Boas!
Finalmente tenho a minha bike de freeride...Ja nao era sem tempo ehehehehe
Depois de muito divagar sobre um quadro rigido acabei por adquirir um Curve R de 2006 novo.
A base de inspiraçao para a montagem foi a Specialized Sx Trail. Apesar de por varios motivos nao ter adquirido esse quadro, os cursos e o conceito estao la: uma bike leve de freeride (nao de freeride leve), agil, rapida e facil de levar. Este tipo de bike esta a ganhar terreno as de maior curso. O pessoal da British Columbia esta a abandonar completamente as de Dh a favor destas bikes mais compactas e leves. Sao perfeitas para shores, assim como para bike park tendo a vantagem de darem uma perninha no dirt ou no all mountain.
Bem, depois de tanto falatorio passemos a bike:
Quadro- Mondraker Curve R 2006
Amortecedor- Fox Dhx 3.0
Suspensao- Fox 36 Talas R- Eu sei Amukinado, uma Van era melhor, mas nao consegui arranjar uma.
Avanço- um BBB de downhill que inda nao sei o nome, mas vou colocar aqui mal saiba
Guiador- Truvativ hussefelt
Desviadores f/t- Xt
Conjunto Pedaleiro- Truvativ Firex-este sobrou da outra bike. Vai ficar ate partir.
Travoes- Hope C2- Estes travoes ja me acompanham a algum tempo. Tive uns Hayes 9 carbon mas nao sao a mesma coisa,agora estao encostados a um canto. Ja sei que vao chover "tas maluco!!!", mas prefiro os Hope, sinto-me melhor com eles.
Espigao e selim- Tenho dois kits: um espigao Easton E50 com um Selle Italia Slr xc gel flow para quando tenho que pedalar mais e um Pro que nao sei o nome, muito encurtado para levar muito baixo com um selim Specialized Bg Sport.
Rodas e pneus- Irei por isso num post mais tarde, estas ainda sao provisorias.
Pedais- Uns Onoff Claw que sobraram de umas aventuras mais antigas...
Comportamento
O quadro esta por agora a revelar-se perfeito para o que pretendo dele. E muito agil, conservando a estabilidade. Mas NAO e um quadro de Dh nem uma Plunder. Ja levei a burra nova aos trilhos de freeride da Retorta (alguem conhece aqui?). A bike esteve impecavel e serviu para afinar suspensoes. A 36 precisa de mais ar, esta a esgotar muito nas aterragens. Tambem preciso com urgencia de uma protecçao de escora...aquilo parece um sino...Os pneus tem que ser torcados com urgencia, com estes nao consigo desviar-me dos pinheiros que saltam para a frente do trilho. Em terra dura parece que ando no gelo.
A geometria e distribuiçao de peso parece estar correcta. Apenas em algumas descidas agradecia um angulo de direcçao mais aberto, mas isso iria comprometer a agilidade. Nos saltos e drops ela aterra naturalmente sobre a traseira, facilitando muito a vida.
A fotos irei coloca-las mais tarde.
Uma questao: O que acham de retirar o prato grande e por uma protecçao? Vai tirar muita polivalencia a bike certo? Sera possivel por um prato medio com mais dentes para compensar? Tenho medo que começe a esgotar muito nas descidas...
Agradeço todo o tipo de comentarios e desde ja as minhas desculpas caso nao gostem da review, e a segunda que escrevo.
Finalmente tenho a minha bike de freeride...Ja nao era sem tempo ehehehehe
Depois de muito divagar sobre um quadro rigido acabei por adquirir um Curve R de 2006 novo.
A base de inspiraçao para a montagem foi a Specialized Sx Trail. Apesar de por varios motivos nao ter adquirido esse quadro, os cursos e o conceito estao la: uma bike leve de freeride (nao de freeride leve), agil, rapida e facil de levar. Este tipo de bike esta a ganhar terreno as de maior curso. O pessoal da British Columbia esta a abandonar completamente as de Dh a favor destas bikes mais compactas e leves. Sao perfeitas para shores, assim como para bike park tendo a vantagem de darem uma perninha no dirt ou no all mountain.
Bem, depois de tanto falatorio passemos a bike:
Quadro- Mondraker Curve R 2006
Amortecedor- Fox Dhx 3.0
Suspensao- Fox 36 Talas R- Eu sei Amukinado, uma Van era melhor, mas nao consegui arranjar uma.
Avanço- um BBB de downhill que inda nao sei o nome, mas vou colocar aqui mal saiba
Guiador- Truvativ hussefelt
Desviadores f/t- Xt
Conjunto Pedaleiro- Truvativ Firex-este sobrou da outra bike. Vai ficar ate partir.
Travoes- Hope C2- Estes travoes ja me acompanham a algum tempo. Tive uns Hayes 9 carbon mas nao sao a mesma coisa,agora estao encostados a um canto. Ja sei que vao chover "tas maluco!!!", mas prefiro os Hope, sinto-me melhor com eles.
Espigao e selim- Tenho dois kits: um espigao Easton E50 com um Selle Italia Slr xc gel flow para quando tenho que pedalar mais e um Pro que nao sei o nome, muito encurtado para levar muito baixo com um selim Specialized Bg Sport.
Rodas e pneus- Irei por isso num post mais tarde, estas ainda sao provisorias.
Pedais- Uns Onoff Claw que sobraram de umas aventuras mais antigas...
Comportamento
O quadro esta por agora a revelar-se perfeito para o que pretendo dele. E muito agil, conservando a estabilidade. Mas NAO e um quadro de Dh nem uma Plunder. Ja levei a burra nova aos trilhos de freeride da Retorta (alguem conhece aqui?). A bike esteve impecavel e serviu para afinar suspensoes. A 36 precisa de mais ar, esta a esgotar muito nas aterragens. Tambem preciso com urgencia de uma protecçao de escora...aquilo parece um sino...Os pneus tem que ser torcados com urgencia, com estes nao consigo desviar-me dos pinheiros que saltam para a frente do trilho. Em terra dura parece que ando no gelo.
A geometria e distribuiçao de peso parece estar correcta. Apenas em algumas descidas agradecia um angulo de direcçao mais aberto, mas isso iria comprometer a agilidade. Nos saltos e drops ela aterra naturalmente sobre a traseira, facilitando muito a vida.
A fotos irei coloca-las mais tarde.
Uma questao: O que acham de retirar o prato grande e por uma protecçao? Vai tirar muita polivalencia a bike certo? Sera possivel por um prato medio com mais dentes para compensar? Tenho medo que começe a esgotar muito nas descidas...
Agradeço todo o tipo de comentarios e desde ja as minhas desculpas caso nao gostem da review, e a segunda que escrevo.