Mondraker Finalist 2010

rj_

New Member
Como a maior motivacao em fazer alguns upgrades na minha finalist veio de uma analise a finalist de 2009 posted neste forum venho agora colocar a minha analise e quem sabe pegar o bichinho da finalist a alguem .
vou fazer uma breve analise aos componentes , nao será uma analise muito detalhada pois tambem nao tenho muita expriencia no btt. de qualquer maneira aqui fica a minha analise


FRAMEFinalist Custolite 6061 triple butted
SIZESM / L / XL
REAR SHOCK
FORKRock Shox Tora SL Coil 100mm >>>> rock shox sid race 100mm
HEADFSA Th-888 1-1/8
STEMEaston EA30 31.8mm
HANDLEBAROnoff XC Low rise 31.8mm 630mm
GRIPSOnoff Diamond
SEATPOSTEaston EA30 27.2mm >>>> esi grips branco
SADDLEAbyss XC Pro SL >>>> smp Hybrid
FRONT BRAKEAvid Juicy 3 160mm
REAR BRAKEAvid Juicy 3 160mm
LEVERSAvid Juicy 3
RIMSAbyss wheelset
SPOKESCN Stainless >>>> fulcrum red metal 5 2010
FRONT HUB >>>> fulcrum oversized 20mm
REAR HUB >>>> fulcrum oversized 20mm
TIRESKenda Blue Groove 2.0 >>>> maxis ignitor 2.1 frente Maxis larsen tt exception series atras 2.0
CRANKSETTruvativ Blaze 3.0 44/32/22 >>>> shimano slx
BOTTOM BRACKETTruvativ Power Spiline >>>> slx hollow
PEDALSOnoff MTB spd
CHAINShimano CN-HG53 9s
FRONT DERRAILLEURShimano Deore FD-590
REAR DERRAILLEURShimano SLX RD-M662-GS Shadow
SHIFTERSShimano Deore SL-M590
CASSETTEShimano CS-HG50 11-32T 9s

assim era a finalist de origem, com uma estetica bastante agradavel

agora com os upgrades (como está agora menos o selim)






















o que dizer sobre esta bike
o quadro, bem na minha opiniao é muito agradavel esteticamente, torna a bike bastante agil, tem uma geometria race e dizem muito bem dele assim como eu, nao podia estar mais satisfeito, o peso é de 1520 no tamanho m.

a suspensao, vinha de uma tora a molas que ao inicio me pareceu muito bem, com o acumular de km e uma utilizacao mais agressiva e exigente tive de mudar, a escolha foi a sid race, para agora está a revelar.se 5 estrelas , perdem algum tempo a atinar com a pressao ideal para a vossa pessoa mas quando la chegam so posso dizer que se revela a verdadeira maquina do xc, estou totalmente satisfeito.

avanço e guiador, bem , nao posso dizer nada pois nao acho que seja daquelas coisas mesmo relevantes numa bike , ou seja, nao noto assim nada de relevante no andamento, é um avanço e é um guiador, se algum dia os mudar será por uma questao de peso.

punhos, os originais da bike eram uma desgraça, mudei para uns esi grips e nao ha comparaçao, mesmo sem luvas sao espetaculo, os brancos sujam-se bastante mas tambem se limpam muito bem, so posso dizer bem destes punhos.

selim, nas fotos está o original, mudei para um smp hybrid, conhecido pelo seu conforto eu aprovo mas esteticamente nao é agradavel , o de origem nao é mau de todo, cheguei a conclusao que mais vale uns bons calçoes que um bom selim.

travoes, os juicy 3, ha quem diga mal , ha quem diga be, eu ao principio dizia mal e agora digo bem, para mim chegam e sobram, ao principio faziam a chiadeira da praxe mas deixaram de o fazer aos 750 km , ate agora estao fantasticos, so limpar discos e lixar as pastilhas volta e meia e voltam a novos.

