Mundança de oleo de travões.

nautilus

New Member
:arrow: Boas estou a penar mudar o oleio dos travões. :shock:
Qual devo usar doc 3 ou doc 4? :mrgreen:
 

P.M.

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Re: Mundança de oleio de travões.

Desde que seja alentejano, é dos que mais gosto.
Então ser for da herdade da cartuxa ou do esporão... :mrgreen:

Agora mais a sério...
A maioria das marcas usa o DOT4. Contudo, o DOT5 é desaconselhado, pois é de composição diferente, e pode danificar os retentores. Na realidade, usa-se o DOT 5.1.

Aqui vai umas cenas que o google encontrou....

Polyglycol Based DOT4 - Color - Amber | The benchmark specifications by the majority of car manufacturers, this is also the specific grade to be used with Hondas/Acura cars regardless of models. DOT4 is designed to absorb moisture slower than DOT3 and has a higher boiling point. This is both suitable for road use and track work. While the OEM Honda DOT4 brake fluid is sufficient for weekend trackdays, meets etc. Using racing specific DOT4 refined brake fluids will increase higher temperature tolerance particularly under hard braking conditions.

Silicone Based DOT5 - Color - Purple | Least common and also the most different from both grades above. DOT5 are primarily designed for cars not equipped with ABS units (Unless otherwise manufacturer specific)and this should not be used unless you're absolutely sure of what you're doing. DOT5 does not absorb moisture and holds the highest boiling point. This brake fluid is not compatible with either categories above and should never be mixed due to it's chemical properties.

e

DOT 3, DOT 4 and DOT 5.1 are glycol ester based fluids.

DOT 5 is silicone based.

DOT 4 and 5.1 have their well known hygroscopic nature, whereas DOT 5 does NOT (it is like mineral oil with respect to its behaviour with water). The two are INCOMPATIBLE. If you do not COMPLETELY flush EVERY trace of glycol-ester fluid from the system first, adding DOT 5 will cause precipitation and you'll just have completely clogged up the system.

P.M.
 

artsite

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Re: Mundança de oleio de travões.

Mudar o olei?? Porque?

Por norma não é necessário, acho eu..............
 

pratoni

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Re: Mundança de oleio de travões.

O óleo a usar depende do modelo dos travões...

Se tiveres o manual dos travões lá, algures, deve dizer qual óleo usar.
Caso não o tenhas, experimenta ir ao site do fabricante e lá deve dizer qualquer coisa também...

É tão simples como isso, penso eu de que...:D
 

OBiklas

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Re: Mundança de oleio de travões.

:exacto:

depende dos travões..pesquisa primeiro e nunca metas um oleo diferente, porque o sistema já está habituado ao oleo lá existente e podes acabar por danifica-lo...mas tudo depende de marca para marca!!
 

nautilus

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Re: Mundança de oleio de travões.

:arrow:È simples pois tenho uns Formula B4,estão com um problema que até o gajo da loja que os me vendeu não sabe a solução.
Ou seja quando travas a manete não regressa fica presa.Tou a pensar desmontar tudo,pois se perder oleio colocava tudo de novo.
Estava a ver se alguem tinha tido alguma problema parecido :|
 

Barney

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Re: Mundança de oleio de travões.

Boas!
Eu tenho uns formula b4, has-de experimentar desapertar um pouco o parafuso que aperta a manete ao corpo e dar uma limpeza.
 

jppina

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Re: Mundança de oleio de travões.

Pode ser um problema com a mola do piston da manete.

Eu já tive uns e após várias quedas o fusivel partiu e tive de mudar essa parte. é uma mola que faz regressar a manete à posição inical. Poderá estar algo partido... tenta desmontar essa parte. Se for preciso posso te tirar fotos das peças em causa... mas só quando tiver tempo (lá para segunda). é preciso uma chave especial para isso... mas eu consegui fazê-lo sem ela!
 

nautilus

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Re: Mundança de oleio de travões.

:arrow:pois pode ser esse problema,se não te importares e espero pelas fotos que me parece ser isso.
Obrigado[] :D
 

jppina

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Re: Mundança de oleio de travões.

Na imagem abaixo podes ver o kit que substituí no B4.

Como podes ver há uma mola na extremidade do piston. É isso que faz voltar a manete ao sítio. Se tens o problema nas duas é um pouco estranho. Esse kit custou-me +/- 15 euros. Qualquer loja que trabalhe com o importador da Formula (Teambike em Espanha) deve poder encomendá-lo.

Agora pode não ser este o teu problema... acho estranho que a loja que te vendeu não te resolva o problema... que loja é?

piston%20b4.jpg
 

nautilus

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Re: Mundança de oleio de travões.

