Na hora de escolher: Shimano ou SRAM??

bertinho95

New Member
Boas pessoal!;)

Como sei que há bastante pessoal indeciso na hora de escolher entre estas duas marcas vou postar uma análise que encontrei aqui: http://conceitobiker.weebly.com/sram-vs-shimano.html:arrow:Todos os direitos reservados ao site e ao autor da análise

Portanto a análise não é escrita por mim, pois eu sou um ganda nabo :fpalm: , e pouco percebo disto. Apenas deixo aqui esta análise para ajudar o pessoal;)

Aqui fica:

Sram (apenas a Sram, nada de Avid nem Truvativ) ou Shimano? Vejamos as diferenças entre os componentes:

Corrente:

Neste campo a Sram ganha devido ao sistema PowerLink, que permite abrir a corrente sem ferramentas e que mantém a integridade e durabilidade da corrente. Este link também pode ser usado em correntes Shimano mas só em algumas.
sram-power-link-116-p.jpg

As correntes Shimano são boas correntes, no entanto algumas correntes Shimano (CN) não podem ser abertas em qualquer lado. Os pinos fixos são mesmo fixos, não podemos usa-los para abrir a corrente.

Manípulos de mudanças:

Novamente ganha a Sram porque é o único sistema que permite travar e mudar mudanças simultaneamente (tirar e pôr), porque ambas as alavancas estão por baixo do punho enquanto na Shimano as mudanças põem-se em cima e tiram-se em baixo.

Além disto a Sram permite subir/tirar 5 mudanças de uma vez enquanto a Shimano apenas permite 4, embora se aplique menos força para trocar a mudança num manipulo Shimano que num Sram apesar destes (Shimano) se desafinarem facilmente devido à relação 1:2, ou seja, a tensão aplicada na alavanca (afinações) é multiplicada por dois, logo a mínima desafinação vai reduzir o desempenho do manipulo. Já nos Sram com a relação 1:1 o cabo dentro do manipulo é puxado o dobro do que nos manípulos Shimano (Sram – 1:1 = 1 e Shimano – 1:2 = 0.5) logo permite “maior desafinação” o que vai fazer com que se desafine mais dificilmente. Outro pormenor das diferenças de relações é que os manípulos Sram “não perdem tempo” e começam logo a puxar o cabo, enquanto nos Shimano no início a alavanca não puxa nada, no entanto perdem em suavidade. Com os manípulos Shimano é ainda possível cancelar uma mudança caso a tenhamos colocado acidentalmente bastando para isso pressionar a outra alavanca, poupando tempo. Seguem-se uns bonecos:

Shimano
5539164.jpg

6557496.jpg

SRAM
2723178.jpg

8822851.jpg


Desviador Dianteiro:

Neste campo estão bastante equiparáveis, embora os Shimano pareçam ser mais resistentes (opiniões da malta).

Desviador traseiro:

Há um aspecto que dá inevitavelmente a vitória à Sram que é o próprio parafuso que prende o desviador Shimano ao dropout ser um pivot o que faz que ande para cima e para baixo e bata na escora, enquanto o desviador Sram possui o pivot a seguir à mola, o que faz que apenas a caixa se mova, para a frente e para trás. Outro pormenor é o largo arco que o cabo faz para chegar ao desviador na Shimano.

6594838.jpg

Arco Shimano

9821940.jpg

Arco SRAM​

Video SRAM/Shimano:

[video=youtube;AZQf1bduGYs]http://www.youtube.com/watch?v=AZQf1bduGYs&feature=player_embedded[/video]​

Tabela de equivalências:
Shimano / SRAM
XTR / X.0
Deore XT / X.9
Deore LX / X.7
Deore / X.5
Alivio / SX4
Acera / 3.0


Resumindo:

Shimano

Vantagens:

- Suavidade;

- É possível cancelar a troca de mudança.

Desvantagens:

- Correntes CN que não podem ser abertas em qualquer lado;

- Desafina facilmente (manípulos);

- É quase impossível subir mudanças e travar ao mesmo tempo;

- Desviador traseiro bate no quadro

- O cabo faz um grande arco para chegar ao desviador traseiro.

Sram

Vantagens:

- Correntes com PowerLink;

- Manípulos precisos que não desafinam facilmente;

- Desviador traseiro não bate no quadro;

- Possui manípulos compatíveis com desviadores Shimano;

- Os manípulos conseguem trocar 5 mudanças de uma vez, 2 por cada vez que se empurra a alavanca (no máximo).