os rodas, as de origem pesavam 2.5kg, mudei mais por uma questao de peso, nao sab ia que faziam tanta diferença, estas red metal 5 apesar de nao serem um peso leve , tem cerca de 2kg, sao uma optima opçao para quem quer fiabilidade e duracao, ate agora 0 empenos, sao rigidas qb e tem aqueles 4 rolamentos selados que se revelam uma mais valia claro, ahh e fazem aquele cantar bastante caracteristico,

pneus, vinha com uns kenda blue groove que para mim nao sao pneus, sao um projecto falhado de pneus, mudei para ignitor e larsen, ja usei os 2 a frente e os 2 atras, o ignitor revela melhor tracçao mas gasta-se rapido, o larsen é bom atras apesar do ignitor ser melhor , para a frente gosto mais do ignitor , parece.me ser um pneu melhor mas o larsen rola melhor e atras nao desilude, a frente nao gostei muito. este fim de semana fiz um rasgao enorme de lado no larsen, as tantas vai é po lixo pois pode nao ter remendo, la se foi a camara de gel e o pneu que se esvaziou em menos de 1 segundo.

a pedaleira original, truvativ blaze so dava chupoes desde o inicio, mudei para slx e nunca mais tive o mesmo problema, alem disso esta e mais leve e o andamento nao tem nada a ver.

pedais, sao os basicos on off , para agora tem servido mas tenho sentido dificuldade a encaixar os sapatos, talvez os mude mais tarde mesmo ate pelo peso.

corrente, é uma corrente lol

desviador dianteiro, tem-se portado bem , é daquelas coisas que estao la quando e preciso, nao tem muito por onde errar

desviador traseiro, ate agora tem-se revelado rapido e suave nas transicoes , é uma peça para manter.

cassete, é uma das coisas para trocar com a revisao de transmissao so pelo peso.

corninhos : meti uns da bbb engraçados, apensas andei 40km com eles mas dao muito jeito, estava ceptico quanto ao aumento de rendimento mas os gajos do xco andam com aquilo e eu decidi exprimentar, sao bons e ajudam muito nas subidas e acho que ficam muito bem na bike, custaram 15 euros e pesam 104g.


espero que esta analise tenha sido do vosso agrado e tenha ajudado alguem, cumprimentos bttistas
 

toze dias

New Member
Boas rj_,


muito boa análise da finalist, os upgrades foram muito bem escolhidos.

Continuação de bons passeios e muita diversão.
 

rj_

New Member
Bem bonita! As finalist são bem porreiras!
Só uma coisa, isso são tampas para a caixa de direcção ai no guiador? :D

xP nao , sao mesmo para o guiador hehe tive a pensar em meter tampa de direcçao na mesma cor mas o preco destas coisas tao pequenas e bem grande e acho que mais la pa frente so.
 

Taveirada

Member
Esta muito bonita a tua bike;) Essas tampas ai no guiador é que parecem muito grandes.E passa o suporte do sigma para o avanço,ficas com o guiador mais "arrumadinho"

Cump`s e muitos e bons km`s
 

xbiker

New Member
Boas!
A bike está bonita e com um equipamento porreiro.
Para além do que foi dito, acho que essa menina merece um guiador recto, ou se não quiseres colocar, os bar-ends estão ai a mais. Guiador elevado e bar-ends não combina.

Cumps.
 

rj_

New Member
ja tinha pensado nisso do guiador mas nao sei ao certo o que vai alterar na posicao da bike e conforto, decerto fico mais curvado mas será melhor? mais performante? a partir deste momento nao queria investir a toa na bike pois gosto como está.
 

BikeBrother

New Member
De facto a bike está porreira...mas com o guiador recto e os bar-ends mais em baixo, ficavas com uma bike com estilo mais racing. Eu tive a Finalist 2008 e na altura vinham com guiador recto. Posso-te dizer que foi ai que me apaixonei pelos guiadores rectos e acho que nessa bike ficava a matar.

