Mondraker Curve R by Ze

#1
Boas!
Finalmente tenho a minha bike de freeride...Ja nao era sem tempo ehehehehe
Depois de muito divagar sobre um quadro rigido acabei por adquirir um Curve R de 2006 novo.
A base de inspiraçao para a montagem foi a Specialized Sx Trail. Apesar de por varios motivos nao ter adquirido esse quadro, os cursos e o conceito estao la: uma bike leve de freeride (nao de freeride leve), agil, rapida e facil de levar. Este tipo de bike esta a ganhar terreno as de maior curso. O pessoal da British Columbia esta a abandonar completamente as de Dh a favor destas bikes mais compactas e leves. Sao perfeitas para shores, assim como para bike park tendo a vantagem de darem uma perninha no dirt ou no all mountain.
Bem, depois de tanto falatorio passemos a bike:

Quadro- Mondraker Curve R 2006
Amortecedor- Fox Dhx 3.0
Suspensao- Fox 36 Talas R- Eu sei Amukinado, uma Van era melhor, mas nao consegui arranjar uma.
Avanço- um BBB de downhill que inda nao sei o nome, mas vou colocar aqui mal saiba
Guiador- Truvativ hussefelt
Desviadores f/t- Xt
Conjunto Pedaleiro- Truvativ Firex-este sobrou da outra bike. Vai ficar ate partir.
Travoes- Hope C2- Estes travoes ja me acompanham a algum tempo. Tive uns Hayes 9 carbon mas nao sao a mesma coisa,agora estao encostados a um canto. Ja sei que vao chover "tas maluco!!!", mas prefiro os Hope, sinto-me melhor com eles.
Espigao e selim- Tenho dois kits: um espigao Easton E50 com um Selle Italia Slr xc gel flow para quando tenho que pedalar mais e um Pro que nao sei o nome, muito encurtado para levar muito baixo com um selim Specialized Bg Sport.
Rodas e pneus- Irei por isso num post mais tarde, estas ainda sao provisorias.
Pedais- Uns Onoff Claw que sobraram de umas aventuras mais antigas...

Comportamento
O quadro esta por agora a revelar-se perfeito para o que pretendo dele. E muito agil, conservando a estabilidade. Mas NAO e um quadro de Dh nem uma Plunder. Ja levei a burra nova aos trilhos de freeride da Retorta (alguem conhece aqui?). A bike esteve impecavel e serviu para afinar suspensoes. A 36 precisa de mais ar, esta a esgotar muito nas aterragens. Tambem preciso com urgencia de uma protecçao de escora...aquilo parece um sino...Os pneus tem que ser torcados com urgencia, com estes nao consigo desviar-me dos pinheiros que saltam para a frente do trilho. Em terra dura parece que ando no gelo.
A geometria e distribuiçao de peso parece estar correcta. Apenas em algumas descidas agradecia um angulo de direcçao mais aberto, mas isso iria comprometer a agilidade. Nos saltos e drops ela aterra naturalmente sobre a traseira, facilitando muito a vida.
A fotos irei coloca-las mais tarde.

Uma questao: O que acham de retirar o prato grande e por uma protecçao? Vai tirar muita polivalencia a bike certo? Sera possivel por um prato medio com mais dentes para compensar? Tenho medo que começe a esgotar muito nas descidas...

Agradeço todo o tipo de comentarios e desde ja as minhas desculpas caso nao gostem da review, e a segunda que escrevo.
 
#4
Pax_Eco said:
E fotos??

A malta gosta é de ver plingrafias! :mrgreen: :mrgreen:
É mesmo.... :D

Acabaste por ficar com uma bela burra! A Mondraker Curve não é pesada e é muito polivalente. Já andei ali na do companheiro Mox e parece-me tratar-se de algo interessante... :mrgreen:
 

Mox

Active Member
#5
Amukinado said:
Pax_Eco said:
E fotos??

A malta gosta é de ver plingrafias! :mrgreen: :mrgreen:
É mesmo.... :D

Acabaste por ficar com uma bela burra! A Mondraker Curve não é pesada e é muito polivalente. Já andei ali na do companheiro Mox e parece-me tratar-se de algo interessante... :mrgreen:

=)

muito interessante =)
 

Mox

Active Member
#7
Pax_Eco said:
Por acaso a Curve é uma bike bem polivalente!

Que o diga o Mox que ainda este fim-de-semana foi fazer a maratona! :shock:

Excelente aquisição!


Ahh e não te esqueças de te inscrever no Clube Mondraker!
hehehe e acreditem que da um excelente andamento ate nas subidas , adoro a posição de condução dela .
 
#8
Boas!
Hoje dei a 1ª volta de alguns km com ela. E bem,so vos posso dizer que e outro mundo. Eu venho de uma bike de xc race, por isso nesta em plano e a subir tudo se passa mais deeevaaaagaaaaaaar. E um regresso as raizes do btt, onde o passeio da para apreciar a vista e divertir-se. Ate tirei o ciclocomputador, os km/h ja nao interessam. Ainda deu tempo para uma passagem breve por uns trilhos com umas rampas para gozar um bocado. Este passeio ja deu para ver que apesar da montagem hardcore o quadro e muito polivalente: e leve e nao bombeia muito a subir. Era mesmo isto que eu precisava, sem estar a cair no allmountain!
Preciso de mudar de pneus, eu nem vos digo quais estou a usar...
Acho que vou tirar o prato grande e por um protector, tem mais a ver com o conceito da bike.
Ja pus mais pressao na 36...perfeita agora!
Fotos so quando receber o outro espigao acho eu...depende do meu estado de espirito :twisted:
Ja estou a tratar do Clube Mondraker!
:wink:
 
#9
Boas
Bem, isto aqui ta muito parado, deve ser pela falta de imagens. O espigao tarda a chegar, mas se quiserem ponho aqui fotos da bike sem ele...
Aproveito para fazer uma pergunta e lançar um desafio:
Como e sabido o amortecedor tem 3 posiçoes para diferentes cursos. Sabem dizer-me qual a posiçao para cada curso?
Lanço agora o desafio de todos os "Curvistas" de apresentarem aqui as suas montas, dizerem a montagem delas e o uso que lhes dao...aceitam?
E ja agora Jose Pereira e a sua Curve R ja sao membros do Clube Mondraker! :mrgreen:
:wink:
 
#12
ze_zaskar said:
Como e sabido o amortecedor tem 3 posiçoes para diferentes cursos. Sabem dizer-me qual a posiçao para cada curso?
É 100mm na posição mais afastada do tudo do selim, 125mm na intermédia e 150mm na posição mais encostada ao tudo do selim.
 
#20
Boas!
Antes de mais nada vao prometer que nao se riem dos pneus...
O espigao tarda a vir e tive de devolver o emprestado.
Now, by popular demand... Mondraker Curve R


A vista geral da coisa. Reparem nos discos de 160, servem para encorajar a velocidade nas descidas

O bicho visto de frente. As pernas da 36 nao deixam margem para duvidas

O cockpit. O guiador com 5 metros de largura e um mimo a descer

Promenor daquelas que sao na minha opiniao as melhores manetes de travao de sempre

Por agora e tudo, mostrarei mais quando tiver o resto do material
:wink: