Estes cubos mágicos da rohloff sempre me causaram muita curiosidade, no fundo parecem ser a solução para muitas das chatices que temos quando andamos em cima da bicicleta. O problema é sempre aquela relação a três complicada entre preço qualidade e peso... Vai daí peguei no Excel e fiz aqui uns cálculos. Resolvi comparar um sistema Rohloff para discos com um sistema XTR equivalente, versão 2003. Escolhi o XTR porque quem tá disposto a gastar cerca de 1000 euros num sistema normal não se contenta certamente com um desviador Deore... Então é o seguinte:
Para o XTR:
Componentes Necessários: Cranque Triplo, Desviador da frente, Corrente, Desviador de trás, Cassete, Cubo disco traseiro, Shifters (só mesmo os shifters, nada dessas maluquices do dual control !! :twisted
Preço praticado em Portugal :1079 euros :shock:
Preço médio praticado em lojas online europeias (não inclui portes):761 euros :shock: :shock:
Peso do material(segundo o site da shimano... ponham mais 10% pa compensar se acharem que a Shimano mente!): 2231 gramas
Para o Rohloff:
Componentes Necessários: Cranque Único (considerei o XTR com menos 2 pratos... Na realidade não faria assim, mas para efeitos de comparação é mais justo),Corrente e Kit Rohloff para dropouts verticais e disco (inclui Cubo com veio para quick release com adaptador para todos os travões de disco , Selector de mudanças externo, Punho rotativo,Cabos de mudanças, Tensor de corrente, Braço binário, Desengate rápido do braço binário)
Preço praticado em Portugal: 1421 euros
Preço praticado em lojas online europeias: 1158 euros
Peso do material(estimativa com base em várias fontes... é que o cubo é lubrificado em banho de óleo e isso pode causar grandes variaçoes):2900 gramas, assumindo que o cubo pesa 2000gramas.
Conclusões a tirar: A diferença de pesos é de 700 gramas com vantagem para o XTR. A diferença de preços é no máximo de 400 euros, com vantagem para o XTR também. No entanto há outros factores a considerar nomeadamente a durabilidade do cubo Rohloff. Diz-se que substituindo o óleo de 5000 em 5000 km o cubo dura para cima de 100 000 km! :shock:. Também não há aquele problema de um tronco arrancar o desviador com uma periodicidade anual...
Para finalizar
Os Rohloff são para quem: Têm dinheiro pa gastar, não gosta de falhas mecânicas e odeia aqueles barulhinhos da corrente a saltar pa trás e pa frente no desviador, para quem faz muitos, mas mesmo muitos quilometros por ano, participa em longas provas de endurance onde as avarias podem deitar tudo a perder, para quem adora a robusta sobre-engenharia alemã e para quem gosta de ter uma bicicleta com tudo aquilo que as dos amigos não têm!
Os Rohloff não são para quem: Não tem dinheiro pa gastar, sai uma vez por semana para fazer 20 km ao domingo, quem compete em cross country e outras provas de curta duração, e para os maluquinhos do peso(embora a diferença não seja extremamente significativa pois já vi bikes com menos de 10 kg equipadas com esta geringonça)
Pronto, desculpem lá o testamento... Mas achei piada em fazer esta comparação de produtos... Espero que seja útil para alguém porque por enquanto para mim nem Rohloff nem XTR... é mesmo mais Deore que não doí na carteira...