O guiador recto tem de facto alguma influência nas subidas, ou seja, transmitem uma posição mais adequada para subir e acho que não penalizam assim tanto ao nivel do controlo da máquina, claro está que isso também depende do comprimento do guiador. Além disso com uma suspensão tão racing como tens aí, um guiador recto só vinha tornar a máquina mais racing. Se puderes, pede alguém que te empreste um guiador recto e assim já podes ter uma ideia como te sentes com ele.
 

rj_

New Member
exacto, o ideal seria exprimentar mesmo , a ver se arranjo maneira e depois digo algo. bgd pelas dicas
 
X

xico94

Guest
boas pessoal

eu tambem tanho uma finalist e epa rj_º aconcelho-te a modar para um guiador recto. e se queseres mudar tambem muda para um avanço de 27.8mm e mais leve e a podres um quiador recto fica melhor.
de resto os upgrade estao fixes. so e pena nao teres posto com tanta altarcao umas rodas tubeless.

eu sei que e mais carro mas é bem menhor! devido a que nao furas, so mesmo se roumperes o pneu que e dificil.

um abraco e bons km's
 

rj_

New Member
aqui ficam os upgrades até a data, pneus tubeless, pedais, selim, um espacador foi retirado e o avanço invertido. ficam algumas fotos e respectivo feedback
img1145w.jpg


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quanto aos pneus, fiz a escolha mais que acertada, o ignitor é aquele pneu para tudo na minha opiniao e um pneu espetacular para se ter a frente, o wtb é resistente como tudo, pesado tambem mas onde ando nao da para andar com pneus frageis, enorme traccao, enorme seguranca e nao é muito caro, fantastico mesmo.

os pedais, os originais griparam, exustar pm25 foram a opcao, baratos e fiaveis, mesmo com lama encaixam muito bem, ja tiveram bastantes encontros com pedras e ate agora zero probs.

o selim teve de ser alterado, o original era uma autentica tabua e este apesar de um pouco pesado é muito confortavel.

o avanco invertido deu uma nova postura na bike, muito melhor a subir, levantava um pouco a frente e agora nao , uma grande melhoria.

no geral a bike esta bem agradavel, andava um pouco desiludido com a suspensao mas apos algum tempo descobri a pressao certa para mim e agora nao tem nada a ver, muito muito suave e da uma seguranca fenomenal .
a pintura do quadro e que se tem revelado fraca, basta ter o bidon encostado para sair a tinta, um ponto negativo, outro tambem sao as dores de costas constantes ao fundo das costas, tentei avancar, recuar o selim mas nao resulta, penso que sera mesmo da geometria do quadro, tem geometria racing e muitas vezes isso nao e sinonimo de conforto, talvez um upgrade no futuro quem sabe, tenho de exprimentar outros para ver se o problema e do quadro ou de mim. espero que a analise tenha ajudado alguem que queira comprar algum dos componentes e qualquer duvida e so perguntar,
boas pedaladas
 

xbiker

New Member
Boas!
Uma coisa que tenho a repararna tua máquina. A corrente está muito comprida, acho que podias tirar uns elos. :wink:

Cumps.
E Bom 2011 para todos!
 
retirar uns elos, colocar um guiador recto (preto acho que ficaria melhor, já que a bicla é branca), apontar os bar ends um pouco mais para baixo, colocar uma grade de bidão mais 'moderna' na diagonal (e retiras essa da vertical que está a estragar a pintura e fica estéticamente mal), colocar os travões mais para o centro do guiador (travas mais nas pontas, travas melhor)... são algumas ideias ;)
ahh... e já agora que estás a usar pneus tubeless, converte as rodas! vais notar uma diferença que nem imaginas!!!!
 

