Montagem de bike VIPER ("a la carte")

#21
Re: Montagem de bike ("a la carte") em quadro VIPER

O próprio selim, mesmo que tivesse o mesmo peso, dá um aspecto mais leve!

Tens aí uma bike fantabulástica! :mrgreen:
Muito fixe mesmo, e bons componentes! 8)
Abraço

j Fe
 
#23
Re: Montagem de bike ("a la carte") em quadro VIPER

Bela bike ! Linda ! :mrgreen:
Desconhecia esse quadro :) é bastante bonito :wink:
Parabéns e continua com o projecto :lol:

Cumpz
 
#24
Re: Montagem de bike ("a la carte") em quadro VIPER

Boas!

Parabéns pelo Projecto :) a bike ficou mesmo bonita.

Eu em princípio vou comprar esse quadro, mas o modelo de 2008, que se encontra de momento a cerca de 185€ na CRC.

Sabes me dizer se existem grandes diferenças do teu modelo para o de 2008?

Se não for indiscrição, quanto é que medes? É que pela altura a que está o selim.. diria que deves ter perto de 1,90m não? Mas tens um quadro de 16"... não será um tamanho pequeno para a tua altura? Eu não percebo muito disto.. mas tenho 1,70m e estou a pensar comprar o de 16".

Cumps
 
#25
Re: Montagem de bike ("a la carte") em quadro VIPER

Tsunami, quanto ao tamanho do quadro ... faz isto :

"Vou-te descrever um simples exemplo através de uma pequena fórmula que foi publicada pela revista norte-americana Mountain Bike Action, em Janeiro de 1992 e que ensina o seguinte:

1.º - Encontras a altura da tua Entre Perna em cm, exemplo 80cm;
2.º - Transformas essa medida em polegadas, exemplo 80cm : 2,54 = 31,5 polegadas (1 polegada = 2,54cm);
3.º - Agora retiras 14 ao valor das polegadas, exemplo 31,50 - 14 = 17,5 polegadas;
4.º - O resultado é o tamanho do quadro."

By: user scpindomavel, algures aqui no fórum. :mrgreen:

Simples e certinho ! :wink:

Boas compras :lol:
Cumpz.
 
#26
Re: Montagem de bike ("a la carte") em quadro VIPER

Obrigado pessoal pelos comentários! :wink:

Ainda tem muito que melhorar...mas acho que até está a ficar engraçada :)

Tsunami said:
Boas!

Parabéns pelo Projecto :) a bike ficou mesmo bonita.

Eu em princípio vou comprar esse quadro, mas o modelo de 2008, que se encontra de momento a cerca de 185€ na CRC.

Sabes me dizer se existem grandes diferenças do teu modelo para o de 2008?

Se não for indiscrição, quanto é que medes? É que pela altura a que está o selim.. diria que deves ter perto de 1,90m não? Mas tens um quadro de 16"... não será um tamanho pequeno para a tua altura? Eu não percebo muito disto.. mas tenho 1,70m e estou a pensar comprar o de 16".

Cumps
Boas Tsunami!

Pelo que tive a ver as diferenças parece-me que as diferenças estão apenas na cor, visto que o peso é identico e a existencia das escoras em carbono continua, mas só analisando mais cuidadosamente as especificações.
Eu meço 1,83m e o quadro é um de 18" e não 16", pelas imagens realmente parece que tenho o selim muito alto, mas ao vivo já não parece tanto.
Para a minha altura, estava na transição de 18" para 20", mas optei pelo 18" porque queria um quadro mais agil, por isso optei por ter um avanço maior. Sinceramente sinto-me muito bem com este tamanho de quadro, acho que fiz a escolha acertada, talvez para a tua altura o indicado seja mesmo um de 16". Mas segue as indicações do Fábio para teres uma ideia mais próxima da realidade.

Qualquer outra dúvida não hesites em perguntar, acho que vais muito bem servido com este quadro! :wink:

abraço
 
#27
Re: Montagem de bike ("a la carte") em quadro VIPER

Obrigado pela ajuda pessoal! Já fiz as contas, e o tamanho ideal para mim é mesmo entre as 16" e 16,5", com um Top Tube entre os 54/55cm. No meu tópico já referi que a escolha vai mesmo recair sobre o Viper Carbon lite de 16". :) Estou a ver que vou ter uma suspensão mais pesada que o quadro.. lol

Continuação de bom projecto. :wink:

Cumps
 
#28
Re: Montagem de bike ("a la carte") em quadro VIPER

Boas pessoal!

