29er Mondraker Finalist Pro 29

#1
Mais um convertido às 29" :p

Após analisar o mercado optei inicialmente pela Mondraker Podium 29:





No entanto, não tinham o meu tamanho em stock e como o tempo previsto de espera para entrega era de quase 1 mês, optei pelo modelo abaixo, a Finalist Pro 29:



As especificações:

FRAME Finalist 29" Custolite 6061 triple butted
SIZES S / M / L / XL
FORK Rock Shox Recon Gold TK SA 29" 100mm
HEAD FSA ZS-4D 1-1/8” Integrated
STEM Onoff XC 31.8mm 80/90mm
HANDLEBAR Onoff XC 29” 31.8mm 9ºx710mm
GRIPS Onoff Diamond
SEATPOST Onoff 0-R Finalist 29” custom design 27.2mm 350mm
SADDLE Mondraker Finalist 29” custom design
FRONT BRAKE Avid Elixir 1 160mm
REAR BRAKE Avid Elixir 1 160mm
LEVERS Avid Elixir 1
RIMS Abyss 29” wheelset
SPOKES CN Stainless
FRONT HUB Abyss Disc Qr
REAR HUB Abyss Disc Qr
TIRES WTB Nano 29” 2.1
CRANKSET Shimano FC-M522 42/32/24T
BOTTOM BRACKET Shimano Octalink
PEDALS Mtb Spd
CHAIN FSA Team Issue 10s
FRONT DERRAILLEUR Shimano Deore FD M-591-10
REAR DERRAILLEUR Shimano XT RD-M780 GS 10s
SHIFTERS Shimano SLX SL-M660-10
CASSETTE Shimano HG-62 11-36T 10s
WEIGHT 12.2 kg

Pesada na loja, acusou 12.920kg em tamanho M com pedais. Como tinha muitas peças da minha bike anterior (Scott Spark), acabei por trocar:

- Guiador: Ritchey Pro recto 600mm
- Selim: Selle Ialia SL XC Flow
- Espigão: o de origem era curto para mim, optei por um KCNC TI Pro Lite 27.2x400
- Travões: troquei os Elixir 1 pelos que tinha na Spark
- Punhos: meti uns KCNC eva que já tinha
- Pedais: os de origem são SPD não têm marca, como tinha uns Union da Spark, troquei.
- Discos: Ashima

Optei por comprar umas rodas melhores, as de origem são pesadissimas. Só a roda de trás pesou 2415kg com disco montado e parafusos (!!). O modelo que escolhi foram as Fulcrum Red Power XL 29. Não são muito leves mas o que me interessa nelas é sobretudo a resistência (e estarem dentro do meu orçamento, eheh). Penso que é uma aposta segura pela qualidade das rodas Fulcrum. Converti sem dificuldade a roda de trás com o WTB Nano de origem, entretanto aguardo a chegada de um pneu para a frente. Após estas trocas, eis o resultado final:







As rodas Red Power 29 XL:



Aqui na volta de estreia:



Estou muito contente com o resultado final, tenciono de futuro mexer apenas na transmissão, mas por enquanto vou gastar esta e perceber se o melhor para mim será manter os 3 pratos na frente, ou passar para 2.

Primeiras impressões:

Não vou aqui falar de componentes ( a maior parte deles já mais que conhecidos..) mas sobretudo das diferenças que senti entre a minha Spark e esta Finalist.

Notei logo nos primeiros quilómetros a facilidade de rolar com esta bike, e o embalo que se consegue com a roda 29, o que se traduz em relativa facilidade em atingir velocidades acima dos 30km/h.
Assim que entrei no monte, percebi que já não estava na Spark!..o amortecedor não estava lá! :cool: mas devo dizer que com uma pressão de 28 psi, o conjunto da roda 29 e pneu tubeless superou as minhas expectativas em termos de conforto. Mas não é, de modo algum, uma suspensão total, nem meia como alguns já disseram. É uma rigida e isso nota-se. No entanto é bem mais confortável que uma 26" em aluminio.

Outra coisa que notei também foi a facilidade a transpor obstáculos e um aumento de tracção...e com isto fiquei maravilhado..é mesmo uma boa diferença. A bicicleta passa por tudo, pequenas pedras, buracos..a bike passa por tudo sem perder a compostura, parece que vai sobre carris, e dá uma sensação de confiança espectacular. Secções técnicas feitas sem grande dificuldade, uma descida que me deixava sempre receoso na Spark, fiz com muita mais confiança na 29, e cheguei ao fim com um grande sorriso nos lábios.

