motards nos trilhos - o que pensam, que opinião têm ?

TheTraveler

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Já que parece que para alguns a partir do momento em que há um código de conduta esse grupo passa a ser do lado dos bons, aqui vai o código de conduta dos praticantes de TT:

CÓDIGO DE CONDUTA DO TODO-O-TERRENO

Na Defesa ecológica do meio ambiente
1° - Praticar o Todo-o-Terreno de uma forma responsável e amiga da natureza e do ambiente.
2° - Não circular em locais onde a prática do TT seja prejudicial, designadamente em zonas protegidas (excepto se previamente autorizado de forma expressa), dunas, praias e áreas cultivadas.

No respeito pela propriedade e vias de circulação
3° - Respeitar a propriedade privada só nela circulando após prévia autorização.
4° - Circular nos caminhos ou trilhos existentes, respeitando o seu estado de conservação.

Pelo respeito e solidariedade para com o homem e a sociedade
5° - Respeitar os códigos e regulamentos de circulação, assim como os usos e costumes das regiões visitadas.
6° - Prestar ajuda, quando solicitada aos outros praticantes da modalidade.
7° - Considerar-se disponível para colaborar com as autoridades e com a sociedade civil genericamente, em situações de desastre, calamidade ou catástrofe.
8° - Circular com o veiculo em adequadas condições técnicas, adoptando sempre uma marcha reduzida.

Da conduta pessoal e cívica na prática do TT
9° - Praticar o TT preferencialmente em grupo, respeitando as instruções dos organizadores dos
passeios. Se a prática for individual, defender e cumprir os principios declarados neste código.
10° - Não deixar marcas da presença ou passagem, adoptando uma adequada conduta cívica.

Santa Maria da Feira, Europarque, e Assembleia Geral da FPTT, aprovado por unanimidade depois de revisto e reapreciado, em 7 de Outubro de 2005
http://www.fptt.pt/regulamentoconduta.asp
 

nEl_13

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Antes de mais, sou mais um dos poucos que concorda contigo amigo Mach 4

1° - Praticar o Todo-o-Terreno de uma forma responsável e amiga da natureza e do ambiente.

Sendo um desporto motorizado, recorrendo a combustíveis, não sei como pode ser amigo da natureza e do ambiente.

10° - Não deixar marcas da presença ou passagem, adoptando uma adequada conduta cívica.

Não é isso que vemos nos trilhos e como há imagens aqui pelo fórum, principalmente em tempo chuvoso, os trilhos ficam numa lástima.

8° - Circular com o veiculo em adequadas condições técnicas, adoptando sempre uma marcha reduzida.

Marcha reduzida? Segundo o que vocês dizem, para aproveitarem bem o "vosso" desporto tem que ser sempre a abrir.



2° - Não circular em locais onde a prática do TT seja prejudicial, designadamente em zonas protegidas (excepto se previamente autorizado de forma expressa), dunas, praias e áreas cultivadas.

Como já foi falado, abrir trilhos onde supostamente não deveriam existir, como vocês defendem, è desrespeitar a vossa conduta.

4° - Circular nos caminhos ou trilhos existentes, respeitando o seu estado de conservação.

Vem ao encontro do que eu disse em cima, já para não falar das crateras que fazem ao passar, assim desrespeitando o estado de conservação.
 
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TheTraveler

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Já que gostas de fazer análises, faz também uma análise ponto por ponto igual a essa mas desta vez ao código de honra do BTT.

Deixo já aqui a minha:

E já que se recusam a ver os bons elementos do lado motorizado e os acusam de ser todos maus, a análise aos BTTistas não pode ser também só pelos que cumprem.

1 - Ceder a passagem a outros transeuntes não motorizados.

Deve ser piada, vejo pessoal a passar a abrir pelos pedestres e eles que se desviem se quiserem.

2 - Abrandar à proximidade de pedestres, ultrapassá-los com precaução, após os haver prevenido.

Quem nunca ouviu falar de peões atropelados por uma bicicleta?

3 - Controlar a velocidade nas passagens sem visibilidade.

Esta deve ser piada. Muitas vezes passam a abrir por cruzamentos e entroncamentos no final de descidas rápidas.
Já para não falar de raramente a malta parar em STOP's e sinais vermelhos.

