Niner Air 9 RDO by emparlace

emparlace

Member
Depois de andar afastado do fórum e do mundo ciclístico, venho tentar dar aqui um refresh a este canto que parece andar um pouco parado.
No passado dei o meu contributo com os tópicos; Cannondale Scalpel ; Orbea Occam Carbon e Cannondale Taurine, depois disso devido a vida pessoal e profissional afastei-me do BTT e do fórum.

Recentemente veio a vontade de voltar a pedalar e ter uma vida mais saudável. Era então hora de comprar uma bicicleta que me voltasse a trazer um sorriso a cada saída, passeio ou pedalada.

A dúvida foi grande. 26, 27,5 ou 29? HT ou FS? Montagem á-la-carte ou pagar e andar?
Consultei-me com o grande amigo Nuno Nogueira, e a escolha não podia ter sido melhor.

O quadro:
Algo que me fez inclinar para este quadro foi o facto de a Niner não enviar todos os anos para o mercado modelos novos e nós acabamos por ficar com um quadro com menos de um ano e desactualizado.
Outro factor foi a qualidade de construção da Niner, a exclusividade (numa maratona com 100 participantes deve haver menos de uma mão cheia de Niner’s), o estilo Stealth (preto com pormenores cinzentos e vermelhos), e o facto de ser um quadro com tecnologia actual (ou então sou eu que estou desactualizado J ).

Para mais detalhes sobre o quadro podem consultar AQUI e a review AQUI e AQUI.
As fotos:
vqxg.jpg
[/URL][/IMG]
piz4.jpg
[/URL][/IMG]
cqvu.jpg
[/URL][/IMG]
avtf.jpg
[/URL][/IMG]
gb0u.jpg
[/URL][/IMG]
wqpu.jpg
[/URL][/IMG]
egb6.jpg
[/URL][/IMG]
1shc.jpg
[/URL][/IMG]
ujxu.jpg
[/URL][/IMG]
at2h.jpg
[/URL][/IMG]

Esta vai ser então a base deste projecto.
Por hoje é tudo, até já! :xau:
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Boas

amigo Emparlace (esqueci me teu nome), bem vindo de volta amigo :)

Se foste aconselhado pelo Nogueira, foste bem "acolhido", cá ficamos á espera de novidades

Grande abraço
 

emparlace

Member
Bom dia,
Hugo o Nuno tem estado envolvido no projecto desde o 1º minuto e tem sido uma grande ajuda, e um fantástico amigo.

Paiol, no meu computador as imagens aparecem grandes... não sei como possa fazer para aparecerem maiores!

Abraço,
Vitor Monteiro (agora já sabes Hugo)
 

emparlace

Member
Ah, tinha me esquecido de um pormenor muito importante visto este ser o cantinho weight weenie...

É verdade que não vou conseguir nenhum peso de outro mundo com um quadro de quase 1200gr, para isso ía para outras opções no mercado, mas como nem tudo passa pelo peso... e a beleza deste quadro faz-me esquecer o peso! :D
 

Patitos

Active Member
Bem vindo de novo Vitor :)
Esse quadro foge realmente ao normal do que se costuma ver por ai, de certa forma é "exclusivo" , pelo simples facto de haver poucas a circular. É um quadro de gosto muito pessoal, assim como seria por exemplo um Paduano 29", ou então a Pinarello Dogma XC 29" com o novo formato das escoras que reduzem o impacto.
Boa sorte para o projecto, e vai postando fotos.
Abraço
 

commendatore

New Member
Sou um fã da Niner. Acho as bicicletas deles, desde a decoração aos pormenores de acabamentos simplesmente pornográficos.

Estou ansioso por ver onde irá parar este projecto. Decerto ficará uma bomba
 

nogueira.nuno

Active Member
Boas,

Mais uma grande maquina aqui para o Forum e pena que o mesmo tenha diminuido de “população” nestes ultimos tempos, porque vai ser de certo uma Bike que como já foi dito não se encontra ou vê por aí com facilidade ;)

De resto foi um prazer ;) , pena não te teres arrependido como disse e o quadro ter ficado logo aonde esteve :


Abraço
 

emparlace

Member
É bom rever pessoal que ainda se mantem aqui pelo fórum como o Patitos e o Landsix6 :)

Nuno a ti nem tenho palavras para descrever o quanto agradecido estou pela ajuda que me tens dado neste projecto. Muito obrigado por tudo o que tens feito!

De volta á máquina, conto mais logo partilhar mais uns componentes com foto em cima da balança. Dois deles foram para o doutor receber um tratamento estético e só daqui a algum tempo estarão de volta.
Já agora aproveito para pedir ajuda. Preciso de alguém que me faça uns autocolantes com qualidade, e que não sejam grossos como cartolina (como já vi uns). Se alguém souber de alguém que faça este tipo de trabalhos envie MP s.f.f.
 

Paiol

New Member
Nao sei se fizeste algo ás fotos ou se foram os moderadores mas agora ja vejo bem as fotos!


O quadro é lindíssimo! Parabéns
 

emparlace

Member
Veio tarde mas veio Marco ;)

Como prometido vou mostrar uma peça que tinha vendido com a Scalpel, mas consegui reaver.


Sempre adorei este selim, tanto pelo conforto como pela estética. Este é o marathon e como é um pouco mais largo que o modelo normal, faz toda a diferença nas longas distâncias e quando se passa muitas horas em cima do selim.
 

emparlace

Member
Mais uns periféricos em cima da balança:


Syntace F99 com 90mm com parafusos de origem.

Depois com parafusos Ti pretos:


E fotos dos parafusos na balança:



A balança deve ter um erro de uma grama. Porque teoricamente o avanço teria 90gr com a mudança de parafusos.

E agora algo que nas primeiras saídas vou usar a medo... o guiador MT Zoom Superlight no bar-ends em 25,4 com 640mm de largura e um peso de...


Pela primeira vez vou usar guiador nesta medida (25,4) e o meu receio vai para a torção que isto possa ter, mas como sem experimentar não se pode tirar conclusões e a relação preço/peso era interessante, quis arriscar. Depois das primeiras voltas deixo o feedback.

No geral a secção do cockpit fica com um peso interessante, 189gr, o que é um bom peso tendo em conta a largura do guiador.

Outra peça que tinha cá por casa e por enquanto vai ser a que vai ficar até que encontre algo mais enquadrado com o projecto é o espigão Kcnc na medida 31,6 e 400mm de comprimento. O peso para um espigão de 400mm também tem uma boa relação preço/peso.



Aqui já montado com o selim:


Por hoje é tudo, amanhã há mais ;)
 

pimentoski

New Member
o erro da balança pode ser pelos arredondamentos... Olha um exemplo:

avanço = 78,4 gramas + 20,2 gramas de parafusos = 98,6 gramas = 99 gramas

avanço = 78,4 gramas + 10,6 gramas de parafusos TI = 89 gramas
 

emparlace

Member


Este componente como a maioria de todos eles foi um negócio de usados. Estas circularam muito pouco e estão num estado irrepreensível.
O eixo que tem montado na frente é um qr9 que irá ser substituído por um de eixo de 15mm e o de trás é um thru-axle de 10 que por agora vai manter-se mas que mais tarde irá receber um qr.
O peso das rodas sem os apertos:


Não é um peso que me fascine. Contava com as 1415gr anunciadas mas aqui os eixos que tem montados poderá fazer a diferença.
No capítulo de fiabilidade acho que a aposta é ganha, assim como rigidez. Houve muitas montagens que andaram a dar-me a volta a cabeça mas por um motivo ou outro nunca cheguei a comprar.
Portanto por agora serão estas as eleitas, mas quem sabe um dia não venham umas com um peso digno de uma weight weenie (as extralite tiram-me o sono :mrgreen:)

O peso apresentado em cima é sem as válvulas mas já, mas no entanto já estão prontas para tubless.
O peso das válvulas american classic:


E o peso do eixo 15mm:


Mais umas fotos em pormenor das rodas:




Um abraço!!
 

Patitos

Active Member
Como eu me identifico contigo ( á uns anos atrás) a pesar cada componente.....estás um pro.
Mais uma bike TOP no fórum
 
Top