Como a maior motivacao em fazer alguns upgrades na minha finalist veio de uma analise a finalist de 2009 posted neste forum venho agora colocar a minha analise e quem sabe pegar o bichinho da finalist a alguem .
vou fazer uma breve analise aos componentes , nao será uma analise muito detalhada pois tambem nao tenho muita expriencia no btt. de qualquer maneira aqui fica a minha analise
FRAMEFinalist Custolite 6061 triple butted
SIZESM / L / XL
REAR SHOCK
FORKRock Shox Tora SL Coil 100mm >>>> rock shox sid race 100mm
HEADFSA Th-888 1-1/8
STEMEaston EA30 31.8mm
HANDLEBAROnoff XC Low rise 31.8mm 630mm
GRIPSOnoff Diamond
SEATPOSTEaston EA30 27.2mm >>>> esi grips branco
SADDLEAbyss XC Pro SL >>>> smp Hybrid
FRONT BRAKEAvid Juicy 3 160mm
REAR BRAKEAvid Juicy 3 160mm
LEVERSAvid Juicy 3
RIMSAbyss wheelset
SPOKESCN Stainless >>>> fulcrum red metal 5 2010
FRONT HUB >>>> fulcrum oversized 20mm
REAR HUB >>>> fulcrum oversized 20mm
TIRESKenda Blue Groove 2.0 >>>> maxis ignitor 2.1 frente Maxis larsen tt exception series atras 2.0
CRANKSETTruvativ Blaze 3.0 44/32/22 >>>> shimano slx
BOTTOM BRACKETTruvativ Power Spiline >>>> slx hollow
PEDALSOnoff MTB spd
CHAINShimano CN-HG53 9s
FRONT DERRAILLEURShimano Deore FD-590
REAR DERRAILLEURShimano SLX RD-M662-GS Shadow
SHIFTERSShimano Deore SL-M590
CASSETTEShimano CS-HG50 11-32T 9s
assim era a finalist de origem, com uma estetica bastante agradavel
agora com os upgrades (como está agora menos o selim)
o que dizer sobre esta bike
o quadro, bem na minha opiniao é muito agradavel esteticamente, torna a bike bastante agil, tem uma geometria race e dizem muito bem dele assim como eu, nao podia estar mais satisfeito, o peso é de 1520 no tamanho m.
a suspensao, vinha de uma tora a molas que ao inicio me pareceu muito bem, com o acumular de km e uma utilizacao mais agressiva e exigente tive de mudar, a escolha foi a sid race, para agora está a revelar.se 5 estrelas , perdem algum tempo a atinar com a pressao ideal para a vossa pessoa mas quando la chegam so posso dizer que se revela a verdadeira maquina do xc, estou totalmente satisfeito.
avanço e guiador, bem , nao posso dizer nada pois nao acho que seja daquelas coisas mesmo relevantes numa bike , ou seja, nao noto assim nada de relevante no andamento, é um avanço e é um guiador, se algum dia os mudar será por uma questao de peso.
punhos, os originais da bike eram uma desgraça, mudei para uns esi grips e nao ha comparaçao, mesmo sem luvas sao espetaculo, os brancos sujam-se bastante mas tambem se limpam muito bem, so posso dizer bem destes punhos.
selim, nas fotos está o original, mudei para um smp hybrid, conhecido pelo seu conforto eu aprovo mas esteticamente nao é agradavel , o de origem nao é mau de todo, cheguei a conclusao que mais vale uns bons calçoes que um bom selim.
travoes, os juicy 3, ha quem diga mal , ha quem diga be, eu ao principio dizia mal e agora digo bem, para mim chegam e sobram, ao principio faziam a chiadeira da praxe mas deixaram de o fazer aos 750 km , ate agora estao fantasticos, so limpar discos e lixar as pastilhas volta e meia e voltam a novos.