4 - Circular nos trilhos para evitar destruir a vegetação sobretudo em Parques e Zona Protegidas e evitar passar sobre terrenos cultivados.

Esta é só passar nos tópicos com vídeos de freeride e downhill para ver o que se evita a destruição da natureza quando se tem uma pá e uma enxada na mão pra abrir novos trilhos e fazer saltos. Aqui em baixo convido os pseudo-ambientalistas do BTT a fazer os percursos de um passeio de BTT depois de um grande evento. Alte e Portalegre ficam com zonas que durante meses não consegue nascer lá nada devido á passagem do pessoal.

5 - Passar longe de animais selvagens e domésticos, evitando enervá-los.

Há por aqui um tópico em que se relatam os pontapés no focinho dos cães e as sprayzadas com desodoriznte nos olhos. Somos mesmo respeitadores dos animais...

6 - Nunca deitar lixo no chão. Conservá-lo até ao próximo caixote de lixo. Chamar a atenção a quem não proceda desse modo..

Sem comentários, não há passeio organizado de BTT em que não seja jogado lixo sem fim pelos trilhos fora. Já para não falar das fitas que chema a levar anos penduradas nas árvores.

7 - Respeitar a propriedade privada e pública.

Todos andamos em caminhos privados aí pelos campos.

8 - Aprender a rolar em autonomia total. Prepara o teu itinerário, leva sempre bastante água e algo que se coma e aprende a efectuar reparações na tua BTT.

Já me aconteceu inúmeras vezes encontrar pessoal sem bebida, sem nada pra comer, ou sem material pra se desenrascarem de problemas mecânicos.

9 - Nunca saias sozinho para uma incursão em terreno desconhecido. Deixa informações acerca do teu itinerário aos que ficam.

Nem toda a gente faz, quem vai sozinho raramente diz pormenorizadamente o percuros que vai fazer a outra pessoa.

10 - Saber estar, em todas as ocasiões, de forma discreta e amável.

Discreta e amável com um pontapézinho no focinho dum cão de vez em quando...

11 - Usar o capacete a fim de te proteger, em todas as circunstâncias.

Não sabia que todos utilizavam capacete...



Todos os desportos causam algum impacto, uns mais que outros. Agora dizer que nós de bicicleta não causamos nenhum... Isso é viver no mundo da lua.
 
The Traveler;
E quem disse que eu sou apologista das maratonas com muita gente ??
Não sou, nunca fui e em 15 anos de BTT nunca fui a nenhuma nem conto ir.
É a única parte em que concordo contigo.
No mais... o que recomendava era que realmente quem faz Todo-O-terreno motorizado se dedicasse a 100 % a isso e deixasse de andar de bicicleta, seria mais coerente com a sua filosofia de vida.
Mas como coerência é coisa em extinção neste Reino de Portugal e do Algarve ....
 

nEl_13

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TheTraveler, se reparares, eu apenas fiz análise a aos pontos contraditórios da conduta do TT (ex. Praticar o Todo-o-Terreno de uma forma responsável e amiga da natureza e do ambiente.. Como é que um desporto motorizado pode ser amigo do ambiente?) não estive a fazer análise a pontos em que deviam ser respeitados e não o são por certas pessoas!
 

TheTraveler

Active Member
Então também presumo que defendam que quem faz BTT deve sempre saír a pedalar de casa, quando vão comprar peças o façam a pé ou de bicicleta, que se recusem a comprar materiais estrangeiros porque tiveram mais impacto com o transporte, que nunca façam derapagens porque estão a largar borracha na natureza, que não ponham óleo nas correntes porque esse mesmo óleo vai ficar na natureza, que não andem com o tempo húmido porque o desgaste nos trilhos é muito maior, etc etc.

O ser humano causa impacto na natureza a partir do momento em que nasce, não me venham dizer que os BTTistas não causam impacto. TODOS CAUSAMOS! Uns mais que outros, como já foi dito e alguns não concordam. Zero impacto é viver no mundo da lua.
 

nEl_13

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Concordo contigo, todos causamos impacto.