Pois é mais umas alterações na VIPER.

Como descrito atrás, estava com a ideia de mudar o espigão de selim por um ti pro lite e assim foi. Com o espigão veio também um aperto de espigão da TOKEN.

Ainda não pude experimentar as alterações, vamos ver se esta semana o tempo melhora um pouco para ir ver como se comporta a bike com o novo espigão e aperto de espigão.

Para já deixo-vos apenas as fotos da balanças com os pesos dos materiais substituídos e com os pesos dos novos.

Fiz as alterações de noite e dentro de telha, por isso não tirei fotos á bike já com os componentes novos, durante o decorrer da semana espero colocar fotos da bike já com eles montados para a malta ver.

Vamos então aos pesos dos materiais substituídos.

Espigão de selim de 400mm da NC-17 com 321g :


Aperto de espigão (não sei a marca) 62g:



Agora o peso dos novos componentes que foram colocados na bike.

Espigão de selim da KNC ti pro lite de 350mm com 136g 0oo0 0oo0


Aperto de selim da TOKEN 8gr:



Assim de cabeça e somando os pesos de os componentes antigos e subtraindo pelo peso dos componentes novos, 383g-144g=239g, ou seja com a troca destes dois componentes além de ter ficado mais bem servido, a meu ver, consegui emagrecer a bike em mais 239g, o que já foi bom :p

Quando for dar uma voltinha comento aqui as diferenças que notei, se é que vou notar, eu penso que sim! :twisted:

abraço!
 
#30
Re: Montagem de bike ("a la carte") em quadro VIPER

Boas pessoal!

Venho aqui pedir-vos ajuda para me decidir.

A questão é a seguinte, pretendo fazer mais uns upgrades na viper, e tenho em mente duas possíveis alterações:

- mudar as crossride por umas rodas mais leves (montagem ou de fábrica)

- mudar os dual control LX por uns travões mais leves e uns shifters mais leves

Qual a vossa opinião? Que alteração devo fazer primeiro?

Tenho noção que o preço a gastar nas alterações seriam diferentes, por isso para as rodas estava na ideia de gastar entre 400 e 450€.
Nos travões e shifters até 300-350€.

Fico á espera das vossas opiniões.

Abraço!
 
#31
Re: Montagem de bike ("a la carte") em quadro VIPER

Olá Gonçalo
Aconselho-te o seguinte ;
RODAS
Crossmax SLR 2008 499,90+14,90 = 514,80 http://www.probikeshop.fr/vtt/Roues...oues-CROSSMAX-SLR-2008-Disc/product_info.html tens que te despachar...
TRAVÕES
Para poupares nos portes uns XTR POR 259,90 http://www.probikeshop.fr/vtt/Frein...nternational-+-AR-+-leviers/product_info.html
SHIFTERS
Novamente da mesma loja para poupares nos portes... uns SRAM ATTACK ( compativeis com Shimano...) por 49,90 http://www.probikeshop.fr/vtt/Comma...de-Poignee-Tournante-+-grip/product_info.html ( eu tenho uns e são muito bons e pesam menos umas 70grs do que uns XT por exemplo...)

Resumo ;
CUSTO = 514,80+249,90+49,90 = 814,60€ ( 14,60€ acima do teu plafond máximo de 450+350 mas tudo material muito bom)
PESO (contas redondas...) = 420grs das rodas + travões/shifters 150grs = 570grs
 
#32
Re: Montagem de bike ("a la carte") em quadro VIPER

Boas eu não aconselhava essa montagem :wink:
pela seguinte ideia:
As rodas com uma montagem por 450€ não máximo tens umas rodas de 1400gr +/- - 100 duque o alxm disse :wink:
os travoes já não dizia uns tão bons mas sempre podias meter uns xt ou ate mesmo esses xtr ou então uns magura :wink:
Quanto aos manípulos isso ja concordo com os sram ou esses attack ou os x0 mas não dão para usar shimano os x0

Isto foi uma opinião minha mas podes não gostar ou ate haver melhores
 
#34
Re: Montagem de bike ("a la carte") em quadro VIPER

Pessoal obrigado pelas opiniões! :wink:

Eu acho que não me expliquei totalmente bem, a ideia era fazer para já um dos upgrades ou rodas ou travoes+shiters, neste momento não posso fazer as duas coisas.

Queria primeiro saber qual dos dois upgrades deveria fazer primeiro, em qual deles ia notar mais melhoras de peso e desempenho.

