Na hora de escolher: Shimano ou SRAM??

#1
Boas pessoal!;)

Como sei que há bastante pessoal indeciso na hora de escolher entre estas duas marcas vou postar uma análise que encontrei aqui: http://conceitobiker.weebly.com/sram-vs-shimano.html:arrow:Todos os direitos reservados ao site e ao autor da análise

Portanto a análise não é escrita por mim, pois eu sou um ganda nabo :fpalm: , e pouco percebo disto. Apenas deixo aqui esta análise para ajudar o pessoal;)

Aqui fica:

Sram (apenas a Sram, nada de Avid nem Truvativ) ou Shimano? Vejamos as diferenças entre os componentes:

Corrente:

Neste campo a Sram ganha devido ao sistema PowerLink, que permite abrir a corrente sem ferramentas e que mantém a integridade e durabilidade da corrente. Este link também pode ser usado em correntes Shimano mas só em algumas.

As correntes Shimano são boas correntes, no entanto algumas correntes Shimano (CN) não podem ser abertas em qualquer lado. Os pinos fixos são mesmo fixos, não podemos usa-los para abrir a corrente.

Manípulos de mudanças:

Novamente ganha a Sram porque é o único sistema que permite travar e mudar mudanças simultaneamente (tirar e pôr), porque ambas as alavancas estão por baixo do punho enquanto na Shimano as mudanças põem-se em cima e tiram-se em baixo.

Além disto a Sram permite subir/tirar 5 mudanças de uma vez enquanto a Shimano apenas permite 4, embora se aplique menos força para trocar a mudança num manipulo Shimano que num Sram apesar destes (Shimano) se desafinarem facilmente devido à relação 1:2, ou seja, a tensão aplicada na alavanca (afinações) é multiplicada por dois, logo a mínima desafinação vai reduzir o desempenho do manipulo. Já nos Sram com a relação 1:1 o cabo dentro do manipulo é puxado o dobro do que nos manípulos Shimano (Sram – 1:1 = 1 e Shimano – 1:2 = 0.5) logo permite “maior desafinação” o que vai fazer com que se desafine mais dificilmente. Outro pormenor das diferenças de relações é que os manípulos Sram “não perdem tempo” e começam logo a puxar o cabo, enquanto nos Shimano no início a alavanca não puxa nada, no entanto perdem em suavidade. Com os manípulos Shimano é ainda possível cancelar uma mudança caso a tenhamos colocado acidentalmente bastando para isso pressionar a outra alavanca, poupando tempo. Seguem-se uns bonecos:

Shimano


SRAM



Desviador Dianteiro:

Neste campo estão bastante equiparáveis, embora os Shimano pareçam ser mais resistentes (opiniões da malta).

Desviador traseiro:

Há um aspecto que dá inevitavelmente a vitória à Sram que é o próprio parafuso que prende o desviador Shimano ao dropout ser um pivot o que faz que ande para cima e para baixo e bata na escora, enquanto o desviador Sram possui o pivot a seguir à mola, o que faz que apenas a caixa se mova, para a frente e para trás. Outro pormenor é o largo arco que o cabo faz para chegar ao desviador na Shimano.


Arco Shimano


Arco SRAM​

Video SRAM/Shimano:

[video=youtube;AZQf1bduGYs]http://www.youtube.com/watch?v=AZQf1bduGYs&feature=player_embedded[/video]​

Tabela de equivalências:
Shimano / SRAM
XTR / X.0
Deore XT / X.9
Deore LX / X.7
Deore / X.5
Alivio / SX4
Acera / 3.0


Resumindo:

Shimano

Vantagens:

- Suavidade;

- É possível cancelar a troca de mudança.

Desvantagens:

- Correntes CN que não podem ser abertas em qualquer lado;

- Desafina facilmente (manípulos);

- É quase impossível subir mudanças e travar ao mesmo tempo;

- Desviador traseiro bate no quadro

- O cabo faz um grande arco para chegar ao desviador traseiro.

Sram

Vantagens:

- Correntes com PowerLink;

- Manípulos precisos que não desafinam facilmente;

- Desviador traseiro não bate no quadro;

- Possui manípulos compatíveis com desviadores Shimano;

- Os manípulos conseguem trocar 5 mudanças de uma vez, 2 por cada vez que se empurra a alavanca (no máximo).

