MOVIMENTO TRILHOS LIMPOS (MTL)

Dézinho

New Member
É mesmo de lamentar que algumas organizações se acham dignas de eventos e esquecem que a limpeza dos trilhos fazem parte dos mesmos. Depois querem passar por terrenos particulares e são logo banidos pelos proprietários :cadeirada:

Sou mais um aderente ao MTL e apartir de já irei denunciar alguns trilhos que ainda andam por aí(lê-se aqui) marcados. é tirar fotos e publicar... a ver se tomam vergonha :mrsock:
 

Antonio Faisca

New Member
sergio figueiredo said:
Confirmo!
Posso assegurar que ainda se encontram bastantes fitas nos trilhos, bem como pela estrada onde passou a maratona!
Lamentavelmente podem ver-se sinais de trânsito, vedações de terrenos e postes de electricidade entre outros suportes, criminosamente ornamentados com as fitas da dita maratona!

Já me incomoda ver esse triste cenário![/b]

Bons treinos!

Caro companheiro, segue já hoje e-mail para os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro, porque acho que a organização era mesmo deles. Se não era pelo menos era para eles. É UMA VERGONHA. Vai valer o que vale, mas sempre quero ver a resposta...se ouver.

Boas pedaladas pessoal
 

cagaréu

New Member
Antonio Faisca said:
Vai valer o que vale, mas sempre quero ver a resposta...se ouver.


No início de janeiro eu e o Palex fomos fazer a rota das aldeias abandonadas e vimos em alguns locais muitas fitas do evento TT organizado pelos Bombeiros de Anadia.Enviei um mail ao comandante e a resposta até hoje foi ZERO o que revela uma enorme falta de civismo.

ahbvacomando@netvisao.pt

Bom dia,
é com tristeza que verifico uma falta de responsabilidade ambiental da vossa parte ao não retirarem as fitas de marcação do vosso passeio Todo o Terreno realizado há tempos atrás. Não imaginava que os Bombeiros a quem cabe preservar a floresta e o meio ambiente,tivessem atitudes destas.
Segue uma foto tirada hoje proximo de Canelas, na expectativa que sejam rápidos a retirar os plásticos.

cump.

Hernâni
Clube Btt Cagaréus


f_bombeirosanm_7ac260d.jpg
 

Joel O.

New Member
Antonio Faisca said:
Boas...

Por relatos de alguns amigos que costumam andar pela Zona de Oliveira do Bairro, foi-me dito que muitas fitas do passeio "Maratona Trilhos do Cértima" ainda estavam nos trilhos. o Evento em causa é este http://maratonatrilhosdocertima.blogspot.com/.
Facto é que todos os dias passo para o trabalho e numa entrada para Oliveira do Bairro estava (de tanto a ver já nem sei) pelo menos à um mês uma placa do evento a dizer BTT....Se ainda lá andam as fitas é lamantável, ainda por cima para a causa que era....

Viva
É de tal maneira verdade, que se quisermos ainda hoje podemos fazer o percurso. Sempre certinho. Quase de certeza que naquela maratona ninguém reclamou da falta de qualidade das marcações.
Até digo mais, estas marcações foram tão boas, que numa passagem por Malhapão, num terreno cultivado, estas serviram aos seus donos para fazer duma espécie de espantalho :mrgreen:!
É impressionante, na Palhaça e nas localidades próximas, a zona onde costumo andar ao fim da tarde, a quantidade de marcações que se encontram. Numa pequena mata entre a Palhaça e Oiã, encontro três tipos diferentes de fitas, e esta não tem mais que 3 km de extensão.
 

JoãoM

New Member
Excelente ideia!!!
Podem tb contar comigo para denunciar estas situações!
É mais um motivo para levar máquina fotográfica....
Abraço e Boas Pedaladas,
JoãoM
 

Antonio Faisca

New Member
...bem, no ultimo dia 23 de Fevereiro fui dar uma boa volta com uns amigos onde descemos do Caramulinho em direcção a Belazaima do Chão e constatámos isto:

IMG_04911.jpg


Esta triste imagem fica numa localidade chamada Feridoura/o, no inicio de um single track em direcção à Barragem do Feridouro em direcção a Belazaima do Chão. Belazaima do Chão fica situada a sul do concelho de Águeda, entre a freguesia de Agadão mais a este e a freguesia de Aguada de Cima mais a poente.

São 3 tipos de fitas:
-- Fitas sem marca brancas e vermelhas
-- Fitas da UFO, por norma para motos
-- Fitas da Shimano-Pro, por norma para as nossas bikes

Pessoalmente não faço a minima ideia de quem são. mas alguém aqui saberá?
 