Eu tenho ideia que deveria primeiro investir nas rodas, mas queria saber a vossa opinião.

Alex realmente as Mavic SLR estão a um preço brutal! :shock:
Mas também já aqui falaram das montagens ficarem um pouco mais baratas e mais leves....sinceramente se optar por colocar primeiro as rodas, estou num grande dilema... eu sempre adorei as SLR, então as de 2008 são lindas!! e nunca ouvi ninguem falar mal do seu desempenho! Mas uma montagem também é motivante, visto que conseguia rodas um pouco mais baratas e em alguns casos quase 150gr mais leves...

Sinceramente não sei bem o que fazer...

Ajudem-me malta! :p

abraço!
 
#35
Re: Montagem de bike ("a la carte") em quadro VIPER

Caro Gonçalo
Tendo em conta que já tens uns travões LX penso que nas rodas vais sentir mais a melhoria. Sempre são menos 420grs. Relativamente à montagem nunca fui grande fã e prefiro rodas montadas de fábrica e, principalmente, com tubelless através do aluminio e não através de kits montados à posteriori. Na minha opinião devias avançar para as SLR,. Se não te importares de fazer montagem e andares com um kit tubeless consegues montagens interessantes com melhor relação preço/peso mas não tão boas a nivel estético e, seguramente, com menor valor de revenda (caso venhas a considerar vende-las). Depois temos que ser realistas, estas rodas pesam 1520grs! abaixo deste valor temos que ter em conta o peso do ciclista e a fiabilidade/resistência das rodas.

Abraço,
Alxm
 
#36
Re: Montagem de bike ("a la carte") em quadro VIPER

Tudo o que faz rodar a bicicleta é onde se nota mais (e não é pouco) a diferença de qualidade/peso :wink:
Posto isto, é sem duvida alguma que é nas rodas onde vais notar mais diferença e não nos travões.

Cumpz :yeah:
 
#37
Re: Montagem de bike ("a la carte") em quadro VIPER

Sem duvida esse quadro tem muito bom aspecto, tens ai uma bike muito porreira.Quanto ao teu dilema estou de acordo com Fabio A. tudo o que faz rodar a bike é onde se nota mais a diferença sem duvida que é nas rodas que deves apostar. Na minha opinião no que respeita a rodas nada melhor que MAVIC resistencia fiabilidade dos aros, cubos e raios, bom peso no caso do topo de gama(SLR) e esteticamente não há duvidas SLR, venham elas... :lol: :lol:

Boas pedaladas
 
#38
Re: Montagem de bike ("a la carte") em quadro VIPER

Eu não acho que umas rodas já montadas de fabrica consigam ser assim tão melhores que uma montadas as pesas alem de poderes montar uma rodas tão bonitas como as slr ou ate mais bonitas dependente do gosto de cada um...
Pode montar umas com o mesmo preço ou ate mesmo com melhor peso e fiabilidade.
Quanto ao tubless tens os aros ztr olympique que dão para tubless e a montagem com um bons cubos bons aros e boas raios ficas com uma rodas topo de gama leves bonitas e muito boas melhores que as slr (mas isto é o gosto de cada um)

Eu optava por uma montagem e alguém já referiu onde as ver para escolher o que meter

Eu optava por montagem mas tu é que sabes

Boas pedaladas
 
#39
Re: Montagem de bike ("a la carte") em quadro VIPER

Boas pessoal!

Obrigado pelas vossas opiniões, foi graças a elas que tomei a minha decisão.

Andei com a duvida entre as SLR e uma montagem com aros ztr olympic,raios sapim mais um cubo. Mas acabei por escolher as SLR porque foram sempre umas rodas de que gostei muito e a qualidade e fiabilidade delas é mais que conhecida, e como ando por volta dos 80kg acho que era a escolha mais acertada, e acabei por aproveitar a promoção da loja probikeshop.fr.

Já as tenho em casa e amanha estou a contar monta-las, depois coloco umas fotos da bike já com elas montadas para vocês verem como ficou a montagem.

Agora surge-me outra questão, eu tenho na bike como se pode ver nas imagens em cima uns pneus IRC mythos II, que são não tubless, não queria estar agora a gastar dinheiro nuns pneus tubless porque estes ainda estão muito bons, e como os pneus são um componente de desgaste é uma questão de tempo para colocar outros.

Agora será que poderei usar estes pneus só com liquido funcionando como pneus tubless ou devo usa-los na mesma com camara de ar?

abraço