29er Mondraker Finalist Pro 29

mrfo

Member
Mais um convertido às 29" :p

Após analisar o mercado optei inicialmente pela Mondraker Podium 29:

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No entanto, não tinham o meu tamanho em stock e como o tempo previsto de espera para entrega era de quase 1 mês, optei pelo modelo abaixo, a Finalist Pro 29:

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As especificações:

FRAME Finalist 29" Custolite 6061 triple butted
SIZES S / M / L / XL
FORK Rock Shox Recon Gold TK SA 29" 100mm
HEAD FSA ZS-4D 1-1/8” Integrated
STEM Onoff XC 31.8mm 80/90mm
HANDLEBAR Onoff XC 29” 31.8mm 9ºx710mm
GRIPS Onoff Diamond
SEATPOST Onoff 0-R Finalist 29” custom design 27.2mm 350mm
SADDLE Mondraker Finalist 29” custom design
FRONT BRAKE Avid Elixir 1 160mm
REAR BRAKE Avid Elixir 1 160mm
LEVERS Avid Elixir 1
RIMS Abyss 29” wheelset
SPOKES CN Stainless
FRONT HUB Abyss Disc Qr
REAR HUB Abyss Disc Qr
TIRES WTB Nano 29” 2.1
CRANKSET Shimano FC-M522 42/32/24T
BOTTOM BRACKET Shimano Octalink
PEDALS Mtb Spd
CHAIN FSA Team Issue 10s
FRONT DERRAILLEUR Shimano Deore FD M-591-10
REAR DERRAILLEUR Shimano XT RD-M780 GS 10s
SHIFTERS Shimano SLX SL-M660-10
CASSETTE Shimano HG-62 11-36T 10s
WEIGHT 12.2 kg

Pesada na loja, acusou 12.920kg em tamanho M com pedais. Como tinha muitas peças da minha bike anterior (Scott Spark), acabei por trocar:

- Guiador: Ritchey Pro recto 600mm
- Selim: Selle Ialia SL XC Flow
- Espigão: o de origem era curto para mim, optei por um KCNC TI Pro Lite 27.2x400
- Travões: troquei os Elixir 1 pelos que tinha na Spark
- Punhos: meti uns KCNC eva que já tinha
- Pedais: os de origem são SPD não têm marca, como tinha uns Union da Spark, troquei.
- Discos: Ashima

Optei por comprar umas rodas melhores, as de origem são pesadissimas. Só a roda de trás pesou 2415kg com disco montado e parafusos (!!). O modelo que escolhi foram as Fulcrum Red Power XL 29. Não são muito leves mas o que me interessa nelas é sobretudo a resistência (e estarem dentro do meu orçamento, eheh). Penso que é uma aposta segura pela qualidade das rodas Fulcrum. Converti sem dificuldade a roda de trás com o WTB Nano de origem, entretanto aguardo a chegada de um pneu para a frente. Após estas trocas, eis o resultado final:

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As rodas Red Power 29 XL:

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Aqui na volta de estreia:

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Estou muito contente com o resultado final, tenciono de futuro mexer apenas na transmissão, mas por enquanto vou gastar esta e perceber se o melhor para mim será manter os 3 pratos na frente, ou passar para 2.

Primeiras impressões:

Não vou aqui falar de componentes ( a maior parte deles já mais que conhecidos..) mas sobretudo das diferenças que senti entre a minha Spark e esta Finalist.

Notei logo nos primeiros quilómetros a facilidade de rolar com esta bike, e o embalo que se consegue com a roda 29, o que se traduz em relativa facilidade em atingir velocidades acima dos 30km/h.
Assim que entrei no monte, percebi que já não estava na Spark!..o amortecedor não estava lá! :cool: mas devo dizer que com uma pressão de 28 psi, o conjunto da roda 29 e pneu tubeless superou as minhas expectativas em termos de conforto. Mas não é, de modo algum, uma suspensão total, nem meia como alguns já disseram. É uma rigida e isso nota-se. No entanto é bem mais confortável que uma 26" em aluminio.

Outra coisa que notei também foi a facilidade a transpor obstáculos e um aumento de tracção...e com isto fiquei maravilhado..é mesmo uma boa diferença. A bicicleta passa por tudo, pequenas pedras, buracos..a bike passa por tudo sem perder a compostura, parece que vai sobre carris, e dá uma sensação de confiança espectacular. Secções técnicas feitas sem grande dificuldade, uma descida que me deixava sempre receoso na Spark, fiz com muita mais confiança na 29, e cheguei ao fim com um grande sorriso nos lábios.