xbiker

New Member
Boas!
Se queres saber, não tirava o guiador sobre-elevado.
Eu este fim-de-semana, devido a problemas mecânicos na minha bicicleta tive de ir pedalar na do meu pai. Ele tem um guiador sobre-elevado e eu tenho um recto.
Ora bem, em termos de conforto não notei muito, nem mesmo a dexer, em termos de controlo... Apenas te digo que, não dei por falta dos bar-ends a subir!
Por isso, eu se fosse a ti, o que fazia era, manter o guiador, poupar dinheiro, mas retirar os bar-ends, que em guiadores sobre-elevados ficam inestéticos e na minha opinião não fazem falta nenhuma neste tipo de guiadores, e assim ainda poupas umas gramas. :yeah:
Quanto tubeless tenho de concordar. Também foi outra coisa que exprimentei e está aprovado. Bastante confortavel. Mas também andei num quadro em cromoly que é sempre mais confortável que um em aluminio.
Nos travões, o Bruno também tem razão. Troca de posição os manipulos com os travões, e assim fica-te mais facil de travar como disse o Bruno e ainda consegues por melhor as mudanças porque estão mais perto dos dedos.

Cumps.
PS.: Bom olho Bruno! :wink:
 

rj_

New Member
por acaso ate coisas simples que nem me tinha apercebido, relativamente aos travoes... os bar ends foram mais uma expriencia e apesar de ficarem inestecticos ou nao fazerem falta na bike ate desconcordo pois a mim dao.me muito jeito e habituei-me muito a eles mas de cada um sua sentenca... a corrente estava desengatada e parecia que estava larga mas está boa ... as rodas estao convertidas tambem e um grande upgrade que foram... em que medida acham que o guiador recto ia melhorar a montada?
 

BTTurbo86

New Member
Boas,

Tenho uma Finalist de 2010 igual à tua e também ando aqui a ver suspenssões para trocar, e acabei por descobrir uma SID também igual à tua.
Eu ainda não andei a ver medidas, mas sabes se foi preciso grandes alterações quando fizeste a troca, caixa de direcção ou no comprimento do espigão...

Obrigado.
 

Trovao27

Member
Boas,

Tenho uma Finalist de 2010 igual à tua e também ando aqui a ver suspenssões para trocar, e acabei por descobrir uma SID também igual à tua.
Eu ainda não andei a ver medidas, mas sabes se foi preciso grandes alterações quando fizeste a troca, caixa de direcção ou no comprimento do espigão...

Obrigado.

Ora boas está aqui uma boa análise a mais uma M finalist...Eu tenho uma irmã mais velha!A de 2009...Boa máquina.quanto a esta questão eu penso que a testa deste quadro é normal,logo tens de comprar uma suspensão de 1/1/8";Não precisas mudar nada....talvez tenha que cortar um pouco o tubo da suspensão e ajustar à medida que pretenderes...Tens é que comprar a suspensão adequada para a bike...
Abraço
 

BTTurbo86

New Member
Eu ando em negociações com uma SID igual à do rj_ mas em segunda mão. Já andei a ver as medidas e também é 1-1/8, aqui não há problema.
Como vem de outra bike, o vendedor diz-me que o espigão tem 18cm de altura, não sei se já foi cortado de fábrica...
Supostamente o espigão tem de vir até ao limite do topo do avanço, certo? Já me habituei a esta altura do guiador e queria ver se não mexia muito nisso.
 

Trovao27

Member
Eu ando em negociações com uma SID igual à do rj_ mas em segunda mão. Já andei a ver as medidas e também é 1-1/8, aqui não há problema.
Como vem de outra bike, o vendedor diz-me que o espigão tem 18cm de altura, não sei se já foi cortado de fábrica...
Supostamente o espigão tem de vir até ao limite do topo do avanço, certo? Já me habituei a esta altura do guiador e queria ver se não mexia muito nisso.
Eu penso que já foi cortado eu na minha Reba deixei à medida que tinha a anterior suspensão...Penso que foi cortada a 19...
E sim acho que o tubo tem de vir ate ao topo quase do avanço
 
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