MOVIMENTO TRILHOS LIMPOS (MTL)

brunodfpinto

New Member
Pessoal, vão limpar os trilhos dos 60km ou dos 30km?´
É que hoje de manhã fui fazer estrada e já fiz 40km e tal.
Se forem limpar os 30 ainda vou, agora os 60 já não ;)

Abraço
 

Antonio Faisca

New Member
nasp said:
Nao foi nem é minha intençao enxovalhar ninguem apenas constatei um facto que me indignou, foram as fitas arrancadas e deixadas no chão. Nao desmentiste que as vossas fitas eram as azuis, logo parto do principio que foram voces que fizeram isso, se estiver errado desmente. 40 km de fias arrancadas é um bom trabalho em apenas 2 semanas só tenho pena que se tenham esquecido da pateira.

Boas. É verdade isto das fitas brancas com publicidade arrancadas e jogadas para o chão. No dia 12 eu e o Guerra fomos desde Vila Nova à Pateira e regressámos. Na zona da Pateira fiz o track que o Pirata disponibilizou aqui no forum. Vi esses dois tipos de fitas durante quase toda a volta e fiquei pasmado como é que num local tão conhecido, tão frequentado, e tão exclusivo deixaram estar fitas tanto tempo!!!

Fiquei também a questionar como é que uma organização de um passeio marca um percurso e não retira (para o lixo) as fitas de outro que passou anteriormente nesse mesmo sitio!? No mínimo deviam pensar na confusão que poderia originar aos participantes e na vergonha de ter os trilhos da zona tão carregados de sinalética de mau gosto.. :lol:

Vamos limpar o nosso Portugal companheiros... :lol:

Boas Pedaladas
 

PEDALENTO

New Member
Boas

Serve a presente comunicção para informar que o trilho da 4ª VOLTA ao PORCO, foi totalmente limpa no dia 27 de SETEMBRO.
(o passeio foi no dia 13), mas para o ano contamos que o trilho seja limpo no proprio dia.

Até para o ano

Boas pedaladas

Pedalento
 

Antonio Faisca

New Member
...mais uns tristes registos fotográficos que tirei este fim de semana... :cry: :evil:...evento excelente à cerca de 5 meses que fica manchado....pela 2º ano...

mais logo meto fotos...
 

Antonio Faisca

New Member
Bem, não vou fazer legendas nem escrever nada de especial, vão poder ver pelas fotos captadas este sábado dia 21 de Novembro este triste cenário.
Tenho pena, porque para o excelente evento que foi só fica mal.

IMG_4323.jpg


IMG_4324.jpg


Estas fitas, para quem conhece, estão no cimo do Moinho do Pisco e seguem em direcção às do Caramulo. Não tinha condições para as seguir, mas fiz mais de 8 Km em trilhos com fitas.

Dia 01 no Assalto ao Caramulinho vão poder ver com os vossos próprios olhos. Se não as virem, é bom sinal.

No decorrer destas duas semanas vou mater aqui mais dois casos destes. Um de jipes outro de BTT.
 

Amaral

New Member
Eu como elemento da organização lamento esta situação, só que como não temos ido andar nessa direcção não chegámos a tirar essas fitas. Temos quase tudo tirado faltando a zona mais alta do percurso. Não me querendo desculpar com isto, quando nós andávamos a marcar o percurso tirámos outras fitas que a nós não nos diziam respeito e fizemos esse trabalho sem nos vangloriarmos e acreditem que recolhemos muitas fitas.

Mas fica aqui a minha promessa que vou soluccionar o problema mais rapidamente possível.

Cumprimentos
 

ace

New Member
Boas,

No "assalto ao Caramulo" e no inicio da descida para a Tojeira reparei que havia umas fitas azuis e brancas da Orbea ainda a "ornamentar" alguns eucaliptos. Alguem tem ideia do que lá se passou?
Fica o reparo..

Cumps

ace
 

nasp

Member
Antonio Faisca said:
Amaral said:
Mas fica aqui a minha promessa que vou soluccionar o problema mais rapidamente possível.
Cumprimentos

...e foi cumprida. É assim mesmo. Parabéns pelo reconhecimento e pela prontidão. :lol:


