Montar pedais trocados...

JPpedal

New Member
Boa noite!
Hoje á pressa, ao montar os pedais, troquei-os. Achei estranho estarem tão justos, só mais tarde é que reparei na grande asneira que tinha feito.
Só andei 5 kms.
Já os montei como deve de ser, e ficaram bem apertados.
Isto já aconteceu a alguém aqui do forum?
Agora estou com medo de vir a ter problemas no futuro, a rosca poder vir a moer.
Obrigado.
 

klaser

Well-Known Member
Não sei como conseguiu roscar até o fim os pedais trocados....mais incrível e depois de os ter tirado,conseguir roscar de novo agora nos lados certos....
 

camponubla

Well-Known Member
Tens de ter dado cabo da rosca, quase com certeza. Acho que da segunda vez que posses-te os pedais (do lado certo) estes agarraram se calhar no material da rosca do crank que se desfez da primeira vez. Mas o dia que tenhas de tirar estes pedais já não dará para por outros.

Espero estar enganado!! mas acho que as roscas dos cranks já foram....
 

jonyboy

New Member
a mim faz-me confusão é como é que conseguiste fazer essa peripécia... enroscar roscas de passo contrario... deves ter dado cabo disso tudo
 

klaser

Well-Known Member
Como em vários outros casos,sempre devemos apontar e inserir um bocado só com a força das mãos,sem usar chaves...se isso fosse feito jamais ia conseguir meter os pedais ao contrário....
 

JPpedal

New Member
Ao que parece sou mesmo um Verdadeiro Artista.
Bem, os pedais estão bem apertados, com força suficiente e justos. Até eu fiquei admirado quando os montei bem, conseguir dar uma aperto normal ao pedal.
Agora vou-lhe meter kms para cima para ver o que dá. Se conseguir manter tudo como está, inclino-me para a hipotese do camponubla...um dia que os tirar, bem posso dizer adeus aos cranks.
Obrigado pelas vossos opiniões.
 

Joseelias

Well-Known Member
Acho que te arriscas seriamente a ficar apeado ou mesmo ferido com isso. Com a pressão que os pedais sofrem, as vibrações e as pancadas quanto tempo demorará até o material meio moído e solto que prende os pedais dar de si?

Na melhor das hipóteses eles falham-te numa subida, saem das alavancas e paras. Na pior das hipóteses, vais a descer rápido por uma zona com vibração, levantado do selim e a exercer todo o peso nos pedais, salta-te um pé e acabas no hospital.

Já por uma ou outra ocasião no passado o pedal desenroscou quando ia a pedalar e foi um cagaço do caraças. E ia a pedalar em situações pouco exigentes. E sei bem das quedas aparatosas que dava (e os meus amigos) quando andava com pedais normais e os pés saltavam devido a um impacto, embora nessa altura nem se ia muito rápido pois foi na época em que as suspensões eram uma miragem no Btt e andava tudo relativamente lento quando comparado com a actualidade.

Muito sinceramente eu não confiava nessas roscas para lá de ir passear ao parque. Vê a sério o que se passa com isso. Pode ser que salves os pedais pois devem de ter um eixo de aço, mas as alavancas, se forem de alumínio acho que não têm salvação. Para mais, o alumínio sofre com a fadiga e é quebradiço nessa situação. As roscas estão para lá de "fatigadas" com o que lhes foi feito.
 
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Jocas22

Active Member
senti-me a ler estes posts como se estivesse a ler a cronica de como uns extraterrestres aterraram no Terreiro de Paço as 3 da manha e um grupo de estudantes universitários vindos da noite juram a pes juntos que os viram. Nao acredito nesta historia com todo o respeito.
 

pamoreira

Member
Partilho vivamente da opinião do Joseelias! Acho que não vale a pena estar a arriscar. Se as roscas moem completamente e os pedais começam a ganhar folga, podes aleijar-te seriamente.
 

tinric

Super Moderador
Epah... eu estou mais com o Jocas...

tira mas é um pedal fora e tira uma foto à rosca do cranck para nós vermos..

isso é um passo de rosca bem grande, não acredito que tenhas metido o pedal direito no cranck esquerdo e vice versa, o tenhas feito sem dificuldade e ainda para mais, depois disso, tirar e voltar a meter com a mesma simplicidade...


para tua segurança e nossa curiosidade (tira um pedal fora (pelo menos)) pois se fizeste exatamente o que dizes, sim... pensa nuns crancks novos... ainda assim volto a dizer... também me custa acreditar.
 

klaser

Well-Known Member
Às tantas meteu certo da primeira vez mas achou que tinha metido ao contrário...desmontou e voltou a montar da mesma maneira.....Se tivesse montado ao contrário,seria normal o eixo não querer ficar centrado e a força cada vez is ser maior....depois ao tirar,os sinais de rosca moída nos eixos (material do alumínio do crank) ia ser bem visível,e não iria"abrir" assim tão fácil uma rosca nova ,quase perfeita,num crank previamente moído,ainda mais com o próprio pedal e não um abre roscas...
 

JPpedal

New Member
É o seguinte, o que se passou foi veridico.
Recebi uma bike ontem e na hora de almoço á pressa montei a bike. Não é a primeira vez que coloco pedais numa bike, sei perfeitamente que se apertam no sentido da pedalagem, mas na altura nem sei como fiz a asneira. Só passado um bocado é que reparei na asneira. Montei os pedais á pressa, pois estava sem tempo.
Podem acreditar ou não.
O motivo porque vim aqui ao fórum foi para saber a opinião de pessoal mais experiente, e saber se ia conseguir salvar os cranks e pedais. Encontrei na net casos de pessoal que levou os cranks a um torneiro mecânico para colocar uma rosca tipo anilha e houve quem se desenrasca-se assim.
O conselho de desmontar pedal e tirar foto, não vou fazer por enquanto, vou arriscar em pequenas voltas e ver como a bike se porta.
Obrigado a todos novamente.
 

jpfuturo

New Member
Para não criar um tópico novo, vou aproveitar este.

Hoje vou comprar os Shimano M520, são os meus primeiros pedais se encaixe. A instalação disto é relativamente fácil, certo? Comprando o material adequado acham que posso instalar em casa, ou convém levar um mecânico? Por aquilo que vi basta ter atenção ao lado dos pedais e meter uma massa na rosca dos pedais, que não sei bem qual é.

Obrigado
 

pamoreira

Member
É super fácil de montar, é só prestar atenção. Os pedais vêm marcados com R (right) e L (left), e devem entrar facilmente à mão - só é preciso chave para o aperto final.
 

Joseelias

Well-Known Member
@ jpfuturo

Montar pedais não tem nada que saber desde que tenhas atenção à direcção do aperto. Em principio necessitarás apenas de massa consistente, e de uma chave sextavada/alen de para aí 5mm (+-) que qualquer multiferramenta de ciclismo traz.
 
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klaser

Well-Known Member
@JPpedal Sim,eu uma vez tive um pedal que se soltou num passeio e quando vi que estava a cair o dano na rosca já estava feito...era uma pedaleira XT novinha,fiquei pior q estragado....Levei a um torneiro e meteu um casquilho ,feito de propósito...o único senão é que nem todos os torneiros estão virados pra fazer este tipo de "gaiola"..se for um amigo é melhor...

@jpfuturo Não é preciso levar ao mecânico,limpa bem as roscas,mete um pouco de massa consistente e,aponta ambos os pedais com a mão...se entrarem sem forçar estão de certeza na posição correta ( o da direita aperta no sentido horário e o da esquerda no sentido anti-horário),depois aperta com a chave,sem exageros também
 

Hardskin

Well-Known Member
JPpedal , sei de um mecânico que montou uns pedais ao contrário. Enganos acontecem.
Também já vi um trabalho feito por um torneiro que na hora de desenroscar o pedal era a anilha que rodava... e por último, um pedal novo montado correctamente, moer a rosca e cair pro chão.
Isto para dizer que tudo pode acontecer tal como esses pedais aguentarem sem que nada aconteça.
;)
 

maritimus

Member
(...)O motivo porque vim aqui ao fórum foi para saber a opinião de pessoal mais experiente, e saber se ia conseguir salvar os cranks e pedais(...)
Respondendo à tua pergunta, e penso que é o que te interessa, à anos atrás fiz o mesmo por desconhecimento e os pedais+ bielas da pedaleira foram para o lixo ambos com a rosca passada.
Mas se não tiveres apertado muito, pode ser que tenhas mais sorte que eu.
 
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