Nem quem devia, dá o exemplo???

jppina

Member
De facto estou sem palavras... como é que alguém que organiza pode fazer isto!

Já em relação a esta citação:
cristovao martins said:
O minimo que a organização podia fazer, nem que fosse um ou dois dias depois, era proceder à recolha do lixo e das fitas de sinalização.

Discordo! O lixo não pode ser retirado um ou dois dias depois! tem de ser na hora. Vai se arrumando, e assim que passar o último já não há lixo!
Quanto às fitas sou mais tolerante pois é um processo de recolha moroso, aceito que nem todas as organizações as possam retirar no mesmo dia, mas também seria o ideal que assim acontecesse.
 

mephysto

New Member
boas.
realmente é vergonhoso o sucedido, os responsaveis deveriam ser chamados á atençao.
Só espero que a malta bttista nao generalize este acontecimento á zona (Coimbra) onde decorreu este evento, e continuem a visitar a zona sempre que haja algum encontro.

obrigado
 

Ricardo Lacerda

New Member
Caíssimos amigos,


oguh said:
Quanto a foto recolheço o local, era o local do abastecimento dos +/- 40 Km onde o pessoal que queria desistir, abandonava a maratona.

Para quem não reconhece a zona, fica depois da "subida da morte", aquela em cimento que vem das vinhas imediatamente antes de começar uma descida técnica bastante difícil (pelo menos para mim) que acaba na Quinta Branca.



oguh said:
Pergunto uma coisa e nos outros locais tambem deve estar parecido?

Nós fizemos o percurso todo... e só vi lixo assim neste sítio.

oguh said:
Resumindo, já estava fora dos meus objectivos voltar lá por diversas situações,...

Nós vamos voltar no próximo Domingo.. nem que seja para limpar o LIXO que eles não limparam... (pelo menos as fitas de marcação que deixaram serviram para alguma coisa.. nem que fosse para ver o lixo que deixaram...)

CURIOSIDADES:
:arrow: Cerca de 100 metros para norte passa uma estrada...
:arrow: Cerca de 300 metros depois de entrar na estrada existe um papelão, plasticão, vidrão e um caixote do lixo.
:arrow: Nenhuma garrafa tinha tampa.. será que a mesma pessoa que não teve cuidado de limpar o lixo que fez.. juntou as tampas para a campanha das tampinhas??


Resta-me dizer que eu também já lá organizei um passeio e que tenciono voltar a organizar... espero por isso que não generalizem a situação. Aquela zona tem muito para oferecer a todos... não a podemos é deixar estragar.

Abraços a todos
 

Bravellir

New Member
OBiklas said:
essa agora deixou-me sem palavras... espero que a comunicação social nem sonhe com isto...

Agora deste cabo de tudo. Estava a pensar notificar a comunicação social para este caso e agora puseste-me a pensar. E se a comunicação social, em vez de ver uma organização irresponsável e porca que não tem nada a ver com btt ( provavelmente escondem o lixo em casa debaixo da cama ), vê problemas causados por bttistas??

Mas no pais que estamos, avisar as autoridades não leva a nada. Infelizmente é mais eficaz atingir onde doí, no bolso. Com promoção negativa na comunicação social, as organizações, ainda que pelos motivos errados, teriam um incentivo para não voltar a fazer o mesmo.

E agora?? que fazer??
 

jppina

Member
Pois, de facto a comunicação social poderá denegrir a nossa imagem...

Eu tenho um nº no meu telemóvel, que memorizei como "atentado ambiente", já não sei onde o fui tirar, mas lembro-me que servia para denunciar este tipo de situações... 808 200 520. Não sei depois qual o procedimento e por quem é feito... mas não custa tentar.