No caso do BTT é uma coisa mínima, se for um "verdadeiro" bttista, apenas no óleo da corrente (mas também não vamos ser mesquinhos a esse ponto), um verdadeiro bttista é consciente e respeitador, não anda por aí a deixar lixo.

Eu apenas uso o carro quando é mesmo necessário, não ando a "queimar" combustível por capricho como é feito no TT
 

STIG_73

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Bom, depois de ler os comentários de alguns users sobre esta temática concluo que: se fossem eles a mandar cá no burgo isto seria uma autêntica ditadura. Eu não gosto ou não concordo logo não se pode permitir, há que abafar os revoltosos e fazer só aquilo que eu acho que está certo. Ora meus amigos, eu continuo a bater na mesma tecla, havendo respeito mútuo há espaço para todos.

Em relação à questão da poluição e ao impacto no meio ambiente, penso que por aí não haverá grandes argumentos a favor do TT motorizado, só não vê quem não quer. Mas isto não implica que lá porque alguém tem um jipe e gosta de passear no monte com ele, já não possa andar nesse mesmo monte de bicicleta porque entra em contradicção. Isso é ser demasiado radical.
 
vferraz,
Chegará o tempo em que será mesmo proibido, na totalidade, o Todo-o-Terreno-Motorizado (TTM) em locais que não os expressamente autorizados para tal.
Aliás, eu já conheço muitos locais que foram vedados pelos proprietários para, precisamente, evitar a vandalização ambiental dos mesmos por parte dos TTM . Só que devido a isso, fica também o BTTista sem acesso a esses locais.
Isso é democracia ? Por uns pagam outros ?? Não me parece.

Indo de encontro ao teu avatar (the Stig), um dos meus programas preferidos é mesmo o Top Gear e por isso até aprecio carros. Agora, é no asfalto e nos autódromos que devem ficar.:cool:
 

Giro

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Indo de encontro ao teu avatar (the Stig), um dos meus programas preferidos é mesmo o Top Gear e por isso até aprecio carros. Agora, é no asfalto e nos autódromos que devem ficar.:cool:
Deixa-me adivinhar, porque não fazem danos na natureza?!

Oh wait:eek:
 

STIG_73

New Member
Então, pela tua ordem de ideias, acaba-se com o Mundial de rallys e acaba-se com o mítico Dakar, entre outros? Sim porque mais impacto negativo no meio ambiente do que no Dakar é impossivel. Mas, na volta, tu e grande parte dos defensores dos trilhos só para bikes certamente vibram com aquilo, provavelmente até fizeram romarias a Fafe ou Arganil na altura que o Rally de Portugal lá passava, enfim as opiniões de cada um alteram-se conforme as marés...

Sim, concordo que muitas áreas devam ser vedadas a jipes e motos, tamanho é o estrago que provocam, mas diz-me tu, porque certamente sabê-lo-ás bem melhor que eu, depois de 100 ou 200 bttistas passarem no mesmo terreno como é que este fica?
 

tinric

Super Moderador
Boas.

Basicamente os trilhos são de todos e de ninguem.... desde que haja respeito entre tudo e todos... temos todos os mesmos direitos e deveres...

Ainda este domingo iamos mais de 40 num passeio do nosso clube... cruzamo-nos com cerca de 10 moto4 em que eles pararam e esperaram que passassemos todos (os 40 desde o 1º ao ultimo... todos)

Mais tarde iamos em estradão onde nos "atravessamos" onde foram dar... esperaram e foram entrando em que fomos uns metros valentes senão quase um km todos misturados em segurança e respeito...

Quero com isto dizer e mostrar que desde que haja respeito e bom senso "cabemos" todos nos trilhos e muitas vezes até deviamos agradecer o facto das "motas" "limparem" alguns segmentos de trilhos que apenas passando bikes ficariam intransitaveis... claro que o contrário tambem acontece quando provocam regos mais fundos ou "torcidos" que o normal... nada de qualquer forma que umas boas chuvadas não consigam fazer do mesmo modo.

É preciso é curtir... seja de mota ou de bike.. mas é fazer-se aos trilhos.

Abraço e boas pedaladas.
 
Last edited:

Mach 4

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Não é a natureza que se adpta a nós, mas precisamente o contrario.