Desvantagens:

- Pouco suave a trocar mudanças nos manípulos.
-----------------------------------------------------------------------------------
Boas pedaladas!!:D Espero ter ajudado alguma coisa;)
 

bertinho95

New Member
Boas! :D Realmente tens razão, mas este tópico é uma espécie de resumo onde se reúne toda a informação que por vezes anda por ai espalhada ;)

Boas pedaladas :) !!!
 

C.Orelhas

New Member
Penso que este topico seja muito bom, porque para além de haver ai muita informação acerca de sram vs shimano, neste temos tudo aqui resumido e o que é bom e menos bom. gostei.
 

Kamoes

Active Member
Não podemos considerar tudo o que aqui está como certo. As "vantagens e desvantagens" dependem unicamente da pessoa que usa a bicicleta e duma opinião, não havendo grande consenso.
 

darckghost

New Member
tens aqui muita informação mas alguma ja pode ser considerada desatualizada.. desviador shimano atualmente podes dizer o seguinte.."antes batia no quadro agora é muito pouco provavel que aconteça." como podes ver aqui: [video=youtube;tgsb8miN5_c]http://www.youtube.com/watch?v=tgsb8miN5_c[/video]
Nos manipulos de mundanças sram eu enquanto vou a andar de bike nunca consegui "esgotar" o manipulo.. ou seja para retirar essas mudanças todas é necesserio levar o dedo muito para a frente e pelo menos eu so o consigo fazer se retiar a mão do volante para passar a fazer so éssa acção e isso num circuito xco por exemplo está fora de questão, é queda certa
Ah, quase me esquécia dessa da corrente shimano não se poder abrir em qualquer lado não fazia a menor ideia e por acaso ja abri correrntes dessas no elo que que estava mais a mão e tem resultado, mas quando fiz isso as corretes ja tinha alguma utilização e foi só para o "desenrasca" acredito que possa ficar danificada.
So para ficar esclarecido eu estou a uzar tranmição sram.. desviado xx e manipulos x9.. :p
 
Last edited:

danielsilva

New Member
Humm os manipulos x9 não têm regulação ? É que eu tenho os X0 e consigo esgotar ( fazer o ciclo completo ) com um dedo e mudar logo 5 vel de uma vez, se tiverem regulaçao poderias os chegar para mais perto do teu dedo.
 

bertinho95

New Member
Vocês tem razao, esta análise está um pouco desatualizada :fpalm:
Mas como disse no inicio do tópico esta analise nao foi escrita por mim, e presumo que já tenha sido feita à algum tempo
Por isso estejam à vontade para corrigir os erros, para que o pessoal possa estar mais atualizado ;)

Boas pedaladas :D

P.S: @darckghost : esse video esta mesmo fixe, assim como o desviador(XTR) , cujo ainda não tinha visto o modelo de 2012. Corrige-me se estou enganado mas o que impede o desviador de bater no quadro, é uma espécie de bloqueador (aquela cena amarela) em que individuo mexe aos 1:20 do video, correcto?
 
Last edited:

darckghost

New Member
sim é.. e noutro video que vi ai a tempos mas não o encotrei a bike estava naqueles suportes de oficina que seguram a bike pelo espigão e o representante com o desviador "bloqueado" mexeu a bike mesmo estanto no dito suporte mas não o desviados
 

bertinho95

New Member
Essa tecnologia é muito boa, pena a SRAM ter chegado lá primeiro, mas doutra forma : "o desviador Sram possui o pivot a seguir à mola, o que faz que apenas a caixa se mova, para a frente e para trás" , mas nao sei se a SRAM tambem ja possui esses desviadores com bloqueador como os da shimano.

No entanto uso desviadores Shimano já há uns anos, e sem problemas, só o facto de o ter de afinar com alguma frequência, mas isso é na boa. Quanto a SRAM nunca usei, mas também ouço excelentes opiniões ;)

Os desviadores Shimano antigos, apesar de baterem no quadro, eram mais resistentes pois essa tecnologia fazia (e faz) com que , por exemplo, num salto, um desviador Shimano absorvesse melhor a energia do impacto do que um SRAM, por possuir mais pontos móveis.
A malta tem que analisar os pros e os contras de cada marca e decidir o que mais convem.

Boas pedaladas :D
 

danielsilva

New Member
Eu uso o que achar melhor para o serviço e mão sou adepto "die hard" de marca nenhuma. Desviadores/manipulos prefiro a SRAM devido a serem mais directos ( embora menos suaves ), no entanto as pedaleiras e cassestes já são todas Shimano pois sempre me foram mais fiaveis e duradouras que as da SRAM e as correntes nem de uma nem doutra, sempre uso da KMC.
 
Top