Outro beneficio do aumento de tracção é conseguir pedalar de pé em subidas que tinha que fazer sentado na Spark para a roda não patinar. Pareceu-me que a própria bike puxava por um tipo de condução diferente, abusei mais nas descidas, tive sempre a sensação de estar tudo sob controle, e depois a descer as rodas ganham um embalo brutal, quase nem pedalava porque não era preciso.

Mas nem tudo são vantagens: a subir nota-se bem a maior inércia das rodas, em relação à spark fiquei com a sensação que tive que puxar mais pelas pernas nas subidas.

Na vinda embora, já em alcatrão, lembrei-me de algo que li por aqui no fórum, sobre manter cadências e aproveitar o embalo da bike. E resulta. Fiquei com a ideia que se conseguir manter uma cadência constante as rodas até ajudam, o problema surgiu sempre quando perdia velocidade, exigia muito esforço voltar a ganhar velocidade (em subida..).

De um modo geral, as impressões são bem positivas, estranhei as rodas sobretudo nas subidas mas ainda estou numa fase de adaptação à bike e se calhar é prematuro tirar conclusões.

Aqui deixo a minha review da minha nova montada, tentei ser o mais especifico possivel, espero assim ajudar quem tiver duvidas (como eu tive), em aderir às 29". Foram também as análises de outros users do fórum que me ajudaram a tomar esta decisão.

Mais novidades virão, assim como mais feedback quando tiver ideias mais aprofundadas.

Espero que gostem.
 
#2
excelente Mondraker :D nao fosse ela mondraker..
tambem ja tinha visto uma Finalist 29 logo no momento em que sairam e tem um quadro demasiado bonito, parece de DIRT :D
mas ja agora, depois dessas trocas em quanto ficou a maquina?
felicidades com ela ;)
 
#3
daSilva15, eu não tenho balança e a da loja avariou, por isso não sei o peso actual da bike. Encomendei uma na net, também estou curioso para saber em que deu a dieta.

Hoje foi dia de volta por estrada de cerca de 30 km e confirmam-se as capacidades roladoras desta bike. Ganha velocidade com facilidade, parece pedir sempre mais e mais.
 
#4
boas

Marco, Boa sorte com a maquina e usa-a bem e isso é que interessa, por acaso já a vi, nao sabia que era a tua, achei estranho foi o tamanho do guiador, mas já vi que trocaste.
Quanto aos modelos que apresentas, sinceramente EU preferia esperar esse mês que dizes que demorava, mas isso era se fosse eu e comparando uma com a outra.


Abraço
Até 5ª
 
#5
Pois, eu também gosto mais da Podium, mas com a venda da Spark estive quase 1 mês sem fazer BTT, e esperar outro mês já era demais.

Abraço FJOTA, até quinta.
 
#7
Pessoalmente sinto-me bem. Acho até que é uma boa opção para reduzir a lentidão da roda grande. Com o guiador de origem, para dar uma curva quase que tinha que bater com a mão na perna, com este guiador a direcção fica bem mais ágil e nervosa.
 
#8
Após a montagem na frente de um Rocket Ron 2.25 Evo, a bike acusou na balança 11.410. Tem ainda muita margem para emagrecer, mas isso não é de todo uma obssessão. Eventualmente, com o tempo e a troca de algumas peças, pode chegar ao sub-11, o que já é suficiente.

Entretanto, agora que estou mais adaptado à bike, estou a gostar ainda mais. Mesmo nas subidas consigo manter ritmos mais altos. A rolar e a descer o embalo é fantástico mesmo.

Acho que nunca mais volto às 26". :D
 

RTC

Super Moderador
#9
Penso que sem dúvida o melhor upgrade que se pode fazer numa bike dessas são as rodas, embora essas Fulcrum sejam de qualidade. Mas são sempre 2100gr :s.
Mas se por enquanto estás satisfeito, ainda bem.
 
#10
RTC, estas rodas são as XL e não as SL.

As SL é que pesam 2085g..estas pesam 1915. Não deixam de ser rodas algo pesadas, mas para ter um set de rodas leves para 29, teria que partir para montagens com ZTR e cubos Novatec ou do género, e não me apetece ir por ai. De notar que as XT roda 29 pesam mais de 1800g e mesmo as C29ssmax são pouco mais leves que isso.