Tenho essas peças na manete , vou ver e tirar fotos.
O malandro da loja diz é para comprar outros travões :choneh:, isto é tudo negocio. :musica:
Tou a ver que deve desgaste.
 

Hugo Santos

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Olá, o problema disso é que o sistema começa a ficar com ar dentro, ou então esse o´ring que está nesse veio fica dilatado e o piston demora a recuperar. Então trocasse o o´ring e isso fica fixe.
Em relação aos oleos esta tudo muito bem, não nos podemos esquecer é que a shimano utiliza oleo mineral nos travoes.

Hugo
 

Viriato Firmino

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Olá

Tenho uns travões Formula B4 comprados há cerca de 2,5 anos, ainda no tempo em que a garantia era de 1 ano. Tive alguns problemas com um deles, nomeadamente manete esponjosa, apesar de proceder a vários sangramentos e substituição dos elementos do reservatório.
Como já desesperava entreguei-o numa loja para reparação, tendo sido enviado para o representante em Espanha.
Levou algum tempo, todavia foi-me entregue um travão novo.
Talvés seja mais produtivo requerer os bons oficios de quem sabe.

Um abraço

Viriato
 

doc

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nautilus said:
:arrow: Boas estou a penar mudar o oleio dos travões. :shock:
Qual devo usar doc 3 ou doc 4? :mrgreen:

Usas o doc o caraças!!!!!!!!

A titulo de curiosidade: sabiam que nos automóveis, para remediar, a aguardente é um bom substituto do oleo para travões?
Nas bikes não sei, mas se alguem quiser experimentar, digam-me o resultado que eu forneço o material.
 

Bravellir

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doc said:
nautilus said:
:arrow: Boas estou a penar mudar o oleio dos travões. :shock:
Qual devo usar doc 3 ou doc 4? :mrgreen:

Usas o doc o caraças!!!!!!!!

A titulo de curiosidade: sabiam que nos automóveis, para remediar, a aguardente é um bom substituto do oleo para travões?
Nas bikes não sei, mas se alguem quiser experimentar, digam-me o resultado que eu forneço o material.

Mas põe-se a aguardente aonde? Nos travões para eles travarem, ou emborca-se e os travões que se f#$%& :mrgreen:
 

trailmaker

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para que não façam asneiras, os travões shimano e magura usam oleo mineral tipo citroen(se forem a marca compram 1 litro por cinco euros).
se usarem oleo dot, chamado universal, nestes travões, podem deitar os travões pro lixo.
todos os outros usam oleo dot 3 ou 4 tanto faz. a diferença está no ponto de ebulição do oleo, ponto esse que não se consegue atingir nas bikes. nem mesmo que tentem fazer o Avalanche a travar do principio ao fim.
por vezes achamos que os travões não têm potencia, pode ser te terem gordura. tentem lavar os discos com alcool e passar as pastilhas com lixa fina. depois têm de acamar os travões de novo.
e muito cuidado com os oleos em spray pras correntes.
 

nautilus

New Member
Re: Mundança de oleio de travões.

jppina said:
Na imagem abaixo podes ver o kit que substituí no B4.

Como podes ver há uma mola na extremidade do piston. É isso que faz voltar a manete ao sítio. Se tens o problema nas duas é um pouco estranho. Esse kit custou-me +/- 15 euros. Qualquer loja que trabalhe com o importador da Formula (Teambike em Espanha) deve poder encomendá-lo.

Agora pode não ser este o teu problema... acho estranho que a loja que te vendeu não te resolva o problema... que loja é?

piston%20b4.jpg

Andei a tentar desmontara pessa mas não sei como retirar aqui o interior ,falar em uma chave espcial?
Como é que tiraste a tua.?
 

jppina

Member
Sim, a Formula diz que é preciso uma chave especial.

Eu consegui tirar com uma chave de fenda bastante larga. Tens de encaixá-la na rosca que segura o piston (consegues ver a ranhura?), fazer força para dentro e girar ao mesmo tempo. Ao girar vais soltar a rosca (aquela patilhas de lado deixa de segurar) e sai tudo.

PAra montar e tudo ao contrário :D
 

nautilus

New Member
jppina said:
Sim, a Formula diz que é preciso uma chave especial.

Eu consegui tirar com uma chave de fenda bastante larga. Tens de encaixá-la na rosca que segura o piston (consegues ver a ranhura?), fazer força para dentro e girar ao mesmo tempo. Ao girar vais soltar a rosca (aquela patilhas de lado deixa de segurar) e sai tudo.

PAra montar e tudo ao contrário :D

Obrigado mas ainda te vou chatiar mais um bocado,pois se tiveres ai morada ou email onde compraste as peças coloca ai,que é para eu pedir.
Obrigado mais uma vez :yeah:
 
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