Desvantagens:

- Pouco suave a trocar mudanças nos manípulos.
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Boas pedaladas!!:D Espero ter ajudado alguma coisa;)
 
#4
Penso que este topico seja muito bom, porque para além de haver ai muita informação acerca de sram vs shimano, neste temos tudo aqui resumido e o que é bom e menos bom. gostei.
 
#5
Não podemos considerar tudo o que aqui está como certo. As "vantagens e desvantagens" dependem unicamente da pessoa que usa a bicicleta e duma opinião, não havendo grande consenso.
 
#6
tens aqui muita informação mas alguma ja pode ser considerada desatualizada.. desviador shimano atualmente podes dizer o seguinte.."antes batia no quadro agora é muito pouco provavel que aconteça." como podes ver aqui: [video=youtube;tgsb8miN5_c]http://www.youtube.com/watch?v=tgsb8miN5_c[/video]
Nos manipulos de mundanças sram eu enquanto vou a andar de bike nunca consegui "esgotar" o manipulo.. ou seja para retirar essas mudanças todas é necesserio levar o dedo muito para a frente e pelo menos eu so o consigo fazer se retiar a mão do volante para passar a fazer so éssa acção e isso num circuito xco por exemplo está fora de questão, é queda certa
Ah, quase me esquécia dessa da corrente shimano não se poder abrir em qualquer lado não fazia a menor ideia e por acaso ja abri correrntes dessas no elo que que estava mais a mão e tem resultado, mas quando fiz isso as corretes ja tinha alguma utilização e foi só para o "desenrasca" acredito que possa ficar danificada.
So para ficar esclarecido eu estou a uzar tranmição sram.. desviado xx e manipulos x9.. :p
 
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#7
Humm os manipulos x9 não têm regulação ? É que eu tenho os X0 e consigo esgotar ( fazer o ciclo completo ) com um dedo e mudar logo 5 vel de uma vez, se tiverem regulaçao poderias os chegar para mais perto do teu dedo.
 
#9
Vocês tem razao, esta análise está um pouco desatualizada :fpalm:
Mas como disse no inicio do tópico esta analise nao foi escrita por mim, e presumo que já tenha sido feita à algum tempo
Por isso estejam à vontade para corrigir os erros, para que o pessoal possa estar mais atualizado ;)

Boas pedaladas :D

P.S: @darckghost : esse video esta mesmo fixe, assim como o desviador(XTR) , cujo ainda não tinha visto o modelo de 2012. Corrige-me se estou enganado mas o que impede o desviador de bater no quadro, é uma espécie de bloqueador (aquela cena amarela) em que individuo mexe aos 1:20 do video, correcto?
 
Last edited:
#11
sim é.. e noutro video que vi ai a tempos mas não o encotrei a bike estava naqueles suportes de oficina que seguram a bike pelo espigão e o representante com o desviador "bloqueado" mexeu a bike mesmo estanto no dito suporte mas não o desviados
 
#12
Essa tecnologia é muito boa, pena a SRAM ter chegado lá primeiro, mas doutra forma : "o desviador Sram possui o pivot a seguir à mola, o que faz que apenas a caixa se mova, para a frente e para trás" , mas nao sei se a SRAM tambem ja possui esses desviadores com bloqueador como os da shimano.

No entanto uso desviadores Shimano já há uns anos, e sem problemas, só o facto de o ter de afinar com alguma frequência, mas isso é na boa. Quanto a SRAM nunca usei, mas também ouço excelentes opiniões ;)

Os desviadores Shimano antigos, apesar de baterem no quadro, eram mais resistentes pois essa tecnologia fazia (e faz) com que , por exemplo, num salto, um desviador Shimano absorvesse melhor a energia do impacto do que um SRAM, por possuir mais pontos móveis.
A malta tem que analisar os pros e os contras de cada marca e decidir o que mais convem.

Boas pedaladas :D
 
#14
Eu uso o que achar melhor para o serviço e mão sou adepto "die hard" de marca nenhuma. Desviadores/manipulos prefiro a SRAM devido a serem mais directos ( embora menos suaves ), no entanto as pedaleiras e cassestes já são todas Shimano pois sempre me foram mais fiaveis e duradouras que as da SRAM e as correntes nem de uma nem doutra, sempre uso da KMC.