Mudanças desafinadas ou ignorância?

rsfonseca

Member
A minha bicicleta acabou de chegar e há já algo que me está a incomodar:

Quando estou na pedaleira maior não consigo meter no também no carreto grande salta sempre para o 8º.
E quando estou na pedaleira grande e carreto pequeno a corrente roça numa peça (que não sei o nome) do desviador dianteiro.

Isto acontece por estar desafinada a bike ou por não estar a obedecer a estas regras que aqui encontrei no fórum.

Code:
Quando utilizares a pedaleira pequena usa apenas os primeiros 3 carretos atrás, ou seja, os 3 maiores.
Quando utilizares a pedaleira do meio usa todos os carretos atrás excepto o 1º e o último.
Quando utilizares a pedaleira maior usa apenas os últimos 3 carretos atrás, ou seja, os 3 mais pequenos.

Como já devem ter reparado ainda sou novo nestas andanças mas gostaria que me ajudassem com estas questões. Obrigado.
 

alexb

Member
Pelo que está a dizer, parece-me praticamente certo que esses problemas devem-se efectivamente ao facto de estar a usar mal as escolhas dos carretos e pedaleiras. Apesar de muita gente e mesmo marcas e catalogos referirem-se às transmições 9x3 ou 8x3 como sendo 27 ou 24 velocidades, na realidade não é bem verdade. Apesar de teoricamente permitir as tais 27 ou 24 velocidades a pedaleira maior é apenas para usar com os 3 ou 4 carretos mais pequenos e o inverso a mesma coisa assim como a do meio, não deve ser usada pelos menos com os carretos dos extremos. A razão de ser disto é muito simples. É para não cruzar a corrente evitando os problemas que tu estás a presenciar como o roçar da corrente nos desviadores ou danificar os dentes das pedaleiras ou mesmo os elos da corrente.
Na pratica isto não significa menos opções de velocidade porque o desdobramento usado na pedaleira maior com o carreto maior pode ser obtido com a pedaleira do meio com outro carreto um pouco abaixo e assim tens tudo mais alinhado. O mesmo se passar com a pedaleira mais pequena com o carreto mais pequeno.
Eu não punha as coisas com regras rígidas como essas que enunciaste mas acima de tudo o bom senso. Se se pode criar uma velocidade com o uso equilibrado das pedaleiras e carretos não faz sentido estar a insistir em cruzamentos de corrente menos eficientes que na prática criam a mesma velocidade.

Espero ter ajudado.
Boas pedaladas!
 

Trek_men

Member
Não posso concordar com o que o "alexb " está a dizer, apesar de aquilo que diz ser mais ou menos regra, a forma como se utiliza a transmissão varia conforme o gosto de cada um. Eu sou um aficionado da "talega", ou seja gosto de usar o carreto grande à frente com o grande atrás (3ª com a 1ª), principalmente a subir, dá uma cadência de pedalada completamente diferente do que se usar o prato do meio com qualquer outro atrás, penso que vai dos gostos.
Em relação ao teu problema "rsfonseca ", penso ser mesmo de afinação, já que no meu caso uso o 3º prato com o 1º carreto e a corrente não toca em parte nenhuma do desviador da frente, mas como disse o "alexb" a corrente fica bem cruzada, mas também quando partir mete-se outra. :mrgreen: Tem atenção também a outra coisa, quanto mais baixa a gama dos componentes que se usa mais dificil é afina-los. Espero ter-te ajudado mais do que confundir-te.
Boas pedaladas, afinadas ou não. :D
 

jayme

New Member
Citação de ACCONTIGE

Não posso concordar com o que o "alexb " está a dizer, apesar de aquilo que diz ser mais ou menos regra, a forma como se utiliza a transmissão varia conforme o gosto de cada um. Eu sou um aficionado da "talega", ou seja gosto de usar o carreto grande à frente com o grande atrás (3ª com a 1ª), principalmente a subir, dá uma cadência de pedalada completamente diferente do que se usar o prato do meio com qualquer outro atrás, penso que vai dos gostos.
Em relação ao teu problema "rsfonseca ", penso ser mesmo de afinação, já que no meu caso uso o 3º prato com o 1º carreto e a corrente não toca em parte nenhuma do desviador da frente, mas como disse o "alexb" a corrente fica bem cruzada, mas também quando partir mete-se outra. Tem atenção também a outra coisa, quanto mais baixa a gama dos componentes que se usa mais dificil é afina-los. Espero ter-te ajudado mais do que confundir-te.
Boas pedaladas, afinadas ou não.