Até no reconhecimento das falhas eles sao grandes. Apenas uma pequena mancha no exelente trabalho realizado desta exelente organização. Parabens LAACARENSES
 

tiagorico

New Member
tenho andado a ler este topico e acho -o muito interessante e bom haver pessoas que se preocupam em limpar o que os outros sujam, embora esta nao seja a soluçao pra manter o espaço limpo. o ideal era que ninguem deita-se nada pro chao mas isso nao e possivel porque ha sempre aqueles que pensam que sao + que os outros.
a marcaçao dos trilhos atraves de fitas cabe a organizaçao a recolha das mesmas e ai e um pouco mais simples e que todos sabem quem as mete e se as deixarem sempre ha a hipotese de reclamar, o problema e que nao so as pequenas associaçoes que muitas vez deixam as fitas nos trilhos, aqui na minha zona ja e o 2 ano que por aqui passa o rally transiberico e em muitos sitios la continuam as ditas fitas e ninguem se preocupa com isso. :s :(
e de lamentar :grrr:
 

mess

New Member
Bom dia,

Venho apelar aos Bttistas de Coimbra para colaborarem de alguma forma no Projecto Limpar Portugal (PLP) no Concelho de Coimbra.
Como todos devem saber um movimento cívico ALTRUISTA cujo objectivo é promover a educação ambiental por intermédio da iniciativa de limpar a floresta portuguesa no dia 20 de Março de 2010.
Consultar o site http://limparportugal.ning.com/group/cbrcoimbra

Assim, poderão inscrever-se no site ou colaborar na equipa de limpeza que estou a constituir para actuar na freguesia de Brasfemes, em trilhos por todos nós utilizados e que se não actuarmos de uma forma integrada e concertada poderão deixar de servir para os nossos percursos pala floresta...

Qualquer questão não hesitem em colocar-ma.

Fiquem bem e não deixem lixo nos trilhos.

Moisés
 
dou os parabéns aos autores deste tópico.
vai ser a primeira vez que vou usar o meu nome aqui do forum aliado a organização a que pertenço,mas é por uma boa causa.
sou um dos organizadores,da maratona,5 cumes e dos trilhos dos moinhos,eventos principais,da secção de btt dos amigos da montanha de barcelinhos.
lutamos ao máximo para que os participantes dos eventos referidos,se sintam bem.com 2000 participantes,com 5 abastecimentos,e passagem nos maiores montes de barcelos está visto o lixo.
acerca disto tenho a dizer:
-nós trabalhamos afincadamente para quem nos paga,e não para aqueles que querem as fitas por várias semanas,para usufruir do percurso efetuado para o eventro.é por isso politica dos amigos da montanha tirar todas as fitas,mesmo as que não são do evento nos dias logo a seguir.já temos conseguido limpar tudo no dia a seguir ao evento.contudo,o maximo aceitavel para nós e uma semana.
-o facto do partecipante nos pagar para fazer o evento não nos obriga a arcar com a sua falta de civismo.dizer-eu paguei eles que limpem.penso que 'e de uma atirude despresival,para não dizer nojenta.ficamos disiludidos nos 5 cumes do ano passado,quando fomos tirar as fitas.nunca imaginamos o aquele senário.foram desenas de sacos de lixo.cameras de ar eram largas dezenas.
-se é despresival deitar o lixo para o chão,mais ainda é atiralas para o meio da mata.são tão heróis para dizer que fazem aquela súbida de marcha atrás e não tem jeito para levar o lixo aos bolsos da jersey.
-por isso no trilho dos moinhos,deste ano,resolvemos tomar uma atitude,pormos gente nos trilhos ,e apontar os partecipantes,que de alguma forma atirasem lixo para a mata.informamos os partecipantes desta iniciativa.ew o que é certo é que pouco lixo se encontrou.os poucos casos que ouve decidimos não tornar publicoos dorsais,mas os partecipantes foram notificados por mail.contudo de futuro poderemos divulgar na net os dorsais nos proximos eventos.
-como organização,tenho que reconhecer que tambem já eramos,nas primeiras edições usavamos o seprey,no entantoao vermos que era má opção,decidimos fazer-umas largas desenas de setas em acrilico,resultam muinto melhor.pior do que erar,e não termos a decencia para coregirmos.

penso que tudo o que referi a cima há por aqui muinta gente que nos conhece,que pode comprovar que é verdade.

obrigado pela atenção jos'e figueiredo
 

TheTraveler

Active Member
-por isso no trilho dos moinhos,deste ano,resolvemos tomar uma atitude,pormos gente nos trilhos ,e apontar os partecipantes,que de alguma forma atirasem lixo para a mata.informamos os partecipantes desta iniciativa.ew o que é certo é que pouco lixo se encontrou.os poucos casos que ouve decidimos não tornar publicoos dorsais,mas os partecipantes foram notificados por mail.contudo de futuro poderemos divulgar na net os dorsais nos proximos eventos.

