Não há casquilhos para o Fox Triad?

vald

Member
Boas. Venho aqui relatar o que se tem passado com o meu amortecedor Fox Triad de 2006.

Desde Março/Abril deste ano que venho notando uma folga (cada vez maior) no amortecedor traseiro, ou seja, quando levanto o selim com a mão, nota-se uma folga que vem do amortecedor traseiro. Depois de ir à loja habitual, confirmaram que a folga é do casquilho inferior do amortecedor. Encomendaram um novo ao importador e montaram. O problema é que montaram um duplo, ou seja era composto por duas partes, enquanto que o original é de uma peça única. Ao experimentar a bicicleta, fazia barulho quando amortecia e notava-se um amortecimento diferente, parecia que tinha sempre o Propedal ligado. Voltei à loja, tiraram o dito casquilho e pediram o kit do Triad original.
O problema é que estou à espera que enviem o kit original, que prometeram que chegava em Junho/Julho e já estamos em Setembro...
O que observo é que cada vez a folga é maior.
Já enviei um mail à Bicimax a perguntar se demoraria muito, e até agora, nem sequer se dignaram a responder.
O que é certo é que a folga cada vez é maior, e o meu receio é que comece a danificar ou o próprio amortecedor, ou com as folgas que aquilo tem, os rolamentos do quadro.
A minha pergunta é: não teria o importador obrigatoriedade de ter num prazo de tempo razoável um Kit de casquilhos de um amortecedor tão comum no nosso país, a ver pelas Specialized Stumpjumper que por aí andam?

Se a alguém já aconteceu algo parecido, como resolveram o vosso problema?

Obrigado e bons trilhos.

Vald
 

MRocha

New Member
Esse topo de atrasos acontecem com frequência... infelizmente :grrr:
Pedes a peça na loja, falam com o importador, falam com a sede/distribuidor para a Europa, ligam para os states, dos states ligam para taiwan(mas ninguem fala chinês na sede nos states :mrgreen:) e na fábrica em taiwan já estão a produzir para outra marca e já ninguem sabe omde andam as peças dos modelos que fizeram há um ano. Passado uns dias um trabalhador tropeça na peça e lembra-se(com alguma sorte) que lhe tinham perguntado por aquilo. Depois, se ninguem se esquecer daquela peça que custa 1eur a produzir em taiwan e que tem que dar quase uma volta inteira ao mundo e passar por várias pessoas para chegar até ti, recebes a peça :mrgreen:

Se levares a bicicleta, ou só os casquilhos velhos e o amortecedor, ao Nuno Duarte ele resolve-te isso. Talvez não seja má ideia combinares com ele se deves mandar por correio ou marcar uma data para apareceres e ele te fazer o serviço na hora.
 

tkul

Utilizador Banido
Torneiro... e tens o caso resolvido!
Dase... que m€rd@ de assistência uma pessoa vê por aqui escrito!

Se puderes envia as dimensões ou um velho que tento arranjar isso num instante.
 

vald

Member
Pessoal, se não me conseguir safar no importador, tenho de me socorrer dos vossos préstimos...

Obrigado

Abraço e bons trilhos.

Vald
 

RPires

Member
Viva,

Em tempos tive uma Stump com Fox triad e tb lhe troquei o casquilho inferior, aliás nessa altura o que fiz foi mesmo adquirir o casquilho juntamente com a revisão ao amortecedor.
Se bem me lembro, este casquilho é da Fox e não da Specialized e sendo um casquilho com face lateral de encosto ao amortecedor, não compreendo como é que referes ser uma só peça, é que assim sendo, só encostava de um lado, certo?
O casquilho que na altura adquiri e que era igual ao original, era composto por duas peças, que óbviamente eram enfiadas em ambos os lados do amortecedor e depois de montadas, o conjunto amortecedor / casquilho entrava no apoio (shock link) do próprio quadro, onde seguidamente era "atravassado" pelo parafuso.

Não estarás a fazer confusão?
 

vald

Member
Boas.
O casquilho que lá está (o de origem) é uma peça única, ou seja encaixa-se no olhal do amortecedor que depois é atravessado pelo parafuso.
Quando na loja instalaram um que era composto por duas peças laterais (uma de cada lado do amertecedor) parecia haver algum atrito em todo o sistema de suspensão.
Eu espero é que se consiga arranjar o Kit original, que penso ser de uma peça única...
A ver vamos.

Obrigado
 

silvioferraz

New Member
Amigo Vald... O meu casquilho do Triad original, também era uma peça única que quando começou a ganhar folga, foi substituído pelos caquilhos da Fox, que são de duas peças e cortados à medida.

Foi numa loja do norte que me fizeram o serviço e ficou 5*****.

De uma peça ou duas, se o casquilho for bem feito, não podes notar diferença no amortecimento. Os casquilhos entram à pressão e causam sempre um pouco de fricção, principalmente sendo novos e o que tu deves notar é essa pressão extra de ser novo, quando estavas habituado ao antigo.