Pedro CP

New Member
Fitas em Vila do Conde:

Ainda estão "fitados" os seguintes percursos:

Princesa do Ave 2006( foi o 1º, penso q foi dezembro de 2006.)
Princesa do Ave 2009
Organizados pela school eventos

Raid da Lama 2008
Raid da Lama 2009
organização btt Retorta

Há também algumas fitas da:
Maratona 1º aniversário dos Rompe-trilhos Modivas.

Todas estas fitas são vermelhas e brancas têm escrito "C.M. Vila do Conde"

Nota: Curiosamente a empresa School eventos, é a mesma que brilhantemente tem
organizado a Maratona da Póvoa do Varzim, em que alguns dias depois já não há qualquer fita.

Cumprimentos
 

guerrero

New Member
As florestas são um bem de todos, que devem ser protegidas por todos.
é realmente de lamentar o lixo que se vê por esses trilhos.
mas o que me dói ainda mais é ver que parte desse lixo é deixado por (quem acha que pratica btt ),
porque praticar btt não é so andar de bicicleta por trilhos de floresta, é preciso protege-la.

As florestas não são o Ecoponto, (cada macaco no seu galho) :wink:
 

floopi

New Member
Eu às vezes consigo ser muito "torcidinho" e este fim de semana passei-me...

Este Domingo andava eu em Vila do Conde quando me deparo com este triste cenário, vim a saber que estas fitas pertencem aos eventos "Pincesa do Ave" realizado pela School Eventos e ao evento "Raid da Lama" pertencente à Casa do Povo da Retorta, sendo assim venho-vos dar conhecimento destas situações e pedir ajuda a quem se quiser disponibilizar (um advogado era o ideal) a elaborar um email com estas fotos, para que possa ser dado o devido conhecimento à Camara Municipal de Vila do Conde sobre o uso dado às fitas por eles disponibilizados, entretanto será tambem realizada uma queixa crime junto das autoridades competentes, isto tudo com conhecimento das entidadees organizadores das provas, para que eles vejam que nós (leia-se "utilizadores" deste mundo) não andamos aqui a dormir...

i520301_P1030938.JPG

i520302_P1030939.JPG

i520303_P1030940.JPG

i520304_P1030941.JPG

i520305_P1030942.JPG

i520306_P1030975.JPG
 

belhinho

Member
Boas,
Muito se tem falado no problema das fitas não recolhidas que, toda a gente concorda, é mesmo um problema!!
E as marcações com setas a tinta?? Não será ainda mais grave?
Na foto do colega no post anterior nota-se o disparate que é uma seta marcada numa rocha :evil:. Só com muita dificuldade se conseguirá remover essa tinta. Ainda há poucos dias atrás subi a uma montanha onde (como muitas em Portugal) existe uma capela que é motivo de muitas visitas e romarias. Ora, na zona circundante e em toda a estrada de acesso a essa capela, muito bem tratada com piso em paralelepípedos verifica-se muitas setas indicadores de provas de BTT :evil: INADMISSÍVEL, digo eu.
 

nasp

Member
Parece que em Portalegre foi uma verdadeira vergonha, nao com a organização mas com os participantes a fazerem dos za autenticos caixotes de lixo. Acho que tambem temos de dar com muita força na cabeça destes bttistas de meia tijela. Parece tamebm que foi tudo limpo logo a seguir pela organização, mas fica aqui o reparo.
 

carlosval

New Member
belhinho said:
Boas,
Muito se tem falado no problema das fitas não recolhidas que, toda a gente concorda, é mesmo um problema!!
E as marcações com setas a tinta?? Não será ainda mais grave?
Na foto do colega no post anterior nota-se o disparate que é uma seta marcada numa rocha :evil:. Só com muita dificuldade se conseguirá remover essa tinta. Ainda há poucos dias atrás subi a uma montanha onde (como muitas em Portugal) existe uma capela que é motivo de muitas visitas e romarias. Ora, na zona circundante e em toda a estrada de acesso a essa capela, muito bem tratada com piso em paralelepípedos verifica-se muitas setas indicadores de provas de BTT :evil: INADMISSÍVEL, digo eu.

Boas

A aprocred que acaba de organizar a maratona de cacia - http://www.forumbtt.net/index.php/topic,58958.0.html - fez exactamente isso no ano passado, pintou tudo e mais alguma coisa. Alertei para essa questão na promoção do evento e fui ignorado e ainda levei umas respostas tortas tanto deles (mais precisamente do utilizador CMP deste forum) como dos amiguinhos deles e até de outros organizadores de eventos........ Ainda não sei se este ano fizeram o mesmo mas aposto que sim.

Alguem sabe concretamente a quem pode ser denunciada essa situação? Assim que for dar uma volta já vejo se este ano repetiram a dose de pinturas e se o tiverem feito estou disposto a denunciar a quem de direito. claro que se tal for o caso as fotos vêm aqui parar

O que acham da situação?
para mim também é pior que fitas, pois as fitas saem.... tambem gostava de ver se estes vandalos pintam as paredes da casa deles... :evil:

cumprimentos
 

cagaréu

New Member
carlosval said:
Alguem sabe concretamente a quem pode ser denunciada essa situação?