os rodas, as de origem pesavam 2.5kg, mudei mais por uma questao de peso, nao sab ia que faziam tanta diferença, estas red metal 5 apesar de nao serem um peso leve , tem cerca de 2kg, sao uma optima opçao para quem quer fiabilidade e duracao, ate agora 0 empenos, sao rigidas qb e tem aqueles 4 rolamentos selados que se revelam uma mais valia claro, ahh e fazem aquele cantar bastante caracteristico,
pneus, vinha com uns kenda blue groove que para mim nao sao pneus, sao um projecto falhado de pneus, mudei para ignitor e larsen, ja usei os 2 a frente e os 2 atras, o ignitor revela melhor tracçao mas gasta-se rapido, o larsen é bom atras apesar do ignitor ser melhor , para a frente gosto mais do ignitor , parece.me ser um pneu melhor mas o larsen rola melhor e atras nao desilude, a frente nao gostei muito. este fim de semana fiz um rasgao enorme de lado no larsen, as tantas vai é po lixo pois pode nao ter remendo, la se foi a camara de gel e o pneu que se esvaziou em menos de 1 segundo.
a pedaleira original, truvativ blaze so dava chupoes desde o inicio, mudei para slx e nunca mais tive o mesmo problema, alem disso esta e mais leve e o andamento nao tem nada a ver.
pedais, sao os basicos on off , para agora tem servido mas tenho sentido dificuldade a encaixar os sapatos, talvez os mude mais tarde mesmo ate pelo peso.
corrente, é uma corrente lol
desviador dianteiro, tem-se portado bem , é daquelas coisas que estao la quando e preciso, nao tem muito por onde errar
desviador traseiro, ate agora tem-se revelado rapido e suave nas transicoes , é uma peça para manter.
cassete, é uma das coisas para trocar com a revisao de transmissao so pelo peso.
corninhos : meti uns da bbb engraçados, apensas andei 40km com eles mas dao muito jeito, estava ceptico quanto ao aumento de rendimento mas os gajos do xco andam com aquilo e eu decidi exprimentar, sao bons e ajudam muito nas subidas e acho que ficam muito bem na bike, custaram 15 euros e pesam 104g.
espero que esta analise tenha sido do vosso agrado e tenha ajudado alguem, cumprimentos bttistas
vou fazer uma breve analise aos componentes , nao será uma analise muito detalhada pois tambem nao tenho muita expriencia no btt. de qualquer maneira aqui fica a minha analise
FRAMEFinalist Custolite 6061 triple butted
SIZESM / L / XL
REAR SHOCK
FORKRock Shox Tora SL Coil 100mm >>>> rock shox sid race 100mm
HEADFSA Th-888 1-1/8
STEMEaston EA30 31.8mm
HANDLEBAROnoff XC Low rise 31.8mm 630mm
GRIPSOnoff Diamond
SEATPOSTEaston EA30 27.2mm >>>> esi grips branco
SADDLEAbyss XC Pro SL >>>> smp Hybrid
FRONT BRAKEAvid Juicy 3 160mm
REAR BRAKEAvid Juicy 3 160mm
LEVERSAvid Juicy 3
RIMSAbyss wheelset
SPOKESCN Stainless >>>> fulcrum red metal 5 2010
FRONT HUB >>>> fulcrum oversized 20mm
REAR HUB >>>> fulcrum oversized 20mm
TIRESKenda Blue Groove 2.0 >>>> maxis ignitor 2.1 frente Maxis larsen tt exception series atras 2.0
CRANKSETTruvativ Blaze 3.0 44/32/22 >>>> shimano slx
BOTTOM BRACKETTruvativ Power Spiline >>>> slx hollow
PEDALSOnoff MTB spd
CHAINShimano CN-HG53 9s
FRONT DERRAILLEURShimano Deore FD-590
REAR DERRAILLEURShimano SLX RD-M662-GS Shadow
SHIFTERSShimano Deore SL-M590
CASSETTEShimano CS-HG50 11-32T 9s
assim era a finalist de origem, com uma estetica bastante agradavel
agora com os upgrades (como está agora menos o selim)
o que dizer sobre esta bike
o quadro, bem na minha opiniao é muito agradavel esteticamente, torna a bike bastante agil, tem uma geometria race e dizem muito bem dele assim como eu, nao podia estar mais satisfeito, o peso é de 1520 no tamanho m.