Sai caro mas podiam mandar o lixo para casa desses participantes por correio verde.
 

Antonio Faisca

New Member
Boas

Esta imagem que vou colocar é de um passeio de TT organizado salvo erro em Setembro de 2008...

Já foram colocadas aqui imagens dessas fitas, já foram enviados mails para esta instituição, etc...

IMG_4762.jpg


Se afirmarem que já muitas foram apanhadas...é confusão...foram sim arrancadas prepositadamente ou não e pairam por estas matas da Bairrada...

Um dia destes vou juntar-me com alguém e apanhar as fitas e depois colocar à porta do Quartel...
 

Antonio Faisca

New Member
Boas...

O ano passado, não sei precisar quando mas deve ter sido por Setembro, fui dar uma volta à Pateira de Fermantelos usando um track que está aqui disponivel no forum....aparentemente esse track é da Maratona de Fermentelos...que na altura já tinha sido realizada em Junho...Com isto quero dizer que o percurso estava CARREGADO de fitas.....

Aproveitei a umas semanas que tinha a máquina no carro e desloquei-me a uma parte desse mesmo percurso na zona de Oiã (Aveiro), concretamente 500 mts a sul da entrada na A1 para tirar umas fotos à porcaria que deixaram...

IMG_4794.jpg


IMG_4793.jpg


IMG_4796.jpg


Após tirar estas fotos desloquei-me até Fermentelos onde pude verificar que ainda existiam fitas por esses lados...ou seja, muito provavelmente continuam pelo percurso todo!!!

Atenção que não tenho 100% certeza que as fitas são da organização que falei!! Pelo cruzamento de informações de várias pessoas e pelas fotos de participantes onde se podem ver as fitas do evento... são!!!
 

agirão

New Member
Amigos!

Foi com enorme desalento que ontem, mais uma vez, passei por terrenos circundantes à aldeia onde nasci e fui criado (Pereira do Campo, Montemor-o-Velho) e verifiquei um espectáculo deplorável!

Repito! Foi mais uma vez!

As fitas da MARATONA DO MONDEGO continuam penduradas nas árvores de uma forma perturbadora!

Continuei as minhas pedaladas e verifiquei que este desagradável e acívico acto se prolonga pelas aldeias vizinhas! Eis algumas pelas quais passei: Anobra, Arzila, Sebal, Casais-Velhos, Casal-Minhoto, Palhagões, Santo-Varão...

Bom, reparem nestes números:

Entrei no percurso da MARATONA DO MONDEGO e, pedalei cerca de 20 QUILÓMETROS. ENCONTREI CERCA DE 270 FITAS..!!

Desculpem a agressividade da adjectivação! ESCANDALOSO..!!

Numa pequena encruzilhada, no meio do pinhal, num local onde brinquei horas a fio, enquanto criança, "O Meu Traveiro", no espaço de vinte metros, HÁ 14 FITAS..!! Estranho, mas real..!!

E, A NÃO SER QUE AS VÃO ARRANCAR HOJE, PELO MENOS NA ZONA ONDE DECORRE ESTA MARATONA, ENTRE ANOBRA E PEREIRA, UMA PARTE CONSIDERÁVEL DO PERCURSO, NEM UMA FITA FOI RECOLHIDA..!!

E, MAIS, AINDA HÁ POUCO TEMPO, NA ZONA MAIS VIRADA À SERRA, O MESMO ACONTECIA..!

As fitas estão devidamente identificadas (DECATHLON)..!!

Já arranquei duas fitas, num percurso que estava cheio delas (cerca de 5 quilómetros, saindo da Decathlon e passando pela Lixeira Municipal), em que nenhuma fora retirada..!! Entreguei-as na Decathlon e identifiquei-me..!!

Bastava sair da Decathlon, em Taveiro, e seguir a estrada de alcatrão e esta realidade estava bem visível..!!

Já enviei um e-mail, em francês, para a Decathlon, em França, a lamentar esta situação!

O tom do meu texto revela a degradação ambiental de que nos apercebemos perante a situação que relato..!!

Uma nota final! É desesperante que, no dia do Limpar Portugal, eu (tal como milhares de portugueses) tenha andado, com os meus alunos, a limpar a Praia do Palheirão da Tocha e, todos os dias, verifico este estado de coisas..!!

Quase que me apetece dizer: UNS LIMPAM, OUTROS SUJAM..!!

Muito Bom Dia!
 

cagaréu

New Member
Mais uma situação lamentavel, pelos vistos é habito dessa organização deixar as fitas de um ano para o outro.
 
Top