Prato grande para subir e com o carreto grande da cassete :shock:?
O alexb tem toda a razão no que disse, mas se gostas de andar com a corrente cruzada tudo bem mas depois não te queixes que a transmissão berrou e durou pouco tempo.
A corrente não deve de forma nenhuma andar cruzada pois tal como já foi dito neste tópico, irá reduzir o tempo de vida da transmissão, mas a carteira é tua por isso...., há o dono da oficina onde vais agradece pois vende mais material.
:mrgreen:
 

Trek_men

Member
jayme said:
Prato grande para subir e com o carreto grande da cassete :shock:?
O alexb tem toda a razão no que disse, mas se gostas de andar com a corrente cruzada tudo bem mas depois não te queixes que a transmissão berrou e durou pouco tempo.
A corrente não deve de forma nenhuma andar cruzada pois tal como já foi dito neste tópico, irá reduzir o tempo de vida da transmissão, mas a carteira é tua por isso...., há o dono da oficina onde vais agradece pois vende mais material.
:mrgreen:

Não me digas que fazes tudo conforme as normas, devemos adaptar-nos como nos sentimos melhor, e de toda a maneira todo o material tem desgaste, já vi muita malta partir correntes e sem as usarem como eu, nunca parti nenhuma.
Não é por a corrente ter mais desgaste cruzada que vou deixar de a usar assim quando me dá mais jeito, primeiro sofre a transmissão e só depois sofro eu e se tiver mesmo de ser... :lol:
Fica bem.
 

rsfonseca

Member
O equipamento é Deore à frente e LX atrás.

Eu também sou pelo bom senso e tento sempre utilizar o material da melhor maneira possível. Percebi todos os pontos de vista e já sei como "quero" utilizar o material.


Obrigado mais uma vez pelos comentários.
 

rucaf3

New Member
Em competição usam muito essa desmultiplicação mas como não são eles que pagam o material !! Tásse bem...

O teu desviador é de caixa longa ou média ?? Já que o de caixa curta não permite trocar dessa maneira.

É que se for de caixa longa, é problema de afinação, já se for de caixa média provavelmente terás dificuldade em as trocar por que andará completamente esticado e fará com que salte ao mínimo ressalto ...
 

Trek_men

Member
No meu caso uso transmissão toda XT, sendo o desviador traseiro de caixa média. Para ajudar mais um pouco tenho mais dois ou três elos na corrente que é XTR. :exacto:

Boas pedaladas.
 

rsfonseca

Member
Em competição usam muito essa desmultiplicação mas como não são eles que pagam o material !! Tásse bem...

O teu desviador é de caixa longa ou média ?? Já que o de caixa curta não permite trocar dessa maneira.

É que se for de caixa longa, é problema de afinação, já se for de caixa média provavelmente terás dificuldade em as trocar por que andará completamente esticado e fará com que salte ao mínimo ressalto ...

Fazes cada pergunta dificil... como é que se distingue a caixa longa da média? :oops:

Acho que já descobri:

Existem três tipos de caixas:

Quanto à Shimano:
Curta - 29 dentes ; Média - 33 dentes e Longa - 45 dentes

Quanto à SRAM:
Curta – 30 dentes; Média – 37 dentes e Longa – 45 dentes

Fiquei a saber que a Caixa longa é mais indicada para XC, a Caixa Média para Freeride e Caixa Curta para Downhill.
Como fazer as contas então?
Fácil! É só subtrair! ao maior carreto da cassete subtratir o menor e ao maior prato do pedaleiro subtraír o menor.
Em termos práticos,
Cassete: 11 - 34 dentes
Pedaleiro: 44 - 32 - 22
Resultado: (34-11)+ (44-22)= 45
Sendo este o vosso caso, necessitam de um desviador de caixa longa.

Sendo assim tenho de confirmar quando chegar a casa!
 

rucaf3

New Member
A longa é a que tem o braço mais comprido a esticar a corrente, compara com outras mas qual é o modelo da bicicleta ?
 

rucaf3

New Member
ACCONTIGE said:
No meu caso uso transmissão toda XT, sendo o desviador traseiro de caixa média. Para ajudar mais um pouco tenho mais dois ou três elos na corrente que é XTR. :exacto:

Boas pedaladas.