a suspensao, vinha de uma tora a molas que ao inicio me pareceu muito bem, com o acumular de km e uma utilizacao mais agressiva e exigente tive de mudar, a escolha foi a sid race, para agora está a revelar.se 5 estrelas , perdem algum tempo a atinar com a pressao ideal para a vossa pessoa mas quando la chegam so posso dizer que se revela a verdadeira maquina do xc, estou totalmente satisfeito.
avanço e guiador, bem , nao posso dizer nada pois nao acho que seja daquelas coisas mesmo relevantes numa bike , ou seja, nao noto assim nada de relevante no andamento, é um avanço e é um guiador, se algum dia os mudar será por uma questao de peso.
punhos, os originais da bike eram uma desgraça, mudei para uns esi grips e nao ha comparaçao, mesmo sem luvas sao espetaculo, os brancos sujam-se bastante mas tambem se limpam muito bem, so posso dizer bem destes punhos.
selim, nas fotos está o original, mudei para um smp hybrid, conhecido pelo seu conforto eu aprovo mas esteticamente nao é agradavel , o de origem nao é mau de todo, cheguei a conclusao que mais vale uns bons calçoes que um bom selim.
travoes, os juicy 3, ha quem diga mal , ha quem diga be, eu ao principio dizia mal e agora digo bem, para mim chegam e sobram, ao principio faziam a chiadeira da praxe mas deixaram de o fazer aos 750 km , ate agora estao fantasticos, so limpar discos e lixar as pastilhas volta e meia e voltam a novos.
os rodas, as de origem pesavam 2.5kg, mudei mais por uma questao de peso, nao sab ia que faziam tanta diferença, estas red metal 5 apesar de nao serem um peso leve , tem cerca de 2kg, sao uma optima opçao para quem quer fiabilidade e duracao, ate agora 0 empenos, sao rigidas qb e tem aqueles 4 rolamentos selados que se revelam uma mais valia claro, ahh e fazem aquele cantar bastante caracteristico,
pneus, vinha com uns kenda blue groove que para mim nao sao pneus, sao um projecto falhado de pneus, mudei para ignitor e larsen, ja usei os 2 a frente e os 2 atras, o ignitor revela melhor tracçao mas gasta-se rapido, o larsen é bom atras apesar do ignitor ser melhor , para a frente gosto mais do ignitor , parece.me ser um pneu melhor mas o larsen rola melhor e atras nao desilude, a frente nao gostei muito. este fim de semana fiz um rasgao enorme de lado no larsen, as tantas vai é po lixo pois pode nao ter remendo, la se foi a camara de gel e o pneu que se esvaziou em menos de 1 segundo.
a pedaleira original, truvativ blaze so dava chupoes desde o inicio, mudei para slx e nunca mais tive o mesmo problema, alem disso esta e mais leve e o andamento nao tem nada a ver.
pedais, sao os basicos on off , para agora tem servido mas tenho sentido dificuldade a encaixar os sapatos, talvez os mude mais tarde mesmo ate pelo peso.
corrente, é uma corrente lol
desviador dianteiro, tem-se portado bem , é daquelas coisas que estao la quando e preciso, nao tem muito por onde errar
desviador traseiro, ate agora tem-se revelado rapido e suave nas transicoes , é uma peça para manter.
cassete, é uma das coisas para trocar com a revisao de transmissao so pelo peso.
corninhos : meti uns da bbb engraçados, apensas andei 40km com eles mas dao muito jeito, estava ceptico quanto ao aumento de rendimento mas os gajos do xco andam com aquilo e eu decidi exprimentar, sao bons e ajudam muito nas subidas e acho que ficam muito bem na bike, custaram 15 euros e pesam 104g.
espero que esta analise tenha sido do vosso agrado e tenha ajudado alguem, cumprimentos bttistas