Outro beneficio do aumento de tracção é conseguir pedalar de pé em subidas que tinha que fazer sentado na Spark para a roda não patinar. Pareceu-me que a própria bike puxava por um tipo de condução diferente, abusei mais nas descidas, tive sempre a sensação de estar tudo sob controle, e depois a descer as rodas ganham um embalo brutal, quase nem pedalava porque não era preciso.

Mas nem tudo são vantagens: a subir nota-se bem a maior inércia das rodas, em relação à spark fiquei com a sensação que tive que puxar mais pelas pernas nas subidas.

Na vinda embora, já em alcatrão, lembrei-me de algo que li por aqui no fórum, sobre manter cadências e aproveitar o embalo da bike. E resulta. Fiquei com a ideia que se conseguir manter uma cadência constante as rodas até ajudam, o problema surgiu sempre quando perdia velocidade, exigia muito esforço voltar a ganhar velocidade (em subida..).

De um modo geral, as impressões são bem positivas, estranhei as rodas sobretudo nas subidas mas ainda estou numa fase de adaptação à bike e se calhar é prematuro tirar conclusões.

Aqui deixo a minha review da minha nova montada, tentei ser o mais especifico possivel, espero assim ajudar quem tiver duvidas (como eu tive), em aderir às 29". Foram também as análises de outros users do fórum que me ajudaram a tomar esta decisão.

Mais novidades virão, assim como mais feedback quando tiver ideias mais aprofundadas.

Espero que gostem.
 

daSilva15

New Member
excelente Mondraker :D nao fosse ela mondraker..
tambem ja tinha visto uma Finalist 29 logo no momento em que sairam e tem um quadro demasiado bonito, parece de DIRT :D
mas ja agora, depois dessas trocas em quanto ficou a maquina?
felicidades com ela ;)
 

mrfo

Member
daSilva15, eu não tenho balança e a da loja avariou, por isso não sei o peso actual da bike. Encomendei uma na net, também estou curioso para saber em que deu a dieta.

Hoje foi dia de volta por estrada de cerca de 30 km e confirmam-se as capacidades roladoras desta bike. Ganha velocidade com facilidade, parece pedir sempre mais e mais.
 

FJOTA

New Member
boas

Marco, Boa sorte com a maquina e usa-a bem e isso é que interessa, por acaso já a vi, nao sabia que era a tua, achei estranho foi o tamanho do guiador, mas já vi que trocaste.
Quanto aos modelos que apresentas, sinceramente EU preferia esperar esse mês que dizes que demorava, mas isso era se fosse eu e comparando uma com a outra.


Abraço
Até 5ª
 

mrfo

Member
Pois, eu também gosto mais da Podium, mas com a venda da Spark estive quase 1 mês sem fazer BTT, e esperar outro mês já era demais.

Abraço FJOTA, até quinta.
 

mrfo

Member
Pessoalmente sinto-me bem. Acho até que é uma boa opção para reduzir a lentidão da roda grande. Com o guiador de origem, para dar uma curva quase que tinha que bater com a mão na perna, com este guiador a direcção fica bem mais ágil e nervosa.
 

mrfo

Member
Após a montagem na frente de um Rocket Ron 2.25 Evo, a bike acusou na balança 11.410. Tem ainda muita margem para emagrecer, mas isso não é de todo uma obssessão. Eventualmente, com o tempo e a troca de algumas peças, pode chegar ao sub-11, o que já é suficiente.

Entretanto, agora que estou mais adaptado à bike, estou a gostar ainda mais. Mesmo nas subidas consigo manter ritmos mais altos. A rolar e a descer o embalo é fantástico mesmo.

Acho que nunca mais volto às 26". :D
 

RTC

Super Moderador
Penso que sem dúvida o melhor upgrade que se pode fazer numa bike dessas são as rodas, embora essas Fulcrum sejam de qualidade. Mas são sempre 2100gr :s.
Mas se por enquanto estás satisfeito, ainda bem.
 

mrfo

Member
RTC, estas rodas são as XL e não as SL.

As SL é que pesam 2085g..estas pesam 1915. Não deixam de ser rodas algo pesadas, mas para ter um set de rodas leves para 29, teria que partir para montagens com ZTR e cubos Novatec ou do género, e não me apetece ir por ai. De notar que as XT roda 29 pesam mais de 1800g e mesmo as C29ssmax são pouco mais leves que isso.