Mas concordo que numa roda 29 um bom par de rodas é dos upgrades mais importantes.
 

RTC

Super Moderador
#11
Ah ok.

Mesmo sem ires para montagens com ZTR, há rodas de fabrica com pesos bem interessantes abaixo das 1600/1700gr, tipo as American Classic, Roval, Bontrager, as Stryker da WTB, DT Swiss 1550 Tricon, etc.
Mas tens razão, as XT, Crossmax29, as SunRingle Black Flag (iguais às minhas) e tantas outras andam todas no mesmo leque de preço e peso, sem contar com a diferença do peso anunciado para o real, que por vezes pode surpreender.
E atendendo ao preço das XL, optaste bem na minha opinião. ;)
 
#12
Sim, por acaso estive para comprar umas American Classic usadas mas o negócio não se concretizou. Mas ai estamos a falar de outros preços. As Sun Ringle que compraste foram uma bela aquisição, lembro-me perfeitamente de as ver na chain ( e das versões para 26") com excelentes preços.

Se eu na altura já estivesse virado para as 29 tb tinha aproveitado.
 
#13
Entretanto mais umas trocas na Mondraker, aperto de espigão e avanço:



Troquei também o pneu traseiro para um Crossmark 2.1:



Com estas trocas a bike está nos 11.130kg.
 

RTC

Super Moderador
#14
A grão e grão enche a galinha o papo! :D

Feedback desse Crossmark atrás?
Pergunto isto porque eu já decidi que na minha On-One daqui para a frente só pneus com um balão generoso.
Comprei há uns tempos uns Bontrager XR1 e tive na duvida entre os 2.0 e 2.2. Optei pelos 2.0...arrependi-me.
Como a On-One é um bocado seca o melhor é andar com pneus como esse Crossmark, por exemplo.
O Ikon deve ser um bom pneu mas o preço...custa a dar.
 
#15
Eu fiz algo que nunca tinha feito numa 26. Montei versões sem ser tubeless à frente e atrás. Vamos ver no que isto dá. Não foi pela questão do peso, mas pura e simplesmente porque eram os que estavam disponíveis na loja no momento.
Para a frente coloquei um crossmark 2.1 que nunca tinha experimentado e é lindo em todas as situações. Nunca tive um pneu que me desse tanta confiança a descer. Atrás coloquei um continental race king que já era o meu pneu de eleição em 26. Segundo já consegui ver, continua a ser um pneu excelente em tracção a seco e a rolar. Com lama é uma autentica porcaria. Mas isso é algo que agora não me preocupa, porque penso que os dias de chuva (que quase não vieram) também não devem vir muito mais...
 
#16
Até agora estou muito contente com o Crossmark. Montagem fácil, até agora sem problemas. O pneu é bom rolador, boa tracção. O balão é bom, o que me permite pressões relativamente baixas, a rondar os 28 PSI. Com esta pressão e a própria roda 29, o conforto é bem razoável. Também estive para comprar o IKON, mas a diferença de preço não sei se se justifica. O meu pneu pesou 605g.

Desde que o montei fui a Santiago, uma viagem em que a roda 29 asssentou como uma luva. Fiquei mesmo muito satisfeito com o desempenho.

Logo nas primeiras vezes que andei nesta bike pensei que nunca mais voltava à roda 26. Quanto mais ando nesta bike mais me convenço disso.
 
#17
Boas,
também adquiri uma Finalist Pro 29er....
Estou na fase de adaptação á bike, mas das primeiras impressões penso que o guiador é grande demais, possivelmente terei de o cortar um pouco...
 
#19
Até agora não houve alterações, mas estou a analisar o mercado tendo em vista umas rodas novas. Realmente numa roda 29 ter rodas leves faz muita diferença nas acelerações e a subir. Quando pedalo com companheiros de 26 muitas vezes não consigo acompanhar a capacidade de disparo. Arranques ou acelerações em subida também é dificil..Estou a pensar em algo a rondar as 1500g.
 
#20
Boas a todos!
Tenho o prazer de informar que.... tembém eu comprei uma Finalist Pro 29er!
Ainda está nas minhas maos á horas... por isso amanha será o dia da volta! :)

Mudei algum material para assim ficar mais ao meu gosto.

Assim que possa ponho aqui a lista de materiais mudados.

Um abraço e boas pedaladas!