Podes denunciar para o SOS Ambiente e Território – 808 200 520 é um número de telefone disponível 24 horas por dia durante todo o ano, através do qual podes expor situações que possam violar a legislação ambiental e os instrumentos de ordenamento do território.

http://www.gnr.pt/portal/internet/sepna/12.denuncias/form_sepna.asp

ou directamente para http://www.igaot.pt/ ver procedimento http://www.igaot.pt/reclamacoes/
 

3cko

New Member
Acho que muitos de voces exageram no que diz respeito á "poluiçao" dos trilhos. ja li ideias do tipo anotar a dorsal das pessoas que deitam fora o plastico das barras energeticas. E o que vao fazer depois ? vao ligar para a policia e dizer: "olhe senhor guarda, o participante com a dorsal nº145 deitou um plastico para o chao. É favor vir aqui e deter este indiciduo pois isto e um escandalo "

por amor de deus, isto é uma coisa que vem da educaçao de cada um, e ha os que possuem e os que nao. Agora andar a criar movimentos para isto e para aquilo nao faz sentido nenhum. Quando virem alguem deitar um papel fora vao la apanhem o papel e entreguem-lho.Acho que é mais facil e evita burocracias.

Cumps e boas pedaladas, sem poluiçao :p
 

Antonio Faisca

New Member
Bom dia 3 cko

...tens razão, isto é uma coisa que vêm da educação de cada um a todos os níveis, mas como certamente já viste existem muitos que não sabem o que é isso, não desconfiam, não lhes passa pela cabeça e também não querem saber de nada...Se tivesses lido estas páginas todas tinhas-te apercebido que anotar o Dorsal era para informar a organização e deixar para todos bem claro quem são os porcos irresponsáveis que andam entre nós. A parte de informar as autoridades diz respeito às marcações de percursos por vezes deixadas ao sabor do vento por tempos intermináveis...

...eu e certamente muitos já apanhámos câmaras de ar, tubos de gel entre outras porcarias...agora diz-me, têm algum sentido? Ainda no Domingo fui a uma maratona a São Pedro do Sul com o Pirolito, tão simplesmente um miúdo de 15 anos. Levou um queque do reforço e comeu-o mais tarde...perguntei-lhe, o papel?...tão simplesmente tinha-o entre o calção e a perna para mais tarde deitar no lixo. Isto são coisas que nós com muito orgulho lhe incutimos e que muito certamente ele irá incutir em outros...

3cko said:
Quando virem alguem deitar um papel fora vao la apanhem o papel e entreguem-lho.Acho que é mais facil e evita burocracias.
Cumps e boas pedaladas, sem poluiçao :p

...é uma opção...experimenta e depois vê para onde te mandam....depois ponderas..mando-o para o mesmo lado, aperto-lhe o pescoço, chamo a policia, ou exponho-o publicamente...A falta de humildade e sentido de responsabilidade são coisas complicadas de lidar passivamente...

Boas pedaladas...de preferência em Trilhos Limpos
 

rjcm

New Member
De grandes a pequenas organizações, parece que não há maneira de se precaverem as coisas mais básicas como a retirada das marcações.

Participei em Janeiro na 6ª Maratona do Mondego, o maior evento de BTT onde estive com mais de 1000 participantes. Eis que 5 meses depois, ao repetir o percurso me deparo com a totalidade das fitas ainda penduradas por todos os trilhos...

Seguiu email para a organização, veremos no que dará...

To: [email said:
btt.mondego@gmail.com[/email]]
Bom dia,

Fui um dos participantes na 6ª Maratona do Mondego, por vós (bem) organizada. Apesar da lama (!) gostei do percurso e ficou o bichinho de o repetir por alturas mais secas.

Foi o que fiz há uma semana atrás.
Qual não é o meu espanto quando vejo que 5 meses depois do evento as fitas sinalizadoras do percurso se encontram AINDA no terreno, sem nenhum proveito útil que não poluir.

O que gostaria de saber é para quando prevê a organização (que para o dia do evento conseguiu reunir significativos meios) que tais fitas sejam removidas e devolvida a "limpeza" tão típica dos trilhos e da Natureza.

Pergunto mais. Acham que os mais de mil participantes do vosso evento concordam com tamanha agressão? Acham que era este espírito pouco respeitador da Natureza que os Vossos patrocinadores queriam promover?
Sinceramente acho que não, pelo menos como participante. Também não o gostaria no caso de ver o nome de uma grande empresa associada ao desporto (Decatlhon) assim associado a tão pouco cívico desleixo...

Estou certo de que estão alerta para estas questões, e que vão tratar de remover o "lixo" necessário à realização da vossa Maratona.

Cumprimentos

Ricardo Marques
 
Top