Abraço
 

vald

Member
Silvioferraz, se calhar tens razão, a sensação que tive de atrito na suspensão será que vai desaparecendo ao longo dos primeiros quilómetros? É que se na tua bike aconteceu isso, na minha deve ser igual.

Se não chegar o kit, ainda vou à loja falar com eles...

Já agora, o teu Triad era de que ano?

Obrigado pelas dicas e sugestões.

Abraço
 

silvioferraz

New Member
O meu é de 2005.

FisgasAgosto200924.jpg


Abraço
 

vald

Member
Novos relatos desta "aventura" que se está a tornar o facto de querer arranjar a folga medonha do amortecedor.
Da minha loja telefonaram-me na semana passada a dizer que finalmente o importador da fox já tinha os ditos casquilhos...
Nem queria acreditar, finalmente...
Hoje (Sexta-feira, ou seja, demorou uma semana e meia a fazer a viagem até ao algarve), telefonaram-me outra vez a informar que quando abriram o embrulho, viram logo que não eram os casquilhos parar aquele amortecedor, ou seja, enganaram-se e enviaram os casquilhos errados. Eh pá, sinceramente era mais ou menos o que eu estava à espera.
Telefonaram para lá e confirmaram que se tinham enganado, mas prometeram que têm lá os correctos, que vão enviar quando receberem estes errados.
Sinceramente, acreditam? HUUUUmmmm, eu desconfio...

Será que é preciso comprarmos uma suspensão ou um amortecedor xpto de 2010 para eles serem rápidos e eficientes?

Talvez...
A ver vamos, prometo desvendar este verdadeiro enredo.
 

vald

Member
Boas, novidades deste enredo. Já hoje é dia 9 de Outubro e sinal dos casquilhos...nem vê-los.

Conclusão: à das semanas que não pedalo, parece que me sinto "enferrujado".

Só me resta esperar.
 

silvioferraz

New Member
Amigo Vald... não sei o que se passa por aí mas estamos mesmo a falar de casquilhos??? :lol:

A loja aonde levo a bike, manda fazer os casquilhos num torneiro e em um dia isso está feito. São uns míseros casquilhos, tanto faz serem fox com nox ou mox ou gox. O importante é o olhal que fica entre o casquilho e o amortecedor e isso (tem de ser Fox) as lojas devem ter sempre em stock.

Acho que desde que li isto a primeira vez, já substitui os olhais uma vez e isso foi feito na hora, hehe.

Olha queres um conselho, vai a uma loja que percebam de bikes.

Abraço
 

Horácio

Member
Esse importador da Fox parece uma empresa de 3º mundo.
Eu com um triad de 2008 foi lá para reparar 3 vezes e vinha sempre com o mesmo problema, á um mês atrás enviaram-me um RPL novo porque o outro deu-me montes de problemas. Espero que eles te resolvam o problema, uns simples casquilhos esse tempo todo vivemos em PRT........
 

btomas08

New Member
Boas se precisas que casquilhos vai ao site www.mastor.no.sapo.pt fazem casquilhos de qualquer medida e no material que quizeres e tambem fazem retentores para as suspensões mais baratos do que de fabrica e so mandares as medidas.
 

bvilela

New Member
Também tive um problema com casquilhos na minha Specialzed FSRCx Comp 2009.
Comprei um Fox Float RPL/Triad 2008 (usado) para substituir o X-Fusion de origem.

OFFTOPIC:
Quando o fui colocar dois problemas: Na posição normal a válvula batia no quadro (o XFusion tem a válvula com 45º para a frente) e não trazia casquilhos.
Quanto à válvula a solução foi colocar o Fox de "cabeça para baixo", resultado agora não chego ao switch (anda sempre em propedal) e para colocar ar tenho de remover completamente o amortecedor do quadro.

ONTOPIC:
Quanto ao que interessa, os casquilhos, na loja onde comprei a bicla mandaram fazer uns num torneiro. Mas estou um pouco precupado com a situação pois não foi possível colocar um rolamento.
Devido a isto estou com medo que exista algum desgaste no amortecedor ou no parafuso que o segura.

Cumps...
 

vald

Member
Bem, finalmente vejo a minha bike pronta a rolar. Ou seja teve de se recorrer ao torneiro para resolver a coisa. Depois de tanto tempo à espera, já deveria ter ido a um torneiro resolver o assunto como muitos de vocês me aconselharam.
Que saudades de pedalar. Agora é só tirar a "ferrugem"...

Bons trilhos
 

andremariz

New Member
Peço desculpa pela intromissão mas gostaria de colocar a seguinte pergunta. Na minha bike tinha um amortecedor Rock Shox Bar e decidi mudar, e então comprei um Fox Float RP23. Quando o fui montar reparei que os casquilhos da Rock Shox não iam funcionar pois ficam largos na Fox. Estes casquilhos são façeis de encontrar? O A espessura do casquilho tem que ser maior para a Fox, e o eixo, que entra dentro do casquilho vai servir o mesmo ou vou ter que encontrar um mais grosso tambem?
 
Top