Esta frase é de um user de um outro tópico. Muito simples e directa.
Diz TUDO em poucas palavras.

Neste momento existe um notório "braço de ferro" entre os users que acham bem que se permita a circulação de veículos motorizados nos trilhos e os que não concordam com essa permissão.

Acho que não vale a pena entrar nessa disputa. Cada um tem uma consciência que lhe dita a diferença entre o correcto e o errado, entre o bem e o mal. Se acham mesmo que não há qualquer problema em andar de mota, moto4 ou jipe, OK, é porque tem a vossa consciência tranquila.

Não querendo influenciar ninguém só digo - continuem assim.
Como são uma maioria de certeza que ninguém vos irá apontar o dedo.
Tragam mais pessoal para o monte de mota.
Cativem mais gente a comprar moto4 e motas de água e tudo o que ajude a poluir mais um pouco este vosso planeta. Afinal como disse um user atrás estámos nós para aqui a falar de "caganitas" quando existem coisas muito piores e a grande escala por esse mundo fora, no que diz respeito á poluíção.

Para esses só digo - "Caganita a caganita enche-se um grande balde de m..da"

Não se esqueçam é de não serem falsos quando um dia alguém vos confrontar com a triste realidade de ajudarem a fomentar tal desperdício de combustivel convertido num prazer egoístamente humano.
Façam valer o vosso ponto de vista nessa altura, apontando as harmonias entre homem e natureza, e outras conversas de chacha.

Guardem isso para os vossos netos quando lhes estiverem a contar histórias da carochinha.


Antes de mais, sou mais um dos poucos que concorda contigo amigo Mach 4

Realmente somos uma minoria, não só aqui como no resto do mundo, e tenho a certeza que essa é sem dúvida a principal razão de isto estar assim :

[video=youtube;-TX_wefyOfo]http://www.youtube.com/watch?v=-TX_wefyOfo[/video]



 
Last edited:
VFerraz,
Qual a parte do meu anterior texto em que eu disse, " que gosto de carros mas apenas no asfalto ou no autódromo" que tu não percebeste ??
Não aprecio os dakar ou rallies nem nunca fui assistir a nenhum !!!
Assim como também disse noutro post que igualmente nunca fui a maratonas ou passeios massificados nem concordo com eles !?!?!?!
Sou coerente, não gosto daquilo que vilipendie a natureza; ponto final parágrafo.
 
Last edited:
Mach 4
Acho que não vale a pena entrar nessa disputa. Cada um tem uma consciência que lhe dita a diferença entre o correcto e o errado, entre o bem e o mal.

É isso mesmo, como eu disse anteriormente; ou se sente ou não.
 

Mach 4

New Member
Mas existe alguma comparação possivel entre uma prova destas com o rally Dakar??

[video=youtube;wTFCCcK68pg]http://www.youtube.com/watch?v=wTFCCcK68pg[/video]


vferraz,

Prefiro mil vezes pertencer a uma matilha de lobos (antes solitários) do que a um rebanho de ovelhas que se seguem umas ás outras sem saber muito bem porquê.

Fica bem também.
 
Last edited:

STIG_73

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Caro Mack 4, tenho 37 anos, sei bem de onde vim e para onde quero ir, não vou é para onde tu queres, por muito que isso te custe...
Ponto final parágrafo.
 

KLUCA

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já me convenceram ....

vou começar a mijar para cima da corrente para a lubrificar em vez de utilizar óleo

poluição Zero!!!!!


:) :)
 

JoãoLopes

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Após ver o vídeo "pró" natureza sinto-me de certa forma incompreendido como estudante de um curso superior na área dos recursos naturais (Florestas), especialmente por ainda existir a ideia que o melhor para a natureza é deixar estar que ela resolve . . .
Os Recursos Naturais tal como qualquer outros recursos necessitam de gestão e de serem "trabalhados", no video aparecem máquinas florestais de abate e transporte (motoserra e o forwarder) e se na floresta portuguesa houvesse mais actividade e menos desleixo a favor da "natureza resolve" seriamos bastante fortes neste sector sem por em causa quaisquer problemas ambientais e ecológicos!


P.S. Um dos principais indicadores de desenvolvimento das nações é a produção de papel!
 
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