Mora - Évora

Barão Vermelho

New Member
L miguel, essa pseudo-ecopista que referes e que fica junto à variante de Mora, é apenas um "tapa olhos" criado pela Câmara para calar algumas críticas. O projecto original nada tem a ver com isso. O projecto inicial contemplava o início da ecopista a partir da estação de Mora, e seguia fielmente a antiga via férrea, indo passar junto da fábrica do tomate e seguindo para Pavia.

Sarrafo, presumo que essa track seja feito no sentido de passagem primeiro por Évora, Arraiolos e só depois Pavia, certo? Porque se assim for, vais encontrar logo dificuldades na passagem a partir da estação que fica próxima de Aldeia da Serra, portanto ainda uns bons 12 a 15km antes de Pavia. Se vieres no sentido Mora-Pavia, aí nem vale a pena tentares seguir o precurso. Está praticamente todo intransponivel.
 
Esse troço arranjado em MORA não será a parte da Ecovia Lisboa - Badajoz que por lá passa?

Se vires no Track desta ecovia , depois de Coruche passas a Mora e apanhas um pouco do antigo ramal até que depois no Gameiro , viras para o Fluviário e segues para Cabeção depois Maranhão e Avis.
Por acaso ando a estudar esta Ecovia para fazer no inicio de Setembro.

Sobre o Ramal , e já que o fiz há pouco tempo , Fica a certeza que no sentido ÉVORA - MORA , está todo perfeitamente ciclável até á estação de Vale de Paio , que tambêm é conhecida como Aldeia da Serra.
Dai pra frente fazes mais 500m e depois entras numa vacaria com animais bem fornecidos de cornos em liberdade e que estão em plena via , o que para pessoal que não tem o Habito de lidar com gado , como é o meu caso que sou menino da cidade , passar ou tentar passar no meio deles faz alguma confusão....Lol
De qualquer forma eu entrei um pouco nessa vacaria e deu para ver ao fundo o caminho vedado com redes no Sentido de Pavia.
Dai o melhor é seguir por estrada infelizmente. Apenas consegues fazer um pouco do Ramal já perto de Pavia entrando no acesso á Herdade Val Poço e dai fazes os ultimos 2Km até á estação de Pavia.

Vê no meu Blog o resumo da minha volta no Ramal:
http://montanhadeaventuras.wordpress.com/2012/06/12/513/
 
Fernando_Sesimbra;
Belas fotos de belos locais o que ainda me dá mais vontade de fazer essa ligação:
Tens o track que possas disponibilizar-me ou onde o posso "downloadizar" ??
;)
 

José Campino

New Member
Amigo Fernando_Sesimbra,

Parabéns pela fotoreportagem no teu blog.

Agora ecopista, a seguir a Estação de V.Paio, podes continuar sp pela ecopista até Pavia, tens apenas que contornar no caminho, dois cortes da via feitos por proprietários, penso! É claro que o caminho esta minimamente ciclavél até Pavia, não há necessecidade de fazer alcatrão até a Herdade de Vale Poço.
Espero ter ajudado, estou dispinível para ajudar a escalrecer qualquer dúvida.
 

Sarrafo

Member
Paulo, tenho o track gps Envia-me mp com o teu mail.
ele foi retirado de um site que pretende juntar e dar a conhecer as ecopistas mas não sei agora o nome(não estou no pc) .


Estava a ver agora o 5 para a meia Noite e estão actualmente a fazer essa ecopista de Lisboa a badajoz, nomeaamente a mulher do nuno markl(não sei se Está correcto),num desafio de um eng das estradas....estavam hoje em mora e amanhã era até avis se nao estou em erro.
não sei e se será publicado alguma coisa, mas era Bom que dessem andamento a esses entraves.
 
Finalmente a Camara de Mora respondeu-me:

"Ex.mo Sr.

Encarrega-me o Sr. Presidente da Câmara Municipal de informar que a Câmara Municipal de Mora, até há poucos meses, pagou à REFER uma renda para usufruir do referido ramal. No entanto, fomos obrigados a suspender o pagamento, visto que a REFER não consegue resolver a questão com os proprietários dos terrenos por onde a ecopista deve passar.

Por último, devo dizer-lhe que a Câmara Municipal de Mora pretende resolver este problema, quer junto da REFER, quer junto dos proprietários, no intuito de a Ecopista de Mora estar pronta a ser utilizada por muitas pessoas, como é o caso de V. Exª.

Esperando respondido à questão de V. Exª., fico inteiramente disponível para qualquer outra que entenda conveniente.
Desejando boa recepção, apresento a V. Exª. os meus cordiais cumprimentos.
Pelo Gabinete de Apoio à Vereação
Samuel Godinho"
 

Barão Vermelho

New Member
Uma resposta muito vaga que aponta culpas à REFER por incapacidade da resolução do problema. Não aponta medidas a serem tomadas, não aponta datas para uma possível solução... Enfim, não diz grande coisa. Ficaremos a aguardar as cena dos próximos capitulos...
 

ricard0

New Member
Boas,

Costumo ir bastantes vezes para Cabeção, conheço bastante bem a zona. A nível de trilhos é que não conheço nada, até porque há quase 3 anos que deixei de pedalar devido a uma operação, mas voltei a andar e gostava bastante de conhecer a zona a nível de trilhos.

Por isso iria pedir ao autor do tópico ou a qualquer utilizador que conheça a zona que tenha a paciência de me mostrar, no Google Earth se possível.

No mês de outubro sou capaz de voltar aí, e aí sim poderia-se combinar algo consoante a disponibilidade. ;)

Já agora, tenho programado ir do Barreiro a Sousel, com passagem por Mora.. é possível ir de Cabeção a Sousel sempre por mato?

Abraço.
 

MGanhao

New Member
Boas, se quiseres vir cá fazer um treino aqui pelos trilhos tás à vontade que eu mostro-te isto, mas agora de Cabeção a Sousel por mato não faço ideia :s
 

golias

Member
...

podes dar uma vista no meu blog! (quer este agora quer o anterior),
ando nessa zona muitas vezes e conheço bem!
tens sempre nos meus relatos, imagens tiradas no Google, por onde ando.
qq coisa é só dizeres!

...
 

ricard0

New Member
Boas,

Golias, estive a ver o teu blog e era precisamente isto que andava à procura, muito bom! Bastantes zonas em que passaste que me são familiares. Gostaria apenas de te perguntar se tens os ficheiros para o Google Earth ou mesmo para GPS!

MGanhao, a próxima vez que for aí passar uns dias aviso-te, e consoante a tua disponibilidade combinamos ai uma volta. Mas soft, que ainda estou a voltar a ganhar o ritmo. :p

Abraço.
 
Viva, sou de Lisboa mas tenho familia em Mora e nos ultimos tempos tenho pedalado pela zona, Montes Novos, Gameiro, Fluviário, Aerodromo.
Mas gostaria de conhecer melhor a zona.

Alguém da zona que possa servir de guia? ;)
 
Epá eu sou apenas um amador... com 39 anos e com "pouca pernas" para te acompanhar. :)


PS - Amanhã passo no Gameiro pela manhã para dar um olho ao programa da RTP.
 

MGanhao

New Member
Adiciona-me no facebook, que eu também vou amanhã de manhã lá dar uma vista de olhos, se não tiveres facebook manda-me pm aqui no forum para combinarmos!
 
Top