas 29'er.
O reparo que o jginja referiu também o li algures mas a resposta do "azulen" foi na minha opiniao a correcta e é a que dão a quem questiona sobre a existência deste problema.
A geometria de uma 29'er segue a mesma logica das 26, tendo que ter logicamente adaptações ao tamanho das rodas. Essencialmente falamos de escoras mais longas e testa mais curta. O resto segue aquilo que as marcas quiseres fazem do quadro em questão.

Sobre o quadro e a minha opção. Quando um gajo vê isto:

é impossivel ficar indiferente, mas o que é certo é que é a minha primeira 29 e não ia estoirar 2500€ num quadro, que por mais bonito ou bom que fosse. Temos que seguir a evolução natural das coisas. É certo que já tive contacto com 29'ers, mas nada por aí além. Assim, primeiro experimenta-se com algo mais modesto, se bem que já considero um Air 9 muito bom para iniciar (leia-se usar e abusar :D).

Nos States a 29 está claramente instituida. E pelo que me posso aperceber, são usadas desde o domingueiro como o "pro". Se virmos as provas da Taça ddo Mundo de Maratonas e Cross, os atletas dos USA praticamente só usam 29. E começa-se a ver alguns Europeus, principalmente Ingleses e Alemães, onde a 29 está a entrar com força.
Por cá e para responder ao "azulen" já vi pontualmente nas Maratonas da Taça umas Alma 29, de atletas algarvios. Mas podiam ser só uma experiência engraçada para o atleta, sem nenhum significado ou sem interesse de repetir. Não sei.

As rodas posso adiantar que será um preocupação serem leves pois sei bem um setuo levezinho pode fazer na condução de uma bicicleta, ainda para mais numa 29. Não direi ainda qual é a minha opção pois estou a pensar se levarão cubos convencionais ou de 15mm, mas em principio será de 9mm pois sou leve (71kgs). Mas breve digo-vos qual foi minha escolha.

@snowbike, não é bem assim. Entra a Niner mas vai sair uma. Se 3 bicicletas já são demais, 4 então... :rolleyes:

Quanto à minha altura, meço 1,84.

:)
 
Last edited:
#19
Esqueci-me de mencionar o cuidado a escolher rodas. Eu sei que já deves saber, mas de qualquer maneira alerto-te para escolheres umas rodas fortes. Isto porque como são "maiores" que as 26, empenam com muito mais facilidade.
O ideal seriam uma leves e fortes, o que toda a gente sabe que é difícil e principalmente caro, por isso devias dar primazia à "rijeza".
 
#20
Já agora uma questão ou mais sugestão...

Já testei 29ers e as suspensões não ultrapassaram (como é normal) os 80mm de curso. Cheguei a andar com as mesmas bloqueadas e a verdade é que mal dei por elas mesmo em alguns trilhos mais técnicos.

A minha questão é e olhando para a foto da SS (linda), até que ponto não se justifica retirar a suspensão e colocar uma forqueta?

Uma boa forqueta de carbono, um restante conjunto em carbono (avanço/guiador), bons punhos, bons pneus... querem apostar que mal se iria dar por uma suspensão de 80mm...

Isto é para um objectivo de maratonas e outras longas distâncias que é para mim o destino das 29ers...

A roda 29 proporciona um conforto a descer, rolar... que só sabe quem já experimentou. Penso que uma 29er totalmente rígida iria compensar bastante o peso das rodas.

Bem mas neste caso, penso que esteja fora de questão a forqueta de carbono pelo quadro ser de alumínio mas existem igualmente boas forquetas de alumínio. O conforto é que fica mais aquém mas como disse, a roda 29 já dá bastante...

Acho que acabei de revelar o meu ideal de 29er... :lol: Totalmente rígida em carbono com umas boas e leves rodas...

Não se metam é no XCO com um máquina destas... :lol:

Fica esta ideia ainda para baralhar mais a coisas... :lol:

Cumprimentos

Hugo
 
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