Mas concordo que numa roda 29 um bom par de rodas é dos upgrades mais importantes.
 

RTC

Super Moderador
Ah ok.

Mesmo sem ires para montagens com ZTR, há rodas de fabrica com pesos bem interessantes abaixo das 1600/1700gr, tipo as American Classic, Roval, Bontrager, as Stryker da WTB, DT Swiss 1550 Tricon, etc.
Mas tens razão, as XT, Crossmax29, as SunRingle Black Flag (iguais às minhas) e tantas outras andam todas no mesmo leque de preço e peso, sem contar com a diferença do peso anunciado para o real, que por vezes pode surpreender.
E atendendo ao preço das XL, optaste bem na minha opinião. ;)
 

mrfo

Member
Sim, por acaso estive para comprar umas American Classic usadas mas o negócio não se concretizou. Mas ai estamos a falar de outros preços. As Sun Ringle que compraste foram uma bela aquisição, lembro-me perfeitamente de as ver na chain ( e das versões para 26") com excelentes preços.

Se eu na altura já estivesse virado para as 29 tb tinha aproveitado.
 

mrfo

Member
Entretanto mais umas trocas na Mondraker, aperto de espigão e avanço:

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Troquei também o pneu traseiro para um Crossmark 2.1:

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Com estas trocas a bike está nos 11.130kg.
 

RTC

Super Moderador
A grão e grão enche a galinha o papo! :D

Feedback desse Crossmark atrás?
Pergunto isto porque eu já decidi que na minha On-One daqui para a frente só pneus com um balão generoso.
Comprei há uns tempos uns Bontrager XR1 e tive na duvida entre os 2.0 e 2.2. Optei pelos 2.0...arrependi-me.
Como a On-One é um bocado seca o melhor é andar com pneus como esse Crossmark, por exemplo.
O Ikon deve ser um bom pneu mas o preço...custa a dar.
 

Dadupe

New Member
Eu fiz algo que nunca tinha feito numa 26. Montei versões sem ser tubeless à frente e atrás. Vamos ver no que isto dá. Não foi pela questão do peso, mas pura e simplesmente porque eram os que estavam disponíveis na loja no momento.
Para a frente coloquei um crossmark 2.1 que nunca tinha experimentado e é lindo em todas as situações. Nunca tive um pneu que me desse tanta confiança a descer. Atrás coloquei um continental race king que já era o meu pneu de eleição em 26. Segundo já consegui ver, continua a ser um pneu excelente em tracção a seco e a rolar. Com lama é uma autentica porcaria. Mas isso é algo que agora não me preocupa, porque penso que os dias de chuva (que quase não vieram) também não devem vir muito mais...
 

mrfo

Member
Até agora estou muito contente com o Crossmark. Montagem fácil, até agora sem problemas. O pneu é bom rolador, boa tracção. O balão é bom, o que me permite pressões relativamente baixas, a rondar os 28 PSI. Com esta pressão e a própria roda 29, o conforto é bem razoável. Também estive para comprar o IKON, mas a diferença de preço não sei se se justifica. O meu pneu pesou 605g.

Desde que o montei fui a Santiago, uma viagem em que a roda 29 asssentou como uma luva. Fiquei mesmo muito satisfeito com o desempenho.

Logo nas primeiras vezes que andei nesta bike pensei que nunca mais voltava à roda 26. Quanto mais ando nesta bike mais me convenço disso.
 

RMRF85

New Member
Boas,
também adquiri uma Finalist Pro 29er....
Estou na fase de adaptação á bike, mas das primeiras impressões penso que o guiador é grande demais, possivelmente terei de o cortar um pouco...
 

mrfo

Member
Até agora não houve alterações, mas estou a analisar o mercado tendo em vista umas rodas novas. Realmente numa roda 29 ter rodas leves faz muita diferença nas acelerações e a subir. Quando pedalo com companheiros de 26 muitas vezes não consigo acompanhar a capacidade de disparo. Arranques ou acelerações em subida também é dificil..Estou a pensar em algo a rondar as 1500g.
 

trick_shots

New Member
Boas a todos!
Tenho o prazer de informar que.... tembém eu comprei uma Finalist Pro 29er!
Ainda está nas minhas maos á horas... por isso amanha será o dia da volta! :)

Mudei algum material para assim ficar mais ao meu gosto.

Assim que possa ponho aqui a lista de materiais mudados.

Um abraço e boas pedaladas!
 
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