Accontige... Posso saber por que optas-te por cx. média e aumentas-te dois elos ? Qual a vantagem em termos práticos ?
 

Trek_men

Member
rucaf3 said:
ACCONTIGE said:
No meu caso uso transmissão toda XT, sendo o desviador traseiro de caixa média. Para ajudar mais um pouco tenho mais dois ou três elos na corrente que é XTR. :exacto:

Boas pedaladas.

Accontige... Posso saber por que optas-te por cx. média e aumentas-te dois elos ? Qual a vantagem em termos práticos ?

Uso o de caixa média porque é a medida que acho mais bonita, os elos a mais são para compensar quando usar a talega, o desviador não ficar tão esticado, eu sei que deveria optar pelo desviador de caixa longa, mas acho-o muito comprido, enfim é pura panca. :yeah:
Experimenta e pode ser que até acabes por gostar.
Fica bem.
 

edias

New Member
continuo sem preceber porque usas a talega com o carreto maior?!? Consegues ter essa relação com o prato do meio e um carreto mais pequeno. É mesmo o gosto de estragar material?
 

zemike

New Member
edias said:
continuo sem preceber porque usas a talega com o carreto maior?!? Consegues ter essa relação com o prato do meio e um carreto mais pequeno. É mesmo o gosto de estragar material?

Claro que consegue uma relação com o mesmo número de dentes, mas a pedalada vai ser diferente.... Digo eu... :-K
 

Trek_men

Member
zemike said:
edias said:
continuo sem preceber porque usas a talega com o carreto maior?!? Consegues ter essa relação com o prato do meio e um carreto mais pequeno. É mesmo o gosto de estragar material?

Claro que consegue uma relação com o mesmo número de dentes, mas a pedalada vai ser diferente.... Digo eu... :-K

Exactamente, dizes muito bem, se pedalar com o prato maior a cadência de pedalada é muito diferente da pedalada com o prato do meio. Dou-vos um conselho, experimentem e depois opinem, sem a experiência não podemos dizer que é mau ou bom, só porque a norma não é essa.
 

alexb

Member
Pessoal, o que determina a eficiencia da pedalada, seja em esforço, seja em rendimento é unicamente a relação dos dentes da pedaleira e cassete que determina a amplitude da pedalada para cada distancia percorrida pela bicicleta. Quer usem pratos grandes com carretos pequenos ou vice-versa é igual e se vos parece diferente é puramente psicológico. A unica diferença em termos de esforço, e esta é meramente teorica, é que com grandes cruzamentos da corrente vai haver um atrito acrescido entre as paredes laterais dos elos, logo usar pratos grandes com carretos grandes ou o contrário só irá provovar um esforço maior do que relações mais equilibradas.
Não quero impigir a ninguém a forma correta de usar as mudanças, mas do ponto de vista lógico é um disparate usar relações muito cruzadas em todos os aspectos.

Em relação ao uso em competição, o que se passa e que muitos desses atletas por saberem ao pormenor os circuitos onde correm, dispensam o prato menor da pedaleira, mas esta redução é acompanhada por uma recentralização da pedaleira em relação à cassete em função de agora só ter 2 pratos. Esta recentralização faz com que os cruzamentos extremos sejam menores, além de que no final de cada prova muito do material é logo trocado ou pelo menos é trocado muito mais vezes do que numa das nossas bicicletas. E mesmo nestes casos muitas das peças, neste caso os pratos são de marcas distintas precisamente para facilitar a entrada das mudanças de acordo com a sua posição e mesmo estes atletas têm consciencia dos cruzamentos e só os usam e casos em que não justifica usar ambos os desviadores por uma questão de tempo. Além disso este uso agressivo da bicicleta em competição existe mais em provas de XC onde a duração das provas é menor e o controlo de todos os factores maior. Em provas longas como maratonas e travessias todos os bons atletas têm a noção da importancia de perservar o material e não usam obviamente estes cruzamentos.
Por isso nesta situação não faz muito sentido estarmo-nos a comparar com a competição que são mundos diferentes.
 
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