Também não sei se ainda funciona, pois já foi há muito tempo, mas talvez fosse a melhor coisa a fazer por quem sabe onde isso está caso ainda lá esteja...
 

jginja

New Member
TheTraveler said:
jginja said:
já chamaste à atenção à entidade organizadora do evento? tens essa obrigação moral

Acho errado, a obrigação moral é de avisar as autoridades e denunciar quem deixou lá o lixo, a organização sabe muito bem que deixou lá o lixo, avisá-los? Para quê? Eu ia directamente ás autoridades.

viva,
TheTraveler, quando falei em obrigação moral foi só pelo simples facto de nos ter chamado à atenção para a porcaria. talvez obrigação moral tenha sido demasiado. obrigação civíca seria mais o que eu queria dizer. mas adiante.
até agora parece que não há resposta dos porcalhões, por isso propunha o seguinte:
- pelo que percebi já há voluntários para ir lá apanhar as garrafas. em caso positivo as mesmas deviam ser entregues à organização.
ou então:
- todos enviar-mos um e-mail a perguntar que raio de brincadeira foi aquela de deixar aquele monte de lixo em plena mata, após um evento e exigir um pedido de esclarecimento público no forum.

boas pedaladas
 

jginja

New Member
viva,
enviei o seguinte e-mail:
"Boa noite,
tive conhecimento do vosso evento através do ForumBTT.net onde costumo participar com alguma regularidade. Envio o link para que façam o favor de ler com atenção:

http://www.forumbtt.net/index.php?topic=9975.0

Antes de enviar o e-mail achei por bem ler os vossos regulamentos que diziam respeito ao evento que organizaram no dia 10 de Setembro de 2006 em Barcouço, Mealhada.
Rezam assim os regulamentos:
18) - Toda a conduta considerada anti desportiva e/ou anti ambiental implicará a exclusão do infractor e a impossibilidade de se inscrever em futuras edições do evento.
19) - A participação nesta actividade pressupõe o aceite incondicional de todas os pontos do presente regulamento.

Agora pergunto:
se assim é porque deixaram tamanho monte de lixo em plena mata? Não tinham sacos do lixo? Estão a pensar em fazer uma recolha postrior ao evento ou nem por isso?
Exige-se uma explicação pública no mesmo forum onde foi denunciada tamanha falta de respeito pelo ambiente.

Boas pedaladas

P.S.-sou praticante de BTT assíduo e envergonho-me da vossa atitude."
para o redcountry_teamracing@hotmail.com que era o endereço fornecido no blog.

boas pedaladas
 

zesilva

New Member
que tal reservar ja para o pessoal da organização um passeio numa lixeira municipal!
pode ser que deixem la uns pinheiros!

inconscientes!

:evil:

nem as minhas sobrinhas fazem isso e têm menos de cinco anos!

pior é que futuras organizaçõpes/pessoas terão extremas dificuldades em organizar eventos neste local caso as autoridades/autarquias tenham conhecimento!

assim até penso que os passeios e provas só têm um lado: $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$!
 

Xpectro

New Member
jppina said:
...
Eu tenho um nº no meu telemóvel, que memorizei como "atentado ambiente", já não sei onde o fui tirar, mas lembro-me que servia para denunciar este tipo de situações... 808 200 520. Não sei depois qual o procedimento e por quem é feito... mas não custa tentar...

Viva

A GNR criou a SEPNA... vejam em www.gnr.pt

Quanto ao nº acima:

sostitulomo2.jpg


Usem e abusem deste nº ou façam a denúncia on line no site da GNR.

Cpts
 

jnio

New Member
Pessoal sem ser testemunha do acontecimento isto é muito preocupante e revoltante.
Deixei denuncia no site da GNR, nao descrevi a situação pois decidi deixar o link da discussão do assunto porque acho que têm mais de materia para fazerem alguma coisa, aqueles senhores têm de se arrependerem do que fizeram.
Já agora sabem quanto custou a incrição?
Quem pagou será que pode pedir o dinheiro de volta??
Temos de ser radicais, é muito grave o que fizeram.
 

José Martins

Administrator
Na minha opinião, estes casos devem sempre ser denunciados.
Não devemos deixar de o fazer, só pela possibilidade de, como bttistas, sermos confundidos com quem deixou que aquilo acontecesse.
Mas devemos realçar quem eram os responsáveis da organização e que o motivo da nossa denuncia se prende com o facto de não nos revermos naquele tipo de atitude.
É louvável que existam colegas da zona dispostos a reparar a falta cometida, disponibilizando-se eles próprios para fazer a recolha. Mas isso poderia esperar mais uns dias, só para ver se os responsáveis têm essa atitude, cuja responsabilidade é deles.
Senão, ainda se habituam que depois das provas, hão-de aparecer alguns interessados em manter a zona limpa e fazem o seu trabalho.
Por ultimo, quando referi que poderiam limpar aquilo um dia ou dois depois, era no minimo. Também acho que devia ser logo após o encerrameno do abastecimento, num acto continuo, mas na pior das hipoteses, um ou dois dias depois já não era mau.
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
A questão que aqui foi levantada sobre a denuncia desta situação ser uma potencial má imagem para nós como bttistas já me tinha ocorrido, no entanto julgo que com uma exposição correcta conseguimos mostrar que somos uma comunidade preocupada com estes atentados ao meio ambiente e que nos preocupamos e condenamos esta tipo de acções que vão contra toda a nossa maneira de estar e principios que nos levam a pedalar na natureza.

Claro que ao fazer uma exposição à comunicação social estamos sempre susceptiveis a que deturpem as nossas palavras em prol de senscionalismos, ou até mesmo de sermos ainda apontados como culpados por estas coisas, numa perspectiva que se não houvesse bttistas, não haviam organizadores deste calibre.
Já para não pegar pelos pseudo-bttistas que teem um tipo de comportamente semelhante ao destes organizadores, mas isso já é outro assunto que ja foi imensamente discutido por aqui.

É um caso um tanto ou quanto delicado, e convém ter presente que estamos a interferir com os interesses de algumas pessoas, e essas coisas acarretam sempre consequencias.

Pessoalmente já estou habituado a ser "persona não grata" por meter o dedo em algumas feridas e não ser politicamente correcto, portanto sou bem capaz de escrever um artigo sobre este tipo de atitudes, e enviar para o pessoal da OnBike, ou até mesmo para a Bike Magazine, com o risco de entrar para a "lista negra" de mais algumas pessoas, um risco aceitável, deixar passar impune estas coisas é que não, e acreditem que não me fico só pelo "31 de boca".

Aguardemos reacções das partes envolvidas aos contactos feitos pela malta aqui do fórum.

Boas pedaladas.
 

jnio

New Member
Ludos, avança com esse artigo, não vai faltar gente que assine por baixo das tuas palavras, sou o primeiro.
Acho importante começar tambem a revelar quem são as organizações a trabalhar de forma menos correcta tal como esta, mas quando digo revelar digo dizer o nome com as letras todas, tipo lista negra pois quanto menos pessoas forem menos lixo as organizações fazem, verdade?!
 

djcrocha

New Member
Eu vi esta foto antes de estar aqui no fórum.

Por acaso não me lembrei de perguntar uma série de coisas, nomeadamente:

- a foto foi tirada antes, durante (a mais provável), ou depois da prova?

- as garrafas estavam no chão sem tampa?

- Havia indícios que as garrafas tivessem sido esvaziadas naquele sítio(lama no chão)?

Sou do Luso, vivo a cerca de 15 kms do local da prova e acho triste este tipo de situações acontecerem. Não quero desculpar a organização, mas a hipotese de vandalização está posta de parte?

Não terá a organização limpo o local depois da prova?

Espero que o jmrm e o riardo lacerda nos possam clarificar esta situação na sua visita de limpeza ao local. (Zé, se for preciso ajuda diz, liga-me, nem que seja só para conhecer o local)

Abraço
 

Ricardo Lacerda

New Member
djcrocha said:
- a foto foi tirada antes, durante (a mais provável), ou depois da prova?

A foto foi tirada exactamente uma semana depois da prova, ou seja, no Domingo seguinte.

djcrocha said:
- as garrafas estavam no chão sem tampa?

Se leste tudo com atenção ... sim.. estavam todas sem tampa.

djcrocha said:
- Havia indícios que as garrafas tivessem sido esvaziadas naquele sítio(lama no chão)?

Esteve a chover no ínicio da semana .. por isso.. esquece (embora nem sequer perceba a relevância dessa tua questão, confesso)

djcrocha said:
Sou do Luso, vivo a cerca de 15 kms do local da prova e acho triste este tipo de situações acontecerem. Não quero desculpar a organização, mas a hipotese de vandalização está posta de parte?

Vandalismo?!?! Da parte de quem!?!? Há mais de 2 anos que ando regularmente naquela zona ... nunca vi nada assim! Não será coincidência de mais, caixas de fruta e garrafas de água aparecerem logo depois da prova, e num dos locais de abastecimento?

djcrocha said:
Não terá a organização limpo o local depois da prova?

Limpou sim .... mas só as tampas!!!!

djcrocha said:
Espero que o jmrm e o riardo lacerda nos possam clarificar esta situação na sua visita de limpeza ao local. (Zé, se for preciso ajuda diz, liga-me, nem que seja só para conhecer o local)

No próximo Domingo arrancamos logo cedo para fazer o percurso de novo, em ritmo de passeio e para limpar o terreno. Estão todos convidados para ajudar, e para fazer a reportagem do sucedido.
Depois disso a ideia é ir almoçar a um restaurante ali perto.. conhecido pelas suas costeletas .. de KILO !!!!

O programa é: arrancar às 8:30/8:45, fazer o percurso em ritmo de passeio, aos 30 e tal km limpar a zona de abastecimento, continuar até ao fim e lá para as 14:00 estar em frente a 1 kg de costoleta de novilho na braza!!!

Sempre quero ver quem está disposto a ajudar!!! (Atenção que é para fazer tudo muito nas calmas... para apreciar paisagem e "reparar" eventuais estragos ambientais. Não é nenhum treino , nem nenhuma corrida!!!)
Aproveita-se para conhecer uma zona nova, de grande beleza BTTista, e sem ter que pagar €€€ para organizações descuidadas !!!!

Abraços a todos
 

rbaiapinto

New Member
Boas,

perdoem-me a minha opinião discordante, mas eu acho que se devia primeiro falar com a GNR, não basta fazer a denúncia, levá-los se possível ao local para eles instaurarem o respectivo auto e notificarem os responsáveis!

Isto porque se vocês limparem o local, deixa de haver infracção e a organização para o ano faz a mesma coisa porque depois há-de haver alguém que lá vai limpar!

Não estou a por em causa a vossa boa vontade e a revolta que todos sentimos ao ver situações destas. Mas acho que a maneira mais eficaz de lidar com estas situações, tem de passar por uma responsabilização/punição de quem as pratica, pois se não acontece nada, o mais certo é voltarem-se a repetir!
 

PLnauta

New Member
Viva

excelente tópico, não pela situação em si que desprestigia apenas e só a organização e os sponsors da mesma, mas pela verificação da elevada consciência e educação ambiental da maioria do pessoal do BTT.

Já li inumeras opiniões e sugestões bem defendidas, nomeadamente o envio para o SEPNA de uma queixa/denúncia relatando a situação e o contacto com os patrocinadores do evento fazendo o mesmo.

Quero apenas contribuir dizendo que as últimas sugestões de passeio pelo local limpando-o, fazem-me lembrar os eventos organizados pela malta do mergulho (que tb faço de vez em quando) para limpeza de fundos marinhos, e que tradicionalmente tem grandes repercussões a nível de comunicação social.

Assim pelo menos ao nível local, julgo de grande importância que as pessoas que participarem na recolha do que a organização lá deixou, dê conhecimento do facto às entidades autárquicas da região, eventualmente recolhendo apoios a nível do transporte do lixo e à comunicação social da região.

A boa imagem de um desporto combate-se com estas atitudes. Dou os parabéns pela frontalidade a todos e pelo espírito de iniciativa